quarta-feira, 13 de março de 2013

Convite: Papo de Arte

 

casa da cultura

O “Papo de Arte” é uma proposta de uma série de encontros para falarmos sobre cultura em nosso município. Artistas, produtores culturais, gestores e interessados em geral, reunidos para debater idéias e visões, trabalhando ao mesmo tempo o fortalecimento da classe.

A princípio pensamos em realizar os encontros bimestralmente, num dia da semana a partir das 20 horas. Nesse primeiro encontro elegemos o tema teatro. Levando em conta a longa tradição do envolvimento da cidade de Porto Feliz com essa forma de expressão. Queremos saber e conversar sobre como era antigamente, como era há algum tempo atrás, como é e como poderá ser. Passado, presente e futuro numa conversa agradável e descontraída.

Contamos com sua presença, pois creia, ela é fundamental!

Papo de Arte

Tema: Teatro: Vivências e Caminhos

Data: 15/03/2013

Horário: 20 horas

Local: Casa da Cultura “D. Narcisa Stettner Pires”

Rua Tristão Pires, 123 Centro

Entrada Franca

Em nota, Dilma Rousseff felicita papa Francisco I

Nota Oficial

A presidente Dilma Rousseff divulgou nesta quarta-feira (13) nota oficial em que felicita o novo papa Francisco I. A presidenta disse que os católicos brasileiros aguardam com expectativa a vinda de Francisco I ao Rio de Janeiro para Jornada Mundial da Juventude. Leia abaixo a íntegra da nota:

“Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo papa Francisco I e cumprimento a Igreja Católica e o povo argentino. Maior país em número de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano.

É com expectativa que os fiéis aguardam a vinda do papa Francisco I ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”

Dom Eduardo Bene de Sales comenta em seu twitter sobre novo Papa

domeduardobennes

O arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Bene de Sales Rodrigues, se manifestou em seu twitter após a aparição do novo Papa Francisco I.

Dom Eduardo não está em Sorocaba, mas sim, de viagem em Minas Gerais.

 

Disse sobre a surpresa do resultado

"Quem entra papa na avaliação dos vaticanólogos quase sempre sai apenas cardeal. O Espírito Santo trabalha sempre. Sejamos Igreja testemunha".

"Habemus papam. Alegria e gratidão a Deus e apoio na oração ao novo sucessor de Pedro".

 

Comentou sobre o novo Papa:

"O primeiro papa latino-americano. Dará um novo impulso a evangelização, com forte acento à espiritualidade na linha do doc. de Aparecida".

"Francisco I: um papa jesuíta - guerreiro - com a simplicidade de São Francisco".

 

Fonte: Twitter
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Alckmin diz sentir 'confiança' e 'alegria' após escolha do novo Papa

'Papa Francisco saberá dialogar com desafios do mundo moderno', diz nota.
Argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido nesta quarta-feira (13).

Do G1 São Paulo

 

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin disse, na tarde desta quarta-feira (13), sentir "alegria" e "confiança" após a escolha do novo Papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio. O cardeal, que será chamado de Francisco I, foi anunciado por volta das 16h13 e eleito no segundo dia do conclave no Vaticano.

Em nota, Alckmin afirmou ter "confiança de que o Papa Francisco, iluminado pelo Espírito Santo, terá a força espiritual para ser o portador da mensagem de Cristo, que nos fala de um mundo de Justiça, de igualdade e de mansidão. Com alegria, estou certo de que o Papa Francisco saberá dialogar com os desafios do mundo moderno, conservando, no entanto, os valores eternos da Igreja."

Escolha do novo Papa
Francisco I é o sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. Em sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada apesar da chuva, o argentino, afirmou que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.

Ele também agradeceu ao seu predecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, e pediu que os fiéis orassem pelo seu pontificado que se inicia.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto.

Biografia de Papa Francisco I

 

886694_542050409167976_512466163_o

O papa eleito para suceder Bento XVI, o argentino Jorge Mario Bergoglio, já começa o pontificado marcando a história da Igreja Católica. Ele será o primeiro Pontífice latino-americano, jesuíta e também o primeiro a se chamar Francisco. Assim como a renúncia de Joseph Ratzinger, a escolha do arcebispo de Buenos Aires pegou o mundo de surpresa. Ele não vinha sendo apontado como um dos favoritos e venceu a barreira da idade. O argentino assume o Trono de Pedro com 76 anos, um a menos que Ratzinger quando foi eleito em 2005, apesar da expectativa que fosse escolhido um líder mais jovem.

Bergoglio é um jesuíta intelectual que viaja de ônibus e tem uma abordagem própria da pobreza: quando foi nomeado cardeal, ele convenceu centenas de argentinos a não voar até Roma para celebrar com ele mas, ao invés, doar o dinheiro que gastariam para os pobres. Ele foi um forte oponente à legalização do casamento gay na Argentina em 2010. Ele foi nomeado cardeal por João Paulo II em 21 de Fevereiro de 2001.

Segundo o jornal argentino Clarín, as posturas de Bergoglio são geralmente consideradas progressistas. Em setembro do ano passado, ele criticou duramente os sacerdotes que não aceitam batizar filhos de mães solteiras, chamando-os de “hipócritas”.

- Estes são os hipócritas de hoje. Os que clericalizaram a igreja. Os que afastam o povo de Deus da salvação - afirmou, em um encontro pastoral na Universidade Católica Argentina (UCA).

Em reportagem sobre os papáveis no começo deste mês, o jornal italiano “La Stampa“ havia classificado Bergoglio como uma figura-chave do conclave, mas descartou sua eleição, devido à idade avançada.

- Nos últimos anos, o prestígio de Bergoglio foi crescendo tanto na Igreja latinoamericana quanto dentro do colégio cardinalício", analisou o jornal. "Em sua diocese, há tempos a Igreja está pelas ruas, nas praças, para evangelizar", afirmou o La Stampa, lembrando que o cardeal destaca a necessidade de "estar na periferia para evitar a enfermidade espiritual de uma igreja auto-referencial -

Bergoglio vem de um país marcado por confrontos entre Estado e a cúpula eclesiástica. No último dia 1 de março, na cerimônia de reinício das atividades legislativas, a presidente argentina referiu-se ao processo de sucessão no Vaticano e aproveitou para lembrar que seu vínculo com a Igreja não é dos melhores:

- Sou parte da Igreja, embora tenha minhas diferenças com suas autoridades - afirmou.

Bergloglio, que ficou em segundo lugar na votação do Conclave de 2005, criticou várias vezes o “clima de confrontação política” que, segundo ele, predomina há vários anos. Em 2010, por exemplo, Bergoglio assegurou que “é próprio da alta política começar e manter processos, em vez de confrontar para dominar espaços” de poder.

- A relação entre Cristina e a Igreja é fria e distante - comentou o jornalista do “Clarín” Sergio Rubin, autor de um livro sobre conversas com Bergoglio.

Segundo ele, “Kirchner e Cristina nunca gostaram das homilias de Bergoglio porque as interpretam como críticas a seus governos”.

Habemus Papam!

 

Habemus Papa

Após cinco votações do Conclave,na tarde deste quinta-feira (13), às 19h05 (15h05 do horário de Brasília), saiu da Capela Sistina uma fumaça branca, anunciando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.

images (2) 886539_424514757642797_1132549855_o

Biografia


Jorge Mario Bergoglio, SJ, 76 anos (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é um religioso da Companhia de Jesus, papa, bispo católico, cardeal, era o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.

Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.

Cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Foi escolhido Papa no dia 13 de março de 2013.

Títulos de um Papa

1-Bispo de Roma ,
2-Primaz da Itália ,
3-Patriarca do Ocidente,
4-Vigário de Jesus Cristo,
5-Servo dos Servos de Deus,
6-Sumo-Pontífice da Igreja Universal ,
7-Sucessor do Príncipe dos Apóstolos,
8-Soberano do Estado da Cidade do Vaticano,
9-Arcebispo e Metropolita da Província Romana

Novo prefeito de Capivari deve tomar posse com 2 meses e meio de atraso

A cerimônia está pré-agendada para a próxima sexta-feira (15), diz governo. Desde 1º de janeiro, presidente da Câmara é o chefe interino do Executivo.

Do G1 Piracicaba e Região

 

Rodrigo Proença (PPS), prefeito de Capivari (Foto: Guilherme Pereira Rego/Divulgação) Proença comemora com o filho decisão que libera
a posse (Foto: Guilherme Pereira Rego/Divulgação)

A posse do novo prefeito de Capivari (SP) está pré-agendada para a próxima sexta-feira (15), ou seja, com dois meses e meio de atraso, segundo informou a Prefeitura nesta quarta-feira (13). Os chefes de Executivos eleitos em outubro de 2012 foram empossados em 1º de janeiro, exceto em cidades onde o resultado das urnas foi contestado na Justiça, como é o caso do município.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou nesta terça-feira (12) um pedido de liminar que libera Rodrigo Proença (PPS), candidato mais votado nas eleições com 16.445 votos, a assumir a administração municipal.

Desde o início do ano, o presidente da Câmara de Capivari, André Luiz Rocha (PSOL), responde como prefeito interino porque Proença teve a candidatura cassada por suposta propaganda irregular. Ele e o vice, Vitor Ricomini (PTB), foram julgados inelegíveis por oito anos, mas o processo ainda tramita em segunda instância.

Segundo a Prefeitura, por meio de assessoria de imprensa, a data da posse está prevista para sexta, mas pode sofrer alteração, já que a entrega do cargo ao novo prefeito depende de procedimentos burocráticos legais que precisam ser aguardados.

A liminar, por não representar o julgamento final do caso na Justiça Eleitoral, não garante que o impasse está encerrado. A decisão pode ser revertida no decorrer do processo que avalia a legalidade da candidatura de Proença, segundo Carlos Sergio de Oliveira, substituto da chefia do Cartório Eleitoral da cidade.

Bento XVI acompanha o Conclave em oração desde Castel Gandolfo

VATICANO, 13 Mar. 13 / 08:46 am (ACI/EWTN Noticias).- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, assinalou que o Papa Emérito Bento XVI acompanha com sua oração o Conclave que se iniciou ontem para a eleição do novo Pontífice.

Em declarações à imprensa, o sacerdote jesuíta explicou que, desde a residência de Castel Gandolfo onde está desde 28 de fevereiro quando ficou a Sé vacante, Bento XVI "está conosco, tranquilo, mas profundamente unido a todos nós na oração".

O Padre Lombardi disse que o também Bispo Emérito de Roma acompanhou com interesse as dez congregações gerais celebradas na semana passada pelos cardeais para preparar o Conclave.

"Está informado em termos gerais. Acompanha também pela televisão", afirmou o porta-voz do Vaticano.

Bento XVI também se manteve informado através de seu secretário pessoal e Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein, quem participou da Missa Pro eligendo Pontifice devido a seu cargo na Santa Sé.

Depois da eleição do novo Pontífice, Bento XVI viverá no Vaticano, concretamente no Mater Ecclesiae que está sendo reformado.

Segunda fumaça preta no Vaticano: A Igreja continua esperando o novo Papa

VATICANO, 13 Mar. 13 / 08:05 am (ACI).- Às 11:38 a.m. horário em Roma (07:38 a.m. horário em Brasília) saiu a segunda fumaça preta da chaminé localizada na Capela Sistina. A fumaça escura indica que nenhum cardeal obteve ainda os dois terços (77) de votos necessários para ser eleito Pontífice.

Centenas de pessoas estavam reunidas na Praça de São Pedro, debaixo de chuva, esperando a segunda fumaça do Conclave. Os 115 cardeais se transladam agora à Casa de Santa Marta para almoçar e pela tarde retomarão as votações.

Espera-se a terceira fumaça até o final desta tarde em Roma. A fumaça é o resultado da incineração das cédulas usadas pelos 115 cardeais eleitores.

Dono de cão enterrado vivo em Sorocaba é suspeito de agressões

 

 

Ele nega que tenha agredido e diz que pit bull estava desaparecido. Multa de R$ 1,5 mil foi aplicada pelo abandono do bicho.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O dono do pit bull que foi espancado e enterrado vivo em Sorocaba (SP), um rapaz de 26 anos, foi apontado como suspeito de ter praticado as agressões contra o animal. Ele foi detido pela polícia nesta terça-feira (12). O rapaz foi encontrado no trabalho e levado para o Plantão Policial na Zona Norte.

Segundo informações da Polícia Militar, a mãe do rapaz denunciou apontando ele como sendo o agressor, mas ele nega que tenha feito isso com o cão. Ele contou aos policiais que o pit bull havia desaparecido e que ficou sabendo por vizinhos que o animal tinha sido enterrado vivo.

O pit bull está se recuperando em um hospital veterinário de Sorocaba. Por ele ter sofrido vários ferimentos na parte da cabeça, exames foram realizados. Os resultados mostram que o animal não tem nenhum tipo de doença.

O dono do cão não ficou preso, mas foi multado em R$ 1,5 mil por abandonado de animal. A polícia abrirá inquérito para apurar o caso.

Veterinária fez vários exames que apontam boa saúde do pit bull (Foto: Reprodução/TV TEM)Veterinária fez vários exames que apontam boa saúde do pit bull (Foto: Reprodução/TV TEM)