quarta-feira, 27 de maio de 2009

Visita ao cursilho 25/05/2009

Estivemos, na segunda feira 25/05, dia em que choveu calmamente sobre nossa cidade, mas mesmo assim, encontramos numa sala que é usada para catequese e encontros de movimentos e pastorais, um grupo unido, atento e perseverante: o Cursilho. 17 pessoas, mais o Pe Chico.


Encontramos um grupo muito convicto de seus trabalhos e missões. Em uma exposição feita pelo Jonas, foi abordado grandes objetivos, que de tantos, vamos enumerar o principal:

Evangelizar quem não vem à Igreja!!!


Acima nas fotos, Jefferson que fez o 150, fez leitura de Evangelho seguidamente refletido por todos os cursilhistas.


Toda segunda feira, tem este grupo que se reune na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Para Nossa surpresa, ficamos sabendo de um outro grupo, que se reúne as sextas feiras, no Avecuia do Alto, que é zona rural de Porto Feliz. E muito foi debatido, a importância do testemunho, pois só com ele é que se conseguirar resgatar pessoas para Jesus. Somente testemunhando pela diferença que conseguirá atrair mais pessoas para irem nos retiros e participar das reuniões.

Ambiciosos:
Eles ainda, tem objetivo muito corajoso, de expandir e formar um grupo fixo, na Caic e no Barreiro Rico, de cursilhistas. Oque ajudaria muito, pois na área rural há muitas dificuldades para se manter uma Pastoral com mobilização semanal.


A evangelização de ambientes, também já está sendo discutida até o seu amadurecimento por parte de todos, para evangelização de ambientes, ir de encontro com outras pessoas, de outros ambientes/realidades. Ir à missão, lembrando o tripé do Cristão, que envolver formação- ação e Cristão comprometido.

O movimento do Cursilho, aspira muitas coisas, além de ações de resgate, também de atividades internas, como estudos - como liturgia, documento de aparecida entre outros. Tudo requer tempo, disponibilidade e empenho de todos. Projeto de médio-longo prazo.


Cursilho é um movimento dentro da Igreja, entre 1930-1940, que tem toda uma estrutura de formação Cristã e obediência ímpar a Igreja e aos seus trabalhos. Movimento base estrutural para outros movimentos dentro da Igreja, que usam seus "caminhos", para desempenhar trabalhos específicos, como ECC (encontro de casais com Cristo), e Emaús (em certas regiões conhecido como cursilho jovem- embora não sejam do mesmo movimento).

Cursilho é um movimento tradicional em nossa arquidiocese, muitos padres, antes de se formarem, já fizeram cursilho, muitas lideranças estabelecidas hoje em dia, dentro da Igreja, já fizeram também cursilho, assim como muita gente que hoje se encontra engajado em outros movimentos da Igreja.

Atuante e incisivo, e sabe muito bem o quanto que suas palavras são absorvidas, Pe Chico usou de sua habilidade e conhecimento para contar com o apoio do Cursilhista em outros setores da Igreja que estão precisando muito de apoio e renovação. Pois o cursilho está com bastante membros e muito fôlego.
Dê olho, o Pe destacou a importância da atuação do Leigo, que cada vez mais tem espaço e é chamado a estar dentro da Igreja exercendo trabalhos diversos, pois vivemos tempos que a igreja necessita de quem também proclame a palvra de Deus, pregando-a, inserir a juventude dentro da Igreja etc.

Movimentos

Destacou:

Vicentinos- que estão em urgência, certas conferências, precisando da entrada de Jovens, para ajudar na manutenção e possível expansão dos trabalhos. Há muitos idosos, e muitos outros adoecendo, enquanto que se aumentam o número de atendidos.


Novas comunidades- brevemente contou que ajudou muito no surgimento e crescimento de diversas comunidades: Nossa Senhora da Ponte, São Francisco de Assis, a própria Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças e Caic (que deu maior destaque nesta noite). Comentou que está ajudando no surgimento de uma nova comunidade, no jd São Marcos, que abrangeria bairros como Celia Maria, Jd Esplanada, Belo Alto, Rolando Giuli. Todo último domingo do mês, as 17 horas, tem terço, ou celebração ou até mesmo missa. Estão a procura de terreno, para edificar a Igreja.


Focolares- comentou do surgimento em 2002, em que ajudou também na sua formação e que hoje tem um grupo perseverante que se reúnem todos os primeiros sábados de cada mês no Centro Catequético, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Falou da caracteristica do movimento na família, na juventudo, economia e política.

AA- comentou da existência e trabalhos deste grupo de ajuda aos dependentes químicos aqui em Porto Feliz, que fica atrás da cozinha piloto, e se reunem também o Alanon, que é para os familiares dos dependentes, todas as quartas e sextas 19h30m (aonde era o antigo Sesi).


Movimento de Assis- o Pe também aproveitou para nos divulgar dentro desta reunião, falando da existência de nosso grupo, que estamos na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens a partir das 19h30m todas as segundas-feira.


Ao mesmo tempo estava tendo CPP, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, e lá na reunião estava alguns Cursilhistas, engajados em outras Pastorais, movimentos e comunidades.

Após a Benção, Pe Chico encerrou a reunião.

Após o término da Reunião, divulgamos o nosso Movimento de Assis, falando da nossa ênfase na internet, falando do Blog, Twitter, orkut e e-mail/msn. A todos os presente foi distribuido o endereço eletronico, e solicitado a cooperação para troca de informações, convites e divulgação. Prontamente foi entregado agenda para o segundo semestre.

Jonas fazendo uma reflexão do evangelho lido


Jeferson na foto acima, partilhando como foi participar do Cursilho de 150, aonde 16 homens de Porto Feliz acabaram fazendo.


Quem quiser conhecer este Movimento, basta entrar em contato com Jonas, ou outro cursilhista, que você terá as informações necessárias. Se você é cursilhista e está afastado, venha participar, você será bem recebido.

Esperamos conseguir demonstrar em palavras escritas o que se pode ver, ouvir e sentir no meio dos cursilhistas, pessoas comuns, mas determinadas em fazer uma ação transformadora.


Paz e Bem a todos os irmãos!!!

Termina caminhada de Maffei

De primeira mão na internet em Porto Feliz 15h30m

O prefeito, já com bolhas nos pés, descansa na altura do km 25 da rodovia Presidente Castello Branco

Maffei chegou por volta de 11h30m-12h, no palácio dos Bandeirantes, e não hove nenhum sinal de que seria recebido pelo Governador José Serra.

Foi recebido por uma equipe de representantes da Casa Civil, de acordo com a assessoria da sede do governo. Serra teve de cumprir compromissos agendados e por isso não teria recebido o prefeito, segundo assessores.



Ao chegar no palácio, Maffei participou de uma reunião de aproximadamente duas horas com os representantes da Casa Civil.

Na cidade, saiu um ônibus pelo menos de encontro com o Prefeito, para regressar com ele até Porto Feliz, além de é claro, marcar presença por lá.


Bancada Petista, estava aguardando-o em sua chegada.

Confira a lista das cidades e sua posição em relação às novas penitenciárias:

Aguaí - contra

Bernardino de Campos - contra

Bom Jesus dos Perdões - contra

Capela do Alto - contra

Catanduva - contra

Cerqueira César - a favor

Florinea - contra

Guariba - contra

Icem - contra

Itapetininga - contra

Jardinópolis - contra

Limeira - contra

Mogi das Cruzes - contra

Mogi-Guaçu - contra

Piracicaba - a favor (não exatamente)

Pirajuí - a favor

Pontal - contra

Porto Feliz - contra

Santos - a favor

São Vicente - contra

Taiúva - contra

Taquarituba - contra

Votorantim - a favor



mudando de assunto...

Área de preservação ambiental:

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) do Estado informou terça-feira (26) que o Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) emitiu Parecer Técnico Florestal em 5 de fevereiro de 2009 afirmando não haver restrições ambientais para a construção do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) em Porto Feliz. Em comunicado enviado à imprensa, a SMA também frisa que o terreno desapropriado para a instalação da unidade prisional no município não se trata de uma área de preservação ambiental, como argumenta o prefeito Claudio Maffei (PT)

O comunicado ainda ressalta que, como todos os projetos dessa natureza, os esgotos da unidade prisional serão pré-tratados e encaminhados por meio de um emissário até a rede coletora do município, que será interligada a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em fase final de construção. Esta solução é uma das condições definidas pela SMA para o licenciamento da referida unidade prisional.

mensagem de ânimo

A amizade verdadeira é algo que não compramos, não vendemos, não medimos, ou sequer podemos comparar com coisa mensurável.

É construída ao longo do tempo, com atitudes imbuídas dos melhores sentimentos.


O encanto da vida depende das boas amizades que cultivamos. - Malba Tahan (escritor)


Ano B - Dia: 27/05/2009



Jesus reza pelos seus seguidores

Jo 17,11b-19

Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.



Nas linhas de um trovador!

Leonardo Lucas Lana

Serenatas de rosas que jogo para meu amor:

__Estįs na janela. Oh formosa

E doce que ouve o meu canto com o mais puro ardor!

E pela graēa simplesmente de ouvir

Um singelo trovador!

Que a lua soberana

Ilumine a minha poesia,

Que os versos vivos nćo engana

A quem eu amo...A quem eu clamo.

Mas o nascente logo vem trazendo o dia.

E prometo que depois do poente...

Ą noite logo venho, por que sóis

Apaixonado pela dama

Da janela dos cento e dois!

E só pra ti irei de cantar,

A cada dia até te conquistar!

Minha bela, minha flor!

Flor de Encanto,

Que encanta o meu jardim.

Luz que brilha, que ilumina...

O caminho donde vim!

Aceite essa humilde trova,

Como prova do meu amor.

De um homem perdido

Que nćo tem vergonha de amar.

Mas diga-me quem

Jį nćo se encontrou

Na figura da pessoa de quem

Ama ou de quem jį amou!


No you tube



Assista o nosso primeiro material em vídeo, divulgando no nosso Blog, no portal de vídeos mais acessados no Brasil

Paz e Bem!!!

Caprinos e Ovinos

Feira Especializada em Caprinos e Ovinos
De 28 a 31 de Maio - Local: Cemex

Terça-Feira dia 26/05/2009
Entrada dos animais até às 18:00h

Quarta-Feira dia 27/05/2009
Pesagem e admissão dos animais

Quinta-Feira dia 28/05/2009
10:00h abertura ao Público
14:00h abertura oficial da Expo Porto 2009
15:00h Início dos julgamentos de classificação

Sexta-Feira dia 29/05/2009
9:00h Julgamento de Classificação

Sábado dia 30/05/2009
9:00 Julgamento de Classificação
Curso de Inseminação Artificial de Caprinos e Ovinos

Domingo dia 31/05/2009
9:00 Julgamento de Classificação
Premiação dos(as) Grandes Campeões(ãs)
Curso de Inseminação Artificial de Caprinos e Ovinos

Informações:
André (11)7640-3101
Aspaco (14)3841-6841
Capripaulo(11)3672-8980

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


A abertura nacional da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos aconteceu no sábado, 23, às 19h, em Brasília, na catedral Anglicana. Durante a semana, de 24 a 31 de maio, dioceses, paróquias e comunidades da Igreja Católica recebem fiéis de outras igrejas para fazer, assim, as celebrações com o material do Conic.

Da mesma forma acontece também nas Igrejas evangélicas que recepcionam fiéis de variadas confissões religiosas cristãs.

Ainda segundo o reverendo Luiz Alberto, o tema deste ano "Unidos na tua mão" (Ez 37, 17), foi proposto pela Conferência Episcopal da Coréia do Sul. A motivação para a escolha é a divisão das duas Coréias [Sul e Norte]. "Com a escolha os bispos daquele país lembram que há a necessidade urgente da unidade entre esses dois países".


Paz e Bem!!!