domingo, 1 de julho de 2012

Devemos pedir a Deus o dom da fé, ensina Bento XVI

 


Da Redação, com Rádio Vaticano

Reuters

Papa saúda peregrinos presentes na Praça São Pedro, no Vaticano

A cura do corpo e do espírito foi o ponto central da mensagem do Papa Bento XVI, no Angelus deste domingo, 1º, aos fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro, no Vaticano. O Santo Padre trouxe a narrativa de São Marcos sobre duas curas milagrosas que Jesus realizou para duas mulheres, ressaltando como a fé é a nossa cura.
Os dois episódios narrados pelo evangelista falam da cura da filha de um dos chefes da sinagoga e de uma mulher que sofria de hemorragia (cf. Mc 5,21-43).
No primeiro, Jesus recebe a notícia de que a filha de Jairo está morta, leva o homem até onde está o corpo da criança, dizendo-lhe para que não tenha medo, apenas fé. Chegando onde ela estava, Jesus diz: “Menina, eu te digo: levanta-te!” (v.41). Ela levantou e começou a caminhar. O Santo Padre comentou o episódio, destacando o que disse São Jerônimo sobre o fato: “menina, levanta-te por mim, não por mérito teu, mas pela minha graça”. Aqui se destaca a potência salvífica de Jesus.
Sobre o segundo milagre, o Papa disse que o episódio coloca novamente em evidência que Jesus veio para liberar o ser humano na sua totalidade. Bento XVI explicou que a cura da mulher com hemorragia desenvolve-se em duas fases: primeiro acontece a cura física, mas ela está estritamente ligada a uma cura mais profunda, aquela que dá a graça de Deus a quem se abre a Ele com fé. "Jesus disse à mulher: ‘filha, a tua fé salvou-te. Vai em paz e sejas curada do teu mal" (Mc 5,34), recordou.
O Papa ressaltou que essas duas narrativas são um convite para as pessoas superarem uma visão "puramente horizontal e materialista da vida" e pedirem ao Senhor o dom da fé. "A Deus nós pedimos tantas curas de problemas, de necessidades concretas, e é justo que seja assim, mas aquilo que devemos pedir com insistência é uma fé sempre maior, para que o Senhor renove a nossa vida, e uma firme confiança no seu amor, na sua providência, que não nos abandona”, destacou.
O Santo Padre lembrou então da importância das pessoas que dedicam suas vidas a cuidar da saúde dos que estão doentes, “que os ajudam a levar a sua cruz”, chamando-os de “reservatórios de amor”. São pessoas que, conforme ressaltou Bento XVI, precisam de uma forte formação profissional, mas também, “e principalmente, uma formação de coração”. “É preciso conduzi-los ao encontro com Deus que suscite neles o amor e abra a sua alma ao próximo”, disse o Papa.

A Espanha bate a Itália por 4 a 0 e fatura a Eurocopa de 2012

As seleções de Itália e Espanha em campo, ouvindo os hinos nacionais. A grande decisão já começou.

 

Lance do gol de David Silva.

 

O lance do gol de Fernando Torres.

 

A Espanha comemora. A seleção foi a primeira a ser campeã da competição duas vezes seguidas e também a primeira a vencer 3 principais campeonatos internacionais em sequência. PIERRE-PHILIPPE MARCOU

 

O JOGO

A Itália chutou a mesma quantidade de vezes ao gol do que a Espanha. Os italianos foram além. Superaram a tão temida e comentada posse de bola espanhola. 52%. Mas quem foi para o vestiário com 2 a 0 no placar foi a seleção ibérica.

Aos 13min, Iniesta serviu Fábregas na linha de fundo. O barcelonista cruzou na cabeça de David Silva (1,70 m). Livre, ele teve apenas o trabalho de empurrar a bola para a meta vazia.

Antes, Xavi já havia tabelado com Fábregas e assustado Buffon. No entanto, a conclusão saiu por cima do gol italiano.

A Itália apostou todas suas fichas na dupla de ataque formada por Cssano e Balotelli. Mas a defesa espanhola neutralizou suas investidas.

Pior para os italianos foi o contragolpe iniciado por Xavi que resultou em um belo passe para o lateral esquerdo Alba. O recém-contratado do Braça recebeu sozinho e bateu na saída de Buffon, aos 40min.

No segundo tempo, o técnico italiano Cesare Prandelli, que já havia feito uma alteração na etapa inicial por contusão, apostou em Di Natale e Thiago Motta. O ítalo-brasileiro, porém, ficou apenas três minutos em campo. Sentiu a parte posterior da coxa e deixou a seleção com dez jogadores por cerca de meia hora.

A Espanha, por sua vez, ainda pediu um pênalti em uma bola que bateu no braço de Bonucci dentro da área. O árbitro português Pedro Proença nada assinalou.

Quando ainda eram 11 contra 11, Di Natale perdeu uma chance incrível cara a cara com Casillas. O arqueiro espanhol impediu o primeiro tento italiano na final.

Aos 38min, Torres, que entrou aos 29min, finalizou na saída do arqueiro rival e fez o terceiro tento da Espanha. Quatro minutos depois, Mata fechou o placar em Kiev.

Igreja Universal perde quase 230 mil fiéis em dez anos

 

Fenômeno nos anos 1990, igreja perdeu mais de 10% do seu público

Duas novas igrejas são a maior ameaça à Universal: a Mundial do Poder de Deus e a Graça de Deus - Reprodução

Reprodução

Duas novas igrejas são a maior ameaça à Universal: a Mundial do Poder de Deus e a Graça de Deus

O mundo evangélico pentecostal sofreu mudanças significativas na última década. Fenômeno dos anos 90, a Igreja Universal do Reino de Deus perdeu quase 230 mil fiéis em dez anos, passando de 2,101 milhões para 1,873 milhão. Uma queda de mais de 10%.
No universo chamado neopentecostal (que exclui a Assembleia de Deus, mais tradicional), duas novas igrejas são a maior ameaça à Universal. Segundo técnicos do IBGE, os microdados mostram que a Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago, já arrebanhou 315 mil fiéis. A outra grande dissidência é a Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário R.R.Soares. Ainda não há dados disponíveis sobre o número de fiéis da Igreja Internacional.
Somadas ao fenômeno do crescimento dos evangélicos sem vínculo com igrejas, as novas denominações fizeram diminuir também o número de fiéis de outras igrejas, como a Nova Vida e a Congregação Cristã do Brasil.

 

Universal perdeu 10% dos fiéis em 10 anos

Outras igrejas evangélicas enfraqueceram a de Edir Macedo; fiel é mais independente

 

RIO - O Estado de S.Paulo

Um novo tipo de evangélico, mais "independente", e a multiplicação de novas igrejas causaram forte impacto na Igreja Universal do Reino de Deus, fenômeno religioso dos anos 1980 e 1990, fundada por Edir Macedo. Entre 2000 e 2010, a Universal perdeu 228 mil fiéis, ou 10% de seus adeptos. Os 2,1 milhões de frequentadores em 2000 caíram para 1,8 milhão em 2010.

No sentido oposto, os números do Censo 2010 mostram a explosão de fiéis que se dizem apenas evangélicos, mas não estão vinculados a nenhuma igreja. Segundo técnicos do IBGE, eles tanto podem não frequentar cultos como podem circular entre várias igrejas diferentes e por isso preferem não citar nenhuma específica.

Considerados no Censo como integrantes de religiões "evangélicas não determinadas", esses fiéis saltaram de menos de 1,7 milhão em 2000 para 9,2 milhões em 2010. Eles equivaliam a apenas 1% da população, mas hoje são 4,8% e estão acima dos espíritas (2%) e dos adeptos de outras religiões (2,7%).

"O evangélico não determinado comunga do ritual, da música, que é um fator de grande atração, mas não vai dizer 'eu sou de tal igreja'. Ele comunga de um tipo de crença que existe no universo evangélico, mas não quer vínculo institucional", resume a professora Sílvia Fernandes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Pequenas igrejas. Outro fenômeno que se intensifica e ainda está em estudo pelos pesquisadores é a profusão de pequenas igrejas pentecostais pelas quais os evangélicos circulam. "A gente nem tem nome para classificar essas igrejas ainda", diz Sílvia. "Pode ser de um pastor que toca funk na garagem, um fiel filma, vira um sucesso no YouTube. Ou a pastora que faz um reggae com duas palavras e lota a igreja. O grande salto é essa intensificação do pluralismo. O que o catolicismo viveu com a Universal no passado a Universal vive agora com as novas denominações."

Essas novas igrejas estão divididas em dois tipos. De um lado, as menores, mais festivas, que atraem jovens. De outro estão as igrejas inspiradas na Universal, com um grande líder, templos enormes e cultos temáticos.

Fundada em 1998 por um ex-fiel da Universal, Valdemiro Santiago, a Igreja Mundial do Poder de Deus é uma das ameaças ao poderio da Universal. Segundo o Censo, ela já tem 351,4 mil fiéis. Aproxima-se de outra concorrente da igreja de Macedo, a Internacional da Graça de Deus, fundada por R .R. Soares, também oriundo da Universal, em 1980. A Igreja Internacional tinha 356 mil adeptos em 2010, segundo o Censo.

