terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nova Coordenação da PASCOM do Estado de São Paulo é apresentada durante reunião

 

A nova coordenação da Pascom regional em São Paulo foi formalizada,
nesta segunda-feira (03)

A partir deste mês, a Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 1 contará com um novo bispo referencial e uma nova assessora para acompanhar o trabalho.
A reunião da Pastoral da Comunicação realizada na manhã desta segunda-feira (03) na sede do Regional Sul 1 da CNBB, que teve como objetivo a preparação do Encontro Estadual de Comunicação de todas as dioceses que compõem o Regional, foi marcada pela presença do novo presidente da Pastoral da Comunicação no estado de São Paulo, Dom José Moreira de Melo, Bispo diocesano de Itapeva (SP), e contou com a presença da nova assessora irmã Maria Celeste Ghilslandi, paulina. A nova coordenação assumirá os trabalhos para os próximos quatro anos.
Após o anúncio, Dom José, se dirigiu aos presentes, expressando o seu contentamento pela indicação, «fico muito motivado e será um privilégio acompanhar a Pascom do nosso Regional. Com certeza será uma oportunidade de trabalharmos juntos, elaborando novos projetos em nosso Regional», disse Dom José.
Irmã Celeste manifestou também sua alegria de fazer parte da caminhada da Pascom daqui para frente. «Espero contar com a colaboração de toda equipe e fico feliz em dar continuidade ao trabalho já existente e somar as novas ideias da evangelização no campo da comunicação, já que ela tem um espaço privilegiado em nossa Igreja e toda a sociedade».
A reunião contou com a presença dos representantes da Pascom das sub-regiões Aparecida, Botucatu, Campinas, São Paulo II, Ribeirão Preto II e Sorocaba, além de um representante da diocese-sede do Encontro Regional de Comunicação, que será realizado na cidade de Jundiaí em novembro próximo.

Jundiaí sedia Encontro Regional da Pastoral da Comunicação

 

Pascom Logo

Os novos meios de comunicação midiáticos vem influenciando cada vez mais a vida das pessoas. No entanto, o desafio é encontrar o sentido que essas tecnologias têm para o nosso cotidiano e como delas fazer uso na prática pastoral. Sob esta perspectiva a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB realizará o 17º Encontro Regional da PASCOM – Pastoral da Comunicação, nos dias 18 a 20 de novembro de 2011, na diocese de Jundiaí (SP).
A programação principal do Encontro, que traz como tema A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil, acontece no Centro de Convivência “Mãe do Bom Conselho. Para as conferências, estão confirmadas as presenças do padre Manoel Quinta, um dos redatores do documento de Estudos da CNBB, nº 101; e do missionário redentorista e diretor artístico da Rede Aparecida, Pe. Evaldo de Souza.
As inscrições serão realizadas através da Internet no período de 03 de outubro a 07 de novembro. Mais informações sobre o encontro podem ser conferidas em www.cnbbsul1.org.br na seção Setor de Comunicação.
O 17º Encontro da PASCOM – Pastoral da Comunicação, tem como público-alvo agentes da Pastoral da Comunicação no estado de São Paulo e jornalistas, além de profissionais de instituições relacionadas à área. Este evento realizado anualmente oferece um espaço para troca de experiências, reflexões e intercâmbio entre os agentes dessa Pastoral.
Entre os vários convidados do Encontro estarão o Bispo de Jundiaí, Dom Vicente Costa, e o Bispo de Itapeva, Dom José Moreira de Melo, recém indicado para acompanhar a Pastoral da Comunicação da CNBB – Regional Sul 1 do estado de São Paulo.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3253-6788.

Seja um voluntário. Faça a diferença!



Promovido anualmente pela Companhia das Obras do Brasil (CdO) e pela Fondazione Banco Alimentare, da Itália, o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, que este ano acontecerá no dia 5 de novembro, será realizado em supermercados de 45 cidades brasileiras, no horário das 9 às 19 horas.
Como nos anos anteriores, também a cidade de Sorocaba participará deste evento e, segundo o coordenador na cidade, José Antonio Colombo, será imprescindível a participação de no mínimo 300 voluntários para atuarem nas lojas dos supermercados participantes (Coop, Extra e Walmart).
Os voluntários poderão auxiliar na abordagem dos clientes, no recebimento e na pesagem e embalagem dos alimentos doados.
Todos os produtos arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos de Sorocaba que posteriormente os distribuirão às entidades cadastradas.

Como ser um voluntário no Dia Nacional da Coleta de Alimentos?

O interessado em participar como voluntário deste gesto de gratuidade poderá fazer sua inscrição pelo email: jacolombo@uol.com.br ou pelo telefone 3221-7083.
Você também poderá colaborar com a campanha neste dia, enquanto faz suas compras nos supermercados acima mencionados.




Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Salmo



Salmo 125

1 Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.

2 Como estão os montes ao redor de Jerusalém, assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.

3 Porque o cetro da impiedade não repousará sobre a sorte dos justos, para que os justos não estendam as suas mãos para cometer a iniqüidade.

4 Faze o bem, ó Senhor, aos bons e aos que são retos de coração.

5 Mas aos que se desviam para os seus caminhos tortuosos, levá-los-á o Senhor juntamente com os que praticam a maldade. Que haja paz sobre Israel. 

Secretaria da Saúde realiza campanhas pela saúde do idoso, da criança e da mulher



Estão sendo realizadas em Boituva diversas campanhas voltadas à saúde do idoso, da criança e da mulher durante o mês de outubro. As campanhas contam com palestras, atendimentos e sorteio de brindes que serão realizados em diversos locais visando conscientizar as pessoas sobre questões importantes relacionadas à saúde.

Programa Melhor Idade
Como a semana do Idoso é comemorada em outubro, durante os dias 4 e 7 haverá uma programação especial com palestras voltadas para eles em vários pontos da cidade. Confira a programação:

04/10 – Terça-feira: “Sexualidade na Terceira Idade” é o tema da palestra, que será realizada nos locais:
UBS Vila Aparecida – às 8 horas, com a enfermeira Daniela Ambrósio.
UBS Novo Mundo – às 8 horas, com a enfermeira Kelly Fernanda de Oliveira Canjão.
UBS De Lorenzi – às 9 horas, com a enfermeira Tânia de Campos.

05/10 – Quarta-feira: O tema do dia será “Medicações na Terceira Idade”. Duas palestras serão realizadas na Farmácia Central, nos horários:
9 horas: com a farmacêutica Adriane Natal Cardoso Liso.
14 horas: com a farmacêutica Elielce Christina Guimarães do Amaral.

06/10 – Quinta-feira: Dois eventos serão realizados durante o dia. O primeiro será a palestra “Envelhecer Sorrindo”, na UBS De Lorenzi, a partir das 8 horas, com a palestrante Adriane Sotovia. No Lar São Vicente de Paula, às 14 horas, haverá o “Café com Conversa”. Este evento é exclusivo para os alunos do Curso de Cuidador de Idosos.

07/10 – Sexta-feira: Último dia do evento, com a palestra “Envelhecer com Saúde”, que será realizada às 8 horas, nos locais:
UBS Centro – com a enfermeira Maria Carolina Carriel Pontes.
UBS Novo Mundo – com a enfermeira Kelly Fernanda de Oliveira Canjão.
UBS Vila Aparecida – com a enfermeira Daniela Ambrósio.


Semana da Criança
A Semana da Criança, também comemorada em outubro, contará com o “Programa Primeiros Passos”, em que serão realizadas palestras e uma sessão de cinema para as crianças. Todos os eventos serão às 9 horas na Unidade de Puericultura. Confira a programação:
06/10 – Quinta-feira: Abertura do evento com uma palestra sobre “Massagem Shantala”, realizada em bebês. Ela será realizada com a enfermeira Danieli Teles Liviéri, como palestrante. Ao final, haverá sorteio de brindes.

07/10 – Sexta-feira: O tema da palestra será “Higiene Bucal na infância”, com a palestrante Adriane Sotovia, coordenadora da saúde bucal. Os participantes contarão com sorteio de brindes.

10/10 – Segunda-feira: Será realizada uma “Sessão Cinema” na Unidade de Puericultura, com o filme “As Aventuras de Sammy”. O longa conta a história de uma tartaruga marinha, desde o seu nascimento em 1959 até a sua maturidade em 2009. Em uma jornada de tirar o fôlego, ele viaja pelos oceanos do mundo inteiro e testemunha as consequências do aquecimento global, assim como as principais alterações que a presença do homem está causando em nosso planeta.

11/10 – Terça-feira: dia de Encerramento do Evento, em que haverá a palestra “Alimentação Saudável na Infância”, com a nutricionista Joelma Pereira Camargo, como palestrante. No final, sorteio de brindes.


Saúde da Mulher
No próximo dia 8, quinta-feira, haverá a “Campanha da Saúde da Mulher” na Unidade Básica da Saúde (UBS) do centro. Entre às 8 e 13 horas será realizada a prevenção do câncer do colo uterino através da mutirão do papanicolau.
Na mesma ocasião, o programa “Vida Saudável” também realizará atendimento para homens e mulheres, onde serão desenvolvidas atividades como coleta de sangue (sem necessidade de jejum e atendimento até as 12 horas) para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites, avaliações bucal e de hanseníase, orientações sobre tuberculose, tabagismo, e prevenção da Dengue.
A programação é uma realização da Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Setor Projetos em Saúde. Os eventos são gratuitos e todos estão convidados a comparecer.




Fonte: A.I.Prefeitura de Boituva

São Francisco e a Pascom PF

image

A história da Pascom começa antes dela existir, e está relacionada a espiritualidade franciscana. Em dezembro de 2008, Camila Campos Leite, ofs, inicia um blog chamado Movimento de Assis e a sua empreitada se junta Felipe Miranda. Ambos participantes do grupo de espiritualidade Movimento de Assis.

O Movimento de Assis tinha um sonho de erigir em Porto Feliz a fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe, o que se concretizou recentemente. No meio franciscano há uma tradição de se registrar em fotos, vídeos e textos os acontecimentos da vida das fraternidades, e é muito característico o uso de Blogs na internet, pois são gratuitos e facéis de usar.

Começou então o blog Movimento de Assis, porém, começou a necessidade de se registrar mais acontecimentos, que iam além da fraternidade, e tomando uma nova forma e abrangendo mais conteúdos, logo houve a necessidade de se separar do endereço franciscano e em um endereço próprio tomar forma a Pastoral da Comunicação.

image

Em janeiro de 2010 surge a Pascom Porto Feliz, com um formato novo, abrangendo todas as paróquias da cidade, com apoio, entusiasmo do coordenador da Pascom da Arquidiocese de Sorocaba, diácono José da Cruz. A Pascom sempre procurou fazer cobertura dos eventos principais da Igreja, divulgando e participando deles, sem delimitar território ou optar por uma preferência de movimento, pastoral ou espiritualidade.

Com a cidade, ela tem procurado dialogar e bem informar os católicos que acessam sua página. Infelizmente, atualmente a Pascom pode fazer cobertura das Paróquias Mãe dos Homens e Nossa Senhora Aparecida, procurando cobrir a vida paroquial da duas, com a equipe trabalhando uninda e sem distinguir a qual paróquia cada agente pertence.

O perfil das Pascoms existentes, se restringem a cuidar do informativo paroquial (jornal) dentro de sua paróquia. Na Pascom PF não há este tipo de preocupação, pois estamos focados na unidade da Igreja e dos fiéis. A Pascom também participa da rede arquidiocesana, enviando semanalmente matérias para o site da arquidiocese, e mensalmente para o jornal Terceiro Milênio distribuído a todas as paróquias de nossa arquidiocese.

A Pascom Porto Feliz está presente no orkut, facebook, twitter, desde sua origem já tirou mais de 20 mil fotos, seu blog já foi acessado mais de 200 mil vezes, suas matérias são reproduzidas em 5 cidades e nos jornais impressos de nossa cidade. Todo este legado até então tem sido construído voluntariamente, sem patrocínios, sem anúncios, sem taxas. São 6 agentes que se dedicam voluntariamente e que custeiam seu equipamentos e os gastos eventuais da Pascom. Nâo se é cobrado para se fazer cobertura de nenhum evento, seja social ou religioso.

Futuramente, há um sonho da Pascom ter seu próprio jornal impresso, o que não está muito distante.

Pedimos a intercessão de São Francisco de Assis, de São Francisco de Sales, de Santa Clara de Assis, São Miguel Arcanjo e à Nossa Senhora a comunicadora do Verbo. Que Deus continue abençoando este trabalho.

Felipe Miranda
Coordenador Pascom PF

Concurso para Logotipo da JMJ 2013 vai até final de outubro



A criatividade a serviço da evangelização. Esta é a proposta do concurso que irá escolher a logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, evento que reunirá jovens do mundo inteiro no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de julho de 2013.
A ideia do concurso é estimular as pessoas de todo o mundo a mostrarem, com todo o seu talento, o rosto jovem da Igreja. Até o dia 31 de outubro de 2011, os trabalhos deverão ser encaminhados pelos Correios para o Setor de Comunicação do Instituto JMJ RIO (Rua Benjamin Constant, n° 23/ 7° andar – Glória - Cep 20241-150). Vale ressaltar que não haverá inscrição pela internet, mas exclusivamente pelos Correios.
Serão selecionados os cinco melhores trabalhos, que serão enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, a quem cabe a escolha final da logo vencedora. A divulgação do resultado está prevista para o dia 3 de dezembro de 2011, em solenidade no Santuário Cristo Redentor (RJ).
Como inspiração, os participantes terão o lema da JMJ Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,9), que deverá nortear os trabalhos. A logo deverá também ser representativa do Rio de Janeiro, ser um desenho original e inédito; incluir as siglas JMJ2013; refletir a identidade cristã do evento; deve conter uma cruz ou referência clara e inequívoca ao símbolo.
Vale ressaltar que o concurso não envolve premiação. A proposta é estimular a participação de todos em cada passo de construção da Jornada Mundial da Juventude, no Rio. Em vista disso, o edital sofreu algumas alterações, e já esta disponível no site. Confira o regulamento retificado para o concurso no site oficial da JMJ: http://www.rio2013.com/.


Fonte: Canção Nova

Acontece hoje o 4º Dia da Dozena de Nossa Senhora Aparecida


Nesta terça feira, dia 04 acontece o quarto dia da Dozena de Nossa Senhora Aparecida.
O lema desta noite será Com Maria, ser Igreja que defende a vida do planeta, quem presidirá a Santa Missa desta noite é o Padre Wiliam de Almeida da cidade de Cerquilho.
A equipe de Canto Santa Rita de Cássia será o responsável pelos cânticos.
Lembrando que a Santa Missa acontece ás 19h30 e todos estão convidados a participar de mais um dia dessa grande festa.

Vereador participa de cerimônia na Assembleia legislativa

Vereador Marquinhos Magnum (PT), participou da posse da nova diretoria de Ética do Conselho Federal Parlamentar (CONFEP), em cerimônia na Assembléia Legislativa do Estado, no dia 30 de Setembro.

Na foto: Marquinhos Magnum (vereador), Doutor Paulo Roberto Rios de Abreu (delegado de polícia chefe da Assembléia Legislativa do Estado); David Cruz Costa e Silva (presidente da Câmara de Comércio Exterior Brasil/Costa Rica); Doutor Alberto Tineu Júnior (presidente e procurador geral do Conselho Federal Parlamentar) e Paulo Roberto Costa e Silva ( coronél do Exército do Rio de Janeiro), na posse dos delegados gerais dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Fonte: Assessoria Parlamentar do vereador Carlinhos

HOJE: dia de São Francisco de Assis!!!!

 

foto

O camponês perguntou: Que aconteceu,
irmão, por que estás chorando?
O Irmão respondeu:
Meu irmão,
o meu Senhor está na Cruz
e me perguntas por que choras?
Quisera ser neste momento
o maior oceano da terra,
para ter tudo isso de lágrimas.
Quisera que se abrissem
ao mesmo tempo todas
as comportas do mundo
e se soltassem
as cataratas
e os dilúvios
para me emprestarem
mais lágrimas.
Mas ainda que juntemos
todos os rios e mares,
não haverá lágrimas
suficientes para chorar
a dor e o amor
de meu Senhor crucificado.
Quisera ter as asas invencíveis
de uma águia para atravessar
as cordilheiras e gritar
sobre as cidades:
O Amor não é amado!
O Amor não é amado!
Como é que os homens podem amar
uns aos outros se não amam o Amor?

São Francisco de Assis.

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 04/10/2011

Uma só coisa é necessária!

Lc 10,38-42


Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda pois que ela venha me ajudar!" O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".

3º dia da Dozena de Nossa Senhora Aparecida

DSCF8990

DSCF8934

A missa sertaneja realizada na Matriz Nossa Senhora Aparecida, nesta segunda-feira dia 3 de outubro. A missa sertaneja com o tema “Com Maria, ser a Igreja que trabalha e serve”, reuniu todas as 16 comunidades rurais da paróquia Nossa Senhora Aparecida. A Santa Missa foi presidida pelo Vigário Geral de nossa Arquidiocese, Padre João Carlos Alampe que manisfestou grande simpatia. Concelebrou o Padre Miguel que esteve na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votorantim, em breve estará em Cerquilho. Diáconos Valmir e Benedito participaram da Santa Missa.

Associação de Romeiros e Charreteiros participaram da Missa, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o altar.

DSCF9032DSCF9046

Homilia
Pe João explicou a liturgia do dia, falou da primeira leitura convidando a todos a lerem o livro de Jonas, que é curto e uma fantástica história. fez um linda reflexão sobre Maria, sobre Nossa Senhora Aparecida. Elogiou o envio das bandeiras de Nossa Senhora Aparecida e classificou os envio como “verdeira missão”, dizendo que é este o chamado da paróquia, é “cristão evangelizar cristão”, destacando a importância das comunidades se evangelizarem !indo de casa em casa anunciando a Jesus, anunciando a Maria”. No final as carteiras e chaves foram abençoadas. Pe Miguel aspergiu água benta sob a assembleia.

Ofertório
Teve a participação de paroquianos que levaram como ofertas frutos da campo. Legumes, frutas, verduras.

DSCF9146

Cânticos
Padre João elogiou o coral Viola Divina, ficou sabendo que o coral canta nas paróquias Mãe dos Homens e Nossa Senhora Aparecida. Ele prometeu ensinar uma ladainha de Nossa Senhora que ele aprendeu no Santuário do Divino Pai Eterno.

Ornamentação
Padre João elogiou a ornamentação da igreja, que o lembrou  de que viveu durante 18 anos na vida rural.

Prefeito Claudio Maffei esteve presente na celebração liturgica. Após a missa, houve venda de bolinho caipira e Kibe, foi necessário vender Pastel tanta fila que se formou. Cada dia está tendo uma barraca vendendo comes e bebes.

 

DSCF8905DSCF8906DSCF8908DSCF8909DSCF8911DSCF8912DSCF8919DSCF8921DSCF8943DSCF8966DSCF8979DSCF8980DSCF8992DSCF8994DSCF8996DSCF9004DSCF9009DSCF9012DSCF9017DSCF9025DSCF9028DSCF9068DSCF9069DSCF9070DSCF9071DSCF9072DSCF9073DSCF9074DSCF9075DSCF9076DSCF9077DSCF9078DSCF9079DSCF9085DSCF9090DSCF9093DSCF9096DSCF9099

DSCF9116DSCF9121DSCF9123DSCF9124DSCF9126DSCF9127DSCF9128DSCF9131DSCF9142DSCF9150DSCF9155DSCF9156DSCF9158DSCF9159DSCF9160DSCF9161DSCF9162

Foto e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação