sexta-feira, 25 de maio de 2012

Semana do Meio Ambiente começa no dia 31

 

A cidade de Porto Feliz abre na próxima quinta-feira (31), a Semana do Meio Ambiente 2012. A iniciativa Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, com uma programação estabelecida até o dia 6 de junho e que terá a 2ª Exposição Nacional de Orquídeas, caminhada ecológica, show interativo sustentável e passeio de barco pelo Rio Tietê, entre outras atividades.
Neste ano, o tema será "Porto Feliz: quebrando recordes a favor da natureza". Na abertura, haverá sessão solene e o lançamento do 'Ciclo Verde 2012', no Espaço Cultural 'Olair Coan'e numa parceria com a empresa Lanxess. A empresa investe R$ 40 mil em projetos ambientais escolhidos através de concurso.
O Secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, afirmou que "as atividades que envolvem o esporte beneficiam diretamente a saúde e o meio ambiente. Por isso, desenvolvemos o tema em alusão aos jogos olímpicos." O objetivo é promover competições para superar metas por meio de cinco ações ambientais: reduzir o consumo de água, posse responsável de animais, caminhada, coleta de material reciclável e lixo eletrônico, além do plantio de árvores, explicou Esquerdo.
Programação

Até 6 de junho serão realizados diversos eventos. Um deles, a Entrega da Medalha Ecológica 2012, constituída através de Lei Municipal e que homenageia empresas, pessoas, Ongs e órgãos públicos. A Caminhada Ecológica sairá da Academia da Cidade, na praça Moisés Sabino de Faria, contornando a Dr. Antoninho e retornando ao ponto de partida. As inscrições podem ser feitas no Ponto de Informações Turísticas (PIT) ou na Coordenadoria de Esportes. Os primeiros 1.000 inscritos ganharão uma camiseta.
Para participar do passeio de chalana no rio Tietê, basta chegar ao Parque das Monções. Menores de idade precisam de responsáveis. As escolas também podem comparecer ao Parque com a presença de professores responsáveis. O condutor da chalana será um dos apresentadores do programa Terra da Gente (TV TEM).
A 2ª Exposição Nacional de Orquídeas terá espécies variadas vindas, inclusive, da Colômbia. Haverá venda e premiação das flores, além de praça de alimentação. No último dia, acontecerá o Mutirão da Sacola Sustentável, no supermercado Francischinelli e Benedetti. Durante uma hora, não haverá distribuição de sacolinhas plásticas, que serão substituídas por sacolas sustentáveis sendo entregues sem custo ao consumidor. Esta atividade contará com o trabalho das mulheres do projeto 'Lua Crescente', que confeccionarão as sacolas.
A programação completa:
Dia 31 de maio – Quinta-Feira
Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente 2012
Sessão solene e lançamento do concurso Ciclo verde 2012
Horário: 19h30
Local: Espaço Cultural "Olair Coan"
Dia 1 de junho – Sexta-Feira

Entrega da Medalha Ecológica 2012
Horário: 19h30
Local: Centro Municipal de Exposições - Cemex
2ª Exposição Nacional de Orquídeas
Horário: 21h às 22h30
Local: Centro Municipal de Exposições - Cemex
Dia 2 de junho – Sábado

Plantio Projeto Ceci
Horário: 9h30
Local: Avenida Dr. Antonio Pires de Almeida
2ª Exposição Nacional de Orquídeas
Horário: 8h às 21h
Centro Municipal de Exposições - Cemex
Palestra: 14h - Noções Básicas para Cultivo de Orquídeas
Missa
Horário: 19h
Igreja Matriz N. Senhora Mães dos Homens
Dia 3 de junho – Domingo

Caminhada Ecológica 2012
Revoada de balões biodegradáveis contendo sementes de árvores nativas
Horário: 9h
Avenida Dr. Antonio Pires de Almeida (Academia da Cidade – Pça Moises Sabino de Faria)
2ª Exposição Nacional de Orquídeas
8h às 18h
Premiação das melhores plantas: 17h
Centro Municipal de Exposições - Cemex
Culto Evangélico
Horário: 19h
1º Igreja do Evangelho Quadrangular
Dia 4 de junho – Segunda-Feira

Show interativo 100% sustentável
Banda CO2 Zero
Horário: 8h
Praça Dr. José Sacramento e Silva - Matriz
Dia 5 de junho – Terça-Feira

Dia Mundial do Meio Ambiente
Teatro temático
Participação: alunos das redes municipal e particular de Educação
Horário: 8h e 13h
Praça Dr. José Sacramento e Silva - Matriz
Passeio de barco pelo Rio Tietê
Horário: 9h às 16
Embarque: Parque das Monções
Dia 06 de junho – Quarta-Feira

Mutirão da sacola sustentável
Horário: 18h
Supermercado Francischinelli e Benedetti
Outras atividades:

TENDAS DO SABER
Temas
O que a nossa mata tem? (Instituto Refloresta)
Pontos Ecológicos Municipais (Dir. Meio Ambiente)
Posse Responsável de Animais (Centro. C. Zoonoses)
Descarte Tecnológico (Reciclick)
Reciclagem (Cooperativa Monções de Coleta Seletiva)
Festival do Minuto (Colégio Porto dos Bandeirantes)
Data: De 4 a 6 de junho
Horário: 9h às 16h
Praça Dr. José Sacramento e Silva - Matriz

Boituva inaugura a 'Creche do Idoso'

 

Prefeita Assunta Labronici (2ª à esquerda), acompanhada por familiares da patrona e idosos do Centro - Por: Divulgação

 

No último sábado (19), foi inaugurado em Boituva o Centro de Convivência Dia, popularmente conhecido como a 'Creche do Idoso'. A cerimônia foi marcada pela emoção dos integrantes da família Frizo, tradicional na cidade, pois o local recebeu o nome de 'Maria Dozolina Serafim Frizo', uma renomada comerciante boituvense, que esteve à frente de seu estabelecimento por mais de 50 anos.
Durante a solenidade, a prefeita Assunta Labronici ressaltou os benefícios que o Centro de Convivência poderá prestar aos idosos de Boituva e cumprimentou as famílias e os usuários presentes. A prefeita se comprometeu em acompanhar de perto as necessidades da 'creche'.
A Secretária de Ação Social e Cidadania, Maria Cristina de Almeida Pinheiro informou que os trabalhos serão supervisionados por profissionais e que tudo no Centro foi preparado para atender da melhor forma possível àqueles que serão atendidos no projeto. As atividades de lazer e cultura começaram na segunda-feira (21), com a participação de seis idosos.

PM salva por telefone bebê sufocado com leite materno em Piracicaba, SP

 

Mãe foi orientada sobre o que deveria ser feito com a filha de dois meses.
"Tentei acalmá-la para que ela fizesse o que era preciso", disse o policial.

Eduardo Guidini Do G1 Piracicaba e Região

"Ela estava sufocada com o leite após eu dar de mamar", disse a mãe (Foto: Eduardo Guidini/G1)"Ela estava sufocada com o leite após eu dar de
mamar", disse a mãe (Foto: Eduardo Guidini/G1)

Uma mãe desesperada ligou para a Central de Operações da Polícia Militar (Copom) de Piracicaba (SP), na quarta-feira (23), porque a filha de dois meses se engasgou com o leite materno. A criança tinha acabado de ser amamentada quando foi posta para dormir no carrinho de bebê. Um soldado do Copom orientou a servente de pedreiro por telefone e que conseguiu salvar Isabeli, que nasceu prematura com 8 meses.

"Eu coloquei minha filha para dormir depois que dei de mamar. Ela havia arrotado uma vez e pensei que estivesse tudo certo. Meu filho de 12 anos estava na sala jogando videogame quando viu ela espumando pela boca e com leite saindo pelo nariz", contou Iolanda Jussara da Silva, de 37 anos. Ela contou que o desespero foi contido pelo soldado Santos da Polícia Militar.

"Eu liguei no 190 e o Santos me passou muita tranquilidade. Ele sabia totalmente o que estava fazendo. Disse para eu virar a bebê de ponta cabeça, dar palmadas leves nas costas e fazer alguns movimentos", contou Iolanda. A mãe disse que repetiu as orientações por duas vezes até que a filha ficasse bem. "O soldado me perguntou se ela havia parado de espumar e se estava chorando. Mas, como ela não tinha chorado na primeira, repeti a ação", comentou.

Iolanda exibe a pequena Isabeli, que foi salva por telefone pelo policial (Foto: Eduardo Guidini/G1)Iolanda exibe a pequena Isabeli, que foi salva por telefone pelo policial (Foto: Eduardo Guidini/G1)

O soldado Santos contou orgulhoso sobre a ajuda que salvou a pequena Isabeli e disse ainda que esta não foi a primeira vez que passou por uma situação semelhante. "Eu recebi a chamada e, a princípio, tentei acalmar a mãe da maneira mais rápida possível. Só assim ela poderia fazer os procedimentos necessários", lembrou. "Desde que estou no Copom, isso é recorrente. Geralmente, são com bebês que acabaram de nascer, como Isabeli", disse o soldado.

Aliviada, Iolanda agora quer conhecer Santos para agradecê-lo. "O trabalho que eles fazem é lindo. Todo mundo que passar por uma situação dessa não deve ficar com vergonha. Tem que ligar para o 190 que o pessoal está muito preparado para ajudar. Minha filha está bem agora graças à ajuda do soldado Santos. Isso precisa ser lembrado sempre", finalizou a mãe.

Ministério da Saúde prorroga vacinação contra a gripe até junho

 

O prazo terminaria nesta sexta-feira (25). A meta é atingir 80% da população-alvo.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Vacinação (Foto: Joel Rocha/SMCS/Divulgação)Balanço mostra que público alvo ainda não foi totalmente imunizado.
(Foto: Joel Rocha/SMCS/Divulgação)

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo da vacinação contra a gripe até o dia 1º de junho (sexta-feira).

A campanha, que terminaria nesta sexta-feira (25), tem como meta vacinar 80% da população de grávidas, idosos, profissionais da saúde e crianças de seis meses a um ano e 11 meses.

Um balanço parcial mostra que, até agora, pouco mais de 50% deste público tomaram a dose.

O Ministério da Saúde orienta que quem ainda não se vacinou e faz parte da população-alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima. 

Para 2012, a vacina influenza é trivalente. Isto é, composta por três vírus inativados: vírus similar ao vírus influenza A (H1N1), vírus similar ao vírus influenza A (H3N2) e vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane. Ela protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada e contra o vírus da gripe A (conhecida popularmente como "gripe suína").

Sorocaba
Até às 19h de quarta-feira (16), 37.818 sorocabanos já tinham recebido a vacina contra gripe. Segundo a Vigilância Epidemiológica, isso corresponde a 41,03% do público-alvo (92.168 pessoas no total). A meta das autoridades é imunizar,  73.734 pessoas que se enquadram na campanha.