segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Igreja em Votorantim

A imagem é acolhida...
Padre Carlos, o Pároco.
Ministros conduzem o Santíssimo

A Semana festiva de aniversário dos 13 anos da Instalação da Paróquia Nossa Senhora Consolata, encerrou-se na noite desse Domingo com a Missa celebrada pelo Pároco Padre Carlos Ferreira Borges Meira na Igreja Matriz, onde a solenidade teve início no último Domingo.

A novidade introduzida este ano foram as 180 horas de adoração ao Santíssimo, que era conduzido de comunidade a comunidade, onde após a Missa iniciava-se uma vigília de adoração que alongava-se até as 19h00 do dia seguinte, quando os ministros da Eucaristia transladavam o Ostensório até a Comunidade seguinte, acompanhado também da imagem de Nossa Senhora Consolata, Patrona da Paróquia, cuja devoção veio de Turim, com os missionários da Consolata, que atuaram em Votorantim até 1971,quando o Padre Antonio Jorge Lima (falecido) entregou a Paróquia aos cuidados dos Padres Diocesanos, na pessoa do então Cônego Aldo Vanuchi.
A missa foi bastante festiva e bem participada, com coreografia preparada pela catequese para acolher a imagem da Consolata, cantos apropriados e bênçãos especiais além da consagração ao Divino Eterno que é celebrado em todos os primeiros Domingos.
Com o Santíssimo percorrendo todas as comunidades, com a imagem de Nossa Senhora Consolata, Padre Carlos pretendeu com isso, dar maior ênfase á comunhão e a unidade da Igreja, e que deve sempre estar presentes em cada uma das comunidades.
A Comunidade ainda tem cristãos da primeira geração, que conviveram com os fundadores, dos quais os mais citados o Sr. Salvador Lara, o Sr. Manoel de Almeida Lopes, Pai do Diácono Wilson de Almeida Lopes, Sr. Erasmo Garcia, esposo da Sra. Albertina, falecida recentemente, e o Sr. Boava.
Entre os Ministros da Palavra, Arnaldo Lopes de Almeida, filho do Sr. Manoel, traz a marca e o jeito do Pai, pregando com simplicidade, em uma linguagem bem popular, mas a Paróquia já se abre para gente da geração mais nova, entre eles Paulo Sebastião Vieira, e Cirineu, ministros da Palavra que estão concluindo o Curso de Teologia e atuam auxiliando o Padre Carlos na formação.
Enfim, na comunidade se mesclam a tradição do passado e os avanços do presente, mas sempre dentro de uma espiritualidade marcante onde também não faltam os devocionais, sugeridos pelo Padre João Carlos Alampe, hoje Administrador Paroquial da São José , quinta Paróquia de Votorantim, com o total apoio do Pároco Padre Carlos Ferreira Meira,que também incentiva os trabalhos sociais.

Gatos da Bielorrússia

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

AP Photo/Sergei Grits

Nossa Senhora de Lourdes, rogai pelos doentes

Nossa Senhora de Lourdes, Gruta de Porto Feliz

De 11 de fevereiro a 16 de julho, a bem-aventurada Virgem Imaculada dignou-se transmitir uma missão durante 18 aparições
1ª aparição - 11 de fevereiro
2ª aparição - 14 de fevereiro
3ª aparição - 18 de fevereiro
4ª aparição - 19 de fevereiro
5ª aparição - 20 de fevereiro
6ª aparição - 21 de fevereiro
7ª aparição - 23 de fevereiro
8ª aparição - 24 de fevereiro
9ª aparição - 25 de fevereiro
10ª e 11ª aparições - 27 e 28 de fevereiro
12ª aparição - 1º de março
13ª aparição - 2 de março
14ª aparição - 3 de março
15ª aparição - 4 de março
16ª aparição - 25 de março
17ª aparição - 7 de abril
18ª aparição - 16 de julho


Futebol Americano: Neste domingo aconteceu a grande final do futebol americano, o famoso Super Bowl.
Foi uma grande partida e no final a vitória acabou sendo para o time do New Orlenas Saints pelo placar de 31 x 17 sobre o Indianapólis Colts. A primeira vitória do New Orleans Saints no Super Bowl foi histórica por uma série de fatores extracampo – como, por exemplo, a reconstrução do time e da cidade após a passagem do Furacão Katrina, em 2005.

Mas, dentro do Sun Life Stadium, o que fez a diferença em favor do New Orleans foi a ousadia. O técnico Sean Payton adotou uma postura considerada incomum para uma decisão. E uma jogada simbolizou a ousadia da equipe.
Logo no primeiro lance do segundo tempo, em vez de chutar normalmente a bola para os Colts, os Saints tentaram um onside kick. Um chute curto, que permitiria ao time recuperar a bola e manter a posse, recurso normalmente usado pelos times desesperados em fim de partida.

A tática de Sean Payton deu certo, e o New Orleans Saints conseguiu ficar com a bola diante da surpresa do time adversário. Dali em diante, o estádio explodiu em vibração, e a equipe tomou o controle da partida.





Conselho Municipal de Saúde recebe equipamentos


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Desde o fim de janeiro, a Sala do Conselho Municipal de Saúde está equipada com microcomputador e impressora para uso em ações e atividades dos conselheiros.

 Os equipamentos estão instalados na sala do conselho que fica no Centro de Especialidades II e Centro de Especialidades Odontológicas “Drª. Simone Habice Prado Mattar”, na rua Milton Bistafa, nº 70, centro.

De acordo com a Diretoria de Saúde, o município recebeu os equipamentos através do Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, do Governo Federal.

A entrega simbólica foi realizada durante reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde.


Conheci o documentário Mídia Religiosa no blog Inter Mirifica "Igreja Católica e Meios de Comunicação". O documentário foi produzido pela Videologia para a TV Aparecida. No vídeo, aparecem importantes pessoas ligadas à comunicação católica no Brasil, entre elas: Padre Joãozinho, scj (Doutor em Teologia e Educação), Padre César Moreira, C.Ss.R. (Diretor Geral da TV Aparecida), Irmã Élide Fogolari, fsp (Assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB), Padre Zezinho, scj (escritor, cantor e apresentador), Dom Orani João Tempesta (Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB), Márcio Mendes (Diretor Artístico da TV Canção Nova) e Irmã Helena Corazza, fsp (Presidente da Rede Católica de Rádio e Diretora do Sepac).

Algumas frases ditas no documentário:

Irª Élide Fogolari: "Jesus, no seu tempo, utilizou todos os meios que existiam naquela época, que era uma relação tu per tu [cara a cara]. Nós não tínhamos a imprensa, a humanidade não tinha disponibilidades técnicas, não tinha outras possibilidades, mas Ele subia num morro, Ele ía visitar as pessoas nas vilas".

Padre Zezinho: "A fé não consiste só em ter um conteúdo, mas também divulgar, por isso que se fala em catequese (ecoar), se eu guardar pra mim o contéudo da fé, vai ser bom pra mim, mas é egoísta, eu tenho que passar adiante. De que maneira? Por todos os meios, em todos os cantos e por todos os instrumentos possíveis".

Dom Orani: "A mídia católica tem várias vertentes. De um lado, ela fala para aqueles católicos que já estão participando e que querem se informar e formar com alguns programas, por isso, acessam as TVs católicas. Depois, ela também tem a vantagem de entrar nas casas de alguns católicos que não vão mais à Igreja, mas trazem no coração toda a Tradição Católica".

Márcio Mendes: "Os meios de comunicação de massa são eficazes na evangelização, eles anunciam de verdade a Jesus Cristo. A publicação é massiva, mas a mensagem é pessoal e é capaz de cativar, de convencer, de converter a pessoa para Deus".

Padre César Moreira: "Um dos grandes desafios que nós temos, o primeiro, a gente precisa ser mais visto, nós precisamos aparecer em outros lugares, o segundo ponto é a manutenção da nossa linha evangelizadora".

Padre Joãozinho: "O meio de comunicação é como uma faca. A faca não é boa nem ruim. Alguém pode matar com uma faca, mas pode também cortar um pão e partilhar com o irmão. Então, os meios de comunicação, dependendo do uso que se faz deles, podem ser bons ou ruins".
 
http://www.youtube.com/watch?v=GPR0mwjefA4&feature=player_embedded
 
 
Ficha Técnica
 
Direção: Maristela Ciarrocchi.

Produção: Adriana Reis / Iara Diniz.

Roteiro: Adriana Reis / Maristela Ciarrocchi.

Edição e Finalização: Videologia Comunicação.

Realização: TV Aparecida.

Para refletir....

Qual é a Cor da sua Vida?



“A vida é um acontecimento
Que merece ser comemorado.
A cada dia, a cada instante
Ela se renova generosa
Nos pequenos espaços.
A vida é miúda,
Feita de pequenas partes.
Viver é construir um mosaico
Parte por parte, dia após dia.
A beleza de um momento
Unida à tristeza de outras horas
Passa a ocupar
O mesmo espaço no quadro.
O que nos torna felizes
É, justamente,
A dinâmica que nos envolve
Com suas eternas variações.”

((Pe. Fábio de Melo))

 

Bombeiros de Porto Feliz



Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



Corpo de Bombeiros de Porto Feliz atendeu 28 ocorrências dos dias 28 de janeiros a três de fevereiro. Foram 13 resgates de acidentes de trânsito (foto) e queda de pessoas, quatro incêndios de mato, três casos clínicos, dois salvamentos de animais e seis Trabalhos de Atendimento à Comunidade (TACs).

Desde sua instalação em Porto Feliz em outubro de 2007, o Corpo de Bombeiros já atendeu 2.356 ocorrências. 

O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.


Notinhas da Igreja







Retiro do Clero da Arquidiocese de Sorocaba
Em obediência a Igreja, que recomenda que todo o clero de uma diocese ou arquidiocese se reúna com o seu Bispo em retiro espiritual anualmente, todos os Sacerdotes da Arquidiocese de Sorocaba ficarão retirados entre os dias 8 de fevereiro até o dia 11 uma quinta feira.




Missa dos Enfermos
Acontece as 19h30m Missa pelos enfermos, nesta quinta-feira na Igreja de Nossa Senhora Aparecida!





Papa pelos Enfermos
Bento XVI presidirá no próximo dia 11 de Fevereiro à missa pelos enfermos que será celebrada na Basílica de São Pedro.
Além de assinalar o Dia Mundial do Doente, o Papa evocará os 25 anos da instituição do Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde, criada em 1985 por João Paulo II.
Será a primeira vez que Bento XVI presidirá a esta eucaristia, em atenção ao aniversário jubilar. Nos anos anteriores, as celebrações foram presididas pelo cardeal vigário de Roma. O Papa participava no final da missa para uma breve saudação aos enfermos.
O Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde foi criado a 11 de Fevereiro, dia em que se celebra a memória de Nossa Senhora de Lurdes. O mesmo Papa instituiu, em 1992, o Dia Mundial de Oração pelos Doentes.





Capela do Calvário Cemitério Velho (centro de Porto Feliz)
Missa as 7h15m, participe! Toda segunda-feira.



Grupo de Oração Bom Pastor
14h na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, nesta segunda-feira dia 08.




Missa 
15h Missa da Igreja Mãe dos Homens, nesta segunda-feira com a Benção do Santíssimo



Cursilho de Cristandade
Presente na Igreja Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz, se reúne todas as segundas-feira
a partir das 20h. O portofelicense Jonas é o vice para o Movimento do Cursilho na Arquidiocese de Sorocaba


Pastoral Franciscana Movimento de Assis
Se reunirá esta segunda-feira, como de costume no centro catequético, que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens em Porto Feliz. A partir das 19h30m, este semana sob condução do Eduardo!



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhl0u4p0TCAARd7nx2qYdWk4k6SfGChbD8N7ObcqLFoLJoeowiyzyoLkTbMq31RIdavPBDpfP3lOwidXZDR_U4ObX9-rVuKvqIcwT4yr9Od7NjfV_syL_U1MtN6KshHYGpPRTQrVPqF-9w/s400/Livros+de+augusto+Cury.jpg

Augusto Cury
Chegou, nesta segunda-feira dia 08 acontecerá a Palestra do psiquiatra Augusto Cury, grande vendedor de livro ultimamente no mercado editorial brasileiro.
Autor de livros como: Pais brilhantes, Professores fascinantes e Maria a maior educadora da História, entre outros.



Casa da Misericórdia
Trabalho feito pela Comunidade Dei Verbum em Porto Feliz, com os moradores de rua da cidade. Convida a todos que tiverem disponibilidade em ajudar a cozinhar, limpar, a conversar, orar com eles que se dirija a Casa a partir das 17h30m, de segunda a sexta. O dia que mais precisa de voluntários é a sexta-feira. A casa fica na rua Barão do Rio Branco na altura da Quadra do colégio Porto dos Bandeirantes.





Contagem Regressiva
Os jovens da Renovação Carismática Católica de Porto Feliz,já  estão em contagem regressiva para iniciar os seus trabalhos no Retiro de Carnaval 2010, com o Tema: " Tua Palavra será Luz para meu caminho". Ao custo de 30,00, os 4 dias, com poso, banho e refeições inclusas. Informações em todos os Grupos de Oração da RCC, nas Secretarias Paroquiais da cidade. 




São Jerônimo Emiliano, Confessor


Pertencente a uma família nobre de Veneza, fez rápida carreira como militar e como político. Aprisionado pelos franceses, durante o cativeiro resolveu renunciar ao mundo e consagrar-se por inteiro a Deus. Foi libertado prodigiosamente por Nossa Senhora e retornou a sua cidade natal, onde foi ordenado sacerdote e se dedicou ao cuidado dos órfãos pobres. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares.