fotos 2012: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
São Benedito tem suas festividades celebradas no dia 4 abril no mundo, no Brasil por uma deferência Canônica da CNBB ficou o dia 5 de outubro e em Porto Feliz, atualmente, no último domingo de janeiro.
A história de São Benedito, OFM Cap*
Filho de escravos etíopes, Cristovam Manasseri e Diana Larcan Benedito Manasseri, o São Benedito, OFM Cap, pertenceu à Ordem franciscana, consagrando-se com 18 anos e aos 21 anos, foi morar com os Irmãos Eremitas de São Francisco de Assis. Professou os votos de pobreza, obediência e castidade. Em poucos anos, foi elevado a Superior no Convento, graças a sua sabedoria e humildade, embora fosse analfabeto e leigo (ele não era sacerdote), quando voltou a ser um simples religioso, voltou com humildade a trabalhar na cozinha e a servir a todos. Nasceu na cidade de São Fratello, em Sicília, Itália, no ano de 1524**, e faleceu em 4 de abril de 1589, com 65 anos de idade. Foi beatificado em 1763, e canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.
Sempre caridoso e preocupado com os pobres até retirava alimentos do Convento e distribuía aos pobres, antes de ser admitido no convento tinha uma junta de bois e com que ganhava ajudava os pobres. Benedito tinha o Dom da Ciência Infusa. Sem saber ler ou escrever, conseguia dar aulas sobre todos os assuntos ligados à Religião, à Ordem ou à Fé. Tinha muita clareza, espírito e unção. Teólogos e Mestres ouviam atentamente o grande santo. Eram muitos príncipes, nobres, sacerdotes, teólogos e leigos, enfim, ricos e pobres, todos se dirigiam a ele em busca de conselhos e de orientação espiritual segura.
A devoção a São Benedito chegou ao Brasil, trazida pelos portugueses. Os africanos tiveram grande influência nessa devoção introduzindo a congada*** e outros elementos de seu folclore na festa em louvor a esse popular e querido santo.
Oração:
São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação e a reconhecer todos os homens por meus irmãos. São Benedito, amigo de Deus e dos homens, concedei-me a graça que vos peço do coração. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
A irmandade de São Benedito em Porto Feliz
Neste ano, a irmandade de Porto Feliz comemora seus 115 anos de existência oficialmente. Porém, há registros á partir de 05/08/1898, documentos que provam que ela é bem mais antiga. Segundo estes documentos, essa entidade tem no mínimo, 195 anos de existência.
No ano de 1818, no livro tombo pertencente a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, aparecem algumas determinações a respeito do sepultamento de membros pertencentes a Irmandade de São Benedito, que na época deveria ser realizado dentro da igreja Matriz, no corredor direito. No ano de 1873, o Almanaque da Província do Estado de São Paulo, aponta os nomes dos responsáveis pela irmandade em nossa cidade:
Juiz: José Correa de Toledo;
Secretário: José Cardoso;
Procurador: José de Lara Lopes;
Tesoureiro: Bernardino Rodrigues Vieira, e mais doze irmãos de mesa.
No ano de 1896, a Câmara regulamenta o sepultamento das pessoas no cemitério da Irmandade de São Benedito (que ficava anexo ao cemitério velho, mais precisamente onde hoje se encontra o velório municipal.
A festa de São Benedito
A festa de São Benedito é um dos maiores acontecimentos religiosos culturais e sociais dentro do calendário da devoção popular brasileira.
Influenciada pelo folclore africano, a festa é acompanhada por grupos de congadas e presidida por um Rei e uma Rainha, acompanhados de uma corte composta de Juízes de Vara e Ramalhete, Capitão do Mastro, Tenente da Coroa e Alferes da Bandeira.
Em Porto Feliz, a Festa de São Benedito manteve tais características até por volta de 1940, e era celebrada dentro das tradicionais Festas de Agosto, dias antes da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
A partir de então, passou a ser celebrada no último domingo de janeiro, com tríduo iniciado na quinta-feira anterior. Atualmente, a Missa Solene, acontece depois da procissão, que deixou de acontecer as 17h, transferindo-se para as 9h da manhã.
Reforma da igreja e “roubo” da imagem
Em 1980, a irmandade luta e trabalha pela restauração da igreja de São Benedito, mobilizando toda população, que desejava perpetuar a tradição. Essa restauração ocorreu mesmo contra a vontade do pároco da época o Cônego Humberto Ghizzi, que queria construir uma nova igreja em outro local. Então, quando começou procissão a imagem de São Benedito percorreu as ruas centrais, e na volta da procissão, realizada em 1983, o padre Ghizzi achava que a imagem iria voltar para a matriz, porém, o povo seguiu em procissão até a igreja de São Benedito, devolvendo-a para a Igreja de São Benedito. História esta que já ganhou os palcos do teatro, sendo contada com bom humor.
As Irmandades e o negro
Uma instituição importante do Brasil colonial foram as Irmandades ou Confrarias Religiosas, que certamente desempenharam papel de relevo no tocante à sorte dos escravos, índios, enfim, aos negros. O objetivo das Irmandades era congregar pessoas de fé em vista de uma vivência mais coerente do Cristianismo; na verdade, porém, as Confrarias exerceram o papel de consciência da igualdade de todos os homens entre si: afirmando os direitos de todos aos benefícios religiosos em pé de igualdade com os senhores, tornando-se assim, fator de educação e formação das mentalidades. Os que se congregavam em Irmandades, sentiam-se seres humanos iguais aos seus patrões, certos de que gozavam diante de Deus das mesmas prerrogativas que estes tanto durante esta vida como após a morte.
As Irmandades dos pretos se apresentavam, por vezes, tão bem organizadas quanto as dos brancos. Chegaram a construir suas igrejas e capelas próprias, para escapar à tutela dos brancos; “Como se vê, os Terceiros de São Francisco se submeteram ao julgamento de uma Mesa constituída de pretos, apesar de que sua confraria também abrigava pessoas de categoria elevada: comerciantes ricos e altos dignitários” (lb. p. 34). Como notam os historiadores, as Irmandades “se tornaram o único meio que permitia aos negros, como grupo organizado, ombrear com os demais habitantes da colônia” (ib. p. 6).
* OFM Cap – abreviatura: Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Ordo Fratrum minorum Cappucinorum em latim), família religiosa franciscana. Os religiosos que pertencem a esta ordem colocam a abreviatura após o nome.
** Alguns autores indicam 1526 como o ano de seu nascimento, mas os Frades do Convento de Santa Maria de Jesus consideram que a data certa é 1524
*** congada significa: Bailado popular dramático, em que os negros representavam, entre cantos e danças, a coroação de um rei.
Pesquisa e Texto:
Sonia Belon, historiadora
Revisão e acréscimos:
Elias Martins/Pastoral da Comunicação
Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Colaboração:
Lourdes Kerche do Amaral
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Benedito
http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/35/28/
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=5&Mes=10
http://blog.cancaonova.com/natividade/tag/sao-benedito/
http://www.presbiteros.com.br/site/a-igreja-e-a-escravidao-no-brasil/