sexta-feira, 30 de março de 2012

Polícia apreende 1,5kg de cocaína com casal em Boituva, SP

Caso aconteceu em chácara no bairro Bom Retiro.
Espingarda de pressão e maconha também foram apreendidas.

Do G1 Itapetininga e Região

 

A Polícia Militar apreendeu 1,5kg de cocaína na chácara onde um casal vendia drogas em Boituva (SP). O caso aconteceu na noite de quinta-feira (29) no bairro Bom Retiro, zona rural da cidade.

Segundo a polícia, várias denúncias foram feitas sobre o tráfico. Ao fazer uma ronda na área, os policiais surpreenderam um homem de 40 anos vendendo drogas a um menor de idade no portão da chácara. Dentro da casa, além da cocaína, também foram apreendidas uma espingarda de pressão, balança de precisão, cápsulas para armazenar cocaína, quatro gramas de maconha e R$112 em dinheiro.

O homem e sua esposa, de 30 anos, foram presos em flagrante e indiciados por tráfico de drogas. O adolescente foi posto à disposição do Conselho Tutelar.

Polícia tinha recebido várias denúncias sobre tráfico na chácara (Foto: Polícia Militar/Boituva)
Polícia tinha recebido várias denúncias sobre tráfico na chácara (Foto: Polícia Militar/Boituva)

Rio Sorocaba receberá 15 mil alevinos em Cerquilho, SP

A maioria será da espécie 'pacu'.
O evento é em comemoração ao aniversário de Cerquilho.

Do G1 Itapetininga e Região

 

Neste sábado (31) será realizada a soltura de alevinos nas águas do rio Sorocaba. O evento será em Cerquilho (SP), no município banhado pelo rio, a partir das 9h, no bairro Barreiro Rico.

Segundo a Prefeitura, o evento é em comemoração ao aniversário da cidade, que completará 63 anos no próximo 03 de abril. O objetivo é fazer o repovoamento de peixes no Sorocaba. Serão liberados 15 mil alevinos. A maioria é da espécie pacu.

UAB inscreve para licenciatura em Matemática e Pedagogia

 

O Polo de Apoio Presencial, da Universidade Aberta do Brasil, de Votorantim abre inscrições para os processos seletivos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia a partir da próxima sexta-feira, dia 30. São oferecidas 40 vagas para cada uma das licenciaturas. Serão aceitas inscrições até o dia 23 de abril apenas pela internet.


Os cursos são realizados na modalidade à distância pela Universidade Federal de São João Del Rei ¿ UFSJ, de Minas Gerais. Para se inscrever é preciso acessar o site
www.ufsj.edu.br/vestibular/ead_20121.php, que também contém o edital as informações sobre o processo seletivo.


Outras informações podem ser obtidas no Polo em Votorantim, avenida vereador Newton Vieira Soares, 291 ¿ Centro, ou através do telefone (15) 3247-2663.

Retiro missionário reúne 1,3 mil pessoas na diocese paranaense de Umuarama

Umuarama (Quinta-Feira, 29/03/2012, Gaudium Press) A Diocese de Umuarama, no Estado do Paraná, promoveu nos dias 24 e 25 deste mês, o 2º Retiro Missionário Diocesano, com a presença do animador das Santas Missões Populares, padre Luis Mosconi de Belém, no Pará, que coordena encontros missionários por todo o Brasil e América Latina. O evento abordou o tema: "Convicção no segmento a Jesus Cristo".

download.jpg

De acordo com a assessoria de comunicação diocesana, o retiro contou com a participação de aproximadamente 1,3 mil pessoas, que estavam representando as 42 paróquias de Umuarama. Padre Mosconi, aprofundou a temática proposta no Evangelho do ano litúrgico, o Evangelho Segundo Marcos, e trabalhou ainda o conteúdo do processo das Santas Missões Populares, destacando as etapas e os blocos de atividades abordados em seu livro "Uma experiência de evangelização voltada para o povo".

O encerramento do encontro aconteceu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, dom João Mamede Filho, que incentivou todos a se deixarem seduzir pelo Cristo, e se disporem com determinação às Santas Missões Populares. Ao final da celebração, os missionários foram enviados para que assumam com convicção as atividades missionárias em suas paróquias, em preparação aos Retiros Missionários Paroquiais.

Com a finalidade de capacitar os missionários das equipes paroquiais da diocese de Umuarama, a fim de que sejam multiplicadores da proposta e experiência nas comunidades da região, o retiro missionário contou com a presença e participação de padres, diáconos, religiosos, religiosas, do Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, padre Wilson Alexandre Pintenho, do Vigário Geral da diocese, Assessor das CEBs e Assessor do Projeto Ame, padre Edivaldo Lopes Farias.

Santas Missões Populares
As Santas Missões Populares são uma sacudida especial, pois com o com o passar do tempo, nossa vida pessoal pode se tornar bastante rotineira, repetida, acomodada, sem asas, sem convicções profundas, amarrada e cansada. Corremos o perigo de jogar no lixo o dom precioso da vida. Nossas comunidades cristãs também correm perigo: tudo repetido, sem novidade, meio apagado, sem ardor missionário.

As SMPs são ainda um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva, com iniciativas e prazos marcados. O testemunho e o anuncio do Evangelho de Jesus vão estar em primeiro lugar. É também um grande retiro espiritual popular, que tem a ver com o sentido da vida, um retiro que irá marcar o tempo que virá depois, sem com isso desconhecer o positivo que havia antes, além de ser um tempo especial para cultivar entre nós relações pessoais, bem sinceras, verdadeiras e solidárias.

Comissão Organizadora Local da JMJ Rio 2013 apresentará novos detalhes da Jornada no Brasil

Na próxima segunda-feira, 2, o Pontifício Conselho para os Leigos, órgão vaticano que coordena as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJs) apresentará novas informações para a JMJ Rio 2013.
A coletiva de imprensa está marcada para às 11h30, horário de Roma (6h30 em Brasília), na Sala João Paulo II e será conduzida pelo presidente do dicastério Cardeal Stanislaw Rylko, pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva.
Desde a quarta-feira, 28, todos os responsáveis pelas JMJs estão reunidos no Encontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, em Rocca di Papa, que fica na grande Roma, Itália.
Cerca de 350 pessoas de 98 países, entre elas representantes de 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos, estão neste encontro que termina no domingo, 1º de abril.
De acordo com o coordenador da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado, no primeiro dia de trabalhos do encontro, os representantes da JMJ de Madri apresentaram sua avaliação do evento realizado em agosto de 2011.
Nesta quinta-feira, 29, será a apresentação da Jornada do Rio de Janeiro e na sexta-feira, 30, terceiro dia do encontro, haverá um estudo em nível mundial sobre a presença da Igreja junto aos jovens, hoje a chamada Pastoral Juvenil.
Na Missa do Domingo de Ramos, presidida pelo Papa Bento XVI, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral, Diácono Arnaldo Rodrigues, servirá na Celebração. A Missa será transmitida às 4h30 (horário de Brasilia) pela TV Canção Nova.
Alguns representantes da delegação da Comissão Organizadora Local (COL) chegaram antes a Roma, na quinta-feira, 22, para uma série de compromissos. Segundo padre Márcio Queiroz, diretor do Setor de Comunicação, eles visitaram diversas congregações e todos os organismos que estão diretamente ligados à JMJ, além do sistema de comunicação do Vaticano e o Pontifício Conselho para as Comunicações.
“Graças a Deus temos tido bons resultados nesses encontros. Todos demonstram muita alegria em nos receber e estão dispostos a colaborar conosco nessa empreitada para a Jornada Mundial da Juventude”, ressaltou padre Queiroz.
Jantar na embaixada brasileira
Padre Zezinho também está no encontro das lideranças juvenis em Roma e conduzirá a ‘festa’ brasileira durante o evento. Está prevista para esta sexta-feira, 30, uma apresentação, depois do jantar promovido pela embaixada brasileira junto a Santa Sé.
No show, padre Zezinho cantará em seis idiomas e a plateia será composta por delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo.

CN Notícias

São João Clímaco

São João Clímaco Nasceu na Palestina em 579, dentro de uma família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando a ele uma ótima formação literária.
Clímaco desde cedo foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Diante do testemunho de muitos cristãos que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali no mosteiro viviam uma radicalidade, ele deixou os bens materiais e levou os bens espirituais para o Sinai. Ali, com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade.
Foi atacado diversas vezes por satanás, vivendo um verdadeiro combate espiritual.
São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas Santas Missas.
Perseverou até o fim da vida, partindo para a glória aos 70 anos de idade.
São João Clímaco, rogai por nós!

Varvito pode se tornar patrimônio da humanidade

 

Após ações de recuperação, pesquisadores levantam documentação para conquistar o título perante a Unesco

Rocha evidencia que há 280 milhões de anos um enorme manto de gelo cobriu a região - Por: Adival B. Pinto

 

Daniela Jacinto
daniela.jacinto@jcruzeiro.com.br

Itu iniciou diversas ações para que a Unesco reconheça o Parque do Varvito como patrimônio geológico da humanidade. A primeira delas é a recuperação do local, que estava abandonado. Agora revitalizado e com monitores, a ideia é estimular a visita e divulgar cada vez mais o parque, para que a população possa conhecer a importante rocha que dá nome ao lugar, cuja formação é uma das mais raras do planeta. O objetivo de conseguir o título de patrimônio da humanidade visa tornar o que é considerado um tesouro entre os geólogos, algo mundialmente conhecido.
A ideia de buscar maior valorização do Varvito partiu do professor doutor Rocha Campos, titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental da USP, que lidera um grupo de pesquisadores e estudantes universitários responsável por levantar a documentação necessária para conquistar o título perante a Unesco. Participam do grupo o geólogo ituano Maurício Dantas, representantes da Sociedade Brasileira de Geologia, da Secretaria do Meio Ambiente de Itu e do Instituto de Geocioências da Unesp de Rio Claro. O grupo é responsável ainda pelo projeto de recuperação do parque, entre outras ações de revitalização e de estímulo à visita ao local.
Patrícia Otero, secretária do Meio Ambiente de Itu, ressalta que os pesquisadores já comemoram uma conquista, que é o reconhecimento do parque como Monumento Geológico Paulista, certificado pelo Conselho Estadual de Monumentos Geológicos em novembro do ano passado.
Inaugurado em 1995, o parque é o resultado da recuperação de uma antiga pedreira. "A rocha é o motivo do parque existir, ela confirma e conta a história do clima no planeta", resume a secretária.
Importância da rocha
Varvito é um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas. A rocha, em Itu, é a evidência de que há 280 milhões de anos um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul, e principalmente a região de Sorocaba. "Sim, as cidades próximas a Itu foram forradas por um lago glacial", confirma o geólogo Maurício Dantas. Conforme ele, essa é a maior evidência de glaciação permo-carbonífera do mundo. "Existem milhares de rochas semelhantes na Europa, em países como a Suécia e a Finlândia, mas com idades mais recentes", explica.
O Varvito mostra que aquele local foi um lago marinho de grandes proporções. "Daí a importância do parque, não só para a academia e universidades que estudam e ensinam os futuros geólogos, mas também para o público comum saber que um dia a formação da Terra não foi igual à que a gente tem hoje", observa Maurício Dantas.
O geólogo cita teorias que falam sobre a existência, no passado, de um único continente, que teria se dividido com o passar dos anos. "Uma delas é a teoria das placas tectônicas, em que a crosta terrestre seria dividida em placas que ao longo do tempo se movimentaram. E na geologia a linguagem que temos para interpretar a evolução da crosta terrestre são as rochas", esclarece, acrescentando que por isso o Parque do Varvito é importante para os geólogos aprenderem. "É uma sala de aula natural. Não é à toa que vem pesquisadores do mundo inteiro aqui", diz.
Ainda de acordo com Maurício Dantas, o Parque do Varvito esteve mal cuidado e abandonado, por isso o grupo quer primeiro adequar a estrutura e promover o local. "Pretendemos espalhar a ideia de patrimônio da humanidade em congressos, pois mais importante que o título é a ampla divulgação, isso vai fortalecer o tombamento. Temos de envolver a sociedade, a população ituana tem de se empoderar desse parque", resume.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=374546

Brasil vai mal em índice da ONU que mede “riqueza natural”

 

O Brasil aparece mal em um novo “indicador de riqueza inclusiva” que será apresentado oficialmente na Conferência Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro. O motivo: o país estaria consumindo sua “riqueza natural” praticamente no mesmo ritmo que aumenta sua riqueza humana e econômica. A conclusão implícita é que o crescimento do PIB brasileiro nas últimas duas décadas se deu à custa da diminuição de seu estoque de florestas, reservas minerais e de combustíveis fósseis.

Entre 1990 e 2008, período a que se refere o novo indicador, o PIB do Brasil cresceu 34%. Ao mesmo tempo, a soma das riquezas naturais brasileiras teria decaído 46%, segundo os autores do estudo, cuja prévia foi apresentada nesta quarta-feira, em Londres, durante a conferência “Planet Under Pressure” (planeta sob pressão). Como resultado, a evolução da “riqueza inclusiva” brasileira foi pífia: apenas 3% em 18 anos.

Uma visão detalhada da evolução dos indicadores que compõem o novo índice pode ser vista no gráfico abaixo. Todos os ganhos de “capital humano” são praticamente anulados pela perda de “capital natural”. O período compreende os governos Collor, Itamar, FHC e Lula.

O novo indicador foi criado pelo “International Human Dimensions Programme on Global Environment Change” (UNU-IHDP), ligado à Universidade das Nações Unidas. Seu diretor-executivo, Anantha Duraiappah, pretende apresentar o primeiro relatório mundial de “riqueza inclusiva” durante a Rio+20, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Nessa primeira versão, o relatório deverá analisar o crescimento de 20 países sob a ótica do novo indicador: Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Índia, Japão, Quênia, Nigéria, Noruega, Rússia, Arábia Saudita, EUA, Reino Unido e Venezuela. Juntos, eles produzem 72% do PIB mundial e abrigam 56% da sua população.

Embora ainda não se conheça em detalhes a metodologia do novo indicador nem o seu resultado para todos esses países, não é difícil imaginar que as nações em desenvolvimento apresentem um resultado pior do que as desenvolvidas. Por uma razão simples: elas ainda têm capital natural para gastar, enquanto os países ricos já consumiram suas florestas e boa parte de seus recursos naturais enquanto estavam se desenvolvendo.

A Índia também aparece mal no novo indicador, embora melhor do que o Brasil: seu PIB cresceu 120% no período analisado, enquanto seu capital natural diminuiu 31%. Na média, a “riqueza inclusiva” indiana teria crescido 9% entre 1990 e 2008.

“A pesquisa sobre o Brasil e a Índia ilustra a razão pela qual o Produto Interno Bruto (PIB) é inadequado e enganador enquanto indicador de progresso econômico em uma perspectiva de longo prazo”, diz Anantha Duraiappah, do UNU-IHDP. E acrescenta: “Um país pode exaurir completamente todos os seus recursos naturais ao mesmo tempo que seu PIB cresce.”

A “riqueza inclusiva” não é o primeiro indicador apresentado por um braço da ONU para substituir o PIB como parâmetro de desenvolvimento. Há mais de 20 anos o PNUD lança, anualmente, seu relatório de desenvolvimento humano, no qual as nações são classificadas segundo um índice composto, o IDH, que soma indicadores de educação e longevidade ao PIB.

Resta saber se o “indicador de riqueza inclusiva” vai ganhar destaque e relevância ou se vai ser apenas mais um índice na selva estatística que cresce a cada ano. Também será curioso observar a reação do governo brasileiro ao lançamento oficial do novo índice durante a Rio+20. O anfitrião vai virar vidraça.

Pedra está nas calçadas, praças e até casas de gente rica

 

Varvito é comum na região do parque - Por:

 

O local onde hoje está instalado o Parque do Varvito foi uma pedreira explorada desde o período colonial até o final da década de 70, por isso suas rochas foram muito usadas para pavimento em Itu. "E ainda podem ser observadas nas calçadas, praças, igrejas e casas de gente rica", afirma o historiador Jonas Soares de Souza, secretário de Cultura de Itu e pesquisador-docente do Museu Paulista da USP. Ele lembra que pessoas de outras cidades levavam de carroça a "Pedra de Itu", como era conhecida, para usar nas construções, desde o início da povoação.
Foi a intervenção humana para retirar pedras que formou o belo paredão de rocha, que está preservado desde que o local se tornou um parque, em 1995. "A ideia de transformar esse local em um parque partiu do professor Rocha Campos, da USP, que já tinha ido a Itu estudar a rocha em 1948. Inauguramos o Parque do Varvito e desde então a gente tem conseguido divulgar a rocha fora da comunidade geológica", lembra o professor.
Varvito tem origem na palavra sueca "varve", que significa porção pequena, esclarece Jonas Soares. Ainda conforme ele, os primeiros pesquisadores a estudarem o Varvito foram os irmãos Andrada: José Bonifácio de Andrada e Silva, considerado o Patriarca da Independência, e seu irmão Martim Francisco Ribeiro de Andrada, que fizeram uma viagem mineralógica em 1820 em São Paulo e registraram um relatório sobre o assunto. Já o primeiro registro visual do paredão do Varvito foi feito em 1841 pelo pintor ituano Miguelzinho Dutra, através da aquarela "Piquenique". (D.J.)

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=374548

Alckmin autoriza obras do monotrilho em SP; av. será interditada

 

DE SÃO PAULO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou na manhã desta quinta-feira a autorização para o início das obras da linha 17-ouro do metrô. Operada por meio de monotrilho no lugar do sistema de metrô convencional, a nova linha fará a ligação do aeroporto de Congonhas com o estádio do Morumbi (zona oeste de SP).

 

No dia 21 havia saído a licença de instalação do Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Divulgação/Metrô

Ilustração divulgada pelo Metrô mostra como deverá ser a linha do monotrilho em SP

Ilustração divulgada pelo Metrô mostra como deverá ser a linha do monotrilho entre Paraisópolis e o Morumbi

A linha 17-ouro completa terá cerca de 18 km de extensão e 18 estações. A primeira etapa de obras terá 8 km, saindo do aeroporto, passando pela avenida Roberto Marinho até a estação Morumbi da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A demanda de passageiros prevista na linha é de 252 mil pessoas por dia, e deve começar a operar a partir de 2015.

O investimento será de cerca de R$ 3,2 bilhões, com recursos provenientes dos governos do Estado, do município e empréstimo do governo federal (Caixa e BNDES).

Apesar de trafegar sobre trilhos elevados, a construção do monotrilho vai desapropriar 110 imóveis. Três decretos já foram publicados pelo governo, em um total de 118 mil m² --equivalente a 14 campos de futebol.

Editoria de Arte /Folhapress

TRÂNSITO

Por conta do início das obras, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai interditar uma faixa da avenida Roberto Marinho, no sentido marginal, a partir das 17h de domingo (1º).

A faixa a ser fechada fica junto ao canteiro central, entre as ruas Constantino de Souza e Princesa Isabel. A CET diz que a interdição deve durar dois anos, mas o Metrô fala em sete meses.

Os veículos serão desviados à direita para as outras quatro faixas da avenida.

Segundo o Metrô, nessa fase da obra serão realizados o manejo arbóreo e o remanejamento de interferências, como postes de iluminação.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 30/03/2012

Os judeus tramam a morte de Jesus


Leitura Orante
Jo 10,31-42
Então eles tornaram a pegar pedras para matar Jesus. E ele disse: - Eu fiz diante de vocês muitas coisas boas que o Pai me mandou fazer. Por causa de qual delas vocês querem me matar? Eles responderam: - Não é por causa de nenhuma coisa boa que queremos matá-lo, mas porque, ao dizer isso, você está blasfemando contra Deus. Pois você, que é apenas um ser humano, está se fazendo de Deus. Então Jesus afirmou: - Na Lei de vocês está escrito que Deus disse: "Vocês são deuses." Sabemos que as Escrituras Sagradas sempre dizem a verdade, e sabemos que, de fato, Deus chamou de deuses aqueles que receberam a sua mensagem. Quanto a mim, o Pai me escolheu e me enviou ao mundo. Então por que vocês dizem que blasfemo contra Deus quando afirmo que sou Filho dele? Se não faço o que o meu Pai manda, não creiam em mim. Mas, se eu faço, e vocês não crêem em mim, então creiam pelo menos nas coisas que faço. E isso para que vocês fiquem sabendo de uma vez por todas que o Pai vive em mim e que eu vivo no Pai. A essa altura tentaram novamente prendê-lo, mas Jesus escapou das mãos deles. Ele voltou de novo para o lado leste do rio Jordão, foi para o lugar onde João Batista tinha batizado antes e ficou lá. E muita gente ia vê-lo, dizendo: - João não fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse sobre Jesus é verdade. E naquele lugar muita gente creu em Jesus.

Professores da rede municipal decidem entrar em greve na segunda

 

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os professores da rede municipal de ensino aprovaram em assembleia realizada na quarta-feira (28) que vão entrar em greve a partir de segunda-feira (2). O movimento é do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo).

Entre os itens discutidos pela categoria com a Prefeitura de São Paulo estão: a regulamentação da aposentadoria especial do magistério para os readaptados, regulamentação da Gratificação por Local de Trabalho, transformação do agente de apoio em agente escolar, criação do cargo de assistente de direção para os CEIs (Centro de Educação Infantil) e redução da jornada de trabalho para o quadro de apoio sem redução de salários.

Os professores também protestam contra a a decisão da Justiça de manter as creches e pré-escolas abertas durante as férias de janeiro.

A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que mantém negociação com todas as classes de servidores e que não vai se manifestar sobre a ameaça de greve dos professores porque ainda não foi informada oficialmente.