terça-feira, 7 de agosto de 2012

Oficinas de arte estão com inscrições abertas em Porto Feliz

casa da cultura

A Secretaria de Educação, Cultura e esportes, através da Diretoria de cultura abre inscrição para as oficinas de arte. Os interessados devem comparecer à Casa da Cultura, na rua Tristão Pires, 123, Centro entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, das 8h às 17h.

Os cursos são para Desenho e Pintura em Tecido, Pintura em Tela e Escultura em Papel. Todos são gratuitos e abertos para qualquer cidadão com idade a partir de 7 anos.

As oficinas serão ministradas pelos professores Fernando Aragão dos Santos e Marcelo Rosa dos Santos. Haverá turmas nos períodos da manhã e da tarde e as aulas começam no próximo dia 6 de agosto. Mais informações pelo telefone (15) 3262-4788.

AIPF
Foto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Abra seu coração para viver um tempo novo

Terça-Feira, 07 de agosto 2012

Agora é o tempo da graça, o tempo oportuno. Tudo o que ficou para trás precisa ser deixado no coração de Deus. Não fique se lamentando, não fique mais com os olhos voltados somente para os problemas. Olhe para o Senhor. Os olhos d'Ele estão voltados para você e para a sua casa.
No número 83 do seu diário, Santa Faustina traz o que o próprio Jesus lhe disse a respeito do significado da intensificação da Misericórdia d’Ele nestes tempos:"Escreve isto: antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia (...)". O Senhor quer atingir a cada um pessoalmente, penetrar a nossa consciência e o coração com esta graça extraordinária da Divina Misericórdia, capaz de nos transformar em homens e mulheres novos.
O Senhor não nos quer mais olhando para os nossos pecados e para o passado. Ele nos chama para que sejamos adoradores a fim de experimentarmos a Divina Misericórdia. A adoração não é para os perfeitos nem para aqueles que já chegaram a um alto grau de santidade. A adoração é para nós, pecadores, que sentimos o peso do pecado em nós. São Paulo dizia que sentia o pecado como duas naturezas, duas forças se debatendo uma contra a outra em seu interior: "Por um lado eu conheço e quero o bem, mas enquanto eu sei o que é bom e quero o bem, acabo fazendo o pecado e o mal" (cf. Rm 7,19). Este grande apóstolo não era um recém-convertido quando escreveu a Carta aos Romanos. Ele já tinha sofrido muito por Cristo e se transformado bastante, e mesmo assim ainda sentia dentro dele essa luta que acontece com todos nós.
Diante de toda a grandiosidade que nos é apresentada por Deus agora, é preciso abrir o coração para viver um tempo novo. O Senhor nos prometeu:
"Meus olhos estarão abertos e meus ouvidos atentos à oração feita neste lugar. Pois agora escolhi e santifiquei esta Casa dedicada ao meu nome para sempre. Meus olhos e meu coração estarão nela todo o tempo" (2Cr 7,15-16).
Obrigado, Senhor, porque me volto para Ti e o teu amor já me envolve e tua Divina Misericórdia me restaura e salva.
Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Estão abertas as inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

 

 

As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc) estão abertas e já podem ser feitas no site www.ebruc.setoruniversidades.org.br no link Inscrições até o dia 19 de setembro de 2012. O evento, que ocorre de 12 a 14 de outubro em Curitiba, no Paraná, é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio do Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Educação Cultura, e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). O Ebruc também conta com o apoio do Grupo Marista, Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Arquidiocese de Curitiba e Pastoral Juvenil Marista.

A proposta do encontro é reunir jovens de todo o Brasil que atuam no meio universitário para refletir, partilhar e articular a ação evangelizadora nesse meio que constitui um dos “novos areópagos” da Igreja. É referência para a realização do  Ebruc, o destaque feito nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para a importância da formação de pensadores e pessoas que estejam em níveis de decisão, evangelizando, com especial atenção e empenho, os novos areópagos, pois um dos primeiros é o mundo universitário.

Tema e lema

O bispo referencial do Setor Universidades, dom Tarcísio Scaramussa, anunciou que o tema escolhido é Educação e Cultura: areópagos da missão e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”,  expressão baseada no Evangelho segundo São João.

“O tema do 2º Ebruc ressalta, portanto, que a Igreja, por meio de seus membros individualmente, e de seus grupos e instituições organizadas, também se faz presente no campo da educação e da cultura, como areópagos do nosso tempo, concretizando neles sua missão evangelizadora”, explicou.

Ainda segundo o bispo, o lema do evento destaca o valor do saber e do testemunho do cristão. “A participação no diálogo, fé e cultura exige saber fundamentado, assimilado, consciente. Exige, ao mesmo tempo, convicção e coerência para testemunhar o que se vivenciou, o que se interiorizou como experiência de fé, de encontro com o Senhor”, avaliou.

Motivações e expectativa

A segunda edição do Ebruc também quer motivar a juventude cristã universitária brasileira para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013, e para o Congresso Mundial de Universidades em Belo Horizonte (MG) durante a Pré-Jornada.  A expectativa para o 2º  Ebruc é reunir aproximadamente 500 jovens vindos de todo o Brasil. Segundo a assessora nacional do Setor Universidades, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, o encontro quer abrir um espaço onde possam ser colocados, com liberdade, os testemunhos, temas e questões que habitualmente permeiam a vida do universitário. Além de fóruns abertos para assuntos propostos pelos participantes, o encontro será marcado por areópagos culturais com mostras de arte, apresentações de música e dança e rodas de conversa que ajudem a compreender o mundo da arte como espaço de reflexão e de educação crítica.

Inscrições

As inscrições para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos poderão ser feitas pela internet no link Inscrições do site  www.ebruc.setoruniversidades.org.br. O investimento é de R$ 75,00, incluso hospedagem coletiva no Colégio Marista Santa Maria e alimentação durante os dias de evento.  No ato da inscrição, o participante poderá informar se deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade, valor adicional à taxa de inscrição que será revertido para o custeio de passagens de universitários que tenham dificuldades de arcar com o custo da viagem até Curitiba.

Hospedagem

Os participantes do  Ebruc  poderão ficar hospedados no Colégio Marista Santa Maria que sediará o encontro. O colégio dispõe de completa infraestrutura com salas de aula amplas e modernas que serão utilizadas como dormitórios. Cada participante deve levar:

• Agasalho;

• Colchonete e cobertor;

• Produtos de higiene pessoal;

• Medicamento de uso controlado (se necessário);

Evento: 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos - Ebruc

Data: 12 a 14 de outubro de 2012

Local: Colégio Marista Santa Maria – Curitiba/PR

Público: estudantes universitários, professores, religiosos e demais interessados na evangelização no meio universitário.

Ebruc na Rede: www.ebruc.setoruniversidades.org.br

Facebook: www.facebook.com/universitarioscristaos

Twitter: @ebruc2012

Email: ebruc@setoruniversidades.org.br

Telefone: 041-3271-1397

Homenagem ao dia dos padres!

 DSCF4877 DSCF4879 DSCF4882 DSCF4887

Neste domingo, na missa das 18h na matriz N. Sra. Aparecida o pároco Washington P. Ribeiro foi homenageado pela passagem do dia do padre. Com uma linda mensagem e presente, ele foi aplaudido pela comunidade presente que aproveitou para agradecer sua dedicação.

O sacerdote declarou a gratificação pelo sua vocação e partilhou da sua felicidade.

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Projetos de construção e reforma em andamento na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em 2012

 

2- Reforma do salão de festa, construção do estacionamento e construção do muro de divisa e de isolamento da casa do caseiro no Centro Comunitário.

· Salão de festas: pode ser alugado. Fotos do mês de março e abril de 2012.

Vista do salão alugado para casamento – fotos com arrumação do Buffet dos noivos.

clip_image002 clip_image004

Cozinha de apoio Cozinha principal

clip_image006 clip_image008

clip_image010 clip_image012

clip_image014 clip_image016

 

· Construção do muro de divisa, do aterro para estacionamento do Centro Comunitário e do muro para dar privacidade ao nosso caseiro em sua residência. Fotos dos meses de abril, maio, junho e julho de 2012.

Antes do inicio das obras A construção parcial do muro de divisa

clip_image018 clip_image020

Antes da obra de aterramento e a construção do muro de arrimo e drenagem dos quintais vizinhos

clip_image022 clip_image024

Drenagem em parceria com os vizinhos Aterramento parcial

clip_image026 clip_image028

Aterramento final e a guarita de entrada do estacionamento Visão da nova saída para rua Dr. Alvim

clip_image030 clip_image032

Visão do muro para privacidade de nosso caseiro Vista do muro da casa e da entrada já cascalhada

clip_image034 clip_image036

O acerto da rua de entrada (parceria com a Prefeitura) e o cascalhamento da entrada principal de Centro Comunitário

clip_image038 clip_image040

Por Milton Fernandes Junior, conselheiro paroquial

Paróquia Mãe dos Homens disputa de enquete virtual, pela capa do JTM


Rainha da Paz soma 1.375 votos
Piedade tem 856 votos

Faltando ainda 9 dias para o término da fase de classificação, a nossa enquete apresenta uma novidade nesta segunda feira nas últimas horas, é que a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens - Porto Feliz, resolveu entrar no páreo e pulou para 47 votos ficando com a terceira colocação que estará na fase final.
Com mais de duas mil participações a enquete vai se avolumando, mesmo na fase inicial onde a Rainha da Paz lidera com 1.375 votos, seguido por Nossa Senhora da Piedade com 856.
Confira os números atuais
1375      votos -   Nossa Senhora Rainha da Paz - Júlio de Mesquita - Sorocaba
  856  Votos – Nossa Senhora da Piedade - Piedade
47 votos      -   Nossa Senhora Mãe dos Homens - Porto Feliz
27   Votos Senhor Bom Jesus e São Roque - Jumirim /
     23  votos    Bom Jesus dos Aflitos - Sorocaba
    14   votos  Catedral Metropolitana
     09  Votos São Roque - Boituva
O objetivo da enquete é escolher entre essas paróquias e a Catedral, que celebram seus padroeiros no mês de Agosto, quem será a capa da edição do TM mês de Setembro.
Como ainda têm muito chão pela frente, a fase de classificação termina no dia 15 de Agosto, a nossa equipe, com base nas grandes enquetes que o site promoveu, dá algumas dicas de como se organizar na votação, sem estresse ou canseira.
Na fase classificatória vá devagar e procure apenas manter a posição entre os três primeiros, a quantia de votos que você deve ter, depende dos demais concorrentes, ou que estão acima, ou que estão abaixo, conforme a classificação da sua paróquia. Poupe energias para a fase final, caso se classifique. Daí valem as dicas abaixo:
1 - Mobilize uma equipe de 10 a 20 ou mais pessoas, que votem diariamente em sua paróquia, quantas vezes quiser.
2- Divulgue a enquete em outros sites ou blogs do seu relacionamento
3 - Não esqueça de ferramentas sociais como msn twiter - ourkut , vale tudo.Torpedos pelo celular....
4 - dispare e-mails para todos da sua lista pedindo votos
5 - Há padres que falam sobre a enquete na hora dos avisos e até distribuem papeletas com o endereço do site e orientações de como votar na sua paróquia
6 - Não se preocupe com os números das demais paróquias, o importante é manter uma votação contínua.
7 - Esteja alerta para o período noturno e de madrugada, há internautas que neste período disparam á frente com votação acima da média.
Use todas essas táticas ao mesmo tempo e lembre-se que o objetivo da enquete é divulgar o TM e o site da arquidiocese.


















1º dia da Novena de Nossa Senhora Mãe dos Homens

 DSCF4911 DSCF4915 DSCF4948 DSCF4956 DSCF4966 DSCF4968 DSCF4971 DSCF4972 DSCF4973 DSCF4977 DSCF4986 DSCF4987 DSCF4989 DSCF4990 DSCF4991 DSCF4993 DSCF4994 DSCF4995 DSCF4996 DSCF4998
Com o tema "Nossa Senhora, aquela que faz a vontade de Deus" começou a novena da padroeira de Porto Feliz, que acolheu as famílias de todos os setores das paróquias, bem como todas as Pastorais e Movimentos representadas e com estandartes. A celebração teve a presidência do pároco Antonio Carlos Fernandes, o padre Toninho, diáconos Silvio, Benedito e Paulo, além de ministros, coroinhas, cerimoniários e leitores.
Padre Toninho foi presenteado com uma casula nova, assim como os diáconos  receberam uma estola, em alusão a comemoração ao dia dos padres e ao mês vocacional. Nos cânticos quem animou foi o coral Novo Amanhecer que com afinação e harmonia do violão e piano conduziram todos para momentos de linda espiritualidade.
Na homilia, padre Toninho falou do presentes de Deus que é ter em uma cidade a Mãe como padroeira, que é uma dádiva conhecer e amá-la. Disse que busca em sua vida de oração diária uma intimadade com Maria, exortando a todos a buscarem em Maria a grande Intercessora, aquela faz a vontade de Deus!
 DSCF5001 DSCF5003 DSCF5004 DSCF5012 DSCF5013 DSCF5016 DSCF5022 DSCF5027 DSCF5029 DSCF5042 DSCF5047 DSCF5050 DSCF5051 DSCF5060 DSCF5061 DSCF5074 DSCF5088 DSCF5093 DSCF5104 DSCF5116 DSCF5121 DSCF5123  DSCF5170 DSCF5172 DSCF5173 DSCF5174 DSCF5178 DSCF5183
AgradecimentoEmocionado, padre Toninho agradeceu a funcionária e paroquiana, Dona Cida Nalva, que por muitos anos trabalha na igreja como funcionária e por virtude de saúde, não continuará, que aproveitará para descansar, se cuidar, mas vai continuar caminhando na paróquia. A dona Cida o agradecimento de todos, foi aplaudida pela comunidade e presenteado com flores! Deus abençoe!
DSCF5153 DSCF5155 DSCF5159

Amanhã:
2°. Dia da Novena: 07/08/2012, terça-feira - 19h30.
Celebrante: Pe. Edson Roberto Daros (Salto de Pirapora);
Tema: Nossa Senhora, plena do Espírito Santo;
Bênção: Água;
Coral: Mensageiros da Paz.
Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação