sexta-feira, 25 de setembro de 2009


01421.jpg (527×431)

COMENTÁRIO SOBRE O AMOR


OLIVEIRA, Pesquisado por Emerson de. Apostolado Veritatis Splendor: COMENTÁRIO SOBRE O AMOR.

Maior do que a Sabedoria, a Justiça e o Poder?

Consideremos a seguir os quatro atributos fundamentais de Deus: sabedoria, justiça, poder e amor. Pode-se também dizer que o amor é o maior destes? Certamente que sim. Por quê? Porque o amor é a força motivadora por trás do que Deus faz. É por isso que o apóstolo João escreveu: "Deus é amor." Sim, Deus é a personificação do amor. (1João 4,8.16) Em parte alguma das Escrituras lê-se que Deus é sabedoria, justiça, ou poder. O que se diz é que Deus possui tais qualidades. (Jó 12,13; Salmo 147,5; Daniel 4,37) Estes quatro atributos estão perfeitamente equilibrados Nele. Motivado pelo amor, Deus realiza seus propósitos usando, ou levando em conta, os outros três atributos.

Assim sendo, o que motivou Deus a criar o universo e as criaturas espirituais e humanas inteligentes? Foi a sabedoria, ou o poder? Não, pois Deus meramente usou sua sabedoria e seu poder na criação. Por exemplo, lemos: "O próprio Deus fundou a terra em sabedoria." (Provérbios 3,19) Ademais, seu atributo de justiça não exigia que ele criasse seres dotados de liberdade moral. O amor de Deus moveu-o a partilhar com outros as alegrias da existência inteligente. Foi o amor que encontrou um meio de remover a condenação que a justiça impôs à humanidade devido à transgressão de Adão. (João 3,16) Sim, e foi o amor que induziu Deus a desejar que a humanidade obediente tivesse a vida eterna com Ele. — Lucas 23,43.

Por causa do onipotente poder de Deus, não ousamos incitá-lo ao ciúme. Paulo perguntou: "`Estamos incitando Deus ao ciúme'? Será que somos mais fortes do que ele?" (1Coríntios 10,22) Naturalmente, Deus é "um Deus ciumento", não no mau sentido, mas em `exigir devoção exclusiva'. (Êxodo 20,5; King James Version) Quais cristãos, assombramo-nos com as muitas manifestações da incomensurável sabedoria de Deus. (Romanos 11,33-35) Nosso grande respeito pela Sua justiça deve levar-nos a ficar bem longe do pecado intencional. (Hebreus 10,26-31) Mas a amor é, inquestionavelmente, o maior dos quatro principais atributos de Deus. E é o amor altruísta de Deus que nos atrai a ele e faz-nos desejar agradá-lo, adorá-lo e participar na santificação de seu santo nome. — Provérbios 27,11.

Semana Bíblica «a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja»

Franciscanos Capuchinhos


Neste mês de Setembro, celebramos o mês da Bíblia. Aqui em Porto Feliz, acontece já à alguns anos a Semana Bíblica, promovida pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.


Aqui em nosso blog, queremos promover um série com alguns tópticos pertinentes:

«Não houve coragem para dedicar um ano à Bíblia»
Depois do ano dedicado a São Paulo, “o comboio da Bíblia estava a andar relativamente bem, e as pessoas começaram a dar-lhe importância”, garantiu o biblista, que classificou essa dinâmica como “uma viagem positiva, que raramente aconteceu na Igreja recente”.
Com a instituição do «Ano Sacerdotal», “mandou-se parar o comboio, dando-lhe outra direcção”. Com este “erro da Igreja a partir de cima”, “o povo arrumou a Bíblia e vai pensar em fazer outras coisas”.

Por seu lado, o Sínodo dos Bispos, longamente ansiado por aqueles que desejavam uma actualização da «Dei Verbum», “foi mal conhecido em Portugal”, em parte porque o “Ano Paulino o obnubilou”. Ao não promover um «Ano da Bíblia» e ao parecer “esquecer” as orientações sinodais, os católicos vão guardar outra vez as Bíblias nas gavetas e nas estantes, na maioria das paróquias”.

Consciente de que o seu pensamento pode gerar incómodos em alguns meios eclesiais, este Franciscano Capuchinho afirma que está “apenas a dizer o que a Igreja escreveu em muitíssimos documentos de há um século a esta parte. No entanto, não estou a criticar ninguém, mas algumas estruturas da Igreja”. Os seus pontos de vista são fundamentados na «Dei Verbum» e “no que é afirmado pelos papas há mais de um século”, em especial por João Paulo II: “Apesar de tantas coisas que dizem dele, foi o Papa que mais falou da Bíblia”. Tendo como pano de fundo os próprios documentos da Igreja, Frei Herculano pensa que “é uma falta de lógica interromper todo o dinamismo criado no Ano Paulino, que estava a dar bons resultados na pastoral bíblica”.

Notinhas de Porto Feliz

Notícias de Porto Feliz






Conselho do Negro

O Conselho Municipal do Negro realizou no sábado, 19, dois eventos em Porto Feliz. Na parte da manhã, no Centro de Formação Continuada (COC), com presença de cerca de 70 pessoas, aconteceu a 3ª Reunião Regional dos Conselhos Municipais e Entidades Sociais da Comunidade Negra. Representantes de conselhos de oito cidades da região debateram questões voltadas à comunidade negra.

A mesa principal foi composta pelo prefeito Cláudio Maffei (PT), Deputado Estadual, José Cândido, presidente do Conselho Municipal do Negro de Porto Feliz, José Roberto de Toledo, conselheira Eny Augusta de Paula, e o Major da PM, João Paulo Rolim Marques.

No período da tarde foi feita apresentação da campanha fotográfica “África em Nós”, na Câmara Municipal. A iniciativa é resultado de parceria entre Conselho Estadual da Comunidade Negra e Secretaria de Estado da Cultura.

O evento contou com participação de cerca de 120 pessoas, ente representantes de conselhos municipais, vereadores, e população em geral.




Conselho Tutelar

As inscrições e o registro para os candidatos a conselheiro tutelar vão até 2 de outubro, na Diretoria de Promoção Social, situada à rua Ademar de Barros, n° 529, centro, das 9 às 12h e das 14 às 16h, de segunda à sexta-feira.

A eleição dos membros do Conselho Tutelar será em 29 de novembro deste ano. O mandato é de três anos (2010 a 2012) e os membros recebem remuneração de dois salários mínimos e meio (R$ 1.162,50 atual).

Os requisitos para inscrição estão descritos no edital publicado na imprensa local e afixado na Diretoria de Promoção Social.



Praça de


Porto Feliz



receberá mudas


de árvores



A Prefeitura de Porto Feliz, por intermédio da Diretoria de Meio Ambiente, fará na quarta-feira, 30 de setembro, a revitalização arbórea da Praça “José Lisboa Sobrinho”, ao lado da Rodoviária. O Projeto Jovem Aprendiz, da Associação Monte Carmelo, ajudará no plantio de 30 mudas próprias para arborização urbana.


União pode


ser campeão


O União venceu o Invictus de Salto por 2 a 0 na primeira partida da final do Campeonato Portofelicense de Futebol Quarentão realizada domingo, 20, no estádio dr. Nicolino João Longo. Com o resultado, o Vermelhinho ficou mais próximo do título, já que a partida de volta será em seu estádio, dr. José Esmédio Paes Leme, domingo, 27, e a equipe poderá até perder por um gol de diferença para ser a campeã. A partida começa às 10h15. A competição é organizada pela Prefeitura de Porto Feliz por meio da Diretoria de Esportes e Turismo.


Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Porto Feliz atendeu 21 ocorrências dos dias 17 a 23 de setembro. Foram nove casos clínicos, sete resgates e cinco TAC (Trabalho de Auxílio à Comunidade).

Desde sua instalação em Porto Feliz em outubro de 2007, o Corpo de Bombeiros já atendeu 1.861 ocorrências.

O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.



Cidade conquista agência do INSS

A cidade de Porto Feliz terá uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mediante um convênio entre governo federal e Municipal, que tem um orçamento de R$ 960 mil, será construído um prédio de 330 metros. O terreno foi doado pela prefeitura e fica ao lado do Centro de Especialidades II “Simone Habice Prado Mattar”.
Segundo o gerente Regional do INSS, Décio Araújo, as obras estão em fase de licitação pública. “Quando for escolhida a empresa, o prazo de construção do prédio é de seis meses, no máximo”, explica.
A agência do INSS oferecerá serviços de perícia médica, concessão de benefício, acerto cadastral, aposentadoria por idade e tempo de contribuição, requerimento auxílio doença, concessão salário maternidade, entre outros. Com isso, os beneficiários do INSS não precisarão se deslocar até Itu e Boituva para receber atendimentos, tirar dúvidas e se aposentar.


Sebrae promove curso voltado para mulheres

O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor, da Prefeitura Municipal, promove de 28 de setembro a 1 de outubro o curso Mulheres Empreendedoras. Voltado para mulheres acima de 18 anos, o curso acontece no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no horário das 13 às 17h.
A inscrição será na secretaria do CRAS do Jardim Vante. As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. É necessário apresentação de CPF e RG. Mais informações através dos telefones 3262-1051 (CRAS) e 3261-9047 (Posto Sebrae).



Paz e Bem

Ação controversa

Um tribunal da Polônia multou em sete mil euros o semanário católico
"Gosc Niedzielny" (Visitante Dominical) da Arquidiocese do Katowice porque questionou uma falha da Corte a Europa de Direitos humanos (CEDH) que ordenou ao estado pagar uma forte soma de dinheiro a uma mulher míope a quem foi negado um aborto ilegal.

A protagonista do caso é Alicja Tysiac, uma mãe de família que no ano 2000 solicitou um aborto ante a possibilidade de que sua terceira gravidez aumentaria a miopia que padece.

A legislação polonesa só permite o aborto por estupro, má formação congênita ou risco de vida para a mãe. O caso de Tysiac, foi revisado em seu momento por vários médicos poloneses e não se ajustava a nenhum dos três casos. Embora a mulher insistiu em abortar o seu bebê, os médicos lhe explicaram que não havia risco de vida.

A mulher deu à luz por cesárea e um tempo depois sofreu o desprendimento parcial da retina, o que aumentou a sua miopia.

Seu caso é usado como bandeira por distintos grupos anti-vida para impulsionar a ampliação do aborto na Polônia e foi levado ante a CEDH de Estrasburgo. No ano 2007 se ordenou uma indenização de 25 mil euros a seu favor, e a mesma foi apelada sem êxito pelo estado polonês.

Agora, Tysiac receberá sete mil euros adicionais devido a que um tribunal de Katowice considerou que o semanário Gosc Niedzielny "ofendeu" a mulher com um artigo de seu editor, Padre Marek Gancarczyk, à raiz da falha.

O sacerdote escreveu que "vivemos em um mundo onde uma mãe recebe um prêmio pelo muito que quis matar a seu filho, embora não lhe foi permitido fazê-lo".

O presbítero comparou o aborto com as práticas nazistas e lamentou que as pessoas "encontrem-se acostumadas aos assassinatos realizados fora das grades do campo (de concentração)".

O semanário protestou pela falha judicial porque viola a liberdade de expressão e anunciou que apelará a sentença.


Mensagem para você

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.



É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.


Semana passada




Devido as fortes chuvas, nas últimas semanas, a forte enchente que atingiu alguns moradores do Jd Vante, também atingiu a Gruta, no Parque das Monções, veja as Fotos:










Extraído do Blog do Urias




Já no Domingo último (dia 20/09):







As chuvas tem prejudicado a continuidade das obras de revitalização do Parque,
mas ela seguem, assim que as chuvas cessam.

ORAÇÃO DA VIDA



Senhor...
A vida que nos deste é singular...
Pois puseste tua unicidade em cada ser que criaste...
De fato, somo únicos em Ti e para Ti...

Aqui neste nosso mundo...
O nosso limite aponta para o teu Infinito...
Não viver essa dimensão da realidade...
é perder o sentido do que somos...
É apartar-se do teu encontro...
É o mesmo que ir a lugar nenhum...

Por isso, estamos no mundo...
mas não somos do mundo...
Porque somos tua "imagem e semelhança"...
"Imagem" no teu Filho Jesus que se fez carne...
"Semelhança" na alma eterna que nos destes...
Desse modo somos:
Temporais e Eternos...
Complexos e Simples...
Relativos (em nós...)
e Absolutos (em Ti...)
É assim somos nós...

Vem Senhor...
Dá-nos viver os valores eternos
que de Ti recebemos...
mas não estamos vivendo...
Pois tudo seria mais lindo...
se vivêssemos a essência do que somos...
Porque aqui tudo passa...
Mas só passa para que chegue o devir...
onde a Nova Criação nos espera...
Onde nada é quimera...
Onde verdadeiramente Ti veremos faca a face...

Senhor,
essa é a parte da herança que nos cabe...
Por levamos contigo a cruz de cada dia...
Ela é em nós sinal da tua ressurreição...
Ela é o grito de salvação que suplanta toda maldade...
Porque tudo o que é mal tem fim...
Mas todos nós que esperamos em Ti...
Parmaneceremos para sempre...
Porque Tu és o Único Bem...
O Sumo Bem...
De que precisamos...


Paz e Bem!

Curta metragem Na terra das Monções



“Na Terra das Monções”





· Melhor Vídeo de Ficção



· Melhor Fotografia



O curta metragem “Na Terra das Monções” uma parceria entre a Diretoria de Educação e Cultura de Porto Feliz através da Casa da Cultura D. Narcisa Stettener Pires e a Oficina Cultural Regional Grande Otelo de Sorocaba acaba de ganhar dois prêmios no “III Festival de Cinema e Vídeo de Santa Cruz das Palmeira”



O curta dirigido pelo cineasta Marcelo Domingues que compõem o quadro de professores da Oficina Cultural Grande Otelo é uma bela historia ficcional sobre os remotos tempo das Monções. Numa distante noite do século XVII, pai e filha jantam, ainda sem saber que aquele pode ser o ultimo encontro entre os dois, é à noite que antecede a partida de mais uma monção. Medos, dúvidas e angustias são os ingredientes desta trama muito bem construída pelo cineasta e seus alunos de oficina.



Neste jantar coisas estranhas acontecem prendendo a atenção do espectador do inicio ao fim do curta. O curta contou com vasta pesquisa sobre costumes, figurinos e modo de ser da remota época e foi todo produzido durante a Oficina Cultural de Audiovisual de 2008. A trama envolvente leva o premio de melhor vídeo de ficção e a bela luz que produz todo o clima ganha como melhor fotografia.



enviado pela Casa da Cultura.



Reencarnação de Elias em João Batista


Quando Jesus diz que Elias veio na pessoa de João Batista; é apenas uma maneira de dizer que o maior profeta do Antigo Testamento, Elias, seria sucedido por João, o precursor de Jesus. Jamais a Igreja acreditou na Reencarnação.

Note que quando Jesus se transfigurou, João Batista já tinha morrido, e quem lhe apareceu foi Elias; ora, se João fosse a reencarnação de Elias, entaõ deveria aparecer João e não Elias!

Prof. Felipe Aquino