quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sorocaba, SP, tem três casos de dengue confirmados em 2013

 

Secretário de saúde diz que situação é preocupante.
Avaliação de Densidade Larvária aponta para possível epidemia na cidade.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Desde o início do ano, a Secretária de Saúde de Sorocaba (SP) já registrou três casos de dengue na cidade. Segundo a Vigilância Epidemiológica, orgão da secretaria, todos os casos registrados tiveram operações de bloqueio realizadas na região onde o paciente reside. As ações foram desenvolvidas para reduzir o risco de novos casos, com a remoção de criadouros do mosquito, orientação aos moradores e busca de outras pessoas com sintomas.

Em reunião com representantes da Área de Vigilância em Saúde, o secretário municipal da saúde, Armando Raggio, discutiu o reforço das medidas e ações de combate e controle à dengue na cidade.

Raggio convocou a reunião tendo em vista os resultados preliminares da nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que deve ser concluída ainda este mês. De acordo com o levantamento, os índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nas regiões da cidade que já foram visitadas pelas equipes da Zoonoses, encontram-se em estado de alerta.

De acordo com o secretário, os resultados parciais da nova ADL apontam para uma hipótese muito provável de que a cidade tenha um grande número de casos em 2013. Ele informa que a secretaria da saúde tem um trabalho permanente de combate à dengue, mas é necessário também a mobilização da população. "Sem a colaboração de todos, há risco de uma epidemia na cidade", afirma o secretário.

Neste encontro ficou decidido que as equipes gestoras para enfrentamento da dengue se reunirão com mais frequência para ampliar sua atuação e também integrar as medidas de controle da doença na cidade.

Anos anteriores
Em 2012, Sorocaba registrou 25 casos de dengue. O quadro apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que 21 dos casos foram autóctones (contraídos no próprio município) e quatro importados (contraídos em outras cidades).

De acordo com a secretaria, esse número ficou bem abaixo em relação a anos anteriores, quando em 2011 foram registrados 1.734 casos na cidade e outras 365 obtiveram a doença em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz