quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Social e Sustentável - 24/2/2011


A Prefeitura de Porto Feliz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável definiu nesta semana a estrutura da Operação Carnaval que será realizada de 5 a 8 de março durante as festividades do carnaval de rua da cidade.
Em reunião que contou com participação de secretários e diretores municipais, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Sistema Viário (CSV), Conselho Tutelar e Polícia Militar ficou definida a estrutura necessária para que o folião possa desfrutar do carnaval em segurança.
Nas ruas centrais, no trajeto do desfile das escolas e blocos carnavalescos, serão colocadas 13 câmeras de monitoramento — as imagens serão gravadas através de uma central localizada no Posto de Informações Turísticas (PIT). Além disso, em todas as noites do carnaval haverá 70 orientadores de público, 30 GCMs, 25 PMs e sete agentes de trânsito (um na fiscalização de radar).

Pontos de acesso
Oito pontos serão disponibilizados para o acesso do público ao perímetro do evento no centro da cidade. Em cada um deles haverá revista por detector de metais. São eles: rua José Bonifácio com Cardoso Pimentel (esquina da Bandimóveis), rua José Bonifácio com Joaquim Agostinho Torres (esquina Padaria São João), rua Barão do Rio Branco (próximo da agência de correios), rua Joaquim Olavo de Carvalho (próximo à Comercial Dec), rua Otoni Joaquim de Souza (Estação das Artes), rua Rui Barbosa com praça Lauro Maurino (Câmara Municipal), rua Dr. Alvim com André Rocha (atrás da igreja Matriz), e rua Custódia Sacramento Perpétuo (lateral igreja Matriz).
Não será permitida a entrada de bebidas em garrafas de vidro, latas e spray de espuma no perímetro do evento.
Os motoristas devem ficar atentos com a interdição das ruas centrais durante o carnaval a partir das 17h.

Bairros e Cemex
Nas matinês nos bairros Jardim Vante, Casas Populares e Vila Angélica a estrutura de segurança contará com seis orientadores de público, GCM e PM.
No Centro Municipal de Exposições (Cemex) durante os shows dos grupos Cantaê, Pagode da Tita, Iowa e apresentação de DJ’s haverá 15 orientadores de público, GCM e PM.

Orientação
A Operação Carnaval vai intensificar a fiscalização do uso de bebidas alcoólicas pelos motoristas, através do uso de bafômetros.
Já o Conselho Tutelar atuará na orientação para que os proprietários de bares não vendam bebidas alcoólicas a menores. O conselho contará com uma tenda na Praça da Matriz para atendimento à população.
A Secretaria de Saúde disponibilizará uma ambulância e o Corpo de Bombeiros ficará à disposição em caso de necessidade.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável elaborou a programação também visando à segurança da população. O horário de início de cada evento foi definido para proporcionar comodidade de locomoção ao folião. Neste ano, a Prefeitura realizará matinês nos bairros, desfile nas ruas centrais e shows no Cemex.


Fonte: AI Prefeitura de Porto Feliz








A presidente e a imprensa livre

Dilma-posse-lula

Por OESP em 24/2/2011

Editorial de O Estado de S.Paulo, 23/2/2011; título original "Dilma e a imprensa livre", intertítulos do OI

 

"Uma imprensa livre, pluralista e investigativa é imprescindível para um país como o nosso (...) Devemos preferir o som das vozes críticas da imprensa livre ao silêncio das ditaduras", disse a presidente Dilma Rousseff no evento comemorativo de 90 anos da Folha de S.Paulo. Não é a primeira vez que a chefe de governo faz profissão de fé na imprensa livre, fundamento básico da democracia. Essas mesmas palavras ela já havia dito quando, recém-eleita, concedeu a sua primeira entrevista coletiva. E voltou a repetir o compromisso, sempre que oportuno. Mas o pronunciamento feito na Sala São Paulo diante de uma plateia de 1.200 convidados tem um significado especial e relevante.

Primeiro, pelo inequívoco sentido de alerta, quase uma palavra de ordem sobre a postura que os governantes devem manter em relação à imprensa, claramente explicitada na presença de todos aqueles com quem Dilma divide a responsabilidade de governar. E também, não menos importante, por tudo o que pode significar o simples fato de a presidente da República comparecer naquele evento e afirmar o que afirmou. Pode significar o resgate das relações de respeito e de compreensão mútua dos respectivos papéis que devem caracterizar a convivência entre o poder público e a mídia numa sociedade democrática.

É com otimismo, portanto, que, com mais esse vigoroso pronunciamento, se constata que o passado recente de permanente beligerância do poder central contra a imprensa livre é página virada.

Consciência cívica

Seguidores fiéis do ex-presidente Lula, como o fez há pouco o ministro Gilberto Carvalho, têm sistematicamente desdenhado os elogios a Dilma Rousseff por parte de quem, como este jornal, não poupa críticas a Lula quando julga que as merece. Argumentam que o que se pretende é "desconstruir" a imagem do ex-presidente. Na verdade, não fazem mais do que repetir o que o próprio Lula tem afirmado sempre que surge a oportunidade. Mas não há como deixar de registrar, e aplaudir, a enorme diferença, que não é apenas de estilo, entre as posições firmadas por Dilma numa questão fundamental como esta, a da liberdade de imprensa, e as insistentes diatribes de Lula e seus prepostos contra o trabalho dos jornalistas e a favor do "controle social" da mídia.

A verdade é que há muitos anos não se ouviam, por parte do chefe da Nação, declarações tão auspiciosas sobre os fundamentos da pluralidade democrática e o verdadeiro papel da imprensa. Afirmou Dilma Rousseff:

"A multiplicidade de pontos de vista, a abordagem investigativa e sem preconceitos dos grandes temas de interesse nacional constituem requisitos indispensáveis para o pleno usufruto da democracia, mesmo quando são irritantes, mesmo quando nos afetam, mesmo quando nos atingem. E o amadurecimento da consciência cívica da nossa sociedade faz com que nós tenhamos a obrigação de conviver de forma civilizada com as diferenças de opinião, de crença e de propostas".

Compromisso real

Em sua intervenção, o diretor de redação do jornal, Otavio Frias Filho, lembrou que, em nome do leitor, os jornalistas exercem a função de fiscais do governo, tendo sempre um compromisso com a democracia e com o desenvolvimento do País.

Essa alusão aos pesos e contrapesos que mantêm o equilíbrio da convivência democrática acabou estabelecendo uma feliz relação dialógica com o discurso da presidente da República, o que abre nova e promissora perspectiva para o futuro da imprensa no País. Pois, se a mídia conhece a extensão de sua responsabilidade social e sabe que essa responsabilidade deve ser cobrada pela sociedade, cabe ao poder público ser fiador do ambiente de liberdade indispensável ao exercício pleno da atividade jornalística.

Dilma Rousseff demonstrou firme convicção nesses princípios ao reiterar seu "compromisso inabalável com a garantia plena das liberdades democráticas, entre elas a liberdade de imprensa e de opinião". E foi além:

"Um governo deve saber conviver com as críticas dos jornais para ter um compromisso real com a democracia. Porque a democracia exige, sobretudo, este contraditório, e repito mais uma vez: o convívio civilizado, com a multiplicidade de opiniões, crenças, aspirações".

Um discurso realmente novo.

Salmo



Salmo 78

1 Escutai o meu ensino, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca.

2 Abrirei a minha boca numa parábola; proporei enigmas da antigüidade,

3 coisas que temos ouvido e sabido, e que nossos pais nos têm contado.

4 Não os encobriremos aos seus filhos, cantaremos às gerações vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que tem feito.

5 Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos;

6 para que as soubesse a geração vindoura, os filhos que houvesse de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos,

7 a fim de que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos;

8 e que não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração de coração instável, cujo espírito não foi fiel para com Deus.

9 Os filhos de Efraim, armados de arcos, retrocederam no dia da peleja.

10 Não guardaram o pacto de Deus, e recusaram andar na sua lei;

11 esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver.

12 Maravilhas fez ele à vista de seus pais na terra do Egito, no campo de Zoá.

13 Dividiu o mar, e os fez passar por ele; fez com que as águas parassem como um montão.

14 Também os guiou de dia por uma nuvem, e a noite toda por um clarão de fogo.

15 Fendeu rochas no deserto, e deu-lhes de beber abundantemente como de grandes abismos.

16 Da penha fez sair fontes, e fez correr águas como rios.

17 Todavia ainda prosseguiram em pecar contra ele, rebelando-se contra o Altíssimo no deserto.

18 E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo comida segundo o seu apetite.

19 Também falaram contra Deus, dizendo: Poderá Deus porventura preparar uma mesa no deserto? Acaso fornecerá carne para o seu povo?

20 Pelo que o Senhor, quando os ouviu, se indignou; e acendeu um fogo contra Jacó, e a sua ira subiu contra Israel;

21 Pelo que o Senhor, quando os ouviu, se indignou; e acendeu um fogo contra Jacó, e a sua ira subiu contra Israel;

22 porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação.

23 Contudo ele ordenou às nuvens lá em cima, e abriu as portas dos céus;

24 fez chover sobre eles maná para comerem, e deu-lhes do trigo dos céus.

25 Cada um comeu o pão dos poderosos; ele lhes mandou comida em abundância.

26 Fez soprar nos céus o vento do oriente, e pelo seu poder trouxe o vento sul.

27 Sobre eles fez também chover carne como poeira, e aves de asas como a areia do mar;

28 e as fez cair no meio do arraial deles, ao redor de suas habitações.

29 Então comeram e se fartaram bem, pois ele lhes trouxe o que cobiçavam.

30 Não refrearam a sua cobiça. Ainda lhes estava a comida na boca,

31 quando a ira de Deus se levantou contra eles, e matou os mais fortes deles, e prostrou os escolhidos de Israel.

32 Com tudo isso ainda pecaram, e não creram nas suas maravilhas.

33 Pelo que consumiu os seus dias como um sopro, e os seus anos em repentino terror.

34 Quando ele os fazia morrer, então o procuravam; arrependiam-se, e de madrugada buscavam a Deus.

35 Lembravam-se de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor.

36 Todavia lisonjeavam-no com a boca, e com a língua lhe mentiam.

37 Pois o coração deles não era constante para com ele, nem foram eles fiéis ao seu pacto.

38 Mas ele, sendo compassivo, perdoou a sua iniqüidade, e não os destruiu; antes muitas vezes desviou deles a sua cólera, e não acendeu todo o seu furor.

39 Porque se lembrou de que eram carne, um vento que passa e não volta.

40 Quantas vezes se rebelaram contra ele no deserto, e o ofenderam no ermo!

41 Voltaram at

GCM de Porto Feliz tem novo comandante

Foto: AI Prefeitura de Porto Feliz


José Rodrigues Neto é novo comandante da Guarda Civil Municipal. A nomeação foi feita pelo prefeito municipal nesta quarta-feira, 23.
Neto ocupava desde janeiro deste ano o cargo de subcomandante da GCM. Seu currículo inclui 26 anos de experiência no Exercito Brasileiro tendo servido como soldado, cabo, sargento e subtenente nas cidades de Itu, Três Corações (Minas Gerais), Boa Vista (Roraima), Tabatinga (Amazonas) e Guararapes (São Paulo). Em julho do ano passado entrou para a reserva do Exército.
A apresentação oficial do novo comandante foi feita também nesta quarta-feira pelo diretor de Segurança e Operações Comunitárias Eric Zorob ao prefeito em reunião no Paço Municipal.









Evangelho do dia

Escândalo" contra os pequenos
Mc 9,41-50







Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa.

Jesus continuou:
- Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. [Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.] Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. [Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.] Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.
- Pois todas as pessoas serão purificadas pelo fogo, assim como os sacrifícios são purificados pelo sal. O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.





CATEQUESE: Papa explica "norma segura" para viver e morrer bem



O Papa Bento XVI falou sobre a figura do italiano São Roberto Bellarmino, cardeal, jesuíta e doutor da Igreja - que viveu no século XVI, época da Reforma Protestante -, na Catequese desta quarta-feira, 23.
O Pontífice indicou um dos escritos do santo como regra de ouro para o bom viver e bom morrer:
"No livro De arte bene moriendi – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu", afirmou
Apesar de Bellarmino ter vivido em plena época da Reforma, sempre evitou todo o enfoque agressivo ou polêmico em suas obras.
"Bellarmino ensina com grande clareza e com exemplo da sua vida que não se pode exercer verdadeira reforma da Igreja se antes não há reforma pessoal e a conversão do nosso coração", disse Bento XVI.
Nos escritos do santo, é salientado o primado dos ensinamentos de Cristo. "São Bellarmino oferece, assim, um modelo de oração, alma de toda a atividade: uma oração que escuta a Palavra do Senhor, que se satisfaz ao contemplar a grandeza, que não se encerra em si mesmo, mas alegra-se no abandonar-se em Deus", acrescentou o Santo Padre.

Por fim, o Bispo de Roma disse:
"Essas, obviamente, não são palavras que saíram de moda, mas palavras a serem meditadas ainda hoje por nós, para orientar o nosso caminhos sobre esta terra. Recordam-nos que o fim da nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, no qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Ele".

São Bellarmino
Nasceu em 4 de outubro de 1542, em Montepulciano, junto a Siena, e era sobrinho, por parte de mãe, do Papa Marcello II. Teve uma excelente formação humanística antes de entrar na Companhia de Jesus, em 20 de setembro de 1560. Foi ordenado sacerdote em 25 de março de 1570. Os estudos sobre São Tomás e os Padres da Igreja foram fundamentais para sua formação filosófica e teológica.
"Havia sido concluído há pouco o Concílio de Trento e, para a Igreja Católica, era necessário reforçar e confirmar a própria identidade frente à Reforma protestante. A ação de Bellarmino insere-se nesse contexto", explicou Bento XVI.
Em 3 de março de 1599, foi criado cardeal pelo Papa Clemente VIII e, em 18 de março de 1602, foi nomeado Arcebispo de Cápua. Recebeu a ordenação episcopal em 21 de abril do mesmo ano.
Após ter participado nos conclaves que elegeram os Papas Leão XI e Paulo V, foi chamado novamente a Roma, onde foi membro das Congregações do Santo Ofício, do Índice, dos Ritos, dos Bispos e da Propagação da Fé. Teve também encargos diplomáticos, junto à República de Veneza e a Inglaterra, na defesa dos direitos da Sé Apostólica.
"Nos seus últimos anos de vida, compôs vários livros de espiritualidade, nos quais condensou o fruto dos seus exercícios espirituais anuais. Da leitura desses, o povo cristão obtém ainda hoje grande edificação", acrescentou o Pontífice, durante a audiência.
São Bellarmino morreu em Roma, em 17 de setembro de 1621. O Papa Pio XI beatificou-o em 1923, canonizou-o em 1930 e proclamou-o Doutor da Igreja em 1931.

A audiência
O encontro do Bispo de Roma com os fiéis reunidos na Sala Paulo VI aconteceu às 7h30 (horário de Brasília - 10h30 em Roma). O Papa continua uma breve série de encontros para completar a apresentação dos Doutores da Igreja, no contexto de Catequeses dedicadas aos padres da Igreja e grandes figuras de teólogos e mulheres da Idade média.
Bento XVI abençoou uma estátua de São Marun, na Via delle Fondamenta, antes de iniciar a audiência. A estátua foi colocada no exterior da Basílica de São Pedro. Participaram da cerimônia o Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir; o presidente do Líbano, Michel Suleiman, e um grupo de ministros libaneses de todas as confissões. Também esteve presente o escultor espanhol Marco Augusto Dueñas, autor da obra esculpida em um bloco de mármore de Carrara.

Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:
"Amados peregrinos de língua portuguesa, a todos saúdo cordialmente, desejando que este nosso encontro dê frutos de renovação interior, que consolidem a concórdia nas famílias e comunidades cristãs, a bem da justiça e da paz no mundo. Como penhor de graça e paz divina, para vós e vossos queridos, de bom grado vos concedo a Bênção Apostólica".



onte: cancao-nova.