terça-feira, 6 de março de 2012

Colisão entre ônibus e caminhão deixa um morto em Porto Feliz, SP

 

13 passageiros ficaram feridos.
Acidente foi na manhã desta terça-feira (06)

 

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Uma pessoa morreu e 13 ficaram feridas em um acidente em Porto Feliz, no interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira (06).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um caminhão bateu de frente com um ônibus que transportava trabalhadores rurais, na estrada Emerenciano Prestes de Barros, que liga as cidades de Porto Feliz e Sorocaba.

Equipes do Samu, da concessionária que administra a rodovia, bombeiros e Polícia Rodoviária prestaram o atendimento. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Sorocaba. De acordo com o hospital, três estão em estado grave. Perícia investiga as causas do acidente.

4º Sessão Ordinária na Câmara do Vereadores

Camara

A Quarta Sessão Ordinária de 2012, realizada na última segunda-feira, 05 de março, aprovou por unanimidade de votos um único Projeto de Lei. Com duração de cerca de duas horas e meia, os vereadores aprovaram também uma Moção de Aplausos durante o Expediente.

No início do Expediente, os vereadores respeitaram um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de três cidadãos porto-felicenses: as senhoras Angélica Ortiz e Tatiana Lavinas de Moraes e o senhor Mário Jesuino.

Ainda no Expediente, foi aprovado por unanimidade de votos a Moção de Aplausos nº 06/2012, de autoria do vereador José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (DEM), que presta homenagem aos 70 anos de serviços prestados à comunidade pelo conhecido "Foto Moraes", na pessoa do ex-vereador Nelson Moraes. A empresa existe no município desde fevereiro de 1942, quando chegou em Porto Feliz o senhor Bento da Silveira Moraes, pai do atual proprietário, Nelson Moraes.

O único Projeto de Lei em pauta nesta Quarta Sessão do ano, o nº 02/2012, voltou a ser discutido pela terceira vez, pois que já havia sido adiado por duas ocasiões para melhor análise dos vereadores. O Projeto, de autoria do Executivo Municipal, dispõe sobre a desafetação de um imóvel e autoriza sua alienação por doação. A propositura atende ao que foi requerido pela empresa Hipertece Indústria e Comércio de Artefatos de Borracha, sediada nesta cidade na Avenida dos Trabalhadores, nº 940 - Bairro Canguera, em face da necessidade de se construir nova unidade industrial para atender a crescente demanda do mercado nacional e, ao mesmo tempo, proporcionar o aumento de vagas de emprego.

Defendendo o Projeto, os vereadores Urias de Oliveira (PT), Marco Antonio Campos Vieira (PT) e Ednilson de Jesus Macedo (PSB) opinaram e tentaram sanar as dúvidas durante a discussão.

O líder do governo Urias de Oliveira deixou sua opinião: "Este é um projeto que estende a mão ao social e que não devia ter sido adiado por tanto tempo. Todas as dúvidas foram sanadas aqui mesmo, e procuramos esclarecer o que pareceu confuso. Mais uma vez damos a oportunidade do pequeno empresário crescer em nossa cidade", argumentou Urias.

O vereador Ednilson relembrou a todos o tempo do Projeto na casa: "Este Projeto está tramitando na Casa desde o dia 17 de janeiro. Todos tiveram oportunidade de analisar os fatos. Estamos aprovando a oportunidade para uma empresa e para os trabalhadores desta cidade", declarou Ednilson.
Finalizando, o vereador Marquinhos parabenizou a iniciativa do projeto: "Parabenizo o Projeto e a doação. Temos que incentivar estas pequenas empresas a ganharem espaço em nosso município", encerrou Marquinhos.

Os vereadores Armando Ambrósio Sobrinho (DEM), José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB) e José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (DEM) argumentaram que tinham algumas "dúvidas interpretativas", e que necessitavam de mais tempo para buscar informações e, assim, entender melhor o que dispunha o texto do projeto. "Fui atrás e tive algumas dúvidas no inicio das discussões. Precisa ficar claro que a empresa precisa ser ajudada, eles querem crescer", declarou o vereador Armando. O vereador Gerão justificou seu voto: "O Projeto veio mal elaborado. Entrei em contato com o pessoal da empresa e vou dar um voto de confiança, vou votar a favor". Já o vereador Coquinho finalizou a fala da oposição: "Tenho algumas dúvidas interpretativas com relação ao Projeto de Lei, mas sou favorável, e qualquer empresa é bem vinda em Porto Feliz", afirmou Queiroz.

A. I. Câmara Porto Feliz

Somos pobres. A oração é o alimento de nossa alma

Somos pobres mendigos, que tanto temos quanto recebemos de Deus como esmola: “eu, porém, sou pobre e mendigo” (Sl 40,18). O Senhor, diz Santo Agostinho, bem deseja e quer dispensar-nos as suas graças. Contudo não quer dispensá-las, senão a quem lhe pedir. Nosso Senhor no-lo assegura com as palavras: “Pedi e dar-se-vos-á”. Logo, diz Santa Teresa, quem não pede não recebe.
Assim como a umidade é necessária às plantas para não secarem, assim, diz São João Crisóstomo, é nos necessária a oração para nos salvarmos. Em outro lugar, diz o mesmo Santo, que assim como a alma dá vida ao corpo, assim também a oração mantém a vida da alma.
“Assim como o corpo não pode viver sem a alma, assim a alma sem a oração está morta e exala mau cheiro” disse “exala mau cheiro”, porque quem deixa de recomendar-se a Deus, logo começa a corromper-se.
A oração é ainda o alimento da alma, porque assim como o corpo não se pode sustentar sem alimento, assim, sem a oração, diz Santo Agostinho, não se pode conservar a vida da alma. Como o corpo, pela comida, assim a alma do homem é conservado pela oração.
Todas essas comparações aduzidas pelos santos denotam a necessidade absoluta que todos temos de rezar para nos salvarmos.

Extraido do livro: “A oração” de S. Afonso de Ligório

Padres da Arquidiocese de Sorocaba estão em retiro na cidade de Jundiaí









O clero da Arquidiocese de Sorocaba está reunido na cidade de Jundiaí, na Casa de Retiros São Carlos, de 05 a 08 de março, realizando o retiro anual dos presbíteros.

O pregador é o Bispo Dom Luiz Azcona, Bispo do Prelado de marajó. Este é o momento que o clero da Arqudiocese, se reúne para reavaliar a caminhada, fortalecer o exercícios do Ministério Sacerdotal através da palavra, Eucarístia e convivência sacerdotal. Um tempo importante de conversão, amadurecimento e trocas de experiências.

Dom Azcona destacou em sua reflexão a fortaleza do padre em Cristo, lutando contra as fraquezas, para se fazer forte em Cristo. 

De Porto Feliz, também o Clero está participando.

Fonte: Facebook José da Guia Azevedo

Santa Rosa de Viterbo

Santa Rosa de ViterboA santidade é uma graça que o Espírito Santo quer dar a todos, porém, é Ele que vai no tempo d'Ele manifestando para o mundo este dom dado a quem luta diariamente. Por exemplo, Santa Rosa - que lembramos neste dia - muito cedo começou a externar atitudes extraordinárias de coragem e amor ao Senhor.
Nasceu em Viterbo, no ano de 1233, numa pobre e humilde família; quando tinha apenas três anos conta-se que pela sua oração Jesus reviveu uma tia. Com sete anos, Rosa pegou uma forte doença que acabou sendo um meio para sua vida de consagração, pois Nossa Senhora apareceu a ela, restituindo sua saúde e chamando-a à uma total entrega de vida.
Santa Rosa, antes mesmo de alcançar idade, resolveu livremente vestir um hábito franciscano, já que sua meta era entrar na Ordem de Santa Clara de Assis. Menina cheia do Espírito Santo, não ficou parada diante dos hereges cátaros, que semeavam a rejeição às autoridades.
Com apenas doze anos, era instrumento eficaz nas mãos do Pai Celeste, por isso anunciava o Evangelho e denunciava as artimanhas de satanás. Banida pelo imperador, continuou profetizando. Com o falecimento do imperador, ela voltou como heroína para Viterbo. Mesmo sem ser aceita com dezesseis anos pelas Irmãs Clarissas, Santa Rosa perseverou no caminho da santidade e, aos dezoito anos, foi acometida de uma doença que a levou para a Eterna Morada de Deus.
Santa Rosa de Viterbo, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 06/03/2012

Há um só Pai!

Leitura Orante
Mt 23,1-12
Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos. Ele disse: Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas!Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de "mestre". Porém vocês não devem ser chamados de "mestre", pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre. E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. Vocês não devem também ser chamados de "líderes" porque vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Primos que morreram atropelados são enterrados em Porto Feliz, SP

 

Velório foi realizado em igreja do município.
Crianças de 8 e 9 anos foram atropeladas por motorista sem habilitação.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Velório dos meninos foi realizado numa igreja evangélica do bairro (Foto: Reprodução/TV TEM)
Velório dos meninos foi realizado numa igreja do
bairro (Foto: Reprodução/TV Tem)

Na tarde deste domingo (4) os primos Rafael Gomes Viana, de 8 anos e Timóteo Prado Silva, de 9 anos foram velados numa igreja evangélica do bairro Aldeia dos Laranjais, onde moravam em Porto Feliz, interior de São Paulo.

Numa cerimônia simples e marcada por dor e sofrimento, os familiares e amigos das crianças deram adeus. Os meninos foram vítima de um atropelamento na noite de sábado (3), no qual o motorista, um homem de 31 anos, não possuía a Carteira Nacional de Habilitação e estava em alta velocidade. No carro haviam outros três ocupantes, que não tiveram ferimentos.

saiba mais

O irmão de Timóteo, que tem 10 anos, também foi atropelado, mas apresentou apenas ferimentos leves, sendo socorrido, medicado e passa bem. Ele também compareceu ao velório do irmão.

O enterro ocorreu por volta das 16h, num cemitério local. O pai de Rafael, Paulo César Viana do Prado, conta que reside em São Paulo e trouxe o filho para Porto Feliz para visitar os parentes no final de semana. “É triste demais saber que vou voltar para casa sem meu filho”, afirma emocionado.

Mãe de uma das crianças se desespera ao chegar em velório (Foto: Reprodução/TV TEM)
Mãe de uma das crianças se desespera ao chegar
em velório (Foto: Reprodução/TV Tem)

O motorista do veículo seguiu até uma chácara, abandonando o carro. Ele colocou a camiseta do avesso para tentar despistar a polícia. Os outros ocupantes do veículo foram encontrados e confirmaram que o condutor estava em alta velocidade. O homem foi preso e encaminhado para delegacia do município. Ele foi indiciado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, que prevê detenção de dois a quatro anos.

Segundo o Código Penal Brasileiro, crimes com pena de até quatro anos tornam-se afiançáveis. Por isso, foi estipulada fiança de R$ 1 mil, que foi paga pelo suspeito. Ele responderá ao crime em liberdade. O pai de Timóteo, Salviano Nascimento Silva, pede justiça pelo filho que morreu.

“A vida de uma pessoa não pode ter preço, um dos meus filhos está machucado e o outro morreu. Dinheiro nenhum poderá trazer ele de volta”, conclui. O suspeito optou por não dar entrevistas.

Missa de Entrega pela 31ª Romaria de Porto Feliz a Pirapora do Bom Jesus

 DSCF6011 DSCF6012 DSCF6020 DSCF6033 DSCF6035 DSCF6038 DSCF6043 DSCF6048 DSCF6063 DSCF6065 DSCF6066 DSCF6071
Começou com a Missa de Entrega pela 31ª Romaria de Porto Feliz a Pirapora do Bom Jesus na Capela de São José no Val Paraíso, os preparativos para mais uma romaria de cavaleiros e charreteiros. O Coral Viola Divina animou os Cãnticos da Santa Missa, que teve sua temática na Quaresma, refletindo sobre as formas de conversão à Deus. O pároco Washington P. Ribeiro afirmou que a única forma de se converter a Deus é buscar fazer a sua vontade, assumindo o projeto de vida que Ele tem para nós.
DSCF6106 DSCF6107 DSCF6109 DSCF6123DSCF6142
Romeiros entraram com as Bandeiras da Associação, Porto Feliz, São Paulo e Brasil, pedindo as Bênçãos de Deus para esta Romaria. Após a missa, no barracão de festas teve confraternização entre os romeiros, com comes e bebes e pula-pula para as crianças.
Na sexta-feira as 15h30m todos se reúnem para a Benção, Flâmulas e saída do Cemex. No sábado, 19h em Pirapora tem Missa dos Romeiros, depois show com Luis Carlos e Adriano. No domingo eles retornam as 20h em frente a Igreja Mãe dos Homens com a benção do Pe. Toninho.

Fotos: João Pedro Correia/Pastoral da Comunicação
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

"A cadeira do Padre"

06 de março Terça Feira

Evangelho Mateus 23, 1-12

 

Já vi muitas discussões inúteis sobre a questão do uso da cadeira chamada presidencial, utilizada nas celebrações, e que só podem ser ocupadas pelos Ministros Ordenados. Em primeiro lugar precisamos saber o que significa a tal cadeira do Padre, embora se pareça com um trono, pois o layout dos nossos presbitérios lembram uma reunião da corte, onde havia a cadeira do trono ladeada por outras cadeiras, reservadas aos ministros do primeiro escalão, ou seja, aqueles que, de certa forma "mandavam" junto com o rei.

Embora não seja a nossa realidade atual, a verdade é que as cadeiras aveludadas e de grande tamanho, colocadas no centro do presbitério, enchem a cabeça de muitos leigos de grandes fantasias, onde o ego se enche de soberba e a pessoa começa a se achar muito importante porque no exercício do seu ministério ocupa uma das cadeiras durante a Santa Missa ou a Celebração da palavra, e se for Ministro da Palavra, irá sentar-se na cadeira do padre e daí a sede de poder é ainda mais forte. Não é qualquer um que pode sentar-se na cadeira do padre e nas igrejas das grandes metrópoles a concorrência é ainda muito maior...

Claro que não é disso que fala a reflexão do evangelho, mas poderíamos usar a expressão "Sentar-se na cadeira do padre", para entender a crítica de Jesus contra os Escribas e Fariseus naquele tempo....

Sentar-se na cadeira de Moisés (expressão colocada pelo evangelista) ou sentar-se na cadeira do padre, significa ser os Donos da Verdade e os detentores de todas as informações importantes da comunidade. É fácil saber se isso está acontecendo na sua comunidade, se lá você tem ouvido muito essa expressão "Pergunte para FULANO porque isso é só ele quem sabe", pronto! A comunidade é igualzinha a de Mateus, tem gente que sabe ou pensa saber demais, e sem eles nenhuma decisão poderá ser tomada. Eis aí aqueles sobre os quais os corneteiros de plantão dizem jocosamente "Este quer mandar mais que o padre".

Os que sentam-se na cadeira do padre, criam regras e mil norminhas na pastoral, no movimento e na liturgia, quando "apertados" por alguém que os enfrentam, terminam com a conhecida frase "Ah... são ordens do nosso padre.... Isso é colocar fardos pesados nas costas dos irmãos e irmãs.

Claro que estes, que gostam de sentarem-se na cadeira do padre, automaticamente procuram os primeiros lugares em tudo, na Festa do Padroeiro, equipe de eventos, conselhos paroquiais ou pastorais, CAAE etc. Qualquer decisão para ser tomada tem que passar pelo crivo deles, conheci alguém que exercia um ministério há muitos anos e ninguém tinha coragem de tirá-lo do cargo, nem o padre que achava melhor não criar caso com o idoso Senhor, que entre outras coisas ela quem escalava os ministros da Eucaristia, e ainda indicava para o padre quem poderia ser ministro.

São críticas severas para nossas comunidades? Sem dúvida alguma. Nas comunidades cristãs há muita riqueza e santidade autêntica de tantos irmãos e irmãs, mas não podemos nos iludir achando que Escribas e Fariseus só havia no tempo de Jesus, ou em uma DIOCESE lá da Patagônia. A conclusão do evangelho nos aponta quem é o único e Verdadeiro Centro das atenções em nossa Igreja: Jesus Cristo, tudo é nele, com ele e por ele. Exatamente por isso que Jesus se apresenta como sendo ele o único Mestre, o único que têm autoridade, o único que é o centro de todas as atenções, sem ele, todo e qualquer ministério não tem nem razão de ser.

E o que faz esse Mestre Supremo ? Rebaixou-se á condição de um escravo, sendo ele o maior de todos os maiorais, se fez Servo e ao se humilhar com a morte vergonhosa da cruz, foi exaltado pelo Pai. O Lava-Pés consolida a ação servidora de Jesus.

Por Diácono José da Cruz