segunda-feira, 4 de maio de 2009

Número 100

http://www.pack.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/04/100_posts.jpg
Toda árvore boa, só pode dar bons frutos e a Árvore má, não pode dar bons frutos.
Ensinamentos estes que podemos encontrar no evangelho, não é mesmo?

Com intuito de mobilizar e informar Cristãos, em especial Católicos, nos permitimos
colocar visível, uma ferramente, que aí pra você em sua casa, encontra-se do lado
direito do monitor, aonde indica o número de visitantes, que já passaram por aqui.

Longe de querer ser analíticos, exatos ou mercantilistas, queremos apenas ter uma
noção, de quanto que anda o acesso ao nosso blog. Antes de visualizarmos esta ferramenta,
foi-nos necessário cuidado, para não despertar orgulhos ou cegueira. O Foco é Jesus!

Semana passada, monitorando as visitas, pudemos notar o número de visitantes,
que variou entre 60 e 100 visitantes/dia, o auge foi entre quinta e sexta-feira.
No final de semana e feriado, ficou entre 60 e 70 vistitantes/dia.

É satisfatório saber que por volta de 100 pessoas acessaram num dia nosso blog.
Inútil, será, se elas não levarem algo de bom daqui: este é o nosso desafio.

Que as pessoas levem informação e evangelho consigo, ao nos visitar.

Paz e bem,
fique com a gente, gostou? volte sempre
indique-nos


Notinhas da região



Itu
Como parte da programação da Semana Nacional de Museus 2009, o Museu da Energia de Itu realizará a oficina “Elaboração de Projetos e Fomento para Área Museológica”, de 18 a 20 de maio, das 8h30 às 17 horas, com intervalo para almoço. As inscrições podem ser realizadas no Museu da Energia de Itu, de 2 a 15 de maio e o valor é R$ 10. As vagas são limitadas.


Itu 2
O prefeito ituano Herculano e a deputada estadual Rita Passos estão dando prosseguimento às tratativas para a instalação de uma unidade da USP (Universidade de São Paulo) em Itu.
Em encontros, ficou clara a intenção dos ituanos de trazer a faculdade pública para o Município em 2010, ano em que Itu completará 400 anos de fundação. Inicialmente, a idéia é inaugurar a unidade ituana da USP com um curso de História voltado para 40 alunos e, progressivamente, ampliar a estrutura da Universidade no Município.




Votorantim
As 50 presas condenadas da Cadeia Pública de Votorantim devem ser removidas até meados desse mês. A informação é do prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), que se encontrou esta semana com o secretário estadual de Administração Penitenciária, Lourival Gomes. O encontro, que contou também com o delegado titular da cidade, José Augusto Pupim, e da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), teve por objetivo buscar soluções para a superlotação da cadeia, que tem capacidade para 48 mulheres, mas atualmente abriga 210 presas.


Votorantim 2
Integrantes do Grupo da Terceira Idade "Unidos do Sesi", de Votorantim, já contam, desde a última semana, de transporte extra para levá-los às suas atividades no Centro Esportivo do Sesi local, no Jardim Paraiso. Através do encaminhamento de um pedido da vereadora Solange Pedroso (PMDB), a empresa Auto Ônibus São João atendeu a solicitação e colocou um coletivo extra, que circulará às quintas-feiras saindo do terminal urbano às 13h45 com destino ao Sesi e, depois, outro coletivo, saindo às 17 horas, no sentido inverso.


Votorantim 3
Os funcionários de uma empresa de telecomunicações de Votorantim estão preocupados com o despejo de um produto químico no rio Sorocaba. O despejo, feito por uma indústria vizinha, localizada às margens do rio, acontece diariamente desde novembro último. O produto despejado faz espuma ao cair no rio e segue alguns metros até ser diluída. Às vezes o produto exala odor e até alguns peixes já apareceram mortos na região, próxima ao posto do Corpo de Bombeiros, no centro. A empresa nega que o produto despejado seja poluente e garante estar dentro da lei ambiental.





Capela do Alto
A Prefeitura de Capela do Alto, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, já está realizando a vacinação preventiva contra a Febre Amarela. A imunização acontece apenas às terças e quintas-feiras, na Unidade Mista de Atendimento, na região central da cidade. A recomendação da Secretaria de Saúde do Estado é de que todas as pessoas que viajarem para um dos vinte municípios da região do Sudoeste Paulista, que estão sob estado de emergência sanitária, tomem a vacina.





Sorocaba - Ordenação 1
Os milhares de católicos que lotaram as dependências da sede campestre do Clube União Recreativo, no Jardim Guadalajara, no final da tarde de domingo, para a missa solene de ordenação sacerdotal de sete novos jovens, explodiram em intermitente ovação assim que o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, respondeu afirmativamente ao pedido do padre Isac Isaias Valle, vigário da Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Vila Santana, e reitor do Seminário Arquidiocesano de Teologia "São José", para que, pela imposição de suas mãos episcopais, os ordenasse presbíteros. Eles se prepararam durante anos para o exercício do ministério sacerdotal.


Sorocaba - Ordenação 2
Em sua homilia, dom Eduardo Benes não conseguia esconder enorme alegria também de, como pai e pastor da Arquidiocese de Sorocaba, estar num só dia concedendo o Presbiterato a sete jovens. Fato histórico que, seguramente, há mais de meio século não acontece entre nós. E lembrou felizes coincidências a marcar tal acontecimento eclesiástico, no Domingo do Bom Pastor e Dia Mundial de Orações pelas Vocações Sacerdotais (em Roma, o papa Bento XVI também ordenou nove novos padres neste domingo). Como o fato de estarmos às portas da abertura, agora em junho, do Ano Sacerdotal, comemorando o sesquicentenário de falecimento de São João Maria Batista Vianney, o Cura dArs, patrono universal do Clero, e de ter encerrado neste 1º de maio, em Itaici, a 47ª Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que tratou justamente da questão da formação dos futuros presbíteros para a Igreja do Brasil.

Sorocaba - Ordenação 3
Foram ordenados presbíteros os diáconos transitórios Aroldo Fernando Turino, Claudinei Pantojo, Fausto Culbert, José Amaro da Silva, Ricardo Cirino Vaz, Washington Pascoal Ribeiro e William de Almeida. Como neo-sacerdotes, cinco deles permanecerão trabalhando pastoralmente em paróquias de Sorocaba, um deles (padre Willian de Almeida) vai para Votorantim e outro para a cidade de Piedade.

Sorocaba
Já estão abertas, no site eletrônico www.uniso.br e em todos os campi da Universidade de Sorocaba, as inscrições para seu processo seletivo referente ao segundo semestre de 2009, que está oferecendo 31 cursos.

Sorocaba

Os funcionários de uma empresa de telecomunicações de Votorantim estão preocupados com o despejo de um produto químico no rio Sorocaba. O despejo, feito por uma indústria vizinha, localizada às margens do rio, acontece diariamente desde novembro último. O produto despejado faz espuma ao cair no rio e segue alguns metros até ser diluída. Às vezes o produto exala odor e até alguns peixes já apareceram mortos na região, próxima ao posto do Corpo de Bombeiros, no centro. A empresa nega que o produto despejado seja poluente e garante estar dentro da lei ambiental.





Tatuí
A terceira turma do curso de “Cuidadores de Idosos”, do projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida” em Tatuí, deu início às suas atividades na segunda-feira, dia 27 de abril, nas dependências da Escola de Enfermagem Dr. Gualter Nunes, mantida pela Fundação Educacional Manoel Guedes. Nesta nova edição, 32 pessoas estão inscritas para fazer o curso.



Salto
O Governo do Estado deve iniciar no segundo semestre as obras de duplicação da estrada velha Itu-Sorocaba (SP-79), onde no domingo passado um acidente vitimou três jovens de Sorocaba e Salto, no km 58,5.


Rita Passos
Dá para perceber o ativismo da deputada Rita Passos, além de Porto Feliz, na luta contra o presídio, ela tem se destacado na sua cidade Itu, em Salto, Capivari e Rafard. Basta acompanhar nos noticiários suas visitas ao municípios da região.

Notinhas da Igreja


Porto Feliz
Movimento de Assis
Reunião animada, com muita oração e música e abordando o tema da solidariedade, que aconteceu segunda feira 04/05/2009, a noite no centro catequético.

Pizza
Depois do EAC, foi a vez do cursilho angariar fundos com a venda de pizzas, neste sábado da Comunidade da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Festas
Já estão se Movimentando as comunidades de Santa Cruz e São José e São Bento para a festa que elas irão realizar. Logo nos divulgaremos aqui a programação.


Sorocaba


Uma turma histórica torna-se presbíteros da Igreja de Deus em Sorocaba hoje: são sete novos padres para a Arquidiocese a um só tempo

Arcebispo metropolitano de Sorocaba presidiu a cerimônia neste Domingo do Bom Pastor, às 16 horas, na sede campestre do Recreativo, um marco este acontecimento histórico para a Igreja Particular de Sorocaba, que não se repete seguramente há meio século ou mais: num só dia, o arcebispo metropolitano dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues conferirá, pela imposição de suas mãos episcopais, a ordenação sacerdotal a sete jovens que, vocacionados, se prepararam durante anos para o exercício do ministério sacerdotal.

Paz e Bem!!!


CAMPANHA PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO BRASILEIRO

O Papa Bento XVI, promulgou no dia 19 de junho de 2009 a 19 de junho do ano de 2010,
que a Igreja deverá comemorar o Ano Sacerdotal.


Lançamos aqui Interceções Espirituais pela Santificação do Clero.


Reze conosco.Nossas intenções serão estas:


- Que os sacerdotes celebrem em suas paróquias a Missa na forma
litúrgica exata e fiel. Sem abusos litúrgicos.

- Que os nossos sacerdotes não sejam coniventes e nem omissos e combatam, com sua pregação,
sua oração e com o seu apostolado o progressismo, o modernismo e o relativismo.
.

- Que os sacerdotes formem adequadamente as famílias, orientando-os
quanto a tudo o que a Igreja ensina a respeito de contracepção, moral
sexual, famílias numerosas.

- Que os sacerdotes se convertam em apóstolos do confessionário, equiparando
o tamanho das filas da comunhão às do confessionário.


- Que os sacerdotes favoreçam as práticas devocionais em consonância com a tradição
da igreja e pela exposição do Santíssimo Sacramento semanalmente sempre que possível.

Que os sacerdotes tenham uma boa vida de oração, rezem, façam
meditação, tenham terço diário, celebrem piedosa e diariamente a
Missa,


- Que os sacerdotes preguem a doutrina católica

- Que os sacerdotes sejam fiéis obedientes ao Magistério e
valorosos defensores do Papa.


Oremos
Que Santa Maria Mãe de Deus
e da Igreja Rogue pelos Sacerdotes da Igreja de Cristo,

levando-os a plenitude santificadora, assim estes
estejam sempre conduzindo o povo de Deus,
os seus filhos a verdade que liberta,
Amém





Previsão do tempo



foto do mapa, tirada às 9 horas da Manhã de hoje



O dia amanheceu nublado e com temperatura menor, um pouco de vento.
Depois das 12 horas, o tempo virou, ficou mais fechado,
com ventos mais intenso e
já chove em partes do territorio de Porto Feliz.

Na região, Tietê, Boituva, Cerquilho entre outros já
experimentam chuvas em seus territórios também.

Até a noite, vem mais chuvas e ventos, a temperatura cai.


Paz e Bem!!!

Deus nao faz propaganda - Prof. Felipe Aquino

O filósofo francês, Voltaire, mesmo se confessando ateu e inimigo da Igreja, não podia deixar de dizer que: “O mundo me perturba e não posso imaginar que este relógio funcione e não tenha tido relojoeiro”… Os latinos chamaram o universo de mundo (= belo, lindo, maravilhoso); os gregos o chamaram de kosmos (= disciplinado, ordenado).

Todos os astros obedecem a rigorosas leis da mecânica celeste, e nenhum deles muda a sua trajetória por própria conta. Alguém já disse que : “Deus não fala, mas tudo fala de Deus.” São Paulo nos lembra na Carta aos Romanos que: “Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade se tornam visíveis à inteligência por suas obras.” (Rom 1,19)

Você pode chegar a Deus olhando a natureza e olhando para dentro de você. Deus é silencioso e discreto; Ele não faz sua auto propaganda. Ele não coloca placas em cada rosa, em cada pássaro, ou em cada criança, com os dizeres: “Feito por Deus”. Ele não é como os homens. Ele não põe na embalagem das frutas o seu nome, e nem mesmo diz que o Seu produto é o “melhor” do comércio, como todos fazem.

Você nunca viu escrito nas ondas do mar e nem nas estrelas: “Criado por Deus”. O mundo é tão belo, tudo funciona tão automaticamente bem e de forma cientificamente tão perfeita, e silenciosa, que a filosofia moderna tende a eliminar a necessidade de Deus, como se tudo pudesse existir a partir do nada. Chegaram até a falar da “morte de Deus”.

A filosofia da “morte de Deus” desembocou na filosofia do desespero e da morte também do homem. São Tomás de Aquino disse que “quanto mais o homem se afasta de Deus, mais se aproxima do seu nada.” Há maravilhosas e complicadíssimas reações físico-químicas em todas as criaturas, mas você não vê o Físico-Químico responsável.

Há uma precisão matemática tão grande no movimento dos astros, que até acertamos o nosso relógio por eles, mas você não vê o grande Matemático desta obra. Ele não faz propaganda do seu Nome. Ele nunca aparece para receber os aplausos da platéia… Ele faz o Sol nascer todos os dias, rigorosamente… Ele faz a Lua girar em torno da Terra e refletir a luz do Sol… Ele faz cada Planeta girar em torno do Sol em uma órbita perfeitamente elíptica, com o astro rei no foco da cônica… Ele faz os elétrons girarem em torno do núcleo do átomo, obedecendo aos níveis de energia… Ele faz a terra germinar o grão e nascer a haste; a haste crescer e dar a espiga…

Jovem, você já pensou nisso? A natureza é como que um espelho através do qual se pode ver o “Rosto” de Deus. Ela é como uma “Carta de amor” que Ele escreveu para você. Aprenda a lê-la. É como aquele namorado apaixonado, que querendo demonstrar o seu amor à namorada escreveu o nome dela numa faixa de rua, depois, no muro da sua casa, e enfim, alugou um avião para poder jogar pétalas de rosas sobre a sua casa… Tudo para provar o seu amor!

Deus também faz assim conosco. Mas é preciso abrir os olhos para ver o seu amor. Nós estamos na Terra; um grão de areia no universo. Giramos ao redor do Sol com uma velocidade de 30 km/s ou 108 000 km/h; e o Sol gira ao redor da galáxia a 320 km/s, levando 250 milhões de anos para dar uma volta completa. Parece um sonho, mas é uma realidade, e nós estamos aí.

E é aí, como que no “ventre” do universo, na Terra, que a vida humana surgiu. Não sabemos se há vida em outros lugares; até agora nada há de confirmado pela ciência séria. Alguém disse que quando a vida humana surgiu na terra, “o universo exultou de alegria”. Foram necessários bilhões de anos para que a matéria inanimada chegasse até o homem, conduzida pela mão de Deus.

Os cientistas já sabem que há 300 milhões de anos a vida vegetal e animal já fervilhava sobre a face da terra. Quando o Gênesis narra a criação do mundo, de uma maneira poética mas reveladora, diz que após cada um dos seis dias, “Deus viu que tudo era bom”. (Gen 1, 10-25)

Tudo obedece um plano, uma idéia. Cada um de nós é um milagre da “engenharia” de Deus. Pense no seu cérebro, nas suas mãos, nos seus olhos…; e ainda mais, na sua inteligência, liberdade, vontade, capacidade de amar, sorrir, chorar, cantar, abraçar… Você é um milagre de Deus! O mundo é belo; a vida é bela; nada é absurdo!

Prof. Felipe Aquino

Simbolos - O Monte Alverne

Na Toscana, existe um monte rochoso e coberto de bosques, inacessível e sublime, com fendas horríveis cobertas de musgo e de frescor. Há muitos anos, o conde Orlando de Chiusi lho doara, em sinal de devoção, para que se servisse dele nos seus encontros com Deus.

Em agosto de 1224 subiu Francisco com alguns irmãos os mil e trezentos metros do Monte Alverne. É difícil ao turista que sobe hoje de automóvel esse monte, imaginar o que significava para Francisco, já esgotado, viajar a lombo de burro pelos caminhos sinuosos até chegar ao cimo da montanha, onde ela parece abrir-se subitamente, oferecendo, do alto duma rocha íngreme, vista para os vales lá embaixo.

Cuidados, privações e enfermidades tinham enfraquecido o corpo desse homem de quarenta e dois anos. Francisco sempre se sentiu à vontade nos cumes das montanhas. Desejava afastar-se das últimas preocupações a respeito de sua Ordem, das decepções e da falta de compreensão. Pediu que o levassem a uma abertura na rocha, onde ainda se vê uma grade no lugar em que ele dormia; pode-se supor que não foi mudada muita coisa naqueles blocos de pedra úmidos e mofados.

Ano após ano, penetrava cada vez mais na essência de Deus até chegar à mais elevada forma que se possa imaginar na terra: à contemplação mística de Deus. É esta contemplação mística que ele experimentará de uma forma única na solidão do Alverne, pelo espaço de quarenta dias (de 15 de agosto até 29 de setembro, festa de São Miguel).

Ele se retira do convívio de seus irmãos e só o irmão Leão pode lhe levar diariamente um pouco de pão e água durante a sua viagem mística ao invisível.

(Do livro Francisco de Assis, Profeta de Nosso Tempo, de N. G. Van Doornik)