segunda-feira, 11 de março de 2013

Número de casos de dengue sobe para 217 em Sorocaba, SP

Desde o último boletim, município fez 28 novos registros. Ao todo, 175 casos são autóctones e 42 importados.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Vigilância em Saúde de Sorocaba (SP) divulgou nesta segunda-feira (11) um novo boletim informando o quadro de dengue na cidade. Desde o último boletim divulgado, na semana passada, Sorocaba confirmou 28 novos casos da doença, chegando a 217 vítimas da dengue.

De acordo com o orgão, ligado à Secretária de Saúde, 175 pessoas foram contaminadas na própria cidade (casos autóctones) e 42 contraíram a doença em outros municípios.

A Vigilância em Saúde informa que estão sendo feitas operações de bloqueio nas regiões onde os pacientes moram.

Os agentes orientam os moradores e fazem a nebulização nas áreas mais críticas. A recomendação é para eliminar qualquer objeto que acumule água.

No dia 15 de fevereiro, foi registrado um óbito por dengue em Sorocaba. A vítima tinha 13 anos.

Crer em que Deus?

 

Diante das ideologias  que negam ou desfiguram a imagem de Deus importa refletir um pouco sobre quem é o Deus de Jesus Cristo.
Partindo da centralidade de Cristo no contexto da Conferência do CELAM, Bento XVI levantava a pergunta: "esta prioridade, não poderia por acaso ser uma fuga no intimismo, no individualismo religioso, um abandono da realidade urgente dos grandes problemas econômicos, sociais e políticos da América Latina e do mundo, e uma fuga da realidade para um mundo espiritual?"
E continua: "como primeiro passo, podemos responder a esta pergunta com outra: O que é esta ‘realidade’? O que é o real? São ‘realidades’ somente os bens materiais, os problemas sociais, econômicos e políticos?" Aqui está precisamente o grande erro das tendências predominantes no último século, erro destruidor, como demonstram os resultados tanto dos sistemas marxistas como também dos capitalistas.
Falsificam o conceito de realidade com a deturpação da realidade fundante e por isso decisiva, que é Deus. Quem exclui Deus do seu horizonte falsifica o conceito de "realidade" e, por conseguinte, só pode terminar por caminhos equivocados e com receitas destruidoras. A primeira afirmação fundamental é, pois, a seguinte: somente quem reconhece Deus, conhece a realidade e pode corresponder-lhe de modo adequado e realmente humano. A verdade desta tese resulta evidente diante do fracasso de todos os sistemas que põem Deus entre parênteses.
Contudo, surge imediatamente outra pergunta: Quem conhece Deus? Como podemos conhecê-lo? Não podemos entrar aqui num debate complexo sobre esta questão fundamental. Para o cristão, o núcleo da resposta é simples: somente Deus conhece Deus, somente o seu Filho, que é Deus de Deus verdadeiro, O conhece. E Ele, ‘que está no seio do Pai, O deu a conhecer’ (Jo 1, 18). Daqui a importância singular e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade. Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se transforma num enigma indecifrável; não há caminho e, não havendo caminho, não há vida nem verdade.
Deus é a realidade instituinte, não um Deus apenas pensado ou hipotético, mas o Deus com um rosto humano; é o Deus-conosco, o Deus do amor até à cruz. Quando o discípulo chega à compreensão deste amor de Cristo ‘até ao extremo’ não pode deixar de responder a este amor, a não ser com um amor semelhante: ‘Seguir-te-ei para onde quer que fores’ ” (Lc 9, 57).
O Deus-Trindade nos criou à sua imagem e semelhança e revela para nós que unicamente na abertura ao outro seremos de fato plenamente pessoas. Pela encarnação de seu Filho Deus se mostra tomado de amor por nós e se faz participante de nossa vida, redentor e construtor primeiro de nossa história. E nos convida a ser plenamente humanos, acolhendo a comunicação de seu amor, o Espírito Santo, e amando como Ele amou.
Acolher Jesus Cristo, deixar que Ele se torne de fato nosso caminho, reconhecê-lo como verdade e vida, nos impele a romper o círculo fechado de nosso eu para viver o ser-para-os-outros na força do Espírito Santo. Se essa verdade penetrar toda a nossa vida, seremos, na força do amor, praticantes da justiça, portadores da paz, construtores de um mundo fraterno. Imaginemos todos os seres humanos empenhados em viver a dinâmica do "amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei" na família, no trabalho, na escola, na política, em todas as dimensões da existência, e vislumbraremos o paraíso proclamado no Apocalipse de São João (cf. 21,1ss.) e pela segunda carta de São Pedro: “O que nós esperamos, conforme sua promessa, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça”(3,13).
Mas, dirá o(a) leitor(a), esta é uma esperança para o depois e nós queremos um mundo novo agora. Então comecemos agora, todos, a viver centrados em Deus, no Deus que nos ensina a oferecer a vida pelos irmãos. O mundo novo possível não se impõe. As leis são necessárias para indicar o caminho da justiça e para coibir os egoísmos de pessoas e de grupos. Mas as leis não transformam o coração das pessoas. Gosto de repetir a afirmação de Bento XVI: “uma sociedade em que Deus está ausente não encontra consenso necessário sobre os valores morais e a força para viver segundo esses valores, mesmo contra os próprios interesses”.
Encontrar a plenitude da verdade sem Deus não é possível e muito menos decidir-se a viver dela. A revelação cristã, ao nos colocar em contato com a verdade de Deus – o Verbo feito Carne –, ilumina nossa vida e abre-nos o caminho para o conhecimento e a vivência dos valores que devem presidir a vida da sociedade. Entretanto, sem a adesão sincera e o empenho de todos em viver esses valores, a encarnação do Verbo, Caminho, Verdade e Vida, não poderá florescer plenamente no coração da história humana. Donde a urgência sempre atual de testemunhar e proclamar o evangelho de Jesus Cristo a todas as criaturas.

Por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

Cão é espancado e enterrado vivo em Sorocaba, SP

Após ficar enterrado por quatro horas, pit bull conseguiu se salvar. Grupo de jovens enterrou cão após agredí-lo com pauladas na cabeça.

Luana Eid Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Cão ficou gravemente ferido na cabeça (Foto: Reprodução / TV Tem)Cão ficou gravemente ferido na cabeça (Foto: Reprodução / TV Tem)

Um cão, da raça pit bull, conseguiu se salvar depois de ser espancado e enterrado vivo neste sábado (9), no bairro São Conrado, em Sorocaba (SP). De acordo com testemunhas, um grupo de jovens agrediu o animal e, acreditando que ele havia morrido, o enterrou. Horas depois, ele conseguiu escapar e foi encontrado por uma moradora, que chamou ajuda veterinária. A especialista calcula que ele tenha permanecido quatro horas embaixo da terra.

Carolina Guitierres Pellizzer, uma das veterinárias que cuida do pit bull, disse que a chuva deixou a terra molhada, o que contribuiu para que o animal escapasse. “Ele deve ter sentido a água da chuva, quando começou a tentar sair da cova. A forma como ele conseguiu é um mistério, já que ele estava gravemente ferido na cabeça”, afirma a veterinária. Uma moradora socorreu o pit bull e chamou Carolina, que levou o animal para a clínica.

Além dos ferimentos na cabeça, o cachorro estava com os olhos muito inchados. Agora, ele passa por tratamento em uma clínica particular. “Os ferimentos indicam que ele foi agredido com pauladas”, explica Carolina.

Na clínica, Highlander – como foi batizado o cão, em referência ao guerreiro imortal de um filme homônimo que fez sucesso nas décadas de 80 e 90  – recebe, além do tratamento, carinho das veterinárias, que não escondem o amor pelo animal. “Ele é muito dócil, mas parece não gostar de homens. Deve ser trauma, já que apanhou de um grupo de meninos”, acredita a veterinária.

Testemunhas dizem que o motivo do espancamento foi o fato de ele estar solto pelo bairro. A veterinária descarta devolver o animal ao proprietário. “O dono que não se atreva a reivindicar a posse, porque ele foi irresponsável. Depois de lutar tanto pela vida, o Highlander merece um novo lar”, diz.

Na véspera do Conclave: Cardeais concluem congregações gerais

foto L'Osservatore Romano

VATICANO, 11 Mar. 13 / 01:34 pm (ACI/EWTN Noticias).- Na décima e última congregação precedente ao Conclave participaram 152 cardeais, incluindo os 115 eleitores. Durante a mesma foram sorteados os três novos membros da Congregação particular que ajuda o Camarlengo durante três dias e, portanto começarão a desempenhar sua função a partir do primeiro dia do Conclave.
Os novos membros são os cardeais: Antonios Naguib (Ordem dos
Bispos); Marc Ouellet (Ordem dos Presbiteros) e Francesco Monterisi (Ordem dos Diáconos). Se o conclave durar mais de três dias, três novos nomes seriam.
"Houve 28 intervenções na manhã de hoje–informou em sua conferência de imprensa diária o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi-, chegando assim a um total de 161 intervenções no curso das dez congregações. É uma ampla participação, embora se alguns cardeais desejaram falar mais vezes ou durante mais tempo, mas decidiu-se não fazer outra congregação pela tarde, em vista do traslado à (Casa) Santa Marta e à preparação do Conclave".
Esta manhã falou-se, entre outras coisas do Instituto para as Obras Religiosas (IOR).
"O Cardeal Tarcisio Bertone na qualidade de Presidente do Comitê de Vigilância do IOR tem expôs aos presentes a natureza desse organismo e o processo de adequação às normas de transparência que segue. Fica completa assim a informação sobre a situação econômica da Santa Sé. Naturalmente, falou-se muito sobre o perfil do Santo Padre e as esperanças postas em sua figura".
O Padre Lombardi explicou alguns detalhes em relação ao Conclave que começa nesta terça-feira.
Na tarde de hoje, 90 pessoas envolvidas no conclave se reunirão na Capela Paulina, perante o Cardeal Camerlengo para realizar o juramento dos oficiais e encarregados do serviço durante o Conclave, entre eles estão membros da guarda suiça e funcionários do Vaticano.
A
Missa "Pro eligendo Romano Pontífice" (pela eleição do Pontífice) será celebrada amanhã, terça-feira 12 de março, às 10:00 a.m. na basílica de São Pedro. O livreto da Missa está postado no site: www.vatican.va na seção de Cerimônias litúrgicas. A liturgia será presidida pelo Cardeal Decano, Angelo Sodano, e concelebrada por todos os cardeais, inclusive os não-eleitores. Durante o ofertório será cantado um motete do compositor de peças sacras so século XVI, Giovanni Pierluigi Palestrina.
A partir da manhã o Centro Televisivo Vaticano terá uma câmara fixa na chaminé da Capela Sistina para ver a saída da fumaça branca ou negra.
Nos assentos da Capela Sixtina os cardeais eleitores já têm à mão a Constituição Apostólica "Universi Dominici Gregis", o Ordo rituum conclavis e o livro da liturgia das horas.
O diretor do Escritório de Imprensa, resumiu também os atos finais do Conclave. "Se um cardeal conseguir os dois terços –a maioria requerida para a eleição do Pontífice– o cardeal Decano da assembleia, neste caso o cardeal Giovanni Battista Re, pergunta ao eleito: "Aceitas tua eleição canônica como Supremo Pontifice? E uma vez recebido o consentimento pergunta-lhe: "Com que nome queres ser chamado?".
Então o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias atuando como notário e tendo como testemunhas a dois cerimoniários que serão chamados naquele momento redata a ata da aceitação do novo pontífice e do nome que tomou. Procede-se então a queimar as papeletas para a "fumata" branca.
A seguir o novo Papa se veste na chamada "Estância das lágrimas", a sacristia onde o novo Papa se veste de branco pela primeira vez e onde, como conta a história, o recém eleito Pontífice costuma derramar lágrimas antes de assumir a nova tarefa de ser Pastor da
Igreja universal.
Quando retorna à capela Sistina dá-se leitura a uma passagem do Evangelho ligada ao ministério petrino, reza-se brevemente e os cardeais, um por um, vão até o novo Pontífice para felicitá-lo e prometer-lhe obediência.
O Papa e os cardeais entoam juntos o Te Deum. "Neste conclave há uma novidade - assinalou Lombardi- o Papa antes de sair ao balcão para saudar a multidão, passa da Capela Sixtina à Paulina para rezar a sós durante uns momentos diante do Santíssimo Sacramento. Depois do anúncio do protodiácono, como é habitual, aparece ao balcão e, junto com a saudação dá a bênção ‘Urbi et Orbi’.
No que diz respeito à Missa de inauguração do pontificado, o Padre Lombardi explicou que esta não tem necessariamente ser celebrada em um domingo, mas a qualquer dia da semana.
Por último, esclareceu que o Prefeito da Casa Pontifícia, o Arcebispo Georg Gänswein, secretário do Papa emérito, estará presente na cerimônia de início do conclave, devido ao seu cargo.
Por último, o P. Lombardi explicou em base ao último Conclave, que da fumaça branca até o "habemus papam" poderiam passar 50 minutos, que estarão acompanhados pelo repicar de sinos da Basílica de São Pedro.

Horários das votações do Conclave foram anunciados pelo Vaticano

 

 

 

VATICANO, 10 Mar. 13 / 02:32 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou neste sábado, 09 de março, os horários de votação decididos pelos Cardeais para o Conclave que começará na terça-feira 12 de março. A decisão foi tomada na nona Congregação Geral dos purpurados em Roma.
O Pe. Lombardi assegurou que decidiram por maioria que o traslado dos Cardeais à residência Santa Marta, onde se hospedarão durante todo o Conclave, “será na terça-feira pela manhã, a partir das 7” da manhã, hora de Roma.
Esse mesmo dia será inaugurado o Conclave, com a celebração da
Missa “Pro eligendo Romano Pontífice”, que será realizada às 10:00h. (hora de Roma, 6h horário de Brasília), na Praça de São Pedro, e que será presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano.
Na terça-feira, disse o Pe. Lombardi, os Cardeais se transladam às 15:45h da Casa Santa Marta à Capela Paulina, para logo, às 16:30h , dirigir-se à Capela Sistina onde ocorre a votação.
Às 16:45 p.m. os Cardeais pronunciarão o juramento solene de segredo, depois do qual se pronuncia o “extra omnes” (“fora todos”) e se fecha a Capela Sixtina, ficando somente os Cardeais eleitores no interior.
Os Cardeais escutarão a meditação do Cardeal Prosper Grech, e procederão à primeira votação.
Às 7:00 p.m. os Cardeais rezarão as vésperas e às 7:30 p.m. retornarão à Casa Santa Marta.
O Pe. Lombardi assinalou que a partir da quarta-feira 13 de março, os Cardeais se transladarão da Casa Santa Marta à Capela Paulina às 7:45h, onde às 8:15h celebrarão Missa.
Os Cardeais ingressarão na Capela Sixtina às 9:30 a.m., onde rezarão a Hora Intermédia, antes de proceder à votação.
Entre 12 e 12:30, retornarão à Casa Santa Marta para o almoço, e retornam à Capela Sistina às 16:00h.
Já na Capela rezarão brevemente, para reatar a votação às 19:00h, indicou.
O Pe. Lombardi também explicou à imprensa que “as fumatas”, produzem-se com a queima das papeletas da votação final da manhã e da tarde. Isto será, indicou, ao redor das 12h (hora de Roma) caso haja um resultado na primeira votação, ou às 19:00h, caso o resultado seja obtido no segundo voto do dia.
“Se a eleição ocorre em uma votação intermédia, a ‘fumata’ sairia à metade da manhã ou da tarde”, disse.
O Diretor da Sala de Imprensa assinalou ademais que, se não se for escolhido um Papa durante os primeiros quatro dias de votação, no quinto haverá uma pausa de
oração e livre conversa dos Cardeais.
Os escrutínios serão retomados nos mesmos horários durante os dois dias seguintes, intercalando sempre uma pausa para a oração, até chegar ao décimo primeiro dia e o 34º escrutínio.
Nesse caso se aplica o novo art. 75 da Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”, modificado por
Bento XVI com o recente “Motu Proprio”, que estabelece que “também nestas votações para a validez da eleição requer-se a maioria qualificada de pelo menos dois terços dos sufrágios dos Cardeais presentes e votantes”.
“Nestas votações, os dois nomes que têm voz passiva carecem de voz ativa”, o que significa que os dois candidatos com o maior número de votos poderão ser votados, mas não poderão votar.
O Pe. Lombardi indicou que os outros temas tratados na congregação geral do sábado pelos Cardeais “foram as expectativas sobre o novo Papa, as atividades da Santa Sé, seus dicasterios e a melhora da Cúria”.
“Também falou-se sobre a situação da
Igreja nas grandes áreas do mundo. Em total as intervenções até agora foram 133 e, tendo em conta que na segunda-feira haverá também congregação geral, provavelmente cheguem a 150”, indicou

Cego se forma em direito e quer dar exemplo de superação em Piracicaba

Wander Viana Santos, de 42 anos, perdeu a visão após doença em 2008.
'É tudo muito difícil, mas eu toquei a vida em frente', disse novo bacharel.

Do G1 Piracicaba e Região

 

Deficiente visual se formou em Direito e usa computador adaptado para trabalhar (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)Deficiente visual se formou em direito e usa computador adaptado para trabalhar (Foto: Luiz Felipe Leite/G1)

O funcionário público Wander Viana Santos, de 42 anos, se formou em direito na Universidade Metodista de Piracicaba (SP) na noite da última quinta-feira (7). O diferencial do novo bacharel em relação aos colegas de faculdade é o fato de ele ser deficiente visual. Formado, apesar das dificuldades, ele pretende agora montar uma consultoria jurídica e ser professor universitário.

Santos falou ao G1 sobre os obstáculos que a cegueira impõe, principalmente em relação à dependência de outras pessoas. “Antes de ficar cego, em 2008, após uma herpes ocular que infeccionou minhas retinas, eu era completamente independente. Hoje, apesar das adaptações, preciso de outras pessoas para fazer certas coisas, como ir à padaria comprar um doce, por exemplo”, disse.

Servidor público há 22 anos no setor de compras da Prefeitura de Piracicaba, Santos começou o curso de direito em 2002, mas parou três anos depois por falta de condições financeiras. “Eu quis fazer o curso por lidar com assuntos relacionados a licitações na Prefeitura. Quero abrir uma consultoria em direito público e esse já era um dos meus sonhos antes mesmo de eu ficar cego. A ideia nova é ser professor universitário", disse.

 

Depressão e apoio
O bacharel em direito disse que chegou a ficar oito meses dentro de casa, devido à dificuldade de retomar a vida profissional após a cegueira. “Não tinha vontade de fazer nada. Eu estava me recuperando, me informando sobre minhas condições, mas demorava a voltar ao trabalho. Aí desanimei e acabei ficando dois anos afastado”, contou.

Santos também disse que recebeu apoio da família e de amigos, mas ainda assim percebeu que havia um certo preconceito de outras pessoas sobre sua deficiência. “Diretamente não percebia nada, mas notava que algumas pessoas me desprezavam de alguma maneira. Muitos não sabem lidar com uma pessoa cega, aí surge o preconceito. É falta de informação.”

Retomada e sonhos
O funcionário público contou que a "virada" aconteceu após ele fazer terapia, voltar a namorar, estudar e retornar ao trabalho. “Foi tudo muito rápido, em um período de seis meses. No começo de 2011 voltei para a Prefeitura, uma semana depois conheci a Karolina, que atualmente é minha noiva. Em julho do mesmo ano voltei a estudar”, relatou.

Após a graduação, Santos disse que quer continuar a estudar, para poder ajudar outras pessoas no futuro, cegas ou não. “Quero dar um exemplo para a sociedade. Foi um baque no começo, quando perdi a visão. É tudo muito difícil, mas toquei a vida pra frente”, encerrou.

Convite para conversar sobre arte em Porto Feliz!

casa da cultura

O “Papo de Arte” é uma proposta de uma série de encontros para falarmos sobre cultura em nosso município. Artistas, produtores culturais, gestores e interessados em geral, reunidos para debater idéias e visões, trabalhando ao mesmo tempo o fortalecimento da classe.

A princípio pensamos em realizar os encontros bimestralmente, num dia da semana a partir das 20 horas. Nesse primeiro encontro elegemos o tema teatro. Levando em conta a longa tradição do envolvimento da cidade de Porto Feliz com essa forma de expressão. Queremos saber e conversar sobre como era antigamente, como era há algum tempo atrás, como é e como poderá ser. Passado, presente e futuro numa conversa agradável e descontraída.

Contamos com sua presença, pois creia, ela é fundamental!

 

Papo de Arte

Tema: Teatro: Vivências e Caminhos

Data: 15/03/2013

Horário: 20 horas

Local: Casa da Cultura “D. Narcisa Stettner Pires”

Rua Tristão Pires, 123 Centro

Entrada Franca