domingo, 1 de julho de 2012

Com renda mensal de 1 salário, idosa cuida de 113 cães em Santa Bárbara

 

Fotógrafo se sensibilizou com a história e faz campanha nas redes sociais. Com doações, até da Suíça e da França, ela já totaliza 20 sacos de ração.

Eduardo Guidini Do G1 Piracicaba e Região

Idosa cuida de mais de 100 cães no quintal de casa, em Santa Bárbara (Foto: Bruno Cortez)Idosa cuida de mais de 100 cães no quintal de
casa em Santa Bárbara (Foto: Bruno Cortez)

Em 10 anos de dedicação e amor aos animais, Deonice Romero, de 60 anos, reúne hoje 113 cachorros no quintal do sítio onde mora, no bairro Cruzeiro do Sul, em Santa Bárbara d'Oeste (SP). Ela recebe R$ 70 do Programa Bolsa Família e aumenta a sua renda com a venda de materiais para a reciclagem. O valor mensal não passa de um salário mínimo (R$ 622). O segredo para driblar as dificuldade da vida e alimentar e cuidar de todos os bichos, Dona Deonice tem na ponta da língua: "Amo animais."

"Sempre amei, principalmente os cães. Sou apaixonada", disse a idosa. "Não vou mentir, muitas vezes os cachorros passaram fome. Eu tinha que dar de comer em um dia e deixava sem ração em outro", contou Deonice. A maioria dos cães foi recolhida pelas ruas de Santa Bárbara. "Muita gente já deixou animal aqui no portão da minha casa também. Não gosto que façam isso, se não quiserem mais, tudo bem, eu quero. Mas me entregue direito que eu cuidarei com o maior prazer. Não precisa deixar assim, de qualquer jeito", completou.

Sem ajuda da Prefeitura
A idosa contou que nunca recebeu apoio da Prefeitura e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). "Nunca me ajudaram. Eles, inclusive, acham que eu sou louca", comentou Deonice. "Sempre consegui cuidar dos cães com muito esforço. Com doação das pessoas, por exemplo. Se não tinha ração para dar todos os dias, eu dava comida minha. Nunca deixei os animais passarem necessidade", reafirmou a idosa.

"Sempre fui apaixonadas pelos cães. Gosto de cuidar de todos os que estiverem necessitando", disse. (Foto: Bruno Cortez)"Sempre fui apaixonadas pelos cães. Gosto de cuidar de todos", disse dona Deonice (Foto: Bruno Cortez)

Forma de ajudar
Sensibilizado com a história da idosa e com a dificuldade enfrentada para manter os animais, o fotógrafo Bruno Cortez, de 25 anos, fez o documentário "Vida de Cão". O objetivo é contar a história de Deonice. Agora, ele organiza uma campanha de doação nas redes sociais. "Vi uma amiga no Facebook pedindo doações de ração para a dona Deonice. Quis ajudar e fazer mais por ela, que é uma pessoa maravilhosa", disse Cortes. O
vídeo feito pelo fotógrafo está no YouTube há quatro dias e já teve mais de 3 mil acessos.

"A campanha fez tudo melhor bastante. Recebi várias doações", comentou a idosa (Foto: Bruno Cortez)"A campanha fez tudo melhorar bastante. Recebi várias doações", comentou (Foto: Bruno Cortez)

"Ela já recebeu doação de pouco mais de 20 sacos de ração. Duas brasileiras que estão morando na Suíça e na França doaram dinheiro depois de verem a campanha na internet. Médicos, veterinários e profissionais da área de saúde estão se mobilizando para ajudar Deonice", comemorou o fotógrafo. O objetivo maior, segundo ele, é que empresas passem a ajudar mensalmente a idosa para que ela possa cuidar dos cães. "A situação iria melhorar muito", explicou Cortez.

Além do documentário, a história de dona Deonice está sendo divulgada no Twitter e no Facebook. "Nós queremos que a #AjudeDonaNice, no Twitter, alcance o maior número de pessoas", concluiu o fotógrafo.

CCZ
O G1 Piracicaba e Região entrou em contato com a assessoria de imprensa do Centro de Controle de Zoonoses de Santa Bárbara d´Oeste. Entretanto, o órgão não retornou as questões da reportagem sobre a falta de apoio a Deonice até as 13h15 desta terça-feira (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz