sábado, 26 de junho de 2010

Orangotango e vira-lata mantêm amizade inusitada nos EUA


Dupla vive em um centro de animais no estado da Carolina do Sul.


'Suryia' e o vira-lata 'Roscoe' já apareceram em programas na TV.

Do G1, em São Paulo

A orangotango "Suryia" e o vira-lata "Roscoe" mantêm amizade inusitada em um centro de preservação de animais em Myrtle Beach, no estado da Carolina do Sul (EUA). O "casal" já chegou aparecer no programa da apresentadora Oprah Winfrey e no canal "National Geographic", segundo a emissora de TV "ABC News".
Orangotango 'Suryia' e vira-lata 'Roscoe' vivem em um centro 
de animais no estado da Carolina do Sul.Orangotango 'Suryia' e vira-lata 'Roscoe' vivem em um centro de animais. (Foto: Reprodução/ABC News)
 
'Suryia' e 'Roscoe' estão sempre juntos.'Suryia' e 'Roscoe' estão sempre juntos. (Foto: Reprodução/ABC News)

Copa do Mundo




A equipe de Ghana foi a segunda seleção a garantir vaga para as quartas de final da Copa do Mundo, sendo também a única equipe do continente Africano a permanecer no Mundial.
A equipe Ganesa vai tentar ser a primeira seleção do continente Africano a conseguir se classificar para a semi final de uma Copa do Mundo, Camarões em 1990 e Senegal em 2002 foram as seleções que chegaram mais longe no Mundial assim como Ghana chegaram até as quartas de final onde foram eliminadas.
A partida mal começou e seleção da África já abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo com Boateng, após um erro na saída de bola da equipe Americana Boateng arrancou e chutou firme de fora da área para abrir o placar.
Após o gol a seleção Norte Americana demorou para se encontrar na partida e a primeira chance real de gol só aconteceu aos 22 minutos em um chute de Bradley que o goleiro Kingson defendeu. Antes mesmo do intervalo o técnico dos EUA já fez sua primeira substituição quando tirou o meio campo Clark que já tinha um cartão amarelo e que falhou no gol saiu para dar lugar ao meio campista Edu.
Com a modificação o time Americano melhorou na partida mais não conseguia o gol de empate, sendo assim Ghana terminou a primeira etapa na frente no placar.
Na etapa final os Estados Unidos voltaram com tudo e aos 17 minutos em uma linda jogada do meio campo Dempsey ele sofreu um pênalti que o craque Americano Donovan bateu e converteu igualando o placar.
Os Estados Unidos seguiram melhor até o final dos 90 minutos mais não conseguiu furar o bloqueio de Ghana, sendo assim a partida foi para a prorrogação.

Prorrogação
Logo aos 3 minutos Gyan recebeu um lançamento de André Ayew ganhou no corpo e acertou um lindo chute para marcar o segundo gol.
Já muito cansada a equipe Americana tentou mais não conseguiu produzir muito e a partida acabou mesmo 2x1 e apesar da equipe dos Estados Unidos terem jogado muito bem não conseguiram vencer, agora a seleção Africana enfrenta o Uruguai por uma vaga na semi final da competição.
A partida acontece no dia 02 de Julho em Johanesburgo no estádio Soccer City principal estádio do Mudial.

Opus Dei

Deus próximo
Artigo escrito por D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei, por ocasião do quinto aniversário da eleição de Bento XVI (publicado no jornal Folha de São Paulo).

COMPLETAM-SE cinco anos da eleição do cardeal Joseph Ratzinger como sucessor de são Pedro à frente da Igreja Católica.

Dentre os motivos de agradecimento a Bento 16, gostaria de ressaltar a sua constante ação por dar a conhecer o Deus próximo. Essa expressão -extraída do título de um livro seu sobre a eucaristia- é um modo afetuoso de falar do Criador, que a fé nos mostra amoroso e próximo, interessado pelas suas criaturas, como afirmava um santo dos nossos dias.

De fato, são Josemaria recordava com frequência que, em meio à agitação cotidiana, às vezes "vivemos como se o Senhor estivesse lá longe, onde brilham as estrelas, e não consideramos que também está sempre ao nosso lado. E está como um pai amoroso -quer mais a cada um de nós do que todas as mães do mundo podem querer a seus filhos-, ajudando-nos, inspirando-nos, abençoando... e perdoando" ("Caminho", 267).

Deus, que não está sujeito ao tempo, assume o tempo em Jesus Cristo e entrega-se à humanidade. Como relembra frequentemente o papa, Deus fez-se homem para que pudéssemos mais facilmente acolhê-lo e amá-lo.

E, ao longo desses anos, mostrou, de modo incisivo, incansavelmente, que Deus é amor e que ninguém começa a ser cristão em razão de uma decisão ética ou de uma grande ideia, mas pelo encontro com uma pessoa -Jesus de Nazaré- que abre um horizonte novo à vida ("Deus Caritas Est", 1).

Jesus percorre os caminhos da Palestina e nota a dor dos seus contemporâneos. Por isso, quando se conhece e se ama ao "Deus próximo", o cristão não fica indiferente à sorte dos demais. É o "círculo virtuoso" da caridade: a proximidade com Deus alimenta a proximidade com os homens, provoca a "disponibilidade para os irmãos e para uma vida entendida como tarefa solidária e jubilosa" ("Caritas in Veritate", 78).

Como Bento 16 entende a sua missão de cabeça da Igreja universal?

Na missa do início do pontificado, explicava que a missão do pastor poderia parecer pesada, mas na verdade apresentava-se como uma tarefa "bela e grande, porque é um serviço à alegria, à alegria de Deus que quer entrar no mundo".

Naquela mesma ocasião, afirmava que "não há nada mais belo do que ser alcançados, surpreendidos, pelo Evangelho, por Cristo", e que "não há nada de mais belo do que conhecê-Lo e comunicar com os outros a Sua amizade" (Homilia, 24/4/2005).

Assim vê o papa a sua missão: comunicar aos demais a alegria que procede de Deus. Despertar no mundo um novo dinamismo de compromisso na resposta humana ao amor de Deus.
Nesses cinco anos de pontificado, não faltaram ao papa ataques promovidos por quem está empenhado em arrancar o Criador do horizonte da sociedade civil; também não estiveram ausentes os sofrimentos diante da incoerência e dos pecados de algumas pessoas chamadas a ser "sal da terra" e "luz do mundo" (Mt 5, 14-16).

Nada disso nos deve assustar, pois as dificuldades fazem parte do itinerário normal do cristão, já que não é o discípulo maior que o mestre, como afirmou Jesus Cristo: "Se me perseguiram, também vos perseguirão""(Jo 15, 20). Ao mesmo tempo, não esqueçamos que o Senhor acrescentou: "Se guardaram a minha doutrina, também guardarão a vossa" (ibidem).

Aqui reside o otimismo indestrutível do cristão, sustentado pelo Espírito Santo, que nunca desampara a Igreja. "Historia docet": quantas vezes, ao longo de 20 séculos, levantaram-se vozes agoureiras, anunciando o fim da Igreja!

No entanto, sob o impulso do Paráclito, tão logo se superaram as dificuldades, ela se mostrou mais jovem e mais bela, mais cheia de energias para conduzir os homens pelos caminhos da salvação.

Constatamo-lo nesses anos: a autoridade moral e intelectual do papa, a sua proximidade e o seu interesse por aqueles que sofrem, a sua perseverança na defesa da verdade e do bem, sempre com caridade, fortaleceu homens e mulheres de todas as crenças.

O romano pontífice continua sendo um foco que ilumina as complexas vicissitudes terrenas.

No exercício da minha tarefa episcopal, milhares de pessoas -católicos, não católicos e também numerosos não cristãos- testemunharam-me que as respostas sólidas e cheias de esperança de Bento 16 diante dos diversos dramas da humanidade significaram para eles confirmação no Evangelho ou motivo para aproximarem-se da Igreja e, sobretudo, um renovado interesse por descobrir o "Deus próximo" que o papa proclama.

Somos muitos os que nos sentimos diariamente enriquecidos por esse anúncio alegre de Bento 16, enriquecido pela luz da fé, exposto com todos os recursos da inteligência, com uma linguagem clara e com o testemunho da sua relação pessoal com Jesus Cristo. Que o Senhor o conserve por muitos anos como guia da Igreja, para o bem da humanidade inteira.

Copa do Mundo




Neste sábado dois jogos abriram as oitavas de final da Copa do Mundo.
No primeiro jogo se enfrentaram Uruguai x Coréia do Sul, foi um jogo muito equilibrado até o final e os detalhes definiram a partida.
Logo aos 7 minutos do primeiro tempo  após uma falha do goleiro sul coreano Luiz Soares abriu o placar para a equipe Sul Americana, depois do gol os coreanos partiram pra cima e de tanto insistir conseguiram empatar aos 22 minutos após um cruzamento Lee Chung Young aproveitou a falha na sáida do goleiro uruguaio e cabeçou para o fundo das redes, a partir daí a Coréia recuou e aos 34 minutos do segundo tempo Suárez marcou um lindo gol após acertar um belo chute, após o gol a Coréia ainda tentou e quase chegou ao empate aos 41 minutos após um chute de Lee Dong Gook o goleiro Muslera tocou na bola e ela foi indo devagar até Lugano chegar para cortar e aliviar o perigo.
Desde a copa de 1970 que o Uruguai não chegava até as quartas de final de uma Copa do Mundo, agora a equipe Celeste enfrenta os Estrelas Negras de Ghana pelas quartas de final.





Produtores portofelicenses em Holambra!


Cerca de trinta produtores rurais de Porto Feliz participaram, em Holambra, da 17ª edição da Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas. O evento aconteceu no dia 17 de junho.

A Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável e o posto do Sebrae, apoiaram a visita dos agricultores com o oferecimento dos ingressos e do transporte até a cidade.

A Hortitec apresentou, em 2010, as novidades em equipamentos para o campo, variedades de sementes, tecnologias para o cultivo de flores, frutas, hortaliças, entre outras culturas, e ferramentas especiais.

Museu de Porto Feliz fecha para reformas!


O Museu Histórico e Pedagógico das Monções de Porto Feliz permanecerá fechado para visitação durante as obras de reforma e restauração do prédio.

O acervo será transferido, visando a integridade do patrimônio. Parte das peças ficará no auditório, localizado nos fundos do Museu, que será fechado pela Diretoria de Obras Públicas. O restante do acervo será transferido para o prédio da Diretoria de Segurança e Operações Comunitárias. O arquivo de documentos, livros e material iconográfico do Museu será temporariamente disponibilizado para pesquisa na Biblioteca Municipal.


De acordo com a diretora de Urbanismo, Isabel Battisti, para viabilizar o procedimento, a Prefeitura firmou parceria com a Secretaria de Cultura Estadual já que o Museu pertence ao Estado.


Antes do fechamento do Museu, vieram a Porto Feliz renomados profissionais de arquitetura e engenharia, especializados em patrimônio histórico, para avaliar as condições do prédio e as etapas a serem seguidas.


O laudo apresentado pelos profissionais mostrou que o restauro do prédio seria necessário já que as características do local foram prejudicadas ao longo do tempo devido às intervenções sem conhecimento técnico.


A construção é do século XIX e foi erguida em taipa de pilão. Inicialmente, era um prédio residencial do capitão-mor, José Manoel de Arruda e Abreu. De 1908 a 1950, passou a funcionar como grupo Escolar Coronel Esmédio e desde 1965 abriga o Museu.


Reforma e restauro


Conforme Isabel Battisti, o reboco externo que cedeu em dezembro, durante um período de chuvas intensas, será refeito. O telhado terá sua manta plástica substituída. Por medidas de prevenção, o prédio receberá escoras em seu entorno.


Ainda segundo a diretora, paralelamente à reforma, Prefeitura em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, buscará recursos junto à iniciativa privada para a contratação de empresa especializada na elaboração do projeto de restauro de todo o patrimônio histórico, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).


Museu das Monções
Diretor de Cultura e Esportes, Claudimir Causin, informa ainda que o Museu Histórico e Pedagógico das Monções passará por um projeto museológico e museográfico após a conclusão do restauro. “É vontade do Governo Municipal transformar o prédio em um Museu das Monções, exclusivamente para contar a nossa história”, fala. No projeto museológico, além do tema monções, seriam destacados a expedição científica de Langsdorff e a Semana das Monções.

Ginga futebol arte





O célebre Mario Filho, autor do livro O negro e o futebol brasileiro, observa a reação dos jornais ingleses referindo-se à seleção brasileira em excursão na Europa em 1956, às vésperas da conquista da copa do mundo de 1958: "o futebol brasileiro tinha tudo de um circo: o comedor de fogo, o engolidor de faca, os acrobatas, os trapezistas, até os palhaços.

Só não tinha essa coisa elementar que era um time." Para muitos, o futebol brasileiro é incompreensível. Isso porque a fonte de sua inspiração nasce da civilização africana que sofre de forte recalcamento pelos sistemas neocoloniais europocêntricos. Essa recriação do futebol começa com a participação do negro. Faz com que a linguagem do futebol seja envolvida por novos valores procedentes de culturas milenares.


O jogo que era uma elaboração das formas técnicas industriais de produção, a divisão de funções do trabalho a serem cumpridas da melhor maneira visando unicamente o gol, que significa objetivo, produtividade, tem agora uma nova pedra angular, isto é a noção de “odara” que, em língua yoruba, significa bom e bonito simultaneamente.

Nessa bacia semântica de formas e movimentos, o técnico não se separa do estético: é uma e mesma coisa. Então, a ocupação do tempo e do espaço do jogo sofrerão mudanças radicais. A mesma indagação sobre a capoeira para os de fora da roda: se é dança, se é luta, se é religião, se é jogo, acontece com o que viemos a chamar de “futebol arte”. Assim como a capoeira, a base do jogo é a ginga.

A ginga é o movimento que incorpora a sincopa, o vazio que constrói a esquiva que torna o jogador invisível para o adversário. Esse movimento se faz ao sabor do ritmo do balanço, que os afro-americanos chamam de “suingue”. O nome ginga, creio eu, deriva como homenagem a Rainha Ginga Ngola Bandi Kiluanji. Ela que enfrentou os colonialistas escravistas de Portugal e é considerada a rainha invisível por suas táticas de deslocamentos conseguindo manter o reino do Ndongo (Angola) independente, é lembrada nos autos de coroação dos reis de Congo nas congadas do Brasil.

Outra referência importante se desdobra da noção do espaço sagrado. Nas tradições cristãs, o espaço celeste é o lugar do sagrado. Toda uma estética se constitui dessa noção, desde as narrativas celestiais as pinturas das igrejas e sua arquitetura se projetando para o alto. Assim como a dança "clássica", o ballet com seus saltos para o alto, o futebol inglês não foge desse valor, bola para cima e a cabeçada faz da cabeça o lugar onde o espírito se separa ou controla a matéria ou pecado de onde deve sair o gol.

Muito diferente é a noção do espaço sagrado nas culturas afro-brasileiras. Aqui é o interior da terra que guarda e contém o mistério da criação, de onde se celebram a ancestralidade. Então toda uma estética está voltada para baixo, em termos de rituais, complexas danças com gestos simbólicos, onde todo o corpo e os pés em contato com o solo sacralizado realizam a comunicação entre esse mundo e o além.

Assim como a capoeira original se faz ao rés do chão, o futebol arte evolui rente ao gramado.

Por fim, tendo na origem o livro sagrado, a comunicação exigindo a concepção do corpo ascético, do corpo inerte, educado para obter conhecimento apenas através da leitura ou de imagens, exacerbando a relação olho-cérebro, característica das culturas européias, faz com que se desdobre na formação de jogadores de futebol o que chamamos de cintura dura. Por outro lado, nas culturas afro-brasileiras o acesso ao saber faz um apelo a todos os sentidos, promovendo a sinergia entre eles e ao mesmo tempo exigindo uma comunicação direta intergrupal onde se dá e se realiza o desejo de estar junto, em interação grupal se fortalecendo podendo se divertir e manifestar a alegria. A música percussiva, a dramatização que envolve a estética do sagrado faz do corpo em movimento um caminho de adoração de entidades ancestrais.

Daqui se desdobra também essa característica lúdica do nosso futebol arte e, através dela, somos o País com mais conquistas da copa do mundo.
__________
Esta reflexão é dedicada ao zagueiro e técnico Jayme de Almeida (1) (1920 – 1973). Jayme jogou no Atlético Mineiro (MG: 1936 a 1938) e no Flamengo (RJ: 1938 a 1949), tendo atuado na Copa América e na Seleção Brasileira. Em 1949, Jayme seria o primeiro jogador profissional a ganhar o prêmio Belfort Duarte que era concedido ao atleta que permanecesse dez anos sem receber qualquer punição, disputasse no mínimo 200 partidas nacionais e internacionais e também comprovasse “bons antecedentes”. O prêmio conferia ao vencedor o status de ser congratulado o autor de relevantes serviços prestados ao futebol.

(1) Um irmão carnal de Lélia de Almeida Gonzalez, homenageada em Memorial Lélia Gonzalez responsável por esta coluna em Amai-vos.

__________
Autor: Marco Aurélio Luz é Elebogi e Oju Oba, integrante da Troça Carnavalesca Pai Buruko. Doutor em Comunicação UFRJ, autor do livro Agadá: dinâmica da civilização afro-brasileira, editora UFBA/Pallas. 1995, dentre outros. - maolluz@terra.com.br
_____________________
Algumas obras de Marco Aurélio Luz
Agada: Dinâmica da Civilização Africano-Brasileira. Centro Editorial e Didático da UFBA, ISBN 8523201106 (85-232-0110-6)
Cultura Negra Em Tempos Pós-modernos. EDUFBA, ISBN 8523202781 (85-232-0278-1)
Do Tronco ao Opa Exim: Memória e Dinâmica da Tradição Afro-Brasileira. Pallas, ISBN 8534701660 (85-347-0166-0)
Identidade Negra e Educação. Salvador, Ianamá, 1990, ISBN 10: 8585151099
Foto: “Jornal dos Sportes, in http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=5632 com retoque fotográfico por Memorial Lélia Gonzalez

Saae de Porto Feliz troca 12 mil metros de tubulação de água


Paróquia Nossa Senhora Aparecida promoveu sua segunda festa junina!

Aconteceu neste sábado dia 19 de junho de 2010 pelo segundo ano consecutivo, a Festa Junina da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Porto Feliz. Como forma de mobilizar os paroquianos, reunir as comunidade (urbana e rural), angariar fundos e oferecer um evento de entretenimento salutar para os católicos, assim aconteceu esta festa.

Padre Carlos satisfeito, acompanhou os preparativos, esteve presente acompanhando a festa.

A festa teve musica ao vivo, além de apresentações e quadrilha.

Aproximadamente 500 pessoas estiveram no local ao longo da festa!

Antes da festa, a comunidade lotou a Missa das 19 horas.



Fogueira, música ao vivo, pula pula e entrada franca

A festa movimentou o bairro Cidade Jardim, oferecendo a comunidade 
uma festa tranquila e segura com a presença da Guarda Municipal no local.









Barracas de churrasco, doce, bebidas, pastel entre outros!

Equipe preparando o pastel



Tudo feito com carinho e higiene







A toda a organização, somente Deus para retribuir todo os esforços feitos, oferecendo uma boa festa, e ainda angariando fundos para ajudar nos trabalhos da Igreja, em especial os que ajudam os pobres.
Parabéns

Maffei encontra presidente do Jockey Club de São Paulo