sexta-feira, 8 de março de 2013

Cardeais decidem: Conclave começa na próxima terça, dia 12

 

Conclave08032013Na oitava Congregação Geral, realizada na tarde desta sexta-feira, 08 de março, o Colégio Cardinalício decidiu a data de início do Conclave que vai eleger o novo papa. Nesta terça, dia 12 de março, os 115 cardeais eleitores iniciam os trabalhos. No período da manhã, na Basílica de São Pedro, será celebrada a Missa ‘Pro eligendo Pontifice’ e na parte da tarde ocorre a entrada dos Cardeais na Capela Sistina. Os primeiros escrutínios já deverão se realizar na tarde do mesmo dia.

Mesmo com a data do Conclave confirmada, o Colégio Cardinalício realizará mais uma Congregação Geral neste sábado. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, declarou em coletiva que os cardeais não poderão receber informações externas durante o Conclave, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Serão instalados bloqueadores de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares, da mesma forma como já ocorre na Sala dos Sínodos, onde têm ocorrido as congregações gerais.

Ainda segundo o padre Lombardi, os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina. Apenas os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.

Participarão do Conclave 115 cardeais, sendo necessário o voto favorável de 77 purpurados para eleger o Papa, ou seja, os 2/3 dos votantes.

Dia internacional da mulher: 750 mil religiosas ajudam os mais pobre em todo mundo!

Día de la Mujer: 750 mil religiosas sirven a los más vulnerables en todo el mundo

MADRID, 08 Mar. 13  (ACI/Europa Press).- Aproximadamente 750 mil religiosas de quase duas mil congregações associadas na União Internacional de Superiores Gerais (Unión Internacional de Superioras Generales, UISG), atendendo todos os dias em todo o mundo, crianças e adultos, órfãos, enfermos, moribundos e mulheres, segundo os dados da Fundação Pontifícia de ajuda a Igreja que Sofre.

Em assembleia, as religiosas expuseram temas problemáticos, como a injustiça, a fome e a guerra, além da Aids, tráfico de pessoas, entre outros.

Por estas lutas, que se justifica celebrar o Dia Internacional da Mulher que se celebra nesta sexta-feira. Um homenagem para estas mulheres, que para muitos são o rosto da Igreja Católica e cujo trabalho tem um valor incalculável, por prestarem um serviço desinteressado e em lugar em que ninguém acode esta pessoas, ficando elas sem ajuda de qualquer tipo.

Hoje se recorda a religiosa mais conhecida, Madre Teresa de Calcutá, Prêmio Nobel da Paz em 1979, por que realizou trabalhos que provocou no mundo todo, em primeiro lugar por que seguia fielmente à Jesus Cristo e no trabalho de serviço ao próximo necessitado.

Destaque para a Irmãs do Bom Pastor, que em todo o mundo contém 5.000 religiosas, atendendo refugiados Sírios no Líbano. Em 2011/12 socorreram mais de 15.000 enfermos.

Na República Democrática do Congo, As Filhas da Ressurreição, atualmente mais de 200 religiosas atendem desde 1966, de pessoas marginalizadas, por uma sociedade cada vez mais assolada pelas guerra civil.

No Cazaquistão, as Carmelitas vivem recolhidas com vida contemplativa, mas também se dedicam além da oração, no atendimento das mulheres muçulmanas, na enfermaria e na horta.

Outro exemplo de religiosas dedicadas, são de 800 que trabalham nas favelas de Salvador de Bahia (Brasil).

 

Data do conclave será anunciada hoje

VATICANO, 08 Mar. 13 / 11:38 am (ACI/EWTN Noticias).- O dia do início do Conclave para escolher o novo Papa será anunciado nesta sexta-feira 8 de março às 7:00 p.m. (hora local), conforme assinalou em conferência de imprensa o Diretor da Sala Stampa da Santa Sé, o Padre Federico Lombardi.
O sacerdote jesuíta indicou que "o resultado da votação sobre quando começará o Conclave será anunciado logo depois da congregação geral dos
cardeais desta tarde, às 19h".
Essa hora corresponde às 15h no horário de Brasília.
O presbítero precisou também que o Conclave não começará nem amanhã (sábado) nem no domingo, mas “em algum momento da próxima semana".
Pe. Lombardi explicou que hoje pela manhã haverá congregação geral mas não à tarde. No domingo a maioria dos cardeais celebrará
Missa em suas igrejas titulares de Roma.
A sessão de ontem à tarde teve 151 cardeais participantes e os dois últimos cardeais a chegar a Roma, o vietnamita Pham Minh Man e o polonês Kazimierz Nyczy já fizeram seus juramentos.
Entre os temas de discussão esta manhã, os purpurados trataram o tema do diálogo inter-religioso, a bioética, a justiça no mundo, a proclamação positiva do amor e da justiça e a colegialidade entre os
bispos.