domingo, 4 de março de 2012

Papa vai a paróquia romana e alerta sobre analfabetismo religioso

Após uma semana de retiro quaresmal, sem audiências e compromissos públicos, o Papa Bento XVI deixou o Vaticano na manhã deste domingo, 04, para visitar a Paróquia São João Batista de La Salle al Torrino, na periferia sul de Roma.

Trata-se de uma paróquia jovem, com cerca de 12 mil habitantes, composta por 85% de jovens casais com filhos em idade escolar. De fato, milhares de crianças acolheram calorosamente seu Bispo, que fez questão de cumprimentar pessoalmente inúmeras delas posicionadas na praça diante da igreja, onde foi celebrada a Santa Missa.

A Igreja também é jovem, pois foi erigida no Jubileu do Ano 2000 e consagrada em 2009. Sua posição geográfica, no ponto mais alto do bairro, notou o Pontífice na sua homilia, é significativa, porque indica que também nós precisamos subir no monte da transfiguração para receber a luz de Deus, para que seu Rosto ilumine o nosso rosto. "É na oração pessoal e comunitária que nós encontramos o Senhor não como uma idéia, como uma proposta moral, mas como uma Pessoa que quer entrar em relação conosco, que quer ser amigo e renovar a nossa vida para torná-la como a sua."

Mas este encontro não é somente um fato pessoal: "Esta igreja posicionada no ponto mais alto do bairro lhes recorda que o Evangelho deve ser comunicado, anunciado a todos. Não esperem que outros venham trazer-lhes mensagens diferentes, que não conduzem à verdadeira vida, mas sejam vocês mesmos missionários de Cristo aos irmãos lá onde vivem, estudam ou somente transcorrem o tempo livre".

A fé, recordou o Pontífice, deve ser vivida em comunhão, e a paróquia é o local no qual se aprende a viver a própria fé em meio aos outros. "Desejo encorajá-los para que cresça a corresponsabilidade pastoral, numa perspectiva de autêntica comunhão entre todas as realidades presentes, que são chamadas a caminhar juntas. Que o próximo Ano da Fé seja uma ocasião propícia também para esta paróquia, para fazer crescer e consolidar a experiência da catequese sobre as grandes verdades da fé cristã, e superar o 'analfabetismo religioso' que é um dos maiores problemas de hoje."

O Papa recordou o papel da família e de toda a comunidade cristã de educar à fé, citando em especial o ensinamento de São João Batista de La Salle. "Em especial, queridas famílias, vocês são o ambiente de vida em que se movem os primeiros passos da fé; sejam comunidades em que se aprende a conhecer e a amar sempre mais o Senhor, comunidades que se enriquecem reciprocamente para viver uma fé realmente adulta."

Por fim, Bento XVI confiou à Virgem Maria o nosso caminho quaresmal, como o de toda a Igreja, para que nos ajude a sermos discípulos fiéis de Cristo, cristãos maduros, para poder participar com Ela da plenitude da alegria pascal.

Fonte: Canção Nova

Retiro de Carnaval 2012- Setor Castelo


Confira abaixo a cobertura completa do Retiro de Carnaval 2012 do Setor Castelo, retiro que  foi realizado na escola coronel esmédio e contou com a presença de centenas de jovens que vieram de toda a região para participar, pregadores, equipe de cozinha, entre outros.
Para conferir a nossa cobertura basta clicar em cada dia.

Primeiro dia:
http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/comecou-o-retiro-de-carnaval-2012setor.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/retiro-de-carnaval-regiao-castelo-em.html


Segundo dia:
http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/2-dia-do-retiro-de-carnaval-regiao.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/2-dia-retiro-de-carnaval-regiao-castelo.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/retiro-de-carnaval-regiao-castelo-baile.html
 

Terceiro dia:
http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/3-dia-do-retiro-de-carnavalsetor.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/3-dia-do-retiro-da-regiao-castelo.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/blog-post.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/jantar-agita-retiro-de-carnaval-neste.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/alegria-dos-jovens-que-passam-o.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/jantar-havaiano-e-jesus-partyretiro-de.html


Último dia:
http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/momentos-de-muita-alegria-e-emocao.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/4-dia-de-retiro-missa-de-acao-de-gracas.html

http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/4-dia-do-retiro-de-carnaval-regiao_21.html


http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/4-dia-do-retiro-de-carnaval-regiao.html


Após retiro
http://www.emportofeliz.com.br/2012/02/rcc-jovem-se-manifesta-sobre-cobertura.html

Agradecemos a receptividade da RCC Jovem, assim como a iniciativa de se distribubuir o endereço de nosso site para os jovens que frequentam o grupo de oração jovem Mensageiro da Paz. Paz e Bem!



Curso de Batismo–Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

O Curso de Batismo da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, aconteceu hoje, das 7h30 às 11h00, que acontece todo 1° domingo de cada mês.
O Curso tem como objetivo principal, a importância do Batismo, que á a extinção do pecado original da pessoa (bebê) que o recebe.
As palestras foram sobre:  

  • Os Sacramentos: o que são, quais são, porque recebê-los, o que é graça sacramental;
  • Símbolos do Batismo: quais são, o que significam e porque saber o que significa cada símbolo;
  • Responsabilidade dos Pais e Padrinhos: após o Batismo, é preciso uma constância na fé;
  • Amor de Deus: Sua eterna misericórdia e amor pelos seus;
  • O Batismo de Jesus e dos cristãos.

Inscrições para interessados na Secretaria Paroquial, (15) 3262-1074.

 Curso de Batismo (1)Curso de Batismo (2)Curso de Batismo (3)Curso de Batismo (5)Curso de Batismo (6)Curso de Batismo (7)Curso de Batismo (8)Curso de Batismo (10)Curso de Batismo (11)Curso de Batismo (12)Curso de Batismo (13)Curso de Batismo (14)Curso de Batismo (17)Curso de Batismo (18)Curso de Batismo (20)Curso de Batismo (21)

O melhor livro depois do Evangelho e das Sagradas Escrituras

Santo Inácio de Loyola, no tempo em que esteve em uma gruta em Manresa, leu um livrinho cujo autor era anônimo. Magnífico livro era esse. Ao que consta, uma parte dele foi escrita como regra para monges, depois vieram outros textos que acrescidos ao primeiro recebeu o nome de Imitação de Cristo, se transformando assim num livrinho.
De fato, tão profundo e maravilhoso, que mereceu ser considerado o melhor dos livros, depois dos Evangelhos e das Sagradas Escrituras.
Como dos 66 manuscritos, 60 trazem a assinatura de Tomás de Kempis, na mais respeitada cópia, conhecida como Kempense, escrita em 1441, então atribuiu-se a Tomás de Kempis a autoria do Santo Livrinho.
Trago as primeiras palavras da Imitação de Cristo, para meditação, nesta época de quaresma:


Quem me segue não anda nas trevas, diz o Senhor (Jo 8,12). São estas as palavras de Cristo, pelas quais somos advertidos que imitemos sua vida e seus costumes, se verdadeiramente queremos ser iluminados e livres de toda cegueira de coração. Seja, pois, o nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo.

A doutrina de Cristo é mais excelente que a de todos os santos, e quem tiver seu espírito encontrará nela um maná escondido. Sucede, porém, que muitos, embora ouçam freqüentemente o Evangelho, sentem nele pouco enlevo: é que não possuem o espírito de Cristo. Quem quiser compreender e saborear plenamente as palavras de Cristo é-lhe preciso que procure conformar à dele toda a sua vida.

