quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pancada de chuva gera mais transtorno para moradores

DSCF0894  DSCF0891 DSCF0892

Ruas alagadas, casas invadidas pela água, mais buracos abertos nas vias da cidade e uma ponte caída. Esses foram alguns dos estragos feitos na tarde desta quarta-feira

Voltou a chover forte na tarde desta quarta-feira, 16 de janeiro, em Porto Feliz (SP). A chuva que começou por volta das 12h30 e prosseguiu até às 14h foi de grande susto e trouxe inúmeros problemas para alguns moradores do Centro e dos bairros da cidade.
Assim como as ruas, algumas casas também ficaram totalmente tomadas pela água. Outro problema foi uma ponte (que dá acesso para o tratamento de esgoto), localizada na Rua Virgilino Rosa Pimenta, no Bairro da Ponte, que desabou. Além, é claro, dos novos buracos que foram abertos em algumas vias da cidade.


Chuva x Árvore

A chuva começou forte no início da tarde e foi o suficiente para trazer alguns  problemas para a cidade. Um deles foi um pinheiro, que estava dentro do cemitério novo e caiu sobre a grade e foi parar na Perimetral Mario Covas. Ele ficou atravessada na pista impedindo que os motoristas transitassem pelo local. Por sorte, nenhum carro foi atingido.

Alagamento na avenida

Como já vem acontecendo, alguns locais ficaram completamente tomados pela água. É o caso da Avenida Capitão Joaquim Floriano de Toledo, que devido ao fato das bocas de lobo estarem entupidas por causa da sujeira, parte da via ficou completamente tomada pela água.

Segundo a Coordenação de Limpeza Pública - que esteve presente no local - um dos problemas que ocasionaram o alagamento foi a tubulação de esgoto mal feita em 2012. O que aconteceu foi que devido à pressão da água, ela não conseguiu chegar até o córrego Pinheirinho e transbordou na avenida.

Além disso, um buraco foi aberto na avenida – sentido centro – para que a água pudesse escorrer até o córrego. Por isso, a via ficará parcialmente interditada na noite desta quarta-feira. O que tudo indica, as obras no local deverão ser iniciadas nesta quinta-feira, 17 de janeiro.

Vila Nova

A chuva intensa durante a tarde também derrubou a ponte na rua Virgilino Rosa Pimenta, no Bairro da Ponte.

A ponte que dava acesso para o centro de tratamento de esgoto foi atingida pela enxurrada e não suportou a pressão. O que aconteceu foi que a água do Ribeirão do Juca, que cruza com o Ribeirão da Vila Nova, criou força e derrubou parte da ponte no início da tarde. Porém, cerca de 2 horas depois ela cedeu completamente.

O quintal de uma casa próximo do local também foi atingido pela chuva e ficou completamente alagado. A dona de casa, Aparecida Dias, 37 anos, diz que não chegou a perder nenhum bem material. Porém, os materiais de reciclagem que estavam no fundo da residência foram levados pela enxurrada.

DSCF0896 DSCF0897 DSCF0899
Desmoronamento

Os prejuízos também chegaram a atingir um morador do Parque São Bento. Parte do muro da EMEF Antônio de Pádua Martins cedeu depois de não suportar a forte chuva, o que prejudicou uma casa vizinha, localizada na rua Benedicto Antunes Soares. A água acabou invadindo a residência e fez com que grande parte dos móveis estragasse.

A casa, que é de propriedade de Anderson Antônio Gomes da Costa, é alugada por uma família de Ribeirão Branco (SP). Ao todo, são seis pessoas que moram no local. No momento da queda do muro, os três filhos do casal Antônio Carlos Cândido, 47 anos e, Gina Maria, 37 anos, estavam dormindo. Por sorte, nenhuma pessoa ficou ferida.

Muito revoltado com a situação, o proprietário da residência diz que essa não é a primeira vez que isso acontece. "O governo anterior tentou resolver o problema, mas não conseguiu. A Ouvidoria da Prefeitura da gestão passada só me ocasionou problemas. Esperamos que dessa vez algo possa ser feito". Além disso, Costa também disse que tentou entrar em contato com a Assistente Social para resolver o problema da família. "Fiquei o dia todo tentando conversar com ela (Assistente Social), só consegui depois de algum tempo".

O Prefeito do município, Levi Rodrigues (PSD) também esteve presente no local para averiguar o problema. Somente depois que ele entrou em contato com a Assistente Social da cidade, Maria Lúcia Nunes, foi que ela compareceu na residência. Maria disse aos moradores que eles iriam ficar provisoriamente abrigados em uma escola, porém, eles não aceitaram esse acordo. "Como é que vamos fazer? Vamos sair do conforto da nossa casa e ir para uma escola?", questionou Cândido. Devido a isso, toda a família passará a noite desta quarta-feira em uma casa de conhecidos. Maria aproveitou para dizer que as providências para alugar uma casa para as seis pessoas serão tomadas amanhã (quinta-feira) pela Prefeitura Municipal de Porto Feliz.

Pouco tempo depois foi a vez do Engenheiro da Prefeitura, Gustavo Interlick, chegar até o local. Interlick informa que não há risco imediato do muro desabar completamente, mas que se a chuva continuar isso provavelmente deverá acontecer. "As medidas serão tomadas para tirar toda a carga, mas a estrutura continua amarrada. As obras deverão começar amanhã", finaliza.

Levi

O Prefeito Levi Rodrigues (PSD) esteve presente nos principais locais danificados pela chuva para acompanhar de perto os estragos. Em um primeiro momento ele esteve na Avenida Capitão Joaquim Floriano de Toledo e depois seguiu para a Escola Antônio de Pádua.

Como Levi esteve em uma reunião nesta terça-feira, 15 de janeiro, em São Paulo (SP), para benefício da cidade, ele não pode comparecer aos locais afetados pela chuva de ontem. Mas hoje procurou prestar apoio para toda a população que foi prejudicada pelo temporal.

texto: Revista Viu!
Fotos: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Pascom Arquidiocesana realiza enquete sobre juventude!

 

Está acontecendo no site da Arquidiocese de Sorocaba, a enquete da JMJ, e a votação está dividida por paróquias!

Segundo o site, a votação ainda não emplacou, até a terça-feira pouco mais de cem votos registrados.

 

Veja a sequência da enquete

No dia 20 de Janeiro começa a votação das paróquias de Tietê Santíssima Trindade - N.Sra. Aparecida

Dia 01 de Fevereiro  a enquete chega a Cerquilho com a São José e a São Benedito e Santa Terezinha.

10 de Fevereiro será a vez das duas Paróquias de Boituva  São Roque e São Francisco de Assis.

20 de Fevereiro  será a vez da moçada de Piedade votar, com as paróquias Nossa Senhora da Piedade e Sagrado Coração de Jesus

28 de Fevereiro as duas últimas em Salto de Pirapora - São João Batista e Santuário Nossa Senhora dos Remédios

A votação só volta em Abril quando de 01 a 30 de abril entra em ação o primeiro Grupo tendo como chave Sorocaba e mais cinco paróquias.

Depois de 01 a 15 de Maio o segundo Grupo tendo como chave Votorantim.

A grande final das seis classificadas ( três paróquias de cada grupo) será de 15 a 31 de Maio. A paróquia vencedora terá todos os seus grupos de jovens pousando para uma foto na escadaria da nossa Igreja Catedral para ser a capa da edição de Julho em homenagem a JMJ, tendo ainda suas histórias contadas no TM.

JTM Site

Pq. N. Sra. Aparecida realiza tarde Louvor Jovem

 58237_375667402529413_459461002_n 75064_375667495862737_1205797284_n 424035_375670462529107_1848296118_n 431244_375667682529385_2055944369_n 480963_375667589196061_1902358858_n 543803_375670969195723_139243393_n

Neste domingo chuvoso, 13, na matriz Nossa Senhora Aparecida aconteceu a tarde de louvor jovem paroquial, reunindo jovens da paróquia N. Sra. Aparecida e outros das paróquias irmãs Mãe dos Homens e São João Batista.

Foi o primeiro encontro de 2013 e muitos outros são prometido pelo pároco Washington P. Ribeiro, que afirmou estar a juventude no centro de atenção este ano, para despertar um trabalho com o jovens, também pelo ano da Jornada Mundial dos Jovens.

Encontro
Começou com a meditação do terço, depois louvor jovem e participação da cantora católica Jean, que falou lindamente do Amor de Deus para os jovens presentes, afirmando a presença de Deus, que nos guia e cuida em seu Amor Misericordioso. Banda Tua Face esteve participando animando do louvor.

Foram apresentados os jovens responsáveis pelos trabalhos com a juventude da paróquia Nossa Senhora Aparecida: Josiane Lopes, Aline Oliveira, Rafael Alisson, Vinicius R. Bagattine, Lucas Correia e Carol Teles.

Após a tarde louvor teve confraternização entre os jovens com comes e bebes. Em seguida missa com padre Washington P. Ribeiro, liturgia animada pela juventude.

Fotos: Vanusa Mendes para a Pascom
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Proprietários de táxis, veículos de carga e descarga e vans escolares têm até dia 31 para renovação de alvará

 

A Prefeitura Municipal de Porto Feliz, através da Coordenadoria de Sistema Viário (CSV), alerta os proprietários de táxis, veículos de carga e descarga e vans escolares para o prazo de vencimento do alvará de autorização para exercer a atividade, os proprietário tem até o próximo dia 31.

De acordo com a CSV, a regularização se faz necessária para que esses veículos continuem prestando o serviço na cidade. A validade do alvará é de um ano.

Os proprietários dos veículos devem dirigir-se até a CSV na rua Antonio Sylvio Cunha Bueno, 74, no Jardim Julita. Mais informações através do telefone 15 3262-1222.

A Coordenadoria de Sistema Viário está ligada à Diretoria de Segurança e Operações Comunitárias.

Sorocaba, SP, tem três casos de dengue confirmados em 2013

 

Secretário de saúde diz que situação é preocupante.
Avaliação de Densidade Larvária aponta para possível epidemia na cidade.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Desde o início do ano, a Secretária de Saúde de Sorocaba (SP) já registrou três casos de dengue na cidade. Segundo a Vigilância Epidemiológica, orgão da secretaria, todos os casos registrados tiveram operações de bloqueio realizadas na região onde o paciente reside. As ações foram desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito, orientação aos moradores e busca de outras pessoas com sintomas.

Em reunião com representantes da Área de Vigilância em Saúde, o secretário municipal da saúde, Armando Raggio, discutiu o reforço das medidas e ações de combate e controle à dengue na cidade.

Raggio convocou a reunião tendo em vista os resultados preliminares da nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que deve ser concluída ainda este mês. De acordo com o levantamento, os índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nas regiões da cidade que já foram visitadas pelas equipes da Zoonoses, encontram-se em estado de alerta.

De acordo com o secretário, os resultados parciais da nova ADL apontam para uma hipótese muito provável de que a cidade tenha um grande número de casos em 2013. Ele informa que a secretaria da saúde tem um trabalho permanente de combate à dengue, mas é necessário também a mobilização da população. "Sem a colaboração de todos, há risco de uma epidemia na cidade", afirma o secretário.

Neste encontro ficou decidido que as equipes gestoras para enfrentamento da dengue se reunirão com mais frequência para ampliar sua atuação e também integrar as medidas de controle da doença na cidade.

Anos anteriores
Em 2012, Sorocaba registrou 25 casos de dengue. O quadro apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que 21 dos casos foram autóctones (contraídos no próprio município) e quatro importados (contraídos em outras cidades).

De acordo com a secretaria, esse número ficou bem abaixo em relação a anos anteriores, quando em 2011 foram registrados 1.734 casos na cidade e outras 365 obtiveram a doença em 2010.

Comungue para vencer o pecado

Mensagem do dia

 

Quarta-Feira, 16 de janeiro 2013

O remédio para acabar com as doenças espirituais que nós, infelizmente, adquirimos é a Eucaristia. É o próprio Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, remédio eficaz para o corpo e para a alma. Ao comungar o Corpo do Senhor descontaminamos nosso corpo e alma: nossos pensamentos, sentimentos, idéias e fantasias serão purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.
Além de recebermos Jesus Eucarístico, é preciso adorá-Lo no Santíssimo Sacramento. Seja adorador! Se, por vários motivos, você não puder permanecer por muito tempo em adoração, passe pelo menos cinco minutos por dia diante de Jesus no sacrário. Adorar ao Senhor é reconhecê-Lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto"(Lc 4,8), diz Jesus, citando o livro do Deuteronômio (6,13).
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evangelho (Marcos 1,29-39)

 

Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2013
1ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus.31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.