terça-feira, 15 de novembro de 2011

Foto, Macaco fica com olho inchado após brigar com homem no zoologico de Sorocaba.

Mecânico embriagado havia invadido espaço dos animais em Sorocaba.
Macacos arranharam homem, que revidou: 'pulei para brincar com eles'.
Macaco-aranha chegou a ficar com o olho inchado após briga em zoológico de Sorocaba. (Foto: Reprodução/TV Tem)
Macaco-aranha chegou a ficar com o olho inchado após a briga.
 
Um macaco-aranha chegou a ficar com o olho inchado após brigar com o mecânico João Leite dos Santos no Zoológico Municipal de Sorocaba, no interior de São Paulo, na tarde de domingo (13). No entanto, na segunda-feira ele já passava bem e brincava com os outros macacos.
O mecânico tinha sinais de embriaguez e pulou a grade que cerca a ilha dos macacos no zoológico porque estava com calor e queria nadar e brincar com os animais. "Eu achei muito bonita a água e pulei para brincar com os macacos. E os macacos pegaram o meu braço", afirmou o Santos.
saiba mais
Após alcançar a margem da ilha, o homem foi atacado pelos animais e precisou de ajuda para ser retirado da água. Ele apresentava arranhões e marcas de mordidas nos mãos e nos braços. "Não aguento mais de dor", disse Santos, após ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O mecânico foi encaminhado ao Hospital Regional de Sorocaba para o atendimento.

Fonte, TV Tem.

Uma em cada dez pessoas será diabética nos próximos 20 anos.

Os cartões-postais do Brasil foram iluminados de azul. É um alerta contra uma das doenças que mais avançam no país e no mundo: o diabetes.


 





O Brasil acendeu a luz azul, na noite de segunda-feira (14), para lembrar a luta contra o diabetes. Muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é a doença e como ela pode ser controlada. Foi por isso que em São Paulo profissionais da saúde foram para as ruas, em uma campanha de conscientização, sobre a necessidade de descobrir e tratar o diabetes o mais cedo possível.
A noite se iluminou de azul em vários cantos do país. No Rio de Janeiro, foi o Cristo Redentor. A Catedral de Brasília foi uma das escolhidas no Distrito Federal. Em São Paulo, eram monumentos como a Assembleia Legislativa e a Ponte Estaiada. Era um alerta.
“No Brasil já temos dez milhões de pessoas com diabetes. É uma complicação que tornou essa doença pouco frequente até 40 anos atrás em uma doença com características de epidemia”, alerta Walter Minicucci, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Mas o diabetes ainda é uma estranha para muita gente. Quase metade das pessoas ouvidas em uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes não sabia direito o que é a doença. “Já ouvi falar”, admite uma jovem.
O diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue usar a insulina produzida. É a insulina que faz com que a glicose entre na célula e vire fonte de energia. Se isso não acontece, o açúcar fica circulando em excesso no sangue. A consequência pode ser, por exemplo, a cegueira, a insuficiência renal e doenças no coração.
No futuro, o número de diabéticos tende a ser bem maior em todo o mundo. É o que estima a Associação Nacional de Assistência ao Diabético. Daqui a 20 anos, uma em cada dez pessoas vai ter a doença. Entre os principais motivos, estão a obesidade e o sedentarismo.
Por isso, especialistas recomendam: segure a onda quando passar perto da mesa de doces. “Não posso ver chocolate, mas eu sei que a gente sempre tem de se policiar”, diz um senhor.
Prefira legumes, frutas e verduras e se mexa. “Eu caminho, me esforço para caminhar e faço exercício, porque melhora e evita de eu tomar remédio”, comenta o administrador de empresas Carlos Takeo.
Um caso na família já é para acender o sinal de alerta. O risco aumenta. O melhor é ficar de olho e fazer o exame, pelo menos, uma vez por ano. É simples. “É menos do que uma picada na manicure. Na manicure, dói mais”, brinca a aposentada Hebe Ramos.
Dona Conceição foi para a fila e encarou o teste. Em cinco segundos, veio a avaliação. “Ela me disse que já almoçou tem umas duas horas. Está excelente o resultado”, elogia a técnica de enfermagem. “Está tudo certo, graças a Deus”, comemora Dona Conceição.
Um levantamento da Associação Nacional de Assistência ao Diabético mostra que a metade dos pacientes se trata com medicamentos, e a outra metade faz apenas dietas ou exercícios ou não se trata.