Que te aproveita discutires sabiamente sobre a SS. Trindade, se não és humilde, desagradando, assim, a essa mesma Trindade? Na verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo; mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus. Prefiro sentir a contrição dentro de minha alma, a saber defini-la. Se soubesses de cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus? Vaidade das vaidades, e tudo é vaidade (Ecle 1,2), senão amar a Deus e só a ele servir. A suprema sabedoria é esta: pelo desprezo do mundo tender ao reino dos céus.

Vaidade é, pois, buscar riquezas perecedoras e confiar nelas. Vaidade é também ambicionar honras e desejar posição elevada. Vaidade, seguir os apetites da carne e desejar aquilo pelo que, depois, serás gravemente castigado. Vaidade, desejar longa vida e, entretanto, descuidar-se de que seja boa. Vaidade, só atender à vida presente sem providenciar para a futura. Vaidade, amar o que passa tão rapidamente, e não buscar, pressuroso, a felicidade que sempre dura.

Lembra-te a miúdo do provérbio: Os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir (Ecle 1,8). Portanto, procura desapegar teu coração do amor às coisas visíveis e afeiçoá-lo às invisíveis: pois aqueles que satisfazem seus apetites sensuais mancham a consciência e perdem a graça de Deus.

(Livro: A Imitação de Cristo – Tomás de Kempis)

Fonte: Blog Almas Castelos

Papa encerra retiro espiritual com profundo agradecimento a Deus

 

Após retiro espiritual, o Papa Bento XVI retorna com suas agenda habitual a partir do dia 4 de março

O Papa Bento XVI participou na manhã do sábado, 3, a última meditação dos exercícios espirituais da Quaresma, que se realizaram ao longo de toda a semana. Ao final deste retiro quaresmal, o Papa dirigiu algumas palavras de agradecimento ao Cardeal congolês Laurent Monsengwo Pasinya, que este ano foi o autor das meditações, que tiveram como tema a comunhão com Deus.
Confira em breve a íntegra da mensagem do Papa ao Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya
"Obrigado, Eminência, em nome de todos, pela guia que nos doou nesses Exercícios Espirituais. O senhor nos guiou, como dizer, no grande jardim da Primeira Carta de S. João e assim em toda a Escritura, com grande competência exegética e com experiência espiritual e pastoral. Guiou sempre com o olhar dirigido a Deus, e justamente com este olhar a Deus, aprendemos o amor, a fé que cria comunhão. E o senhor temperou essas suas meditações com belas histórias, principalmente de sua querida terra africana, que nos deram alegria e nos ajudaram".
Bento XVI disse que ficou particularmente impressionado com a história que o Cardeal contou de um amigo seu, que, em coma, tinha a impressão de estar num túnel escuro, mas no final via um pouco de luz e, sobretudo, ouvia uma bela música.
"Parece-me que esta possa ser uma parábola da nossa vida: muitas vezes nos encontramos num túnel escuro em plena noite, mas pela fé, no final, vemos luz e ouvimos um bela música, percebemos a beleza de Deus, do céu e da terra, de Deus criador e da criatura, e assim nossa salvação é objeto de esperança (cfr Rm 8,24)”.
Além das palavras pronunciadas de maneira improvisada, Bento XVI entregou uma carta de agradecimento ao Arcebispo de Kinshasa. Em um dos trechos da mensagem, o Papa destacou que as reflexões permitiram um profundo reconhecimento por Deus.
"Comentando alguns trechos da Primeira Carta de S. João, o senhor nos guiou num itinerário de redescobrimento do mistério de comunhão em que fomos inseridos a partir do nosso Batismo. Graças a este percurso, o silêncio e a oração desses dias, de modo especial a adoração eucarística, foram repletos de profundo reconhecimento por Deus, pelo “grande amor” (1 Jo 3,1) que nos deu e com o qual nos uniu a Si numa relação filial, que constitui a nossa mais profunda realidade".

A partir deste domingo, 4, com o a oração mariana do Angelus, o Papa retoma sua habitual agenda de encontros e audiências. (BF)

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285457