"Essas igrejas estão na linha dos eventos de massa, agregam muitas pessoas em busca de cura, estão menos voltadas para a sociabilidade e mais para a solução de problemas. Elas recolhem demandas para ver as mais comuns e criar cultos voltados para esses problemas. As pequenas igrejas não são tão estratégicas", diz Sílvia Fernandes.

No meio evangélico, somando pentecostal e tradicional, a Assembleia de Deus se firma como a maior e mais sólida igreja. Ela ganhou quase 4 milhões de novos adeptos, um crescimento de 46%, e tem 12,3 milhões de fiéis. "É uma igreja pentecostal clássica e cresce porque se diversifica. Existe uma parte mais radical e outra mais renovada", diz Sílvia.

A bióloga Myrian Duarte, de 28 anos, confirma a explicação da professora. Após 15 anos frequentando os cultos da Assembleia de Deus "tradicional", ela mudou para a Assembleia de Deus - Vitória em Cristo, que, segundo ela, é um pouco mais liberal. "Na outra não podia usar calça, brinco, camisa regata", comenta. "Além disso, lá tinha muita disputa. As pessoas falavam 'eu canto mais que você, eu rezo mais que você' e isso me deixava muito chateada."

No caso da bibliotecária Gabrielly Costa, de 23 anos, a troca de igreja aconteceu por causa de uma paixão. Aos 19 anos, ela se interessou por um jovem que não queria frequentar a Assembleia de Deus. Então ela sugeriu que os dois passassem a assistir aos cultos da Bola de Neve Church, conhecida por atrair o público jovem. "Mudar de igreja eu não queria, porque meus amigos estavam na Assembleia, mas valeu a pena. Vou me casar em 2013", afirma. Outro que está feliz com a troca da Assembleia pela Bola de Neve é o administrador de empresas Jean Santos, de 25 anos. "Eu queria um pastor como amigo, para desabafar, não para me julgar", diz.

C.T. e L.N.L. COLABOROU LUIS CARRASCO

Reciclagem em Aparecidinha abordou o RICA nesta semana que se passou

 

 

Oração inicial feita por D. Eduardo

A bênção aos alimentos...almoço

Com um número maior de participantes que na quinta feira, teve sequência na manhã dessa sexta Feira o Curso de Reciclagem ministrado aos Presbíteros, Diáconos e Catequistas da nossa arquidiocese.

Na parte da manhã o Padre Luiz Alves De Lima recordou o quadro geral da formação iniciada ontem, sempre lembrando que embora a época da Cristandade já tenha se acabado há 50 anos, a maioria dos cristãos da pós modernidade, são sacramentalistas e frequentadores de celebrações, sem contudo vivenciar a Fé Cristã, pois a sociedade vem sendo vítima de uma descristianização galopante e a Igreja têm grandes dificuldades em romper com antigas estruturas eclesiais que não favorecem mais a transmissão da Fé.

Reapresentado o quadro geral o pregador abordou o RICA ( Rito de Iniciação Catequética de Adultos) em todas as suas fases destacando as quatro etapas que se iniciam ainda no Pré Catecumenato que implica no querígma, depois passando para o Catecumenato que um tempo mais longo de todos, vindo depois o terceiro tempo que é o tempo da purificação e iluminação, e o quarto tempo que é a Mistagogia referente ao tempo pascal.

 

Debate sobre Método de catequese “esquenta” final de Curso em Aparecidinha

 

( Pode se dizer que esse Curso de Reciclagem realizado em Aparecidinha, nessa Quinta e Sexta Feira, será um marco divisor na história do método catequético empregado nas paróquias de nossa arquidiocese, pois pelo menos os 40 % de presbíteros que participaram á tarde do debate que marcou o último momento do Curso, com o Grupo de Coordenadores da Catequese, tiveram que pensar seriamente nas propostas desse estudo sobre a retomada de um Rito Iniciático)

 

O desfecho do Curso em seu último momento, com um debate que chegou alguns momentos a ser intenso, surpreendeu até mesmo o palestrante “No começo percebi uma assembleia muito quietinha e passiva, mas ontem a tarde já havia sinais de que um debate estava por vir, e hoje ele veio, com toda a intensidade, e isso é muito bom mesmo, pois o clero e as catequistas estão pensando sobre o assunto” – comentou o Pe Luiz Alves de Lima, na conversa final com a equipe pascom.

Na parte da manhã ele fez uma retomada do quadro geral e abordou o RICA ( Retomada da Iniciação da Catequese de adultos) , com os pormenores de cada uma das etapas desde o pré catecumenato até a inserção na comunidade, já como um discípulo de Jesus.

Á tarde, nos trabalhos do segundo período ele colocou algumas questões práticas desse novo processo, que poderia ser adotado no contexto da pós modernidade. Depois, já na reta final da formação, argumentou sobre o “Lugar da Iniciação da Vida Cristã” lembrando que a Dona da Catequese é a Diocese, e que as paróquias estão a serviço dela.

“Nosso Plano contempla esse processo...”

Nádia Corradi – Coordenadora arquidiocesana da Catequese, foi a primeira a usar da palavra para dar início a um caloroso debate afirmando que a Catequese já tem plano com as características desse novo método que o estudo propôs e que há 11 anos o estão seguindo, mas que falta adesão por parte das paróquias. Pe Toninho – da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, argumentou que estava angustiado no final do curso, pois constatou que é necessária realmente uma mudança no processo da catequese, mas que não dá para comparar a realidade de Sorocaba, com a de Porto Feliz, onde prevalece o método tradicional de catequese.

Nádia lembrou do apelo feito pelo Padre Pregador de que “é preciso abrir para as novas realidades do mundo de hoje, com desafios diferentes daqueles vividos pela igreja no passado. Padre Toninho, por sua vez, pediu ajuda para a coordenação da catequese, no sentido de dar formação as suas catequistas, mas a Nádia lembrou que já há essa abertura e disposição por parte da coordenação, mas que é necessário o aval do Pároco para que a formação aconteça. Nádia complementou dizendo que o Plano é aberto e incrementado quando surgem novas ideias, e que a formação é permanente e que já estão na 6ª turma, tendo sido formadas já 600 catequistas e que as coordenadoras, todas têm conhecimento desse processo novo de se fazer catequese.

O Testemunho de quem já está no caminho proposto...

Foi muito importante os testemunhos de alguns padres e leigos, sobre o método de catequese que, embora não uniforme, nessas paróquias, atende as orientações do novo método de catequese. Pe Wilson Roberto afirmou que trouxe da São José Operário um método parecido e que na sua Paróquia N.Senhora de Fátima ele está em funcionamento, havendo a pessoa do introdutor para os postulantes aos rito iniciático e que esse introdutor acaba sendo um acompanhante permanente do iniciado fazendo com ele uma profunda relação afetiva. Mas cobrou da catequese uma ferramenta que poderia ser um manual e também afirmou que não há como ficar se fazendo uma catequese permanente sem prazo certo para acabar, pois isso não funciona.

Pe Almir de Boituva Paróquia Santo Antonio disse que em sua paróquia o SINE Sistema Integrado da Nova Evangelização, está bem avançado e que para eles e a catequista que o estava acompanhando, o processo proposto pela formação já é praticado em sua paróquia, mas que usa dos termos propostos pelo SINE e que por isso a catequese é para quem já foi iniciado na Vida Cristã.

A catequista Vera argumentou que elas não têm uma ferramenta de trabalho e que cada catequista monta o encontro e que na sua opinião deveria haver um manual. Concluiu-se que em algumas poucas paróquias, o novo sistema de se fazer a catequese já está em andamento de alguma forma mas que o certo seria a arquidiocese determinar que todas as paróquias assim o fizessem pois se deixar como está, os demais não aderem, principalmente as paróquias de ordens religiosas que nem participaram do encontro á exceção do Frei Eugênio Milani da São João Batista de Porto Feliz. O Leigo José Arnaldo contou a história da sua adesão á Igreja através da experiência querigmática e como, decorridos quatro anos, integrou-se ao grupo e hoje faz parte do Conselho de Leigos e está voltado para o trabalho missionário que é muito gratificante.

Na palavra final Dom Eduardo afirmou que “Há um caminho novo a ser percorrido, a retomada da Iniciação cristã com esse novo formato, não mais de uma escola preparatória para se receber sacramentos, mas sim de um anúncio que leve a pessoa a fazer essa experiência tornando-se discípulo missionário”. Ele agradeceu ao Padre Lima que deixou um compromisso em Brasília para poder estar em Sorocaba e o agradeceu mais uma vez pela disponibilidade e competência ao abordar o tema e depois encerrou com a oração final, pedindo que ninguém se deixe dominar pela angústia mas que tenha coragem de dar o primeiro passo nesse longo caminho.

Fonte: Pascom Arquidiocese!

Com renda mensal de 1 salário, idosa cuida de 113 cães em Santa Bárbara

 

Fotógrafo se sensibilizou com a história e faz campanha nas redes sociais. Com doações, até da Suíça e da França, ela já totaliza 20 sacos de ração.

Eduardo Guidini Do G1 Piracicaba e Região

Idosa cuida de mais de 100 cães no quintal de casa, em Santa Bárbara (Foto: Bruno Cortez)Idosa cuida de mais de 100 cães no quintal de
casa em Santa Bárbara (Foto: Bruno Cortez)

Em 10 anos de dedicação e amor aos animais, Deonice Romero, de 60 anos, reúne hoje 113 cachorros no quintal do sítio onde mora, no bairro Cruzeiro do Sul, em Santa Bárbara d'Oeste (SP). Ela recebe R$ 70 do Programa Bolsa Família e aumenta a sua renda com a venda de materiais para a reciclagem. O valor mensal não passa de um salário mínimo (R$ 622). O segredo para driblar as dificuldade da vida e alimentar e cuidar de todos os bichos, Dona Deonice tem na ponta da língua: "Amo animais."

"Sempre amei, principalmente os cães. Sou apaixonada", disse a idosa. "Não vou mentir, muitas vezes os cachorros passaram fome. Eu tinha que dar de comer em um dia e deixava sem ração em outro", contou Deonice. A maioria dos cães foi recolhida pelas ruas de Santa Bárbara. "Muita gente já deixou animal aqui no portão da minha casa também. Não gosto que façam isso, se não quiserem mais, tudo bem, eu quero. Mas me entregue direito que eu cuidarei com o maior prazer. Não precisa deixar assim, de qualquer jeito", completou.

Sem ajuda da Prefeitura
A idosa contou que nunca recebeu apoio da Prefeitura e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). "Nunca me ajudaram. Eles, inclusive, acham que eu sou louca", comentou Deonice. "Sempre consegui cuidar dos cães com muito esforço. Com doação das pessoas, por exemplo. Se não tinha ração para dar todos os dias, eu dava comida minha. Nunca deixei os animais passarem necessidade", reafirmou a idosa.

"Sempre fui apaixonadas pelos cães. Gosto de cuidar de todos os que estiverem necessitando", disse. (Foto: Bruno Cortez)"Sempre fui apaixonadas pelos cães. Gosto de cuidar de todos", disse dona Deonice (Foto: Bruno Cortez)

Forma de ajudar
Sensibilizado com a história da idosa e com a dificuldade enfrentada para manter os animais, o fotógrafo Bruno Cortez, de 25 anos, fez o documentário "Vida de Cão". O objetivo é contar a história de Deonice. Agora, ele organiza uma campanha de doação nas redes sociais. "Vi uma amiga no Facebook pedindo doações de ração para a dona Deonice. Quis ajudar e fazer mais por ela, que é uma pessoa maravilhosa", disse Cortes. O
vídeo feito pelo fotógrafo está no YouTube há quatro dias e já teve mais de 3 mil acessos.

"A campanha fez tudo melhor bastante. Recebi várias doações", comentou a idosa (Foto: Bruno Cortez)"A campanha fez tudo melhorar bastante. Recebi várias doações", comentou (Foto: Bruno Cortez)

"Ela já recebeu doação de pouco mais de 20 sacos de ração. Duas brasileiras que estão morando na Suíça e na França doaram dinheiro depois de verem a campanha na internet. Médicos, veterinários e profissionais da área de saúde estão se mobilizando para ajudar Deonice", comemorou o fotógrafo. O objetivo maior, segundo ele, é que empresas passem a ajudar mensalmente a idosa para que ela possa cuidar dos cães. "A situação iria melhorar muito", explicou Cortez.

Além do documentário, a história de dona Deonice está sendo divulgada no Twitter e no Facebook. "Nós queremos que a #AjudeDonaNice, no Twitter, alcance o maior número de pessoas", concluiu o fotógrafo.

CCZ
O G1 Piracicaba e Região entrou em contato com a assessoria de imprensa do Centro de Controle de Zoonoses de Santa Bárbara d´Oeste. Entretanto, o órgão não retornou as questões da reportagem sobre a falta de apoio a Deonice até as 13h15 desta terça-feira (26).

Inscrições abertas para curso de bombeiro mirim em Boituva, SP

 

Podem participar adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. São 20 vagas e a seleção será feita por meio de uma prova de redação.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Estão abertas as inscrições para a nova turma do curso de bombeiro mirim em Boituva (SP). São 20 vagas disponíveis. Para se inscrever é necessário comparecer na base dos Bombeiros da cidade, munido de RG ou Certidão de Nascimento. Podem participar adolescentes com idades entre 12 e 15 anos.

A prova de seleção, que consistirá em uma redação, será aplicada aos inscritos na base dos Bombeiros na próxima quarta-feira (4). O resultado será divulgado no dia 05/07.

Para fazer a matrícula, os aprovados na prova deverão levar além do RG, uma foto 3x4. O curso será das 8h às 11h50, de 10 a 20 de julho, na base de Boituva.

O intuito do curso é praticar a cidadania através de atividades de prevenção aquática, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, dentre outras. Informações podem ser obtidas através do telefone (15) 3268-1596 .

Pássaros silvestres são encontrados em cativeiros em Itapetininga, SP

 

Em duas residências foram encontradas 17 aves. A polícia também encontrou uma espingarda de caça.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Dois homens foram autuados por crime ambiental em Itapetininga (SP) neste sábado (30). Com eles, a Polícia Militar Ambiental encontrou pássaros silvestres em cativeiro sem licença.

De acordo com a PMA, uma equipe fazia patrulhamento no bairro Machadinho quando receberam a denúncia sobre aves apreendidas em duas casas na região. Os policiais foram até os locais indicados em aprenderam 17 pássaros. Ainda em uma das casas foi apreendida uma espingarda.

Os moradores das casas foram levados até a delegacia e autuados por crime ambiental. Um foi multado em R$ 28 mil e o outro em R$ 12 mil. O dono da espingarda ainda irá responder por posse ilegal de arma.

Apreensão pássaros Itapetininga (Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental)As apreensões de pássaros foram no bairro Machadinho. (Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental)

Apreensão pássaros Itapetininga (Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental)As apreensões ocorreram em duas residências. (Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental)

Apreensão de espingarda (Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental)Em uma das casas foi encontrada a espingarda. (Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental)

Fiéis preparam ritual à beira-rio para bênção de barcos em Piracicaba, SP

 

Cerimônia com bandeiras coloridas no Rio Piracicaba é nesse domingo (1). Programação conta com atividades religiosas e festivas abertas ao público.

Suzana Amyuni Do G1 Piracicaba

 

Festa do Divino tem início neste domingo com atividades por toda a semana (Foto: Lana Torres/G1)Festa do Divino tem início no domingo com agenda
por toda a semana (Foto: Lana Torres/G1)

Há mais de um mês católicos de Piracicaba (SP) preparam a cerimônia de início da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acontece há 186 anos na cidade. Uma missa no Largo dos Pescadores seguida da tradicional derrubada de barcos, que são levados pelos fiéis até o Rio Piracicaba por um corredor de bandeiras coloridas. Assim será o ritual colorido e emocionante, que ocorre neste domingo, a partir das 9h. A programação segue durante toda a semana e termina domingo (8).

Uma das festas mais populares da cidade alia fé, religiosidade e solidariedade. Os fiéis trabalharam durante mais de um mês, de manhã e à noite, para que tudo saísse conforme o planejado. “Tudo está encaminhado, o salão está preparado e nós já começamos a desfiar o frango. Na quinta-feira, quando começa a programação festiva, os pratos já estarão prontos. Tudo pelo Divino Espírito Santo”, afirma a responsável pela cozinha, Maria Lucia Romero Diehl.

Com ela, mais de cem pessoas estão envolvidas na organização da festa que tem a renda revertida para a própria Irmandade do Divino Espírito Santo. “A gente aplica o dinheiro nos projetos da Irmandade, como na doação de fraldas e em outras demandas”, conta Lucia.

A programação religiosa terá como festeiros os senhores Virgílio Carraro e Mayara Aparecida Satolo Carraro, responsáveis pela divulgação e organização do evento. São eles também que levam a bandeira do divino às casas dos doentes e daqueles que necessitam de algum auxílio durante o ano. “É uma forma de divulgação e de cumprir nossa missão religiosa”, explica Lucia.

Programação festiva começa na quinta-feira (Foto: Lana Torres/G1)Programação festiva começa na quinta-feira (5) com jantar e atrações musicais (Foto: Lana Torres/G1)

Motivação
Faz 15 anos que Lucia trabalha na realização da Festa do Divino, com dedicação intensiva nos meses que antecedem o evento. “A fé me motiva. A força que o Espírito Santo dá, a gente se sente fortalecida. Tudo que a gente pede, a gente alcança, é só pedir com fé”, ensina a cozinheira.

Atrações
O evento conta ainda com festas folclóricas, apresentações de grupos de viola, leilões e pratos especiais, como leitoa, frango a passarinho e cuscuz. As atividades festivas serão realizadas a partir de quinta-feira (5). Confira abaixo a programação completa.

Programação religiosa
Domingo (1) – Largo dos Pescadores

9h – Santa Missa no Salão de Festas
10h – Derrubada e benção de barcos no Rio Piracicaba
Envio e Benção das Bandeiras

Segunda e terça-feira (2 e 3)
13h – Visita e benção das casas na rua do Porto com Sra. Festeira
Tríduo Solene – Salão do Divino Espírito Santo
Dia 2 (2ª feira) – 20h - SALÃO CAPELA – O Espírito Divino nos faz Viver
Dia 3 (3ª feira) – 20h - SALÃO CAPELA – O Espírito Divino nos faz Amar
Dia 4 (4ª feira) – 20h - SALÃO CAPELA – O Espírito Divino nos faz Acreditar
Dia 7 (Sábado) – Procissão do Divino
Encontro das Bandeiras e Solene Missa Campal
15h – Grandiosa procissão do Divino Espírito e, em seguida, no Rio Piracicaba,
tradicional Encontro das Bandeiras, ponto culminante da Festa do Divino e Solene
Missa Campal

Domingo (8) – Procissão da Bandeira do Divino Espírito Santo
Solene Missa Campal e passagem da Bandeira aos Festeiros de 2013
15h – Grandiosa procissão com bandeira oficial do Divino Espírito Santo,
seguindo a solene missa campal. Os Festeiros de 2012, Sr. Virgílio Carraro e
Sra. Mayara Aparecida Satalo Carraro passarão a Bandeira aos Festeiros de 2013,
Sr. Antonio Benedito Blanco e Sra. Maria Ines Manesco Blanco.

Programação Festiva
Quinta-feira (5) – Jantar e participação Grupo de Viola
20h – Jantar: Leitoa, frango a passarinho, cuscuz.
Bebidas em geral e diversas guloseimas.
Atrações musicais (Salão de Festa e Largo dos Pescadores)

Sexta-feira (6) – Leilão, Banda Musical e Jantar
20h – Concorrido e animado leilão com valiosas prendas oferecidas pelos devotos
do Divino, intercalando apresentação da banda musical. Estará funcionando a
tradicional cozinha, servindo leitoa, frango, cuscuz e bebidas em geral

Sábado (7) – Festanças Folclóricas
Jantar musical e Grupo de Viola
14h – Festanças folclóricas (Largo dos Pescadores)
20h – Jantar. Será servida leitoa, frango a passarinho, cuscuz e bebidas em
geral. Tudo ao som de animadas atrações musicais (Salão de Festa e Largo dos
Pescadores)
20h – Grupo de Viola (Largo dos Pescadores)

Domingo (8) – Almoço, Festanças Folclóricas, Salva de Morteiros
11h – Almoço: arroz, macarrão, leitoa, frango a passarinho, cuscuz e bebidas
diversas (Salão de Festa e Largo dos Pescadores)
14h – Festanças Folclóricas (Largo dos Pescadores)
19h – Salva de morteiros encerrará a festa

Mostra cultural reúne dança, teatro e música em Cerquilho, SP

 

O evento começa neste domingo e segue até sexta-feira (6). A entrada para evento é gratuita.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Começa nesta domingo (1) a ‘3ª Mostra Julina do Projeto Municipal de Cultura’ emCerquilho (SP). O evento reúne teatro, dança e apresentação de ópera até a próxima sexta-feira (6). A entrada é gratuita para todos os eventos.

Neste domingo (1), acontecem as apresentações de teatro. A partir das 15h será realizado o espetáculo ‘O Menino Teresa’, de Marcelo Romagnolli, com censura livre. Na sequência, às 17h, é a vez do espetáculo ‘O Feitiço da Vila’, de Zeca Capelline e Cláudia Dalla Verde.

Na terça-feira (3), acontece a apresentação de dança, a partir das 19h30. Já na quarta-feira (4), também a partir das 19h30, é a vez do Projeto Guri Pólo Cerquilho se apresentar.

Na quinta-feira (5), a partir das 20h, será apresentada a ‘Ópera Curta La Traviata’, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Casa da Ópera. A censura é 14 anos.

E na sexta-feira (6), a partir das 19h30 acontecem mais duas apresentações de teatro, com os espetáculos ‘Estranhos Procedimentos’, de Luis Fernando Veríssimo e ‘Fica Comigo Esta Noite’, de Flávio Souza. Ambos com indicação 12 anos.

Reflexão Salesiana para o dia de S.Pedro e S. Paulo, Apóstolos - 01 de julho de 2012

 

Leituras Atos 3, 1-10 Salmo 19, 2-5 Gl 1, 11-20 Jo 21, 15-19

Destaque: "Seu som ressoa e se espalha em toda a terra"


Perspectiva Salesiana


     Sobre São Pedro, Francisco de Sales escreveu: "São Pedro foi escolhido para ser o chefe dos Apóstolos, embora ele estivesse sujeito a tantas imperfeições. Ele cometeu algumas até depois de ter recebido o Espírito Santo. Apesar destes defeitos, ele era sempre cheio de coragem, nunca deixando que seus defeitos impedissem sua atuação." (Conferências , Número IV, página 63) Francisco de Sales trata desta duplicidade da natureza de Pedro, no Tratado do Amor de Deus. "Quem não há de admirar o coração de São Pedro, tão intrépido no meio dos soldados armados, que foi o único dos discípulos que empunhou o ferro e feriu? Pois foi esse mesmo que, pouco depois, foi covarde à voz duma mísera serva, até o ponto de renegar o seu divino Mestre." (TAD Livro X, capítulo 9)

     Vamos deixar algum espaço para São Paulo. "Ele combate por todos, faz oração por todos, apaixona-se, inflama-se por todos, e mais ainda ousou fazer pelos seus irmãos segundo a carne. Julgo não exagerar em meu juízo, imaginando que o grande Apóstolo daria de bom grado aos seus semelhantes o lugar que lhe coubesse ao pé de Jesus Cristo. Extraordinária coragem, incrível fervor de espírito! Ele imita a Jesus que por nosso amor se tornou em maldição, tomando as nossas enfermidades, suportando as nossas misérias; para falar com mais sobriedade, foi ele o primeiro, depois do Salvador, que não se recusou ao sofrimento, nem vacilou, em passar por ímpio." (TAD Livro X, capítulo 16) Claro que, como no caso de Pedro, Paulo, também tem seus defeitos. Em uma carta de encorajamento para uma irmã da Visitação, Francisco escreveu: "Não tenha vergonha... mais do que São Paulo, que confessou que havia dois homens dentro de si, um rebelde e outro obediente a Deus." (Stopp, Cartas Seletas, página 224).

     A mensagem dos dois apóstolos como vemos tão claramente em suas vidas, como ouvimos em suas palavras - continua a se espalhar por toda a terra. E essa mensagem continua a ser tão clara e mais relevante hoje, como o foi há mais de dois mil anos. "Deus escolhe os fracos e os torna fortes no testemunho..." (Prefácio da Oração Eucarística dos Mártires) Deus escolhe os fracos e os torna fortes no testemunho do poder e da promessa do seu amor. Deus escolheu Pedro e Paulo para serem, naquele tempo, anunciadores da Boa Nova. Deus nos escolhe, em nosso tempo. O Senhor escolheu-nos como somos - imperfeitos, com defeitos, com falhas e tudo o mais - e nos torna fortes, belos, poderosos e apaixonados por Deus... de um para com o outro.

     Deixe a mensagem de Deus - e a sua - se espalhar por toda a terra, especialmente para aqueles com os quais você convive e partilha a vida de cada dia.

Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

O remédio que nos liberta de toda vaidade

A ligação entre o episódio do lava-pés e a Eucaristia está no fato de que, nesta, o Senhor se "perde" completamente. Jesus já havia posto de lado Sua divindade, vindo a nós e fazendo-se homem como nós. Feito homem humilhou-se ainda mais e enfrentou a mais infame das mortes.
Na Eucaristia é como se Ele descesse mais ainda, e "se eclipsasse" totalmente: ali não se mostra Sua divindade, nem mesmo Sua humanidade. Ele se perde totalmente e assume a posição de alimento. Na forma e na aparência de pão e vinho, Ele "se eclipsa" totalmente e se faz escravo a nosso serviço.
Tudo isso para aprendermos a nos despir de nós mesmos, a nos libertar de todo egoísmo, vaidade e presunção. Para nos humilharmos e lavar os pés dos nossos irmãos, assumindo assim nossa posição de escravos de Jesus.
Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evangelho!

Ano B - Dia: 01/07/2012

Pedro: sobre esta pedra, a Igreja!
Leitura Orante
Evangelho: Mt 16,13-19

Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:
- Quem o povo diz que o Filho do Homem é?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Simão Pedro respondeu:
- O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.
Jesus afirmou:
- Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.