quarta-feira, 20 de julho de 2011

Oficinas e Grupos de Trabalho movimentam o Muticom


Uma das atividades mais concorridas no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece desde domingo, 17, na PUC-Rio, são as oficinas e os grupos de trabalhos. Realizadas todas as tardes de 13h30 às 17h30, as oficinas e os grupos começaram ontem e funcionam como espaço para a discussão dos mais variados temas ligados à comunicação.
Muito disputada, a oficina sobre a Pastoral da Comunicação foi ministrada pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari. Ao seu lado, outra oficina ensinava a falar ao microfone. Bem perto desta está o estúdio com um grupo aprendendo técnicas de locução de rádio. Numa quarta sala se reunia o grupo de trabalho sobre a experiência da Rede Católica de Rádio (RCR) em relação a sites de conteúdo para emissoras de rádio. No mesmo corredor, outra sala estava lotada com correspondentes da Rede Vida de Televisão ouvindo o jornalista da emissora, Luiz Antônio. Esse ambiente se repete pelos vários andares do prédio Kennedy da PUC-Rio, quebrando a monotonia das férias.
Segundo a organização já foram realizadas 37 oficinas, sem contar os grupos de trabalho e o encontro de pesquisadores em comunicação social da PUC, denominado ConGás. Até o final do Muticom deverão ser realizadas 68 oficinas, que se classificam em pastorais, gerenciais e técnicas.
Outra atividade que atraiu muita gente foram as chamadas oficinas-visitas. A organização do Mutirão selecionou algumas experiências nos mais variados locais do Rio de Janeiro como Complexo Alemão, Complexo da Maré, Rocinha, Projac (Central de Produções da TV Globo), TV Morrinhos (Laranjeiras) dentre outros. Até agora já foram feitas seis destas visitas. Este número subirá para 14 até o final do evento.
A organização do Mutirão divulgou também o número de participantes. São mais de 800 pessoas vindas de todo o país. Contando os estagiários da PUC, trabalhando em várias frentes, professores e conferencistas,o número ultrapassa a casa dos 1.200. São 292 jornalistas; 536 participantes; 162 estagiários; 124 expositores; 117 professores e conferencistas.



Fonte: CNBB

Salmo



Salmo 139

Senhor, tu me sondas, e me conheces.

2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.

4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.

5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.

6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.

7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?

8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.

9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;

12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.

14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.

17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!

18 Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

19 Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de mim,

20 homens que se rebelam contra ti, e contra ti se levantam para o mal.

21 Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam? e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?

22 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.

23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;

24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.

Salmo



Salmo 21

1 Na tua força, ó Senhor, o rei se alegra; e na tua salvação quão grandemente se regozija!

2 Concedeste-lhe o desejo do seu coração, e não lhe negaste a petição dos seus lábios.

3 Pois o proveste de bênçãos excelentes; puseste-lhe na cabeça uma coroa de ouro fino.

4 Vida te pediu, e lha deste, longura de dias para sempre e eternamente.

5 Grande é a sua glória pelo teu socorro; de honra e de majestade o revestes.

6 Sim, tu o fazes para sempre abençoado; tu o enches de gozo na tua presença.

7 Pois o rei confia no Senhor; e pela bondade do Altíssimo permanecerá inabalável.

8 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra alcançará todos os que te odeiam.

9 Tu os farás qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará.

10 A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os filhos dos homens.

11 Pois intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.

12 Porque tu os porás em fuga; contra os seus rostos assestarás o teu arco.

13 Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.

Transmitido via internet, Encontro da IAM no Regional Sul 1 reúne 130 crianças e adolescentes



Cerca de 130 crianças, adolescentes e assessores do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) se reuniram no 1º Encontro da Infância e Adolescência Missionária, que aconteceu nos dias 16 e 17, em Embú das Artes (SP). Eles discutiram, durante os dois dias de evento, a temática “Missão e Ecologia”.
Uma das assessoras do evento, Thais de Andrade, trabalhou a temática do encontro, relatando os três pontos da ecologia RRR (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Logo após, os participantes fizeram um trabalho em grupo, em seguida andaram por uma trilha e perceberam a importância da ecologia para a vida.
Uma das novidades do Encontro foi a transmissão on-line através do Blog da Garotada Missionária. "Além do Brasil, tivemos participações na Internet de vários outros países, crianças e adolescentes da Venezuela, México, Espanha e Chile ficaram por dentro de tudo que estava acontecendo enquanto navegava pelo Blog", disse a coordenadora da IAM em São Paulo, Nádia Maria da Silva Fusinato.
Participou também do Encontro Regional o bispo emérito da diocese de Campo Limpo (SP), dom Emilio Pignoli. Ele relembrou sua história que começou com oito anos de idade, na Infância Missionária da Itália. No último dia 29 de junho, dom Emilio completou 54 anos de vida sacerdotal. "É uma alegria ter participado um dia da IAM e hoje está participando deste primeiro encontro com a presença de tantas crianças", concluiu.
Participaram ainda do encontro o diretor da Revista Missões, padre Jaime Patias; padre Luiz Fabiano da diocese de Limeira e também algumas religiosas que apoiaram o evento.




Fonte: CNBB

55° Jogos Regionais




Nos jogos regionais de Itapetininga a atleta Bruna Maria Anastacio da Silva de 17  anos correu atrás do seu sonho conquistando o 3° lugar na modalidade Ginástica Ritmica, ela conquistou o terceiro lugar no solo e também por equipes. Muito esforçada e assídua a atleta voltou com duas medalhas dos jogos regionais para orgulho dos Portofelicenses!

A equipe é composta pelas ginastas Beatriz,Larissa, Laine, Rebeca ,Natalia e Bruna, equipe que é coordenada pela professora Natália Globeckner e treinam na coordenadoria de esporte e turismo de Porto Feliz.



Fonte: Jaqueline Anastacio

JMJ 2011: veja passo a passo do Papa no centro de Madri



Os mais de 1 milhão de peregrinos esperados para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 viverão os momentos mais emblemáticos do encontro nas áreas próximas ao centro da capital espanhola, Madri. De modo especial, a Plaza de Cibeles e os edifícios centenários de seu entorno serão o cenário mais representativo desta edição da JMJ.
"Queremos que os jovens sintam-se próximos e desfrutem da presença do Santo Padre, além de mostrar ao mundo uma cidade da qual temos muito orgulho", destaca a responsável pelos atos no entorno de Cibeles, Elena Jiménez Arellano.
A praça acolherá três dos quatro eventos principais da Jornada: a Missa inaugural (terça-feira, 16); a recepção ao Papa (quinta-feira, 18) e a Via Sacra (sexta-feira, 19).

Passo a passo do Papa
Bento XVI chegará a Cibeles pela rua Serano em direção à Plaza de la Independencia, onde encontra-se a centenária Puerta de Alcalá – uma das principais entradas da cidade desde o século XVIII. Ali, será recebido pelo prefeito de Madri e por todo o governo municipal, que lhe entregarão as chaves da cidade.

Logo após, o Santo Padre segue em direção à Puerta de Alcalá e irá cruzá-la acompanhado por 50 jovens dos cinco continentes. Em seguida, assistirá à coreografia de seis cavalos andaluzes de Álvaro Domecq. Reyes Domecq, representando uma família de longa tradição no trabalho com os cavalos, quis mostrar "agradecimento e orgulho pelo que supõe mostrar ao mundo uma tradição tão bonita como essa".

O próximo compromisso de Bento XVI é percorrer de papamóvel as ruas nas quais se concentrarão os jovens para recebê-lo: rua Alcalá, paseo de Recoletos e paseo de El Prado. Após o percurso, o Papa chegará ao cenário em frente à prefeitura da cidade, onde será celebrado o ato de boas-vindas.

 
Em 19 de agosto, celebra-se o último dos eventos no centro de Madri. A Via Sacra, que percorrerá o Paseo de Recoletos, a partir da Plaza de Colón até a Plaza de Cibeles, ponto a partir do qual o Papa a presidirá. Esse evento contará com a presença de 15 esculturas da Semana Santa espanhola.



Fonte: Canção Nova

Evangelho do dia

Que tipo de terreno sou?
Mt 13,1-9Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Uma grande multidão ajuntou-se em seu redor. Ele entrou num barco e sentou-se ali, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas, dizendo: "O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol saiu, ficaram queimadas e, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio dos espinhos, que cresceram sufocando as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tem ouvidos, ouça!"


Pastoral da Criança forma seus três primeiros líderes

NS_Aparecida-horz
Começou em março em Porto Feliz, a formação de líderes para implantar a Pastoral da Criança na paróquia Nossa Senhora Aparecida. Este processo inicial chamou atenção de vereadores em Porto Feliz e na cidade de um modo geral, em virtude dos grande desafios que a Pastoral tem pela frente.
Neste domingo, dia 17 de julho, a Pastoral da Criança apresentou aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, seus três primeiros líderes, no ofertório apresentaram cartazes de campanhas realizadas a nível nacional e a balança que pesará as crianças na celebração da vida (momento de encontro das crianças e suas famílias com os agentes, numa grande celebração).
Em gratidão, devido ao empenho da formadora dona Clorinda (multiplicadora de líderes), foi lhe entregue flores e a comunidade agradeceu com orações.
 DSCF5725 DSCF5753 DSCF5761 DSCF5762 DSCF5763 DSCF5764 DSCF5765 DSCF5769 DSCF5770 DSCF5771 DSCF5772 DSCF5773 DSCF5774 DSCF5775 DSCF5776 DSCF5800 DSCF5803 DSCF5804 DSCF5806 DSCF5808 DSCF5810 DSCF5811 DSCF5812 DSCF5813 DSCF5814 DSCF5815
DSCF5816
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação