sábado, 21 de julho de 2012

Tradicional procissão motorizada de São Cristovão ocorre neste domingo



A 29ª Festa de São Cristóvão segue neste fim de semana, em Itu. A tradicional procissão motorizada, que todos os anos atrai milhares de pessoas, acontece no domingo (21), a partir das 15 horas. A saída ocorre na Avenida Caetano Ruggieri, em frente à Paróquia São Cristovão.
A noite a festa continua com apresentações musicais e barracas de comes e bebes, como chusrrasco, pastel, pizza, lanche, cuscuz, milho, doces e brincadeiras.
PROGRAMAÇÃO:


Dia 22 de julho (domingo)
8 horas – Missa com benção aos motoristas
11 horas – Leilão com almoço
Barracas: macarrão, frango à passarinho e polenta frita. Venda antecipada de convite!
15 horas – Procissão motorizada, benção dos veículos e quermesse
18h30 – Missa com benção aos motoristas
19h30 – Show

Dia 25 de julho (quarta-feira)
19h30 – Missa com procissão da imagem de São Cristovão
Com barraca de pastel e bebidas


Fonte: Itu.com.br

Sub-17 vai a Irlanda para disputa da Milk Cup


Mais uma vez rumo à Europa. A equipe sub-17 do Desportivo Brasil  disputa a Northern Ireland Milk Cup 2012.
A tradicional competição acontece na Irlanda do Norte desde 1983. Hoje é um dos maiores e mais reconhecidos torneios de futebol de base na Europa e conta com participantes do mundo todo. O Desportivo Brasil, terceiro colocado nas duas últimas edições (2010/2011), vai lutar pelo título contra equipes como o Benfica, Manchester United, Newcastle, CSKA, Tottenham e Pachuca, entre outros.
Para maiores informações sobre a Milk Cup, visite o site oficial em www.nimilkcup.org
Confira abaixo os jogos do DB na primeira fase da competição:

21/07
Desportivo Brasil x Ichifuna (Japão)
23/07
Desportivo Brasil x Benfica (Portugal)
24/07
Desportivo Brasil x Co Armagh (Irlanda)


Fonte: Desportivo Brasil

Bento XVI vai entregar em outubro o segundo "Nobel" da Teologia


O Papa Bento XVI vai entregar em outubro o "Prêmio Ratzinger", considerado o Prêmio Nobel da Teologia, informou o L’Osservatore Romano na edição desta sexta-feira, 20.

“Em 20 de outubro a Fundação vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI quer expressar de forma simples e concreta o seu agradecimento àqueles que, na escuridão do tempo presente, se esforçam para que prevaleça o esplendor da verdade, em profunda comunhão com o Santo Padre”, disse o Presidente do organismo, Mons. Giuseppe Antonio Scotti, em declarações ao jornal vaticano.

A entrega da segunda edição do Prêmio Ratzinger será realizada durante 13ª Assembleia do Sínodo dos Bispos, entre 7 e 28 de outubro, no Vaticano. O Sínodo terá como tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.

No ano passado, em 30 de junho, o Papa premiou os teólogos Manlio Simonetti, italiano, Olegario Gonzalez de Cardedal, espanhol, e o alemão Maximilian Heim. Segundo o L’Osservatore Romano’, o prêmio vai distinguir "dois eminentes estudiosos".

Fonte: Canção Nova

Jovens atendem chamado para evangelizar por meio da comunicação

O 3º Encontro Nacional de Pascom, que está sendo realizado em Aparecida (SP), tem despertado a atenção e o interesse dos jovens. Ao passar pelo local do evento, não é difícil encontrar um jovem atento às orientações para melhorar o trabalho das Pastorais que trabalham com a comunicação na Igreja.

A Igreja se mostra aberta aos benefícios que os novos tipos de tecnologia e mídias podem trazer, em especial para o trabalho de Pascom, e isso se torna um atrativo para os jovens. Para o assessor de comunicação da diocese de Lorena (SP), padre Odirlei da Silva Fernandes, que participa do encontro, o papel que os jovens desempenham na Pascom é muito importante.

“Essa alegria, essa expressão, interatividade com a internet, tudo é uma ‘explosão’ de comunicação na mão dos jovens. É importante vermos também aqui neste encontro a presença muito grande dos jovens, o que faz com que a comunicação e evangelização aconteçam também por meio deles”, disse.

O padre lembrou que a juventude está se preparando para um grande evento no próximo ano, a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, e o alcance da comunicação realizada pela JMJ é grande e significativo para a Igreja no Brasil.

“Os jovens tendo esse conteúdo, fazendo a experiência pessoal com Jesus e tendo no coração o desejo de anunciar Jesus através dos meios de comunicação, isso é um grande modo de evangelização”.

Juventude engajada

A jovem Raquel Gomes de Lucena, de 21 anos, é uma das participantes do 3º Encontro Nacional de Pascom. Ela contou que há quatro meses está na Pastoral de Comunicação do regional Nordeste 2, da CNBB e que não hesitou ao atender o chamado para o trabalho na Pascom.

“Eu faço História e esse chamado foi um pouco estranho. No começo eu pensei que não fosse dar conta, mas no dia-a-dia, todos me acolheram muito bem e eu abracei o trabalho”.

Assim como Raquel, o jovem estudante Felipe Leal Pereira, de 16 anos, participa ativamente dos trabalhos de Pascom, aliás, em sua paróquia, a iniciativa para a formação da Pastoral surgiu dele. “A ideia surgiu de mim, eu conversei com um amigo e aí nós fomos falar com nosso pároco, que aceitou a ideia. Começamos a trabalhar no início de ano. Nosso trabalho, na verdade, é pequeno ainda, porque temos somente o informativo paroquial, mas já vemos os frutos, as pessoas gostam de receber”, contou.

Ele acredita que é importante investir para que o trabalho das Pastorais de Comunicação possa se aperfeiçoar, já que muitas pessoas têm acesso aos meios de comunicação e estes podem ser usados para evangelizar.

“Todo mundo hoje usa a internet, vê televisão ou ouve rádio, então a Palavra de Deus tem que ser difundida por esses meios, já que eles estão disponíveis para nós. A comunicação é uma graça de Deus e nós temos que estar inseridos nesses meios mesmo para difundir a Palavra do Pai”.

Após 20 dias, pesquisador encerra expedição pelo rio Sorocaba

 

Alexandre Amaral Cinacchi percorreu cerca de 200 Km em um bote inflável.
Durante o percurso encontrou sítios arqueológicos.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Terminou em Laranjal Paulista (SP) a expedição realizada pelo técnico em arqueologia Alexandre Amaral Cinacchi no rio Sorocaba. Em 20 dias, ele percorreu cerca de 200 quilômetros pelo rio que banha diversas cidades do interior paulista. Durante o trajeto fez levantamento histórico e da qualidade da água.

O pesquisar partiu para a aventura em 29 de junho em Sorocaba (SP) com destino a Laranjal Paulista, onde o rio desemboca e se une ao rio Tietê. Durante o percurso visitou sete cidades: Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

Ao chegar em Laranjal Paulista, no Distrito de Laras, o navegador foi recebido por jovens escoteiros que conheceram mais sobre a história do rio e tiveram contato com algumas peças resgatadas pelo pesquisador.

Esta não é a primeira expedição de Alexandre. Ele já fez outras três em conjunto com outros arqueólogos, porém, esta é primeira viagem que fez sozinho. Ele teve apoio das Prefeituras de Sorocaba e Laranjal Paulista, além de patrocínio de empresas privadas de Sorocaba.

 

O objetivo do pesquisador é produzir um documentário para mostrar as riquezas que ainda são preservadas e também apontar trechos de degradação sobre a fauna e a florada. Ele também observa peças que contam a história da região e de povos que habitaram as áreas próximas ao rio.

Alexandre passou por várias experiências na expedição. Ele escolheu o período de julho para fugir da chuva, e justamente foi exatamente o contrário. Choveu muito durante o mês e o arqueólogo sofreu com a correnteza e com a roupa constantemente molhada.

Ele fez muitos amigos durante a viagem. Muitos moradores de ranchos, chácaras o convidavam para dormir dentro da casa ou para se alimentar. O único problema que teve com pessoas foi em Cerquilho. ‘Em uma noite em que chovia muito, estava dormindo dentro da barraca quando três homens armados vieram perguntando o que ele fazia ali. Os homens perguntavam se ele era ladrão ou algo do tipo”, relembra.

Pesquisador encontra peças arqueológicas durante a expedição pelo rio Sorocaba. (Foto: Reprodução TV Tem)Pesquisador encontra peças históricas durante a expedição pelo rio Sorocaba. (Foto: Reprodução)

O balanço ambiental
Segundo Alexandre, entre os municípios de Sorocaba a Iperó foi encontrado muito lixo, principalmente garrafas plásticas. Já entre Iperó e
Boituva, havia muitas áreas de desmatamento.

O pesquisador afirma que no meio do caminho ele encontrou quatros dragas retirando areia do fundo do rio. Essa areia acabava desmatando toda a beira do rio. Ele tentou conversar com trabalhadores para saber para quem eles trabalhavam, mas os homens foram hostis. Além das dragas, um condomínio que estava sendo construindo estava desmatando o rio.

Já entre Boituva e Tatuí as condições da água e da mata do rio começaram a melhorar. A mata começou a se tornar mais preservada e em melhores condições.

Entre Tatuí e Laranjal Paulista a constatação foi positiva também para a qualidade da água pode ser considerada excelente.

Balanço histórico
Durante a expedição Alexandre encontrou ferramentas pré-históricas e oficinas onde elas eram confeccionadas. As peças foram encontradas nas cidades de Tatuí e Cerquilho. Já as oficinas onde eram feitas foram descobertas em Cerquilho e
Jumirim.

Ainda em Cerquilho, encontrou uma ponta de flecha feita de sílex (uma rocha sedimentar) utilizada tanto para a caça como para a guerra. Segundo ele, é impossível precisar quando foram criadas as ferramentas, mas acredita-se que tenham sido feitas há cinco mil anos. “Isso prova que o rio Sorocaba era um caminho pré-histórico”, comenta.

O navegador afirma que a partir de agora as informações e análises serão organizadas. Também será produzido um relatório para as prefeituras. Toda a viagem foi documentada em vídeo e fotos para a produção do documentário. “Ao ser finalizado, o documentário será exibido nas cidades por onde a expedição passou”, finaliza.

Pesquisador encontra relíquias em expedição pelo rio Sorocaba (Foto: Reprodução/ TV Tem)A viagem será transformada em documentário. (Foto: Reprodução/ TV Tem)

Animais foram mortos de acordo com a lei, diz Zoonoses de Sorocaba

 

Imagens de filhotes mortos causaram comoção pública. ONGs denunciam sacrifício de animais saudáveis.

Viviane Gonçalves Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

José Luís Chiquito, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (Foto: Luana Eid / G1)José Luís Chiquito, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (Foto: Luana Eid / G1)

“Respeitamos os animais. É um absurdo afirmarem que sacrificamos animais sadios.” Foi dessa forma que o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Sorocaba (SP), José Luís Chiquito Filho, reagiu à denúncia de que o setor estaria praticando a matança de animais saudáveis. A Prefeitura de Sorocaba reuniu a imprensa na noite desta quinta-feira (19) para falar sobre o caso.
Na tarde desta quarta-feira (18), a polícia encontrou 30 corpos de animais – 27 cães e três gatos – dentro do Canil Municipal. As imagens dos corpos foram divulgadas por ONGs de Proteção aos Animais, que tiveram acesso ao local, e acusam o departamento de matar os filhotes sem necessidade.

Segundo José Luís, os animais encontrados foram mortos em períodos diferentes, por razões diversas. “Dez deles foram mortos por eutanásia, causada por injeção letal. Alguns foram encontrados pelas equipes da Zoonoses já sem vida e outros eram casos suspeitos de raiva. Mas tudo foi feito dentro da lei”, afirma. Segundo o departamento, os cães sacrificados sofreriam de cinomose, doença altamente contagiosa.

Comoção
As imagens dos corpos enfileirados – alguns já em estado avançado de decomposição – divulgadas na imprensa e nas redes sociais causaram comoção. Além da hipótese de animais saudáveis estarem sendo sacrificados, foi levantada a possibilidade de que a eutanásia estivesse sendo feita de modo cruel, com o uso de uma morsa, já que algumas fotos mostram corpos de filhotes ao lado da ferramenta.

Fotmo mostra morsa ao lado de animais mortos (Foto: Honno Marques/ Arquivo Pessoal)Fotos causaram comoção na internet
(Foto: Honno Marques/ Arquivo Pessoal)

“Nós consideramos um absurdo esta acusação. O resultado da perícia vai mostrar isso. A ferramenta está lá, mas ela é usada para a retirada dos cérebros dos animais, depois de mortos, para serem enviados a São Paulo, onde são analisados”, diz.

A investigadora Maria Cassia Virgili, que esteve no local, não descarta a hipótese de que o equipamento tenha sido usado para matar alguns filhotes. "Essa possibilidade será investigada, já que a injeção letal usada na eutanásia é muito cara", afirma.

José Luís confirma que a injeção comprada pelo município não é barata, mas não especificou o valor. Veterinários consultados pela reportagem do G1 disseram que a injeção pode custar desde R$ 40 até mais de R$ 200, dependendo do medicamento usado na eutanásia.

Investigação e inquérito
Na tarde desta quinta-feira, os representantes das ONGs começaram a ser ouvidos pela polícia. O laudo das necropsias nos animais apreendidos deve ficar pronto em 30 dias. É ele que vai apontar o que causou a morte nos animais.

Se for comprovado que eles estavam saudáveis quando foram sacrificados, a médica veterinária responsável pelo departamento – que vai ser ouvida pela polícia nos próximos dias – pode ser responsabilizada por maus-tratos com agravante de morte.

O promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum instaurou nesta quinta-feira um inquérito civil para apurar o caso e deu um prazo de 30 dias para a prefeitura prestar esclarecimentos.
Se for comprovada alguma ilegalidade, a prefeitura e os profissionais responsáveis pela Zoonoses terão que pagar uma indenização ao Fundo do Meio Ambiente.

Convite para os jovens!!! É amanhã!

 

Missa da Juventude

Conheça o médico que doou sangue para salvar a vida do inimigo durante a Guerra das Malvinas

 

Marcel Verrumo 18 de julho de 2012

Era 1982 e o barco hospital argentino Almirante Irizar estava atracado próximo às Ilhas Malvinas. Transcorria a Guerra das Malvinas, na qual Argentina e Grã-Bretanha disputavam o domínio das ilhas Malvinas/Falklands. Dois soldados caminhavam – um apoiado no outro – em direção ao barco hospital. A proximidade revelava dois homens jovens e cansados. Um médico argentino se adiantou:

- O que vocês têm?

- Cure meu companheiro – respondeu um dos soldados, indicando o combatente com uma ferida.

- Mas e você, o que tem?

- Não tenho nada. Veja meu companheiro como está.

- Tire a roupa.

O soldado que levara seu amigo ao barco hospital tirou a camisa, deixando as costas nuas. Uma ferida com pus se desenhou nas costas do soldado. Ele havia sido atingido. O médico argentino apalpou as costas e sentiu o esquile de uma granada. Quando uma granada explode, lança uma série de esquiles, pedaços de ferro que rasgam a pele. Um desses esquiles rompera a região próxima à coluna vertebral do soldado e a acompanhara, sem atingi-la ou a lesioná-la. O médico fez um corte, tirou o pedaço de ferro e desinfectou a região. O soldado não se queixava de nada, não reclamava de dor, permanecia silencioso. Enquanto seu amigo estava com uma ferida de tratamento simples, ele poderia ter morrido ou ficado paraplégico caso o esquile tivesse rompido suas costas a 1cm mais próximo da coluna vertebral.

Quase 30 anos depois, o médico argentino Sosa Amaya se referiria a esse fato como um momento em que Deus esteve presente na guerra. Das faces dos soldados ele já teria se esquecido, mas ainda se lembrava de suas histórias. Principalmente de uma em que ele foi um dos protagonistas.

Tratamento igualitário

Segundo Sosa Amaya, no barco Almirante Iriza não estiveram presentes feridos britânicos. Em relação aos médicos da nação inimiga, ele reconhece que os profissionais respeitaram os tratados internacionais e prestaram a assistência adequada aos feridos argentinos capturados.

Um dia, um médico britânico enviou uma mensagem ao barco argentino informando que carecia de um tipo sanguíneo e de um medicamento anti-hemorrágico. Em pouco tempo, um helicóptero britânico, identificado com o símbolo da cruz vermelha, pousou no navio. Sosa foi ao estoque do barco, separou o sangue e o medicamento solicitados e os entregou ao piloto britânico. Um argentino o questionou:

- Por que o senhor doou sangue ao inimigo?

- Porque nós estamos aqui para salvar vidas e não para destruí-las.

Medicina em tempos de Guerra

Antes de ir à Guerra das Malvinas, Sosa era médico da Armada da Argentina. Na carreira médica, sua especialidade era infectologia; na vida militar, submarino. No início de 1982, trabalhava no Hospital Naval de Buenos Aires quando foi chamado por um inspetor. “O senhor foi selecionado para ser o chefe de sanidade do Barco Hospital ARA Almirante Irizar”, lhe disseram. Duas semanas após o início da Guerra, o médico desembarcou nas ilhas Malvinas no barco hospital sob sua responsabilidade. No veículo, iam traumatologistas, cirurgiões, radiologistas, laboratoristas, farmacêuticos, médicos de diferentes especialidades. Segundo Sosa, só não havia obstetras e pediatras.

Para que os barcos hospitais não fossem confundidos com embarcações inimigas, eles eram pintados de branco com grandes cruzes vermelhas. Durante a noite, permaneciam iluminados. Os barcos se subetiam à constante inspeção da Cruz Vermelha Internacional para a avaliação a respeito do cuidado dispensado aos feridos adversários capturados.

Durante conflitos armados, o exercício da medicina deve respeitar as Leis de Genebra, tradados internacionais que contêm normas para que seja evitada a barbárie e sejam protegidas as pessoas que não participam das hostilidades (civis, médicos e membros de organizações humanitárias, por exemplo) ou que já não combatem (feridos, enfermos ou prisioneiros de guerra). Os tratados foram criados em 1864 pela Cruz Vermelha e, antes da Guerra das Malvinas, sua última versão fora estabelecida em 1949.

Em relação aos profissionais da área de saúde, o documento estabelece que soldados que estejam sob poder dos adversários devem ser tratados com humanidade e sem distinção. Não deve haver diferença entre um combatente aliado e um inimigo. Atentados contra a vida, mutilações, tortura, humilhações e situações que coloquem em xeque a dignidade da pessoa devem ser combatidas.

* Reportagem escrita a partir de uma entrevista que realizei em 2010 com o médico Sosa Amaya na cidade argentina de Córdoba.

O lobo e o cordeiro!

 


O impossível pacto entre o lobo e o cordeiro

Post Festum, podemos dizer: o documento final da Rio+20 apresenta um cardápio generoso de sugestões e de propostas, sem nenhuma obrigatoriedade, com uma dose de boa vontade comovedora mas com uma ingenuidade analítica espantosa, diria até, lastimável. Não é uma bússula que aponta para o “futuro que queremos” mas para a direção de um abismo. Tal resultado pífio se tributa à crença quase religiosa de que a solução da atual crise sistêmica se encontra no veneno que a produziu: na economia. Não se trata da economia num sentido transcendental, como aquela instância, pouco importam os modos, que garante as bases materiais da vida. Mas da economia categorial, aquela realmente existente que, nos últimos tempos, deu um golpe a todas as demais instâncias (à política, à cultura e à ética) e se instalou, soberana, como o único motor que faz andar a sociedade. É a “Grande Transformação” que já em 1944 o economista húngaro-norteamericano Karl Polanyi denunciava vigorosamente. Este tipo de economia cobre todos os espaços da vida, se propõe acumular riqueza a mais não poder, tirando de todos os ecossistemas, até à sua exaustão, tudo o que seja comercializável e consumível, se regendo pela mais feroz competição.
Esta lógica desequilibrou todas as relações para com a Terra e entre os seres humanos.
         Face a este caos Ban Ki Moon, Secretário Geral da ONU, não se cansa de repetir na abertura das Conferências: estamos diante das últimas chances que temos de nos salvar. Enfaticamente em 2011 em Davos diante dos “senhores do dinheiro e da guerra econômica” declarou:”O atual modelo econômico mundial é um pacto de suicídio global”. Albert Jacquard, conhecido geneticista francês, intitulou assim um de seus últimos livros:”A contagem regressiva já começou?”(2009). Os que decidem não dão a mínima atenção aos alertas da comunidade científica mundial. Nunca se viu tamanha descolagem entre ciência e política e também entre ética e economia como atualmente. Isso me reporta ao comentário cínico de Napoleão depois da batalha de Eylau ao ver milhares de soldados mortos sobre a neve:” Uma noite de Paris compensará tudo isso”. Eles continuam recitando o credo: um pouco mais do mesmo, de economia  e já sairemos da crise. É possível o pacto entre o cordeiro(ecologia) e o lobo(economia)? Tudo indica que é impossível.
         Podem agregar quantos adjetivos quiserem a este tipo vigente de economia, sustentável, verde e outros, que não lhe mudarão a natureza. Imaginam que limar os dentes do lobo lhe tira a ferocidade, quando esta reside não nos dentes mas em sua natureza. A natureza desta economia é querer  crescer sempre, a despeito  da devastação do  sitema-natureza e do sistema-vida. Não crescer é prescrever a própria morte. Ocorre que a Terra não aquenta mais esse assalto sistemático a seus bens e serviços. Acresce a isso a injustiça social, tão grave quanto a injustiça ecológica. Um rico médio consome 16 vezes mais que um pobre médio. Um africano tem trinta anos a menos de expectativa de vida que um europeu (Jaquard, 28).
         Face a tais crimes como não se indignar e não exigir uma mudança de rumo?  A  Carta da Terra nos oferece uma direção segura :”Como nunca antes na história, o destino comum nos conclama a buscar um novo começo. Isto requer uma mudança na mente e no coração; requer um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal...para alcançarmos um modo sustentável de vida nos níveis local, nacional, regional e global”(final). Mudar a mente implica um novo olhar sobre a Terra não como o “mundo-máquina” mas como  um organismo vivo, a Terra-mãe a quem cabe respeito e cuidado. Mudar o coração significa superar a ditadura da razão técnico-científica e resgatar a razão sensível onde reside o sentimento profundo, a paixão pela mudança e o amor e o respeito a tudo o que existe e vive. No lugar da concorrência, viver a interdependência global, outro nome para a cooperação e no lugar da indiferença, a responsabilidade universal, quer dizer,  decidir enfrentar juntos o risco global.
         Valem as palavras do Nazareno:”Se não vos converterdes, todos perecereis”(Lc 13,5).

Autor: Leonardo Boff