sábado, 16 de março de 2013

Cardeal brasileiro inspirou novo papa a escolher nome de Francisco

 

BERNARDO MELLO FRANCO
FABIANO MAISONNAVE
FELIPE SELIGMAN
ENVIADOS ESPECIAIS A ROMA

Sucessão PapalAtualizado às 08h14.

O argentino Jorge Mario Bergoglio disse neste sábado, no primeiro encontro com jornalistas desde que assumiu a chefia da Igreja Católica Romana, que escolheu o nome papal de Francisco por influência do cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, 78.

Papa argentino toma mate e abençoa cão-guia no Vaticano
A igreja 'não funciona mais', afirma d. Claudio Hummes

"Na eleição eu tinha a meu lado o arcebispo [emérito] de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, o cardeal Claudio Hummes, um grande amigo", contou o novo papa. "Quando a coisa começou a ficar perigosa, ele começou a me tranqüilizar e, quando os votos chegaram a dois terços, e aconteceu o aplauso esperado --pois, afinal, eu havia sido escolhido o papa, ele me abraçou, me beijou e disse 'não se esqueça dos pobres'. Aquela palavra entrou na minha cabeça. Os pobres."

Hummes e Bergoglio, 76 --ex-arcebispo de Buenos Aires--, foram ordenados cardeais juntos, por João Paulo 2º, em 2001. O brasileiro apareceu ao lado do argentino no momento em que ele foi apresentado como papa aos milhares de fiéis que aguardavam pelo anúncio, na praça de São Pedro, no Vaticano.

Papa Francisco

Ver em tamanho maior »

.

Vatican TV/Associated Press

 

Papa Francisco tropeçou na batina antes de cumprimentar cardeal em reunião no Vaticano; ele pediu menos pessimismo

Na entrevista deste sábado, o papa Francisco defendeu que a Igreja Católica seja "pobre e para os pobres". Ele fez a declaração ao justificar a escolha do nome, inédito na história, em homenagem a São Francisco de Assis. O novo pontífice chamou São Francisco de Assis de "homem dos pobres, da paz e do amor". "Como eu gostaria de uma igreja pobre, para os pobres", acrescentou.

Ele ainda disse que os assuntos da igreja são de cunho espiritual e que somente colocando nessas perspectiva é possível perceber o trabalho da Igreja Católica, pois eles não respondem a uma lógica "mundana"."Os eventos eclesiais não são mais complicados que os políticos e econômicos", afirmou.

"O protagonista é o Espírito Santo. Ele inspirou a decisão de Bento 16 [de renunciar] pelo bem da igreja, ele dirigiu a eleição dos cardeais", concluiu.

Para se tornar o primeiro papa latino-americano da história, Bergoglio obteve ao menos 77 votos dos 115 cardeais de todo o mundo que participaram desde terça-feira (12) do conclave. É também a primeira vez que o cargo é entregue a um jesuíta.

Francisco rezará sua primeira missa pública na próxima terça-feira (19), com a presença de diversas autoridades, inclusive a presidente Dilma Rousseff.

No dia anterior, ele recebe a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na Casa de Santa Marta, onde o pontífice permanece hospedado antes de ocupar o Palácio Apostólico.

BENTO 16

O papa Francisco almoçará no próximo sábado (23) com o pontífice emérito Bento 16 na residência apostólica de Castel Gandolfo, informou a assessoria de imprensa do Vaticano.

O porta-voz Federico Lombardi já antecipara a intenção do papa de visitar o seu antecessor, que ficará em Castel Gandolfo até o fim das obras de reestruturação do mosteiro no interior dos muros do Vaticano, onde viverá após sua renúncia.

Os dois já se falaram por telefone, na última quarta-feira, logo após o encerramento do conclave.

Com Ansa e Efe

Sapateiro mexicano de Bento 16 desenha novo modelo para Francisco

 

DA AFP, NO MÉXICO

Sucessão Papal O sapateiro mexicano se deu ao trabalho de "investigar minuciosamente" os gostos e necessidades do papa Francisco para lhe desenhar um par de sapatos, um gesto que iniciou com Bento 16 e que pode virar uma tradição.

"Necessitamos pesquisar quais são seus gostos, relembremos que Bento 16 retomou a tradição de usar, como papa, um calçado vermelho. Precisamos saber também quais são suas características ao andar e muitas outras coisas, e ainda o tamanho, evidentemente", disse Armando Martín.

O sapateiro, que tem uma pequena fábrica na cidade de León, 391 km da capital mexicana, revelou que começou a desenhar alguns esboços, mas ainda não se atreve a mostrar. "É muito cedo para saber quais serão suas características finais."

Ronaldo Schemidt - 1º.mar.2013/AFP

O sapateiro mexicano Armando Martín exibe o modelo que produziu para Bento 16

O sapateiro mexicano Armando Martín exibe o modelo que produziu para Bento 16

Quando renunciou ao papado, Bento 16 afirmou que deixaria todo seu vestuário e acessórios papais no Vaticano, menos os sapatos mexicanos feitos com pele de bezerro, que lhe foram presenteados por Martín.

O empresário disse estar "disposto a transformar isto em uma tradição", depois do sucesso do modelo "Bento 16", dos quais existem apenas dois pares, um em Castel Gandolfo e outro em León, no escritório de Martín.

"Precisaremos de 30 a 35 dias para concluir a pesquisa e o desenho, depois levaremos aproximadamente uma semana na produção do calçado, mas francamente não sabemos em quanto tempo sua Santidade poderá estreá-los, isso depende de sua equipe", concluiu.

Papa argentino toma mate e abençoa cão-guia na primeira entrevista

 

 

DE SÃO PAULO

Sucessão Papal Em seu primeiro encontro com a imprensa como papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, agora Francisco, recebeu uma cuia de mate de uma jornalista e abençoou o cão-guia que acompanhava outro profissional. O encontro aconteceu no Vaticano e contou com a presença de cerca de 5.000 jornalistas de todo o mundo.

Na entrevista, Francisco contou que foi o brasileiro dom Claudio Hummes quem o inspirou a escolher o nome de São Francisco de Assis e defendeu que a Igreja Católica "seja pobre e para os pobres".

Primeira entrevista do papa

 

 

Vincenzo Pinto/AFP

 

Papa Francisco recebe cuia de mate de jornalista, durante seu primeiro encontro com a imprensa, no Vaticano