Fonte, Jornal Bom dia.

História do mecânico que apanhou de macacos em Sorocaba ganha imprensa internacional

"Feito” é destaque em veículos como o The New York Times.
Ferido, João Leite se recupera em sua casa.


Reprodução
Notícia está na editoria "Mundo" no site do Washington Post









Quando decidiu caminhar com água pela cintura até a ilha onde os macacos aranha vivem no
Zoológico Municipal de Sorocaba, o mecânico João Leite dos Santos, 64 anos, não sabia que ganharia o noticiário internacional. A história de irresponsabilidade do homem que estava embriagado, invadiu a área dos animais e acabou levando uma verdadeira surra dos primatas despertou interesse de veículos de outros países.

No site do The New York Times, um dos mais renomados veículos da imprensa mundial, o nome de Sorocaba é colocado como o local onde um mecânico nadou até macacos e acabou saindo bastante ferido por isso.

O jornal destaca que João disse que queria apenas brincar com os animais. O texto ainda aparece entre as notícias do Washinton Post, Yahoo, Las Vegas Sun, Miami Herald, entre outros que ainda nesta terça-feira, dois dias após o ocorrido, reproduzem as informações divulgadas pela imprensa de Sorocaba.

Em entrevista à TV Tem (assista no link abaixo), o mecânico, que mora em Araçoiaba da Serra e desde o ocorrido vive seus 15 minutos de fama na vizinhança, afirma que só foi mexer com os macacos porque achava que eles eram "mansinhos". Com um dos braços repleto de curativos, ele ficará afastado de suas funções por alguns dias.

Leia mais:
Mecânico achava que macaco era "mansinho"
Macaco atingido em zoo de Sorocaba se recupera

Eleito o novo presidente da Cáritas Brasileira

 


O bispo de Abaetetuba (PA), Dom Flávio Giovenale, foi eleito com 63% dos votos para ocupar o cargo de presidente da Cáritas Brasileira para o próximo quadriênio. No total, 117 delegados participaram deste processo. Dom Flávio recebeu 74 votos e Dom Guilherme Antônio Werlang, da diocese de Ipameri (GO), ficou com 43.

O processo eleitoral que teve início no dia 10, durante o 4º Congresso e 18ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, realizado em Passo Fundo (RS), seguiu até o dia 11, pois nenhum dos candidatos recebeu 50% mais um dos votos, conforme prevê o estatuto da instituição.

Anadete Gonçalves Reis foi reeleita para a vice-presidência da entidade com 99% dos votos.

O bispo de Abaetetuba é originário da cidade de Murello, Itália, nascido no dia 06 de maio de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena, São Paulo, entre os anos de 1975 e 1976 e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também em São Paulo, entre 1978 e 1981. Pós graduou-se na Universitá Pontificia Salesiana (Fac. Spiritualitá) em Roma (1984-1985). Foi ordenado Bispo em 8 de dezembro de 1997 assumindo a Diocese de Abaetetuba.

Antes, Dom Flávio Giovenale trabalhou na Pastoral Vocacional no estado do Pará, de 1982 a 1983, foi reitor do Seminário Menor em Manaus (AM) entre os anos de 1986 a 1989, retornando novamente ao cargo de reitor do Seminário Maior em Manaus durante um ano (1990-1991); foi ecônomo da Província de 1992 a 1997 e procurador Missionário para o Brasil nos anos de 1994 a 1997.

Como bispo exerceu o cargo de Secretário Executivo nos anos de 1999 a 2003 e presidente de 2004 e 2007 do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará). Este ano Dom Flávio foi eleito a assumir, pela segunda vez, o cargo de Secretário Executivo do Regional Norte 2.


Fonte, Canção Nova.
Adptação, Diego Ferraz/Pascom

Leigos têm papel fundamental na construção de um Brasil mais justo



O dia 15 de novembro é particularmente especial para o Brasil. Em 2011, a data recorda os 122 anos da Proclamação da República, que ocorreu em 1889.

A construção de um país é tarefa que diz respeito a todos os seus habitantes. Quando o assunto é colaborar para um país mais justo e solidário, os cristãos possuem uma missão específica. Ainda mais no Brasil, que carrega o título de ser a nação que possui o maior número de católicos em todo o mundo.

"Os cristãos não podem ser um sinal se eles estiverem escondidos. O sinal tem que ser visto. Jesus diz que não se acende uma lâmpada para colocá-la embaixo da mesa, mas sim bem no alto. A Igreja orienta os cristãos a mostrarem o seu rosto, a marcarem a sua presença no mundo e dentro do Estado", explica o presidente da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB e Bispo de Ipameri (GO), Dom Guilherme Werlang.

Nesse sentido, os cristãos leigos possuem uma tarefa particular, própria e oportuna para fazer acontecer a justiça e a paz. A Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, resume a peculiaridade do cristão leigo com a expressão "índole secular", apontando que eles são chamados a evidenciar a missão da Igreja no mundo, sendo fermento no meio da sociedade. Também o Documento 62 da CNBB - Missão e ministério dos cristãos leigos e leigas - afirma que "os cristãos são no mundo portadores da esperança".

"Por meio das pastorais, movimentos sociais, organismos, ONG's, também nos partidos políticos, na luta pela organização do povo, exercendo com fidelidade as diversas profissões, sempre em favor do bem comum. São formas concretas de se viver esse apostolado", complementa Dom Guilherme.

Já o presidente do Setor Leigos da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB e Bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, recorda que os leigos são cidadãos plenamente. "E cabe ao cristão, ao cidadão, construir uma pátria livre, onde prevaleça a dignidade, os valores humanos, éticos, a liberdade religiosa e de expressão, para que possamos ser um povo maduro, equilibrado. Nesse aspecto, a Igreja encontra uma grande força de contribuição junto ao laicato".

Acesse
.: PODCAST: Ouça entrevista com Dom Guilherme Werlang
.: PODCAST: Ouça entrevista com Dom Severino Clasen

Outro fator importante é saber que o papel do Estado e o da Igreja são distintos, embora complementares. Assim, os cristãos devem saber quais são as maneiras mais eficazes, eficientes e éticas de agir no contexto político.

"A cidadania é própria do ser humano, é um compromisso de todos nós. E, a partir da fé cristã, nós temos um compromisso, que brota do Evangelho, de sermos os protagonistas, os construtores da paz, da justiça, do bem social de todas as pessoas. Como cidadãos e como cristãos, temos que saber unir as duas realidades. Nesse sentido, temos que assumir, como cristãos inseridos no mundo, compromissos políticos, especialmente os leigos e leigas que são cristãos", reforça o presidente da Comissão Caridade, Justiça e Paz.


Testemunhar a fé na sociedade

O Papa Bento XVI, em diversos pronunciamentos desde o início de seu pontificado, tem destacado a necessidade de um testemunho corajoso da fé no âmbito das várias realidades sociais. No entanto, hoje propaga-se muito a ideia de que a fé é um fato privado, que não deve ter implicações na vida social. Esse é apenas um dos tantos desafios que surgem para os cristãos conseguirem concretizar seu testemunho no mundo.

Nessa perspectiva, há uma confusão no que diz respeito ao conceito de Estado Laico, como se, nesse, não se pudesse falar de Deus. No entanto, o Estado Laico apenas não possui uma religião oficial, mas não impede, pelo contrário, incentiva que cada um viva a sua fé.

"O Estado deve dar a garantia de que cada um possa viver plenamente a sua fé, por meio da sua igreja ou organização religiosa. Nós, cristãos, temos que mostrar o nosso rosto de católicos, de acordo com os ensinamentos e diretrizes que a Igreja nos dá. Devemos ser fiéis à nossa fé no trabalho, no esporte, no lazer, nas férias, na participação ativa na vida da Igreja, assumindo esses compromissos de uma forma pública", afirma Dom Werlang.

"O leigo tem que ser protagonista da história, puxar a 'carroça da história', no sentido positivo, maduro, livre, onde os princípios cidadãos sejam preservados. Para isso, há um arsenal de pastorais e condições para que os leigos se aprimorarem no conhecimento e, assim, participem de maneira justa e ética na sociedade", sublinha Dom Clasen.

Quando um leigo também atua na administração do poder público, deve ter a consciência da maturidade do que é justo, verdadeiro, nobre, para que o ser humano não seja substituído por outras tendências ou forças.

"Por isso, a Igreja tem um compromisso muito sério com a vida humana e com as instituições, para que o ser humano volte a ter o seu valor, para que se diminua a violência, a corrupção, os roubos, os assassinatos", continua o presidente do Setor Leigos.

Fonte. Canção Nova

Santuário São judas Tadeu: Terço dos homens completou um ano.

 

Os homens e suas esposas festejando

Segunda-feira, 07 de novembro. Dia de festa para os participantes do Terço dos homens, no Santuário São Judas Tadeu, que comemorou um ano de atividade, com uma confraternização e com suas esposas como convidadas. No domingo 13/11 haverá Missa em ação de graças às 19:00h. Um movimento que começou tímido mas que foi crescendo em número de participantes e em demonstração de fé à Nossa Senhora, e que conta hoje com meia centena de homens assíduos, que toda 2ª-feira a partir das 20:00h se reune para rezarem o Terço por si mesmos, pelas famílias , pelo santuário e pela Igreja. Também os homens deixam suas casas, seu lazer, sua comodidade, para se porem ao pés da Virgem Santíssima em oração, e trazem consigo seus filhos, netos. E esses mesmos homens se reunem em Adoração ao Santíssimo, toda 5ª-feira na Capela da Adoração Perpétua. Waldeliz Campos

Fonte: fonte-site-do-santuario-waldeliz-campos

4ª Campanha de Doação de Sangue de Capivari acontece dia 19 de novembro


A Prefeitura Municipal de Capivari por meio da Secretaria da Saúde realizará no dia 19 de novembro de 2011, sábado, das 8 às 12 horas, no Posto de Saúde Central a 4ª Campanha de Doação de Sangue do ano de 2011.
Homens que foram doadores de sangue há mais de 60 dias e mulheres há mais de 90 dias poderão participar desta Campanha.

As condições básicas para doar sangue são:
Sentir-se bem, com saúde (não ter tido gripe ou diarreia nos últimos 7 dias ou qualquer tipo de infecção nos últimos 15 dias).
Apresentar documento com foto (RG, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho).
Ter no mínimo 16 e no máximo 67 anos 11 meses e 29 dias, sendo que o limite para a primeira doação é de 60 anos 11 meses e 29 dias.
Pesar acima de 50 kg.

Das recomendações para o dia da doação são:
Não doar sangue em jejum, tomar café da manhã leve, evitando alimentos gordurosos.
Repousar mínimo de 06 horas na noite anterior.
Não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior a doação.
Evitar o fumo por pelo menos 2 horas antes da doação.


Doe sangue, faça alguém nascer de novo. Ajudar tá no sangue. Outras informações pelo telefone 3492-8200 ou no Posto de Saúde Central - Rua Padre Haroldo, 553 no Centro.




Fonte: A.I.Prefeitura de Capivari


Prefeitura inicia montagem de arquibancadas no Estádio Carlos Colnaghi




Serão 2 mil novos lugares para atender regulamento da FPF. Obras garantirão jogos do Capivariano em casa pela série A3 do Campeonato Paulista.
A Prefeitura Municipal de Capivari iniciou nesta sexta-feira, 11/11, a instalação de nova arquibancada no Estádio Carlos Colnaghi. A obra ampliará a capacidade dos atuais 8 mil para 10 mil lugares e atenderá exigência da Federação Paulista de Futebol (FPF) para que o Capivariano Futebol Clube possa disputar em casa os jogos da Série A3 do Campeonato Paulista de Futebol, com início em janeiro e a grande final prevista para o começo de maio de 2012.
A Prefeitura Municipal disponibilizará os 2 mil novos lugares em tempo recorde – tudo estará pronto até domingo, 13/10 - já que apenas no último dia 27 de outubro o Prefeito Luis Donisete Campaci foi informado da necessidade emergencial da nova arquibancada, que deveria estar pronta até a segunda quinzena de novembro, quando haverá rigorosa fiscalização do Departamento de Segurança da FPF para credenciamento do estádio.
“Assumimos um compromisso com o Presidente do Capivariano, Osvaldo Agostinho Riccomini, de que faríamos tudo o que estivesse ao nosso alcance e que a lei nos permitisse para garantir os jogos do Capivariano”, conta Campaci, que liderou pessoalmente todo o processo e mobilizou as secretarias de Esporte, Obras e Projetos para esta tarefa.
“Nossos atletas acabam de realizar uma brilhante campanha de acesso à série A3, projetando o nome de Capivari no cenário esportivo nacional e trazendo muitas alegrias para o torcedor Capivariano”, relata Campaci, que prestigiou e vibrou com os jogos do Leão no Estádio Carlos Colnaghi. “Por tudo isso, todo e qualquer apoio vindo da torcida, dos patrocinadores e do Poder Público é mais que merecido”, ressaltou o Prefeito.







 
 
Fonte: A.I.Prefeitura de Capivari

Viver na expectativa da vinda do Senhor é o convite de Bento XVI



O Evangelho de domingo nos ensina a usar bem os dons de Deus, que chama cada homem à vida e lhe confia talentos e entregando-lhe ao mesmo tempo uma missão para realizar, afirmou O Papa Bento XVI antes da recitação do Angelus deste domingo, 13, numa breve reflexão dedicada à parábola dos talentos.

"Queridos irmãos acolhemos o convite à vigilância que é a atitude de quem sabe que o Senhor voltará e quererá ver em nós os frutos do seu amor", disse o Papa aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, que somavam cerca de 40 mil pessoas.

O Santo Padre afirmou que a Palavra de Deus deste domingo nos exorta que a vida terrena é provisória e devemos vivê-la como uma peregrinação, mantendo o olhar fixo para a meta que é Deus.

"Deus é o nosso destino último e o sentido do nosso viver, enquanto que a passagem obrigatória para chegar esta realidade definitiva é a morte, seguida pelo juízo final", destaca.

Ao recordar as palavras do apóstolo Paulo, que diz que o dia do Senhor virá como um ladrão a noite, sem nos avisar, o Papa afirmou que ter a "consciência do regresso glorioso do Senhor Jesus leva-nos a viver numa atitude de vigilância, esperando a sua manifestação na memória constante da sua primeira vinda".

Após o Angelus, o Santo Padre recordou sua viagem à Benin, na África, no próximo final de semana. Em seguida, destacou a jornada de oração pela "Igreja perseguida", promovida na Polônia pela pela organização católica internacional "Ajuda à Igreja que Sofre", recordando em particular os católicos do Sudão.

“Deixo votos de que esta jornada sensibilize todos para o drama da pobreza humana e das perseguições, para a necessidade de respeitar a dignidade humana e o direito à liberdade religiosa”, afirmou.

O Santo Padre recordou também o Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta segunda-feira, 14, e destacou que reza sempre pelos que sofrem esta enfermidade e pelos profissionais de saúde que se empenham para ajudá-los.

Fonte, Canção Nova

Padre Rufus esclarece os mitos sobre as possessões



Padre Rufus concedeu neste domingo uma coletiva de imprensa na sede da Canção Nova
Existem muitas verdades e mentiras sobre as possessões demoníacas. São muitas as histórias, filmes e explorações midiáticas sobre o assunto. O noticias.cancaonova.com perguntou ao presidente da Associação Internacional para o Ministério de Libertação e vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas, padre Rufus Pereira: O que é verdade e o que é mentira quando falamos sobre possessões demoníacas? Quais são os maiores mitos?

“É uma grande pergunta e fundamental, pois como em tudo pode haver dois extremos: um extremo é dizer que o demônio não existe. Isso é muito contrário ao que diz na Bíblia. No outro extremo estão as pessoas que veem o demônio em toda parte, que culpam o demônio por tudo, mesmo por aquilo que é culpa delas próprias", responde padre Rufus, que participa nestes dias do Acampamento de Cura e Libertação na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).
O sacerdote indiano salientou durante a entrevista coletiva na manhã deste domingo, 13, que graças aos encontros de cura e libertação que acontecem na Canção Nova, onde ele esteve pela primeira vez em 1999, muitas coisas aconteceram, mas muitas outras coisas poderiam acontecer.

"Da mesma forma devemos evidenciar os dois extremos: pessoas dizendo que não tem nada a ver com o demônio, que basta ir a um bom médico, um psiquiatra, e outras no outro extremos dizendo que não é preciso recorrer a medicina, aos psicólogos, basta recorrer a um exorcista", reforça.


Possessões demoníacas x doenças físicas e mentais

Para padre Rufus, a questão básica desse problema todo é o discernimento, não é simplesmente conhecer o ensinamento teórico da Igreja como um todo, mas entender a vivência na prática.

“Meu maior desejo é que pudesse dar esse tipo de encontro para a conferência episcopal de cada país, para que a gente possa evitar os dois extremos: ver o demônio em toda parte e não tomar as atitudes necessárias na busca de um médico, ou não acreditar que o problema da pessoa não é causado por germes ou infecções, por algo físico, mas algo espiritual”, destaca.

Outro ponto importante, segundo ele, é conhecer o ensinamento da Igreja que claramente revela do primeiro ao último livro da Bíblia a verdadeira existência do demônio e não somente isso, mas que ele continua trabalhando.

“Nossos primeiros pais, Adão e Eva, Jesus mesmo foi tentado por satanás. E eu tenho visto isso acontecendo todos os dias, nos últimos 40 anos, casos de pessoas que sofrem pela influência de satanás”, diz o vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas.


Os médicos e a compreensão do exorcismo

Padre Rufus conta que em setembro deste ano foi convidado pela terceira vez para dar um retiro sobre o Ministério de Cura Interior e Libertação para os membros da Associação dos Terapeutas católicos na Itália.

“Foi a terceira vez que fui convidado para falar aos mais renomados psiquiatras da Itália, então você pode compreender que eles acreditaram no que eu disse nas vezes anteriores e eles já me convidaram para o próximo ano. Lá encontrei casos incríveis”, afirma.

Um desses casos encontrado na Itália por Padre Rufus foi o de uma mulher, entre 50 e 55 anos, que vivia junto com seu marido e seu filho. Ele conta que a medida que ia conversando com a mulher, o inimigo se manifestou.

“O marido teve que segurá-la firmemente porque ela queria pular sobre mim e me enforcar. Então comecei a rezar silenciosamente olhando para ela e aos poucos suas mãos foram relaxando”, explica.

E na medida em que o sacerdote conversava com a mulher e seu esposo, pôde ver que ela estava sendo afetada desde o momento de sua concepção.

“Eu não fiz uma oração especialmente, somente fiz como Jesus fazia, olhei para ela com grande amor e grande fé, e sua mãos foram relaxando até o ponto que o marido não precisava mais segurar, então ela me deu um beijo no rosto e foi liberta”, afirma.

O sacerdote indiano salienta que sempre quando alguém se apresenta a ele, ele pergunta se a pessoa já esteve num médico, pois não se pode deixar de lado a medicina. Em todos os casos, nas doenças físicas, psicológicas e psiquiátricas, bem como nas influências e possessões demoníacas, a cura está nas mãos de Deus.

“O que o homem não pode fazer, Deus faz, porque Ele é um Deus de amor, nosso Pai”, conclui Padre Rufus

Fonte, Canção Nova.

Dia 15 Proclamação da República


Manuel Deodoro da Fonseca – Proclamador da República e 1º Presidente do Brasil

No dia 15 de novembro comemoramos a instalação da República no Brasil, uma forma de governo na qual o povo exerce a sua soberania por meio da escolha do chefe da nação. Este foi um capítulo muito importante na história do Brasil, já que hoje vivemos em um regime democrático. Vamos relembrar como tudo isso aconteceu?

Antes de se tornar uma República, o Brasil era um Império. Em outras palavras, éramos independentes de Portugal, no entanto, todas as decisões eram tomadas de forma unilateral pelo imperador, D. Pedro II. A monarquia começou a ficar enfraquecida no fim do século XIX, período em que o Brasil passava por uma série de mudanças sociais e econômicas.

Com o fim da escravidão, o Império perdeu o importante apoio dos escravocratas, uma vez que os republicanos (que eram aqueles que queriam acabar com a monarquia) compartilhavam os mesmos ideais dos abolicionistas. D.Pedro II também perdeu o apoio fundamental da Igreja ao interferir em assuntos religiosos. Os militares estavam descontentes pela atitude do imperador de proibir os mesmos de se expressarem na imprensa. Por fim, a classe média (jornalistas, médicos, comerciantes, etc.), que estava em constante crescimento, desejava conquistar um espaço maior nas decisões políticas. Todos estes fatores foram fundamentais para o fim das bases de sustentação da monarquia no Brasil.

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca declarou o fim do período imperial. Naquele mesmo dia se formou um governo provisório. Assim, o marechal se tornou o primeiro presidente da história do Brasil. Ciente de que não conseguiria de forma alguma reverter tal situação, D. Pedro II apenas aceitou a vontade do povo e retornou para Portugal.

Pascom

Igreja proclama Beato Mons. Carl Lampert, mártir do nazismo














Viena (RV) - Não teve medo de opor-se ao regime nazista e de testemunhar fidelidade a Cristo, e por isso, no trágico período da perseguição anticatólica na Áustria, foi deportado e condenado à morte: trata-se de Mons. Carl Lampert, que a Igreja inseriu neste domingo no catálogo dos Beatos.

No Angelus, na saudação aos de língua alemã, o Papa recordou essa figura de sacerdote mártir ressaltando que "no tempo obscuro do nazismo, viu com clareza o significado da palavra de São Paulo: "Nós não pertencemos à noite nem às trevas".

A missa de Beatificação foi presidida na tarde deste domingo, na localidade austríaca de St. Martin in Dornbirn, pelo Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

Morreu pronunciando os nomes de Jesus e de Maria, aos quais testemunhou inquebrantável fidelidade no trágico período da perseguição anticatólica na Áustria, durante a II Guerra Mundial. E tornou-se para todos, modelo de amor a Cristo e à Igreja.

O sacerdote austríaco Carl Lampert, vice-Vigário da Administração Apostólica de Innsbruck-Feldkirch, foi vítima das violências do regime nazista, ao qual com coragem manifestou abertamente seu dissenso: detido três vezes, foi confinado em dois campos de concentração, exilado e condenado à decapitação sob acusação de espionagem.

Tratou-se de uma longa via-sacra que o levou ao martírio, enfrentado permanecendo firme na fé, graças a uma profunda união com Deus – evidenciou o Cardeal Angelo Amato.

"O martírio é o maior ato de amor a Deus e constitui o caminho mais nobre rumo à santidade", observou o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, que sintetizou do seguinte modo a herança deixada pelo novo Beato:

"Como o sacrifício de Cristo foi penhor de salvação para a humanidade, assim o sacrifício do Beato Lampert será semente de renovada vida cristã na terra abençoada da Áustria." Um exemplo precioso, sobretudo, para as novas gerações austríacas – concluiu. (RL)





Diabetes causa uma morte a cada dez segundos, alerta federação

 


Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.

No Dia Mundial do Diabetes, lembrado na segunda-feira, 14, o foco da campanha global, pelo terceiro ano seguido, é orientar a população para prevenir a doença, que mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo - conforme estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

O desconhecimento sobre o que é a doença, os sintomas e o tratamento tem sido um dos obstáculos para conter essa epidemia global. A própria federação internacional estima que metade das pessoas não sabe que tem diabetes.

Apesar de muitos brasileiros terem um parente ou amigo com a doença, parte deles não sabe como evitá-la. “Muitos têm contato, mas não conseguem ajudar a pessoa próxima [com a doença]. E ficam incapazes de prevenir nelas mesmas”, alerta o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter Minicucci.

O diabetes tipo 2, que atinge mais pessoas, ocorre quando há aumento da taxa de açúcar (glicose) no sangue. Os sinais mais comuns são a sede excessiva, a perda de peso, a fome exagerada, a vontade de urinar muitas vezes, a difícil cicatrização de feridas, a visão embaçada, o cansaço e infecções frequentes. Alguns dos fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo e o histórico familiar com casos da doença.

A prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada ajudam a evitar o diabetes tipo 2, que não tem cura.

Quando o diabetes não é tratado, aumenta o risco de o paciente ter um ataque cardíaco, ficar cego ou sofrer amputação de uma perna.


Fonte, Canção Nova
Adptações, Diego Ferraz

Jovens, recebem a 1° Eucaristia.

Aconteceu no domingo dia, (13) na Missa das 09 hs na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, a Cerimônia da 1° Comunhão de 45 jovens, onde teve uma grande participação da comunidade local e de pais e parentes dos jovens, na homilia o Pe. Toninho ressaltou a importancia desses jovens perseverarem na comunidade, mas falou para que isso aconteça os pais serão os grandes responsáveis em incentivar os seus filhos a estarem indo as Missas nos finais de semana, o Coral foi intercalado juntamente com os jovens que iriam receber o sacramento, Confira abaixo algumas fotos.










Fotos e Texto, Diego Ferraz/Pascom