quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A história de São Benedito, OFM Cap

DSCF3979 DSCF3682 DSCF3685 DSCF3721 DSCF3722 DSCF3735
fotos 2012: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

São Benedito tem suas festividades celebradas no dia 4 abril no mundo, no Brasil por uma deferência Canônica da CNBB ficou o dia 5 de outubro e em Porto Feliz, atualmente, no último domingo de janeiro.

A história de São Benedito, OFM Cap*

Filho de escravos etíopes, Cristovam Manasseri e Diana Larcan Benedito Manasseri, o São Benedito, OFM Cap, pertenceu à Ordem franciscana, consagrando-se com 18 anos e aos 21 anos, foi morar com os Irmãos Eremitas de São Francisco de Assis. Professou os votos de pobreza, obediência e castidade. Em poucos anos, foi elevado a Superior no Convento, graças a sua sabedoria e humildade, embora fosse analfabeto e leigo (ele não era sacerdote), quando voltou a ser um simples religioso, voltou com humildade a trabalhar na cozinha e a servir a todos. Nasceu na cidade de São Fratello, em Sicília, Itália, no ano de 1524**, e faleceu em 4 de abril de 1589, com 65 anos de idade. Foi beatificado em 1763, e canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.

Sempre caridoso e preocupado com os pobres até retirava alimentos do Convento e distribuía aos pobres, antes de ser admitido no convento tinha uma junta de bois e com que ganhava ajudava os pobres. Benedito tinha o Dom da Ciência Infusa. Sem saber ler ou escrever, conseguia dar aulas sobre todos os assuntos ligados à Religião, à Ordem ou à Fé. Tinha muita clareza, espírito e unção. Teólogos e Mestres ouviam atentamente o grande santo. Eram muitos príncipes, nobres, sacerdotes, teólogos e leigos, enfim, ricos e pobres, todos se dirigiam a ele em busca de conselhos e de orientação espiritual segura.

A devoção a São Benedito chegou ao Brasil, trazida pelos portugueses. Os africanos tiveram grande influência nessa devoção introduzindo a congada*** e outros elementos de seu folclore na festa em louvor a esse popular e querido santo.

Oração:
São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação e a reconhecer todos os homens por meus irmãos. São Benedito, amigo de Deus e dos homens, concedei-me a graça que vos peço do coração. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

A irmandade de São Benedito em Porto Feliz

Neste ano, a irmandade de Porto Feliz comemora seus 115 anos de existência oficialmente. Porém, há registros á partir de 05/08/1898, documentos que provam que ela é bem mais antiga. Segundo estes documentos, essa entidade tem no mínimo, 195 anos de existência.

No ano de 1818, no livro tombo pertencente a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, aparecem algumas determinações a respeito do sepultamento de membros pertencentes a Irmandade de São Benedito, que na época deveria ser realizado dentro da igreja Matriz, no corredor direito. No ano de 1873, o Almanaque da Província do Estado de São Paulo, aponta os nomes dos responsáveis pela irmandade em nossa cidade:

Juiz: José Correa de Toledo;

Secretário: José Cardoso;

Procurador: José de Lara Lopes;

Tesoureiro: Bernardino Rodrigues Vieira, e mais doze irmãos de mesa.

No ano de 1896, a Câmara regulamenta o sepultamento das pessoas no cemitério da Irmandade de São Benedito (que ficava  anexo ao cemitério velho, mais precisamente onde hoje se encontra o velório municipal.

A festa de São Benedito

A festa de São Benedito é um dos maiores acontecimentos religiosos culturais e sociais dentro do calendário da devoção popular brasileira.

Influenciada pelo folclore africano, a festa é acompanhada por grupos de congadas e presidida por um Rei e uma Rainha, acompanhados de uma corte composta de Juízes de Vara e Ramalhete, Capitão do Mastro, Tenente da Coroa e Alferes da Bandeira.

Em Porto Feliz, a Festa de São Benedito manteve tais características até por volta de 1940, e era celebrada dentro das tradicionais Festas de Agosto, dias antes da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A partir de então, passou a ser celebrada no último domingo de janeiro, com tríduo iniciado na quinta-feira anterior. Atualmente, a Missa Solene, acontece depois da procissão, que deixou de acontecer as 17h, transferindo-se para as 9h da manhã.

Reforma da igreja e “roubo” da imagem

Em 1980, a irmandade luta e trabalha pela restauração da igreja de São Benedito, mobilizando toda população, que desejava perpetuar a tradição. Essa restauração ocorreu mesmo contra a vontade do pároco da época o Cônego Humberto Ghizzi, que queria construir uma nova igreja em outro local. Então, quando começou procissão a imagem de São Benedito percorreu as ruas centrais, e na volta da procissão, realizada em 1983, o padre Ghizzi achava que a imagem iria voltar para a matriz, porém, o povo seguiu em procissão até a igreja de São Benedito, devolvendo-a para a Igreja de São Benedito. História esta que já ganhou os palcos do teatro, sendo contada com bom humor.

As Irmandades e o negro

Uma instituição importante do Brasil colonial foram as Irmandades ou Confrarias Religiosas, que certamente desempenharam papel de relevo no tocante à sorte dos escravos, índios, enfim, aos negros. O objetivo das Irmandades era congregar pessoas de fé em vista de uma vivência mais coerente do Cristianismo; na verdade, porém, as Confrarias exerceram o papel de consciência da igualdade de todos os homens entre si: afirmando os direitos de todos aos benefícios religiosos em pé de igualdade com os senhores, tornando-se assim, fator de educação e formação das mentalidades. Os que se congregavam em Irmandades, sentiam-se seres humanos iguais aos seus patrões, certos de que gozavam diante de Deus das mesmas prerrogativas que estes tanto durante esta vida como após a morte.

As Irmandades dos pretos se apresentavam, por vezes, tão bem organizadas quanto as dos brancos. Chegaram a construir suas igrejas e capelas próprias, para escapar à tutela dos brancos; “Como se vê, os Terceiros de São Francisco se submeteram ao julgamento de uma Mesa constituída de pretos, apesar de que sua confraria também abrigava pessoas de categoria elevada: comerciantes ricos e altos dignitários” (lb. p. 34). Como notam os historiadores, as Irmandades “se tornaram o único meio que permitia aos negros, como grupo organizado, ombrear com os demais habitantes da colônia” (ib. p. 6).

* OFM Cap – abreviatura: Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Ordo Fratrum minorum Cappucinorum em latim), família religiosa franciscana. Os religiosos que pertencem a esta ordem colocam a abreviatura após o nome.

** Alguns autores indicam 1526 como o ano de seu nascimento, mas os Frades do Convento de Santa Maria de Jesus consideram que a data certa é 1524

*** congada significa: Bailado popular dramático, em que os negros representavam, entre cantos e danças, a coroação de um rei.

 

Pesquisa e Texto:

Sonia Belon, historiadora

 

Revisão e acréscimos:

Elias Martins/Pastoral da Comunicação

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

 

Colaboração:

Lourdes Kerche do Amaral

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Benedito

http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/35/28/

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=5&Mes=10

http://blog.cancaonova.com/natividade/tag/sao-benedito/

http://www.presbiteros.com.br/site/a-igreja-e-a-escravidao-no-brasil/

Juventude católica realizou pré-carnaval no centro de Porto Feliz(SP)

  _DSC0004_1600x1067 _DSC0006_1600x1067 _DSC0029_1600x1067 _DSC0035_1600x1067 _DSC0058_1600x1067 _DSC0060_800x1200 _DSC0070_1600x1067

Neste domingo (20), na praça da Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens aconteceu o Pré-carnaval no centro de Porto Feliz. Com intuito de chamar a atenção da juventude para os trabalhos de evangelização e divulgar o retiro de carnaval jovem, realizado todos os anos durante o carnaval, a juventude católica programou na praça dois shows, um da Banda Católica Tua Face e outro da cantora Jean conhecida nacionalmente.

Padre Antonio Carlos Fernandes, pe. Toninho, marcou presença parabenizou a organização e a presença de centenas de jovens, deixando uma mensagem de fé e dando a sua bênção. Os shows foram marcados por momentos de animação e orações.

Fotos: Rafael Correa/Pastoral da Comunicação
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Prova para retirada de CNH já é feita com agendamento em Sorocaba, SP

 

Cidade é pioneira nesse sistema.
Se der certo, ideia será levada a outras cidades.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A partir desta terça-feira (22), os alunos de autoescolas de Sorocaba (SP) têm horário marcado para fazer a prova prática. A cidade é pioneira nesse sistema e, se tudo der certo, a ideia será levada para outras cidades do estado.

No primeiro dia em vigor, a medida simples ajudou a diminuir consideravelmente a fila de candidatos a motoristas. Agora, os candidatos chegam de 30 em 30 minutos.

Na última quinta-feira (17), os 320 alunos que fizeram o exame de habilitação chegaram todos no mesmo horário, o que complicou a situação. Não havia previsão para a realização do teste e a fila podia durar horas. Com o escalonamento de horários, a situação foi diferente.

Outra mudança esperada pelos alunos de autoescolas é a melhora na infraestrutura do local de provas. Até agora, foram instalados apenas calçada e banheiros químicos. Quem espera pelo exame ainda não tem onde se sentar e, sem cobertura, fica exposto a variações climáticas.

Paróquias sofrem redivisão em seus territórios!

 

Agora é oficial: as paróquias São João Batista e Mãe dos Homens oficializaram a redivisão de seus territórios com o intuito maior de beneficiar a evangelização, além de dividir territórios e os trabalhos.

Por um lado a Mãe dos Homens: matriz Mãe dos Homens, comunidades: São Benedito e N. Sra. Aparecida no bairro rural Caicatinga! Um padre, 4 diáconos e um seminarista.

Foto: Felipe MirandaP3140074

Já a São João Batista: matriz São João Batista, N. Sra da Ponte, São Francisco de Assis, Santa Cruz, e N. Sra. das Graças, além das comunidade rurais: São Pedro bairro Soamin; São José na Capoava; Santa Rita nos Belo; São Roque no Tanquinho/Botinhão; Nossa Sr. Aparecida no Registro; São Francisco e São Judas Tadeu no bairro Chapadão.Com um Frei (que celebra missas), um frei religioso e um diácono.

Mudança:
Com a mudança as duas paróquias ficaram assim:

Foto: Mariane Bazzo22122009 082

Mãe dos Homens: matriz Mãe dos Homens, comunidades: São Benedito, Nossa Senhora das Graças, N. Sra. Aparecida no bairro Caiacatinga, São Pedro no bairro Soamim, e São Francisco de Assis e São Judas Tadeu, ambos no bairro Chapadão. Com 3 comunidades urbanas e 4 comunidades rurais, total 7.

São João Batista: matriz São João Batista, N. Sra da Ponte, São Francisco de Assis, Santa Cruz. Além das comunidades rurais: São José na Capoava; Santa Rita nos Belo; São Roque no Tanquinho/Botinhão; Nossa Sr. Aparecida no Registro. Sendo: 4 comunidades urbanas e 4 rurais, total: 8.

Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação