quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tênis Internacional: Jogo mais longo da história é adiado por falta de luz após 10h de disputa


John Isner e Nicolas Mahut quebram recordes de aces e seguem empatados em 59/59 no quinto set. Placar da Quadra 18 de Wimbledon entra em pane
Experimente você, leitor, tentar lembrar de uma partida longa ou de um recorde de duração no tênis. Se lembrou, esqueça. Esta marca caiu nesta quarta-feira, no duelo entre o americano John Isner e o francês Nicolas Mahut, válido pela segunda rodada do Torneio de Wimbledon. Na partida mais longa da história do tênis, os dois ficaram em quadra por 10h, disputaram 877 pontos, dispararam 193 aces e converteram apenas dois break points.E nem assim saiu um vencedor nesta quarta-feira. O quinto set, empatado em 59 a 59 (é isto mesmo, cinquenta e nove a cinquenta e nove), foi interrompido por falta de luz natural, por volta das 21h de Londres (17h em Brasília). As quatro primeiras parciais foram 4/6, 6/3, 7/6(7), 6/7(3) - primeiros algarismos apontam os games vencidos por Mahut. Apenas a última parcial durou 7h06m, estabelecendo uma nova marca para o set mais longo da história.
- Estamos lutando como nunca fizemos antes. Alguém tem que vencer, então vamos voltar amanhã. A torcida queria ver o fim, mas não deu - lamentou Mahut ao deixar a Quadra 18, lotada.
Isner mostrou curiosidade para saber os números do jogo
- Isto nunca mais vai acontecer. Não sei o que dizer. Ele sacou incrivelmente, eu saquei incrivelmente. Gostaria de ver as estatísticas.
A partida começou na terça-feira, mas foi interrompida quando Isner venceu o quarto set e não havia mais luz natural em Londres para que a disputa continuasse. Os dois voltaram à quadra por volta das 10h (de Brasília) desta quarta e, aos poucos, os recordes começaram a cair: quinto set com mais games na história de Wimbledon, partida de simples mais longa já vista no All England Club, quinto set mais longo de todos os tempos, partida mais longa (simples ou duplas) na história de Wimbledon, número de games disputados desde que o tie-break foi implantado no tênis, etc.
Quando sacou no 75º game do quinto set, Isner disparou seu 79º ace e quebrou também o recorde de Ivo Karlovic, que executou 78 saques, marca considerada inquebrável por muitos. O americano, aliás, teve três match points na primeira metade do quinto set, mas Mahut se safou de todos, sempre com ótimos saques.
No Twitter, outros tenistas se espantavam. "Esta partida não existe", exclamou Andy Roddick. "É muita disposição", ressaltou o indiano Rohan Bopanna, depois de 4h20m de quinto set. Eles estão quebrando todos os recordes. Alguém, disque 911!", brincou o também indiano Mahesh Bhupathi. "Que loucura!", disse o argentino Juan Mónaco. "Ninguém precisa urinar?", perguntou Roddick quando o quinto set já passava de 5h.
No intervalo entre dois games (Foto: Reuters)Quando a partida chegou à marca de 8h de jogo, por volta das 15h de Brasília (19h locais), a organização decidiu cancelar os jogos seguintes na Quadra 18. Enquanto isso, Isner e Mahut seguiam trocando aces e confirmando serviços.
Placar entra em pane após 100º game
No centésimo game, quando sacou para empatar o set em 50/50, Mahut também chegou a 78 aces, igualando a antiga marca de Karlovic. Neste momento, porém, Isner já havia elevado o recorde para 92. O americano cedeu dois break points (apenas o segundo e o terceiro do francês no jogo) no 101º game, mas se salvou - para variar - com dois ótimos saques.
Foi então que o placar em tempo real do site de Wimbledon entrou em pane. Após o 50/50, o marcador passou a exibir 1/0 Isner, em vez de 51/50. O tempo total de jogo também desapareceu da tela. O placar da Quadra 18 apagou. Os games eram narrados pelo árbitro de cadeira, Mohamed Lahyani. E quando o jogo chegou a 58/57, com 9h40min de partida, o quinto set já era mais longo que as 6h33m da partida mais longa da história até hoje.
A última grande chance do jogo foi de Isner, que teve um quarto match point quando Mahut sacava em 58/59. O francês se salvou com um ace, e dois pontos depois, empatou a parcial mais uma vez. Logo depois, o supervisor do torneio conversou com os jogadores e decidiu adiar o término para o dia seguinte.

Estudo italiano mostra que padres usam Internet frequentemente

Fonte: Rádio Italiana

Uma notável porcentagem de sacerdotes (94,7%) utilizam a Internet, particularmente para preparar homilias, estudar e sobretudo para divulgar a mensagem de Cristo, segundo estudo publicado em Roma.
Segundo pesquisa conjunta da Universidade de Lugano (Suíça) e Santa Cruz de Roma (Itália), realizada entre 15 de novembro de 2009 e 28 de fevereiro de 2010, 94,7% dos religiosos conectam-se à Internet todos os dias.
A maioria dos sacerdotes procura material para suas homilias e sermões (61,5% ao menos uma vez por semana).

A pesquisa apontou que 60,1% estudam e 64,4% consideram que a Internet melhora a formação.

No entanto, 38,6% evitam dar conselhos espirituais por esse meio, enquanto 52,5% estimam que a rede permite antes de tudo divulgar a mensagem de Cristo.
A Internet é considerada “um novo elemento cultural” e “a Igreja deve levá-la cada vez mais em conta”, admitiu o cardeal brasileiro Claudio Hummes, da Congregação para o Clero.

“Temos que dar indicações pastorais práticas no mundo digital”, comentou. No total, 4.992 sacerdotes responderam ao questionário, o que corresponde a 1,2% do total de sacerdotes do mundo.

Oficina na Estação das Artes

 

Começou nos dia 21 de junho e vai até dia 8 de julho, na Estação das Artes Assumpta Luiza Marchesoni Rogado incrições o preenchimento das vagas de oficina cultural. 

O curso oferecido é de iniciação ao teatro de bonecos para educadores e animadores sócio-culturais. 

As vagas são limitadas, apenas 20 e as aulas começarão no dia 8 de julho no período da manhã, das 8 às 12h e a tarde, das 14 às 17h. Até o momento a procura tem sido muito baixa.

Mais informações pelo telefone 3261-2126. 
A Estação das Artes fica na rua Othoni Joaquim de Souza, s/nº, centro. 

Veja o que já foi publicado a respeito:

A magia dos bonecos

Gepeto ensina como é a arte da manipulação e animação de fantoches




Jacqueline França
Agência BOM DIA



O poder de dar vida a um simples objeto que pode ser feito de pano, plástico ou madeira. Sentimentos, expressões, medos, sonhos, enfim, um fantoche pode ser tudo e fazer a imaginação ganhar asas.
As mãos experientes de Gepeto (o pai do Pinóquio) são as responsáveis por esse ingresso no mundo dos sonhos. Claro que Gepeto não é o mesmo da antiga história, mas Oscar Goldszmidt Don, 72 anos, alimenta o mesmo anseio de ver seus bonecos ganhar o mundo dos vivos. A partir desta quinta, ele vai compartilhar seus segredos em um curso na Oficina Cultural Grande Otelo (praça Frei Baraúna, sem número, telefone (15) 3224-3377).

Serão dez aulas que esse mago vai ensinar como transmitir sentimentos e expressões por meio da manipulação. Os pouco mais de 20 felizardos  do curso vão aprender a enxergar pelos olhos do bonequeiro. “O mundo dos bonecos tem muita magia.” Uruguaio, Gepeto se encontrou no teatro de bonecos há seis anos, depois de se aposentar como engenheiro. “Vivo hoje a fase mais feliz da minha vida.”

Tudo começou na própria Oficina Cultural, coordenada por Bernardete Pacheco. Depois de um curso de fantoches, Gepeto se apaixonou. Hoje, ele tem uma atividade intensa, mesmo com a idade avançada. Além do curso que começa hoje, ele participa de um grupo de pesquisa na USP (Universidade de São Paulo) e cuida de um grupo de teatro de bonecos em Araçoiaba da Serra, onde mora. Ele não sabe quantos bonecos já fez, mas confessa o amor pelo menino de madeira. “Tenho uns oito Pinóquios.”

Em duelo muito disputado, Desportivo Brasil vence Elosport


A equipe Profissional do Desportivo Brasil suou para vencer o Elosport, por 1 x 0, na manhã deste sábado, dia 19, no estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna. O duelo, válido pela 8ª rodada do Campeonato Paulista da Série B, manteve o DB na 2ª colocação do Grupo 4, agora 15 pontos.

Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, o meia Marcus Vinícius abriu o marcador e colocou o DB em vantagem no placar, após belo passe do volante Marquinhos. Durante o primeiro tempo, o Desportivo controlou as ações do jogo e só não marcou o segundo gol porque o sistema defensivo do Elosport impedia as investidas do ataque rubro celeste.
Na segunda etapa o panorama da partida mudou e, mesmo atuando fora da casa, a equipe de Capão Bonito passou a mandar no jogo. O Elosport ainda mandou uma bola na trave, mas o bom desempenho da defesa do DB neutralizou o adversário e segurou a vitória.
Apesar do resultado positivo, a liderança do Grupo 4 segue com o Paulínia que, no domingo, bateu o SEV/Hortolândia por 2 x 0 e chegou aos 18 pontos. O DB volta a campo no próximo sábado, dia 26, de olho na primeira colocação da chave diante do Capivariano, em Capivari, às 15h.

Campeonato Paulista Série B 2010
DESPORTIVO BRASIL 1 x 0 Elosport
Data: 19/06/2010
Local: estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna-SP
Gol: Marcus Vinícius 10/1 (DESPORTIVO BRASIL)
Cartões Amarelos: Emerson Gaúcho, Dudu e Jacinto (DESPORTIVO BRASIL) Jone, Celso Oliveira, Manoel, Robson Rodrigues e Willian Silva (Elosport)

DESPORTIVO BRASIL: 1-Cristiano; 2-João Paulo Manzoli, 3-Robenval, 4-Aírton e 6-Dudu (14-Fred 27/2); 5-Nando, 7-Emerson Gaúcho (15-Matheus Galdezani 9/2), 8-Marquinhos e 10-Marcus Vinícius; 11-Romarinho (17-Jacinto 20/2) e 9-Jonathan Cafu. Técnico: Waldemar Privati.

Elosport: 1-Diego Silva; 2-Douglas Amaral, 3-Celso Oliveira, 4-Robson Rodrigues e 6-Manoel; 5-Willian Silva, 8-Jone (13-Claudinei 20/2), 11-Wallace e 10-Hector (15-Maycon 13/2); 7-Luis Alex e 9-Cícero (16-Maicon Lima 31/2). Técnico: Luis Carlos Vilela