quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cidade é contemplada com verba federal para construir pórtico

 DSCF8828 DSCF8827DSCF8830 DSCF8831 DSCF8826

Reivindicação antiga dos porto-felicenses, sempre foram as entradas de Porto Feliz, depois da duplicação da rodovia Marechal Rondon, a entrada pela avenida Monsenhor Seckler par quem vem de Itu, ou no Cidade Jardim para quem vem de Sorocaba, Boituva e Tietê, houve melhora na aparência, segurança e sinalização, porém a cidade ainda permaneceu sem algo na sua entrada, como um pórtico ou grande monumento.

Neste mês de setembro, foi instalado o pórtico com um batelão tendo embaixo o nome da cidade, através de uma verba através do deputado federal Paulo Teixeira, esta emenda, concedida através de convênio com o Ministério do Turismo, teve sua proposta cadastrada no Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV) no final de junho de 2010.

A obra contará com paisagismo e iluminação, por um valor de R$ 136.867,80. O assuntou ganhou espaço nas rede sociais, com críticas diversas ao Governo local, desde o símbolo do batelão e logotipo da Prefeitura, como a disposição do nome da cidade, a corrida eleitoral, piadinhas...

Hoje recebeu a iluminação, e toda a grama do local foi removida para a jardinagem.

Foto e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Projeto Jovem 3PA realizou Cinepipoca

329141_334053020018094_1761925634_o

DSCF9300DSCF9288  DSCF9286

Dando seguimento em seus trabalho de evangelização jovem e pela unidade juvenil, o projeto jovem 3PA realizou o Cine pipoca no auditório do Colégio São José, centro de Porto Feliz.

Os organizadores consideraram um sucesso a realização do primeiro Cine Pipoca, em pleno 7 de setembro um público adolescente e juvenil se fez presente. O seminarista Diego Santos Ferraz fez acolhida a todos, em seguida o filme: "As crônicas de Nárnia".

 

E já tem próximo evento agendado:, que a organização está divulgando via rede sociais para os seus contatos:

202076_104519296368838_1694590035_o

Fotos: Lucas Araujo/Pastoral da Comunicação
Cartazes: 3PA/Mauricio de Toledo
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Imagem peregrina visita Colônia Rodrigo e Silva

Na noite desta segunda-feira (10 de agosto), a Comunidade de São José e São Bento, conduziu a imagem da padroeira paroquial até a Comunidade de Santo Antônio (Colônia Rodrigo e Silva).

A comunidade agradeceu por tão maravilhosa visita, sentiam orgulhosos de poderem naquela noite dar tão grande alegria a eles e desejaram que a Comunidade acolhedora pudesse também acolher os frutos desta peregrinação. O pessoal da Santo Antônio por sua vez agradeceu a todos e disseram que as portas sempre estariam abertas, a da Capela e a do Coração em oração por eles.

Fonte: Washington P. Ribeiro

Exercícios vocais melhoram a fala e corrigem língua presa e língua solta

 

A língua é responsável por importantes funções do corpo, como a fala. Problemas, como a língua presa ou solta, podem atrapalhar essas funções.

Do G1, em São Paulo

 

A língua é uma parte importante do corpo, com diversas funções importantes, como falar e mastigar, por exemplo. Mas existem alguns problemas que podem atrapalhar essas funções, como a língua presa e a língua solta.

No Bem Estar desta terça-feira (4), a fonoaudióloga Leny Kyrillos mostrou que, com alguns exercícios vocais, esses problemas podem ser tratados e até mesmo corrigidos. Além disso, alguns exercícios podem ajudar também a melhorar a fala de pessoas que não têm nenhum desses problemas.

Arte Língua Bem Estar Certo (Foto: Arte/G1)

Além das funções importantes da língua, ela também pode influenciar na postura. Segundo a dentista e especialista em ortopedia funcional do maxilar, Gorete Yacoub, quando a língua se espalha pela boca, ela empurra a mandíbula e a cabeça para a frente.

Se a língua fica para trás, acontece o contrário e a pessoa pode ficar levemente curvada. A língua que chega mais à frente puxa também a laringe e a pessoa pode falar com o som mais agudo. O exercício para corrigir a posição da língua é sugá-la no céu da boca e puxá-la para trás, como mostrou a fonoaudióloga Leny Kyrillos.

No caso da língua presa, além dos exercícios, há também a possibilidade de cortar o freio lingual. A alteração é genética e deve ser investigada principalmente se alguém da família já tiver o problema. Ela aparece desde o nascimento e dificulta os movimentos da língua da criança. Esse problema traz dificuldades durante a amamentação, além de prejudicar no futuro também mastigar, engolir, lamber, beijar e, principalmente, falar.

Já a língua flácida empurra os dentes e pode desenvolver problemas como a mordida aberta, a mordida fechada e a mandíbula projetada para a frente.

O contrário também pode acontecer, ou seja, os dentes tortos podem atrapalhar o posicionamento da língua. Geralmente, quem tem esse problema costuma dormir com a boca aberta porque tem dificuldades para fechá-la.

Para evitar a flacidez da língua, os médicos recomendam que, desde a infância, as crianças comam alimentos mais sólidos, que exigem a mastigação. Isso ajuda a estimular o tônus da bochecha e da língua. A amamentação é importante também para estimular a sucção.

O Bem Estar mostrou que atualmente existe um teste feito nos bebês para identificar precocemente algum problema na língua e, caso seja recomendação dos médicos, essa criança pode cortar o freio para corrigir esse problema.

Mas, segundo a dentista e especialista em ortopedia funcional do maxilar, Gorete Yacoub, só a cirurgia não resolve - é preciso também fazer os exercícios fonoaudiológicos.

Como tratamento, a ortopedia funcional do maxilar usa aparelhos móveis, que estimulam a deglutição, a mastigação e a fala. Quando essas funções estão equilibradas, há naturalmente uma melhora na respiração. Esses aparelhos são desenhados pela especialista de acordo com a necessidade do paciente e serve para mudar a postura da mandíbula, colocando-a para frente ou para trás, alargar a arcada dentária, e posicionar a língua corretamente.

A dificuldade para engolir também pode ser um problema na língua. Nesse caso, é feito o exame chamado deglutograma.

Febre maculosa
O Bem Estar também falou sobre a febre maculosa, uma doença infecciosa febril, que matou duas pessoas em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Uma delas foi um menino de dois anos, que começou a sentir febre e teve o quadro agravado quando foi transferido para a UTI.

A pediatra Ana Escobar disse que essa doença é difícil de ser identificada e, por isso, o contato com o carrapato seguido de febre é o grande sinal de alerta. Ela também explicou a importância de começar o tratamento logo que aparecer sintomas como febre, dor no corpo e dificuldades para urinar.
Quanto mais rápido a pessoa retirar os carrapatos de seu corpo, menor será o risco de contrair a doença. Nos casos de contato com áreas com carrapatos, recomenda-se o uso de mangas longas, botas e calça comprida com a parte inferior dentro das meias. Depois, essas roupas devem ser colocadas em água fervente para retirar o carrapato que possa eventualmente ter contaminado.

Neste final de semana: Cardápio Rubem Alves

19,09,09 047

CIA TEATRAL MATÉRIA VERTENTE apresenta:

Com Silvionê Chaves

Datas: 15 e 16 de setembro

Horário: 20 horas

Local: Estação das Artes

Venha rir e se emocionar com a interpretação teatral dos textos do escritor Rubem Alves. Em cena Silvione Chaves, da cidade de São Paulo, ator desde 1990, formado na Escola de Teatro Macunaíma. Com diversas montagens teatrais, participou recentemente do programa do Jo Soarez na rede Globo.

Maiores informações e vendas:

Com Mara Faustino ao lado da Foto Moraes. Também pelo fone 3262.1459 ou 9779.5740 com Elineu.

Imagem peregrina na comunidade São José e São Bento

na missa dominical deste dia 09 de setembro, a comunidade de São José e São Bento, recebeu a visita da imagem da padroeira Paroquial Nossa Senhora Aparecida.

A imagem foi conduzida pela comunidade N. Sra. Aparecida do Campo Largo. No final da missa, como vem acontecendo, a comunidade N. Sra. Aparecida (Campo Largo) homenageou a comunidade (São José e S. Bento) agradecendo pela acolhida e desejando que toda alegria que sentiram pudessem em dobro sentir e rezaram uma Ave Maria por todos presentes.

A comunidade de S. José e S. Bento, retribuiu com os votos de muitas felicidades a eles e a todos que por ali passarem visto que a Capela fica num local por onde muitos passam entrando ou saindo de Porto Feliz

Fonte: Washington P. Ribeiro