quarta-feira, 10 de junho de 2009

Corpus Christi




Bento XVI considera que a festa de Corpus Christi, que será celebrada nesta quinta-feira ou no domingo – segundo cada país –, constitui uma oportunidade para aprofundar no amor a Jesus Eucaristia.

Paz e Bem

15h Missa e Procissão Na Nossa Senhora Mãe dos Homens. Porto Feliz

Franciscanos seculares... afinal de contas o que queremos? Frei Almir Ribeiro Guimarães,OFM (*)



7. Os irmãos se reúnem em fraternidades: fazem a experiência do irmão vivendo com o irmão, na oração em comum, no crescimento espiritual em comum, interessando-se uns pelos outros e pelos de fora. Suas fraternidades não constituem ninhos quentes ao abrigo das intempéries, mas plataformas para a missão.

Paz e Bem
http://www.unisantos.br/pesquisas/ipec/fotosem/corpus_cristi_1.jpg

festa do Corpo de Cristo: do pão partido, do pão dado, da vida oferecida em resgate pela salvação do mundo. A Igreja Católica celebra nesta festa tão importante de sua liturgia o mistério da Eucaristia que nos diz que o pão que partimos e o vinho que bebemos se transformam, pela ação do Espírito Santo na consagração da missa, no corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi tem também um alcance social, além de religioso. Adorar o corpo de Cristo presente na Eucaristia nos obriga a respeita-lo, cuida-lo e servi-o nos corpos muito reais e concretos dos outros ,irmãos e irmãs de humanidade, filhos do mesmo Pai, da mesma raça daquele que confessamos e proclamamos presente e vivo na Eucaristia que nos alimenta e nos fortalece.

O corpo significa ao mesmo tempo

Vida e Morte,

o normal e o patológico,

o sagrado e o profano,

o puro e o impuro.


Para os que temos fé, para os que cremos que o corpo e o sangue de Jesus Cristo são verdadeiramente nossa comida e bebida, esta violência com relação aos corpos humanos é inaceitável e nos conclama a uma ação conjunta e solidária. Nossa corporeidade não é solitária, lugar simplesmente

do depressivo,


do patológico, do narcisismo


ou


lugar da descarga da violência


e da barbárie.



Mas é, fundamentalmente, lugar da comunicação e da presença no mundo, lugar da oblação; lugar do respeito, da reverência e do serviço; lugar da entrega até a morte, lugar da experiência do amor.

Autor: Maria Clara Lucchetti Bingemer




Trezena 11



11º Dia :: 10/6 – Santo Antônio e a Cruz

- Sinal da cruz

- Palavra de Deus: "Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim (Mt 10,38)

- Palavra do Santo: "O Cristão deve apoiar-se na Cruz de Cristo, como o peregrino se apóia no bastão quando empreende uma longa viagem... Dirijamos nossos olhares a Jesus, nosso Senhor, pregado na Cruz da Salvação".

- Oração: Senhor, o vosso amor se manifesta de infinitos modos, mas o maior gesto de amor ficou selado na Cruz redentora de vosso Filho. "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus". Senhor, a Cruz também foi assumida por Santo Antônio e anunciada como o grande sinal da Ressurreição. Dai-nos fé e coragem para tomá-la a cada dia e seguir-vos na doação pelos irmãos. Amém!

- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

Convite

RCC Tietê
retiro cura e libertação:
irmã regane em tiete dia 13/06-14/06
igreja são cristovão do lado da rodoviaria de tiete.
20,00 reais

Mensagem para o seu dia

Se uma coisa é boa por si só, ela não depende de qualquer resultado.
Immanuel Kant (filósofo alemão)

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio - ninguém, exceto tu. - Nietzsche




Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus” (Lc 9,62). ”Nós recebemos a graça de Deus em vão quando a recebemos à porta do coração sem lhe permitir a entrada. Recebemo-la sem a recebermos; recebemo-la sem fruto, pois de nada serve sentir a inspiração se não se consente nela (…). Sucede por vezes que inspirados a fazer muito não aceitamos toda a inspiração, mas apenas algo, como aqueles personagens do Evangelho que, aconselhados pelo Senhor a que O seguissem, um pediu-Lhe autorização para enterrar o pai, e o outro para se despedir dos parentes” (São Francisco de Sales – Tratado do amor de Deus, liv. 2, cap. 11).

Paz e Bem

Igreja Católica aceita mediar em conflito que agita a selva peruana




O Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), D. Miguel Cabrejos, anunciou que a Igreja no país aceitou participar do processo de diálogo que busca restabelecer a ordem na Amazônia, onde enfrentamentos entre nativos e policiais deixaram dezenas de mortos.

"Queremos o bem, a paz, a reconciliação e a restituição da paz social", adicionou o também Arcebispo de Trujillo e explicou que a CEP designará em breve a seu representante no diálogo.

Dom Cabrejos pediu aos peruanos "evitarem qualquer indício de violência", e fez um chamado à calma e à serenidade.

Por sua parte, Simon indicou que a mediação da Igreja representa "uma garantia de total independência" para as comunidades nativas.

A crise na selva se desatou pelas objeções das comunidades nativas a decretos legislativos promulgados pelo Poder Executivo sobre o direito de propriedade dos seus territórios.

Chata esta matéria?
Insignificante saber o que a Igreja vai fazer lá?

Veja então estas duas reportagens da Televisão Peruana, que mostra a gravidade dos conflitos, a violência policial, a revidação do Indígenas e os mortos de ambos o lados.

É urgente a ajuda da Igreja o quanto antes, pois está um verdadeiro caos social.

Vídeos (copie e cole no seu navegador):

http://www.youtube.com/watch?v=X0shiOMiKVM&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=iFzW6O7sFWI&feature=player_embedded

Leia a notícia:
"O repórter Martín Arredondo e o cinegrafista Orlando Cánepa, do programa Punto Final, da emissora peruana Frecuencia Latina, acompanharam o conflito entre policiais e indígenas da etina Awaju, que ocorreu em 5 de junho de 2009, na localidade de Bagua, no norte do Peru, na região amazônica."

O reporter concluiu com sabedoria:
"somos todos peruanos, indígenas e policias, e nenhuma vida vale mais que a outra"

Oremos pela Paz!!!
Paz e Bem