domingo, 25 de março de 2012

Terço na gruta N. S. de Lourdes

16ªaparição da Imaculada conceição







 

"Eu sou a Imaculada Conceição". No terço deste domingo realizado as 15 horas na gruta N.S de Lourdes, conduzido pelo diácono Silvio Buzzo, foi contemplada a 16ª aparição da Imaculada Conceição para Bernadete, em 25 de março de 1858, entre as quais, a Imaculada pedia "penitência ao mundo para que todos rezassem pela conversão dos pecadores."

Começaram o terço com a música Eu era pequeno, foi um momento simples, porém de grande fervor. Participaram do terço Sidneia Melaré, Vanderlei Torres Batistela, Hélio André Paludeto (Ligeirinho) e Jonadir Moraes Buzzo.

O terço foi finalizado com a benção do diácono. O próximo terço, com a contemplação da 17ª aparição, irá se realizar no dia 7 de abril no mesmo local.















Texto: Bruna Moreli/ Pastoral da Comunicação
Fotos: Lucas Rafael Araújo/ Pastoral da Comunicação

Megaplantio atrai cerca de 30 mil pessoas em Sorocaba, SP

 

Voluntários participaram da plantação de 100 mil mudas.Projeto quer transformar Itavuvu em “avenida parque”.

Geraldo Nascimento Jr. Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Crianças também participaram do evento (Foto: Geraldo Nascimento Jr.)
Crianças também participaram do evento
(Foto: Geraldo Nascimento Jr./G1)

Cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativas da Secretaria do Meio Ambiente, participaram do Megaplantio na Avenida Itavuvu, em Sorocaba (SP), neste domingo (25). Mas o motorista que quis colaborar com o plantio das 100 mil mudas colocadas à disposição da população teve que exercitar a paciência nesta manhã de sol forte.
Apesar do
esquema especial de trânsito montado pela Urbes, foram registrados quase cinco quilômetros de congestionamento, desde a altura do número 4.500 da Avenida Itavuvu até o local do evento, próximo à área de instalação da fábrica da Toyota.
“Demorei um tempão para conseguir estacionar. Todos os acessos estavam fechados, e quando achei lugar, foi no meio do barro. O carro quase atolou. Mas mesmo assim consegui plantar uma mudinha”, conta a bancária Thayssa Tannuri.
As equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) que faziam a segurança da área não registraram nenhuma ocorrência grave, apenas prestaram atendimento a algumas pessoas que se sentiram mal por causa do calor.
Diversas tendas foram espalhadas ao longo do trajeto de seis quilômetros do Megaplantio, com monitores que davam apoio e instruções aos participantes. Além disso, caixas de água potável ajudavam a amenizar o calor dos voluntários.
Na ação, participaram crianças de dezenas de escolas da cidade, além de jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Ao todo, 580 entidades, entre empresas, faculdades e escolas, se inscreveram para participar do Megaplantio.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, foram disponibilizadas 80 espécies de árvores nativas e frutíferas, como amora, pitanga e goiaba.
O objetivo do Megaplantio é transformar a Itavuvu na primeira “avenida parque” da cidade, com ciclovia, calçada e gramado, num trecho de aproximadamente seis quilômetros de extensão.

Megaplantio atraiu cerca de 30 mil pessoas em Sorocaba (Foto: Geraldo Nascimento Jr./G1)
Megaplantio atraiu cerca de 30 mil pessoas em Sorocaba (Foto: Geraldo Nascimento Jr./G1)

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações é enviada para dioceses de todo o país


Capa_livretopapa2012No próximo dia 20 de maio de 2012, solenidade da Ascensão do Senhor, será celebrado o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema proposto para este ano pelo papa Bento XVI em sua mensagem para esta data é “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.
Para ajudar no aprofundamento da temática, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB enviou para todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil um livreto contendo a mensagem do papa; uma reflexão do presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa; e sugestões de como celebrar a data.
“Desejamos que esta data seja comemorada com todo o Povo de Deus, para que a Igreja no Brasil se comprometa cada vez mais a comunicar Cristo a todos com a cultura da comunicação gerada pelas novas tecnologias”, afirmou a assessora da Comissão para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari.
A Comissão também agradece às editoras Paulus e Paulinas, que se revezam na impressão gratuita dos 15 mil exemplares a cada ano, bem como à Maria Luz Fernandes, da Arquidiocese de Vitória, que elaborou as sugestões de celebração que estão no livreto.
Os exemplares já foram enviados via correio e cada diocese faz a distribuição em suas paróquias.

Leia a mensagem:


 


5º Encontro de Jornalistas debate Comunicação e formação de rede de comunicadores


5jornalistasassuncaoNa noite de ontem, 23, foi aberto oficialmente o 5º Encontro com os Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da CNBB. O evento é organizado pela Assessoria de Imprensa da Conferência dos Bispos do Brasil e reúne 74 pessoas de várias partes do país. A Casa de Retiros Assunção, em Brasília (DF) é o local do encontro, que segue até domingo, 25.
O assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira, fez a acolhida e deu as boas vindas ao grupo. Após as apresentações, o padre Rafael destacou a construção de uma rede de correspondentes, fazendo um paralelo com o tema do encontro: “Jornalismo em Rede - um desafio para a Igreja”.
pegeraldomediadorNa manhã de hoje, 24, o palestrante convidado e que fala sobre “Experiência de jornalismo em rede no rádio, TV e internet”, é o jornalista Sidney Rezende, jornalista da rede Globo News e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O mediador do debate é o ex-assessor de imprensa e atual assessor político da CNBB, padre Geraldo Martins.
Segundo Sidney, quem não incorporar a Comunicação em seus projetos profissionais não vai avançar no mercado. Falando sobre gestão da informação, o jornalista disse que um desafio para a geração presente é “achar o ponto de equilíbrio na comunicação”.
sidneyrezendeencontrojornalistas“O mundo está em transformação rápida. Acordamos mais cedo e dormimos mais tarde. Nunca se vendeu tanto remédios para dormir quanto nos dias atuais, mostrando que a humanidade vive um paradigma influenciado pelo consumo da informação acelerada”., disse Sidney fazendo uma provocação à Igreja: “Qual é o papel da Igreja nesse mundo?”, questionou.
O jornalista, que foi um dos fundadores da rede Central Brasileira de Notícias (CBN), destacou que a sociedade vive “agruras” por falta de comunicação. “A chave para mudarmos o mundo é o diálogo. Temos que criar mais canais de comunicação. Devemos fazer com que a sociedade seja mais humana, fraterna e que olhe para os mais necessitados”.

Avião de pequeno porte faz pouso forçado em Itu, SP

Itu igreja Matriz de dia

Casal que estava na aeronave não se feriu.
Pane no motor motivou pouso forçado.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Um avião de pequeno porte, com capacidade para cinco pessoas, fez um pouso forçado na fazenda Nova Cajuru, na altura do quilômetro 83 da Castello Branco, em Itu (SP), por volta das 18h deste sábado (24).

Somente o piloto e sua mulher estavam a bordo. Ninguém se feriu. Segundo o homem, que é piloto de demonstração de uma fabricante de aeronaves de Jundiaí (SP), o motor teve uma pane quando sobrevoava a divisa entre Sorocaba e Itu, a cerca de 700 metros de altura.

Quando notou a falha mecânica, o piloto, que voava a lazer e disse já conhecer a região, acionou o paraquedas para diminuir a velocidade e facilitar o pouso de emergência.

Funcionários da empresa proprietária da aeronave vão fazer a segurança da área até amanhã, quando uma equipe do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vai ao local para fazer a perícia da aeronave

Correios querem a abertura de 13 mil vagas

manhã e gincana 013 Agência de Porto Feliz

Empresa aguarda sinal verde do Ministério das Comunicações para a contratação de novos funcionários Diário de S. Paulo

Os Correios aguardam o sinal verde para a contratação de 13.727 vagas. O pedido foi encaminhado para o Ministério das Comunicações, que o levará ao Planejamento. A estatal pretende criar empregos especialmente na área operacional, em cargos que exigem ensino médio.

Neste grupo estão carteiros, operadores de triagem e transbordo e também atendentes comerciais (que atuam nas agências). O reforço servirá para dar sustentação ao  crescimento da operação e para reposição do quadro de funcionários, desfalcado por aposentadorias e demissões incentivadas para empregados  mais antigos.  A previsão é de preencher entre três mil e quatro mil postos com a convocação de aprovados no último processo seletivo, que estimava  9.190 vagas.  O concurso, cuja prova foi realizada em 15 de maio do ano passado, ofereceu vagas para 39 cargos, sendo 34 de nível superior e cinco de nível médio.

A empresa afirma que já contratou mais do que o previsto. No entanto, em alguns estados ainda há candidatos aguardando chamada. A ideia é fazer a convocação pontualmente, onde houver vagas. Particularmente em relação ao estado de São Paulo, os Correios possuem duas diretorias regionais, uma responsável pela capital e região metropolitana e outra que atende o interior.

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/16826/Correios+querem+a+abertura+de+13+mil+vagas

Asilo recebe Encontro com a Juventude!

 

459478_2417574258577_1827999245_1402633_1223536650_o

Data: 31/03/2012 Horário: 14h às 17h
Local: Cidade dos Velhinhos

Obs.: Pode levar lanche para partilha.

Haverá ônibus saindo às 13h da Comunidade Nossa Senhora da Ponte. passando pela Comunidade São Francisco e Paróquia São João Batista.

Haverá ônibus saindo às13h da Comunidade Nossa Senhora Aparecida. passando pela Comunidade Nossa Senhora das Graças

Veja como foi o último encontro: aqui

Empresário defende descanso aos domingos

image

Sérgio Reze, presidente da Assobrav, afirma que concessionárias devem fechar neste dia Rodrigo Rainho
rodrigo.rainho@bomdiasorocaba.com.br

Funcionário motivado atende melhor o cliente e vende mais. Essa é a opinião de Sérgio Reze, presidente da Assobrav (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen), que convocou uma entrevista coletiva para divulgar os resultados da rede Abrão Reze após a decisão do Sindicato dos Comerciários em fechar as concessionárias aos domingos em Sorocaba e outras cidades do interior de São Paulo, em novembro. “Percebemos que os vendedores e gerentes estavam muito desmotivados, já no final da tarde de sábado. Imaginem no domingo”, afirma. “Muitas mulheres pediam para ver os filhos em eventos na escola ou acompanhar o marido. Domingo é dia sagrado, de convivência com a família”.
Diretor da maior rede de concessionárias Volkswagen de Sorocaba, ex-presidente da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores), Reze anunciou que o grupo registrou estabilidade nas vendas após a decisão, tomada pela assembleia do Sindicato dos Comerciários de Sorocaba. “Após 90 dias, temos condições de fazer a projeção para o ano. Posso afirmar que fechamento aos domingos e feriados não prejudica a concessionária”, diz Reze. “Pelo contrário, ajuda o funcionário a ter mais motivação para fechar as vendas de segunda a sábado”.
Reze defendeu a legitimidade da decisão e criticou grupos contrários ao fechamento. O BOM DIA apurou que o grupo CAOA (revendedor das marcas Ford e Hyundai) e concessionários da JAC Motors são contrários à medida. “Mais de 35 ações foram derrubadas pela justiça. Na capital, as concessionárias só podem abrir duas vezes por semana. Creio que a partir de outubro, abrirão uma vez por semana”, prevê Reze.
Octávio Vallejo, presidente do Sindodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de São Paulo), esclarece que os 586 distribuidores da capital e outros 103 do Grande ABC, além de Suzano , Guarulhos e Osasco, abrem dois domingos por mês, mas fecham os restantes e também nos feriados.
As 20 concessionárias de Sorocaba não podem abrir as portas no domingo. Segundo Reze, seus 400 funcionários, após o fechamento, rendem mais. “Automóvel não é produto de primeira necessidade. O cliente pesquisa no sábado e depois fecha a compra”, avalia. “O vendedor está mais feliz”.

http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/16874/Empresario+defende+descanso+aos+domingos

Padre Giuli faz aniversário de ordenação nesta quarta-feira dia 21 de março

 

 

a posse em Araçoiaba

ao lado do amigo "JOCA"

Neste dia 21 de março, o Pe Fernando Henrique Giuli Batista completa oito anos de aniversário de ordenação sacerdotal. Recentemente ele assumiu como pároco na cidade de Araçoiaba da Serra na Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Pe. Fernando Henrique Gilui Batista, nasceu no dia 02 de abril de 1980, na cidade de Porto Feliz/SP, filho de Rubens Geraldo Giuli Batista e Doroti Tomé Giuli Batista. Tem uma irmã, Viviane. Cursou o Ensino básico e médio em Porto Feliz/SP. Desde cedo sentiu a vocação ao sacerdócio!

Após algumas experiências profissionais, ingressou no Seminário Diocesano de Jundiaí, onde cursou Filosofia na Faculdade do Mosteiro de São Bento em São Paulo/SP. Em 2000, iniciou o Curso de Teologia no Instituto de Teologia “João Paulo II” em Sorocaba/SP, já pertencendo a Arquidiocese de Sorocaba. Obteve o título de bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção” em São Paulo/SP.

Em 2004 iniciou o Curso de Mestrado “stritu sensu” em Direito Eclesiástico (Canônico) na Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção” em São Paulo/SP agregado o curso a Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália. Em 2006 prestou seu Exame “De universae iure” e recebeu o titulo de Mestre em Direito Canônico. Após fazer o mestrado, Pe. Giuli iniciou os créditos de doutorado em Direito Canônico e defendeu sua TESE em Dezembro de 2009, com supervisão da Banca da Pontificia Universidade Lateranense de Roma na Itália, tornando-se assim Doutor em Direito Canônico.

Pe. Giuli, como é conhecido, ministra palestras e cursos, além de: Professor do Instituto de Teologia “João Paulo II” em Sorocaba/SP, Procurador do Tribunal Eclesiástico de Sorocaba, Pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo em Sorocaba, apresenta programas de evangelização em várias rádios e auxilia na programação da TV Século 21.

Foi ordenado Sacerdote no dia 21 de março de 2004 na cidade de Porto Feliz/SP, pelo então arcebispo Dom José Lambert Filho. Seu lema foi: “Iustitia et Pax”, isto é, “Justiça e Paz”. A paz somente acontece quando reina a justiça, que é baseada no amor. Pe. Giuli celebra Missas pela Cura na Paróquia de São Paulo Apóstolo mensalmente, além de celebrar e pregar também por todo o Brasil. Auxilia também na Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Sorocaba/SP.


Atividades do Papa serão transmitidas ao vivo pela TV Canção Nova



Até a próxima quinta-feira, 29, todos poderão acompanhar a visita pela TV, com transmissões ao vivo e flashes ao longo da programação, e pelo site - noticias.cancaonova.com -, com matérias, vídeos e a íntegra dos discursos do Papa.









Confira os horários das transmissões ao vivo de algumas das atividades do Papa no México e em Cuba:

Sábado, 24
- 21h45 (horário de Brasília) - Saudação às crianças na Praça da Paz de Guanajuato

Domingo, 25
- 13h (horário de Brasília) - Santa Missa no Parque do Bicentenário de León e, logo em seguida, a oração do Ângelus
- 21h (horário de Brasilia) - Celebração das Vésperas com os bispos do México e da América Latina

Segunda-feira, 26
- 19h30 (horário de Brasília) - Santa Missa por ocasião do 400º aniversário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre

Quarta-feira, 28
- 11h (horário de Brasília) - Santa Missa na Praça da Revolução em La Habana


Além
dessas transmissões, confira os flashes de cinco minutos durante a programação:

- às 10h15 no programa Manhã Viva
- às 13h55
- às 18h30 - após o Terço
- e às 19h30, em nosso telejonal Canção Nova Notícias.
Os horários mudam apenas neste domingo, quando os horários dos flashes serão às 10h25, 15h25 e 17h45.

SAAE participa da entrega do Plano Municipal de Saneamento

 

 

AI/Prefeitura de Porto Feliz

Foto

Os documentos foram entregues pelo superintendente do SAAE, Rodnei Bergamo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Porto Feliz participou da solenidade de entrega dos Planos Municipais de Saneamento para as cidades da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê e também do Plano Integrado Regional de Saneamento, que aconteceu em Sorocaba, no dia 6 de março. Os documentos foram entregues pelo superintendente do SAAE, Rodnei Bergamo, ao Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

De acordo com a autarquia, a Lei Federal de Saneamento nº 11.445 de 2007 exige que cada município elabore o seu plano local de saneamento e que o Estado integre as iniciativas por região. Esses planos devem contemplar diagnósticos com análise, propostas e definições das necessidades de investimentos para a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.

O plano referente a cidade de Porto Feliz foi elaborado pela empresa de consultoria Engecorps – Corpo de Engenheiro Consultores S.A e teve acompanhamento de um grupo executivo local, formada pelo diretor técnico do SAAE, Marcos Vinícius de Souza Damy, pelo coordenador operacional da autarquia, Marcelo Luiz Flauzino, pelo diretor de Obras Públicas, Lucas Aparecido Rodrigues, pelo diretor de Manutenção e Transporte, Laércio José Pilon, e pela diretora de Urbanismo, Isabel Battisti.

O Plano Municipal de Saneamento para as cidades da Bacia Hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê e também do Plano Integrado Regional de Saneamento são instrumentos de planejamento, sustentabilidade na prestação de serviços, viabilização de recursos financeiros e, sobretudo, para a segurança hídrica do município. As cidades que não tiverem seus planos devidamente entregues terão problemas na liberação de recursos federais e estaduais na área de saneamento básico.

http://portomaisfeliz.com.br/noticias/detalhe.asp?t=SAAE+participa+da+entrega+do+Plano+Municipal+de+Saneamento+&cod_conteudo=35248

Anunciação do Senhor

Anunciação do SenhorNeste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.
Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."
Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).
Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 25/03/2012

"Atrairei todos a mim"

Leitura Orante
Jo 12,20-33
Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte na festa, estavam alguns não-judeus. Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram: Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizer isso a André, e os dois foram falar com Jesus. Então ele respondeu: Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. Jesus continuou: Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Pai, revela a tua presença gloriosa!
Então do céu veio uma voz, que dizia: Eu já a revelei e a revelarei de novo. A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus. Mas ele disse: Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês. Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer.

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

 

Capa_livretopapa2012

Amados irmãos e irmãs,

Ao aproximar-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, desejo partilhar convosco algumas reflexões sobre um aspecto do processo humano da comunicação que, apesar de ser muito importante, às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente necessário lembrá-lo. Trata-se da relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.

O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços. Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico. Por isso é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons.

Grande parte da dinâmica atual da comunicação é feita por perguntas à procura de respostas. Os motores de pesquisa e as redes sociais são o ponto de partida da comunicação para muitas pessoas, que procuram conselhos, sugestões, informações, respostas. Nos nossos dias, a Rede vai-se tornando cada vez mais o lugar das perguntas e das respostas; mais, o homem de hoje vê-se, frequentemente, bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente. O silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos, justamente para identificar e focalizar as perguntas verdadeiramente importantes. Entretanto, neste mundo complexo e diversificado da comunicação, aflora a preocupação de muitos pelas questões últimas da existência humana: Quem sou eu? Que posso saber? Que devo fazer? Que posso esperar? É importante acolher as pessoas que se põem estas questões, criando a possibilidade de um diálogo profundo, feito não só de palavra e confrontação, mas também de convite à reflexão e ao silêncio, que às vezes pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem.

No fundo, este fluxo incessante de perguntas manifesta a inquietação do ser humano, sempre à procura de verdades, pequenas ou grandes, que dêem sentido e esperança à existência. O homem não se pode contentar com uma simples e tolerante troca de cépticas opiniões e experiências de vida: todos somos perscrutadores da verdade e compartilhamos este profundo anseio, sobretudo neste nosso tempo em que, «quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2011).

Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Na sua essencialidade, breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo bíblico – podem exprimir pensamentos profundos, se cada um não descuidar o cultivo da sua própria interioridade. Não há que surpreender-se se, nas diversas tradições religiosas, a solidão e o silêncio constituem espaços privilegiados para ajudar as pessoas a encontrar-se a si mesmas e àquela Verdade que dá sentido a todas as coisas. O Deus da revelação bíblica fala também sem palavras: «Como mostra a cruz de Cristo, Deus fala também por meio do seu silêncio. O silêncio de Deus, a experiência da distância do Omnipotente e Pai é etapa decisiva no caminho terreno do Filho de Deus, Palavra Encarnada. (...) O silêncio de Deus prolonga as suas palavras anteriores. Nestes momentos obscuros, Ele fala no mistério do seu silêncio» (Exort. ap. pós-sinodal Verbum Domini, 30 de Setembro de 2010, n. 21). No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo. Depois da morte de Cristo, a terra permanece em silêncio e, no Sábado Santo – quando «o Rei dorme (…), e Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos» (cfr Ofício de Leitura, de Sábado Santo) –, ressoa a voz de Deus cheia de amor pela humanidade.

Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus. «Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora» (Homilia durante a Concelebração Eucarística com os Membros da Comissão Teológica Internacional, 6 de Outubro de 2006). Quando falamos da grandeza de Deus, a nossa linguagem revela-se sempre inadequada e, deste modo, abre-se o espaço da contemplação silenciosa. Desta contemplação nasce, em toda a sua força interior, a urgência da missão, a necessidade imperiosa de «anunciar o que vimos e ouvimos», a fim de que todos estejam em comunhão com Deus (cf. 1 Jo 1, 3). A contemplação silenciosa faz-nos mergulhar na fonte do Amor, que nos guia ao encontro do nosso próximo, para sentirmos o seu sofrimento e lhe oferecermos a luz de Cristo, a sua Mensagem de vida, o seu dom de amor total que salva.

Depois, na contemplação silenciosa, surge ainda mais forte aquela Palavra eterna pela qual o mundo foi feito, e identifica-se aquele desígnio de salvação que Deus realiza, por palavras e gestos, em toda a história da humanidade. Como recorda o Concílio Vaticano II, a Revelação divina realiza-se por meio de «ações e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal modo que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido» (Const. dogm. Dei Verbum, 2). E tal desígnio de salvação culmina na pessoa de Jesus de Nazaré, mediador e plenitude da toda a Revelação. Foi Ele que nos deu a conhecer o verdadeiro Rosto de Deus Pai e, com a sua Cruz e Ressurreição, nos fez passar da escravidão do pecado e da morte para a liberdade dos filhos de Deus. A questão fundamental sobre o sentido do homem encontra a resposta capaz de pacificar a inquietação do coração humano no Mistério de Cristo. É deste Mistério que nasce a missão da Igreja, e é este Mistério que impele os cristãos a tornarem-se anunciadores de esperança e salvação, testemunhas daquele amor que promove a dignidade do homem e constrói a justiça e a paz.

Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra» (Oração pela Ágora dos Jovens Italianos em Loreto, 1-2 de Setembro de 2007), confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.

Vaticano, 24 de Janeiro – dia de São Francisco de Sales – de 2012.

BENEDICTUS PP XVI

 

Veja também:

http://www.emportofeliz.com.br/2011/06/pascom-porto-feliz-participa-da-missa.html

Veja também:

http://www.emportofeliz.com.br/2011/06/pascom-porto-feliz-e-acolhida-na.html