terça-feira, 26 de junho de 2012

Vaticano pede maior promoção à vocação sacerdotal



Foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 25, no Vaticano, o Documento "Orientações pastorais para a promoção das vocações ao ministério sacerdotal".

O documento está estruturado em três partes: a primeira examina a situação atual, seja das vocações como do ministério sacerdotal nas várias partes do mundo; a segunda aborda a vocação e a identidade do sacerdócio; e a última parte, por fim, indica propostas para a pastoral das vocações sacerdotais.
O prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, explica que a primeira parte do documento indica, sobretudo, três razões principais que contrastam a pastoral vocacional e que tornam evidente nas Igrejas de antiga tradição cristã no ocidente: O declínio da população e da crise da família; a difusão da mentalidade secularizada; as difíceis condições de vida e do ministério do padre.

Já na segunda parte é oferecida uma apresentação resumida e global da identidade e do ministério sacerdotal, mais concentrada no perfil teológico e espiritual do padre.

"A síntese da doutrina teológica e espiritual apresentada nestes parágrafos responde a duas exigências. Antes de tudo, a intenção é colocar em destaque as características essenciais da vocação ao sacerdócio, com referência à sintese oferecida pelo Concíclio Vaticano II e desenvolvida no Ministério pós-concílio, sobretudo na Pastores dabo vobis", explica o secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Jean-Louis Bruguès.

A terceira parte é a mais longa do documento e propõe uma série de indicações concretas sugeridas por todas as conferências episcopais consultadas. Na primeira frase do capítulo lê-se: “Em alguns países registra-se um vigoroso e promissor florescimento das vocações sacerdotais, que encoraja o prosseguimento no caminho da promoção vocacional”.

“É interessante confrontar a evolução das vocações ao sacerdócio ocorrida nos últimos 10 anos. Observamos o número de estudantes de filosofia e teologia, seja nas dioceses que nas congregações religiosas masculinas distribuídas nas diversas áreas geográficas”, esclarece o subsecretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Angelo Vincenzo Zani.

Na Europa, por exemplo, se constatou uma maior carência de vocações sacerdotais. Os estudantes de teologia e filosofia nos centros diocesanos em 2000 eram 26.879 e em 2010 passaram a ser 20.564.

Já na América Latina, os dados se mostram mais estáveis, mas com uma pequena elevação: Em 2010, os estudantes de teologia e filosofia nos centros diocesanos em eram 20.79, e, em 2010, passaram a ser 20.919.

Uma solicitação importante feita no documento diz respeito à Vigília do Ano da Fé que é um chamado a “propor a experiência de fé como relação pessoal e profunda com o Senhor Jesus Cristo”.

“O documento repete novamente o campo fértil para a semeação vocacional, é uma comunidade cristã que ouve a Palavra, reza com a liturgia e testemunha a caridade. Ele dirige a toda Igreja a um encorajamento, a retomar com confiança o próprio empenho educativo para o acolhimento do chamado de Deus ao ministério sacerdotal”, conclui Dom Angelo.


Fonte: Canção Nova

Papa visita zonas atingidas por terremoto no Norte da Itália



As populações que sofreram o terremoto no Norte da Itália vão receber, nesta terça-feira, 26, a visita do Papa Bento XVI. As zonas mais atingidas serão priorizadas. O Santo Padre deve chegar, de helicóptero, em São Martinho de Carpi, às 10h15 (hora local), onde será recebido pelo Bispo da cidade, Dom Francesco Cavina. Estará presente ainda na recepção o Chefe da Proteção Civil, Franco Gabrielle.

A primeira etapa da visita será a igreja de Santa Catarina de Alexandria, em Rovereto di Novi, cidade na qual vai encontrar-se com a comunidade e com o Cardeal Arcebispo de Bologna, Carlo Cafarra, também Presidente do episcopado da Emília Romanha.

De um dos locais mais devastados pelos terremotos, o Papa vai rezar também pelas outras regiões vizinhas atingidas: Mantova, Módena, Ferrara e Bolonha. Cerca de 50 pessoas, representando todos os que tiveram perdas e enfrentaram o fenômeno, poderão falar com o Pontífice, bem como párocos, bispos, prefeitos, voluntários e representantes da Proteção Civil.

Segundo os últimos dados oficiais, 45 mil prédio estão sob risco de desmoronamento, dos quais somente quatro mil e 700 foram declarados passíveis de intervenção. O setor produtivo da região está completamente parado.

DB na 16ª Copa Brasil de Futebol Infantil



A equipe Sub-15 do Desportivo Brasil se prepara para a disputa da 16ª Copa Brasil de Futebol Infantil.
A tradicional competição será disputada de 7 a 14 de julho na cidade de Laranjal Paulista/SP.
Confira abaixo os grupos e jogos do DB na primeira fase:
Grupo A: Corinthians, Internacional, Coritiba, Santos, Vitória e Laranjal Paulista
GrupoB: Palmeiras, Grêmio, Atlético Parananense, Juventude, Bahia e Desportivo Brasil
08/07
Despotivo Brasil x Bahia

09/07
Desportivo Brasil x Juventude
10/07
Desportivo Brasil x Palmeiras
11/07
Grêmio x Desportivo Brasil
12/07
Desportivo Brasil x Atlético Paranaense

13/07
Semifinais
14/07
Final

Encerramento do Tríduo da Natividade de São João Batista, Faxinal

 DSCF8208 DSCF8235 DSCF8239 DSCF8242 DSCF8244 DSCF8261 DSCF8262 DSCF8263 DSCF8264 DSCF8265 DSCF8266 DSCF8271 DSCF8276 DSCF8283 DSCF8294 DSCF8295 DSCF8309 DSCF8326 DSCF8331 DSCF8333 DSCF8335

Na manhã deste domingo (24), encerrou o tríduo da Natividade de São João Batista na comunidade rural que fica no Faxinal, a 24 km da Matriz N. Senhora Aparecida. Celebrando a Solenidade, padre Washington acolheu a todos em especial os fiéis de Boituva, da paróquia São João Batista e das outras comunidade da paróquia que vieram com um ônibus fretado.

Padre Washington, pároco, fez uma catequese sobre a vida e importância de São João Batista para o povo Cristão, ele que teve missão muito importante aqui na Terra, também foi destacado a festa liturgica em torno ao Santo, sua natividade, martírio, a fogueira etc. O padre agradeceu a todos os presentes e em especial aos que colaboraram nas atividades religiosas e festiva.

A procissão levou os andores de N.Senhora Aparecida, São Benedito e São João Batista. Em seguida teve um almoço delicioso com Cearense, arroz, farofa, diversas saladas. Também teve bebidas, doces, e rodas de bingo!

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação