quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tribuna Catóilica de Boituva:


Ponto facultativo do Dia do Funcionário Público é adiado em Boituva



No dia 28, foi comemorado em todo o pais o Dia do Funcionário Público, data instituída no governo do Presidente Getúlio Vargas em 1937. Em Boituva, o expediente foi normal nas repartições públicas municipais no dia 28 (quarta-feira). O ponto facultativo da classe foi adiado para a terça-feira (3), e não haverá expediente no serviço público de Boituva. Os órgãos que compõem o núcleo gestor de Boituva voltam às suas atividades normais na quarta -feira (4).

Os órgãos paralisados no ponto facultativo são: Escolas (exceto algumas creches que farão plantão), Postos de Saúde (excluindo os Pronto-Atendimentos), Departamento de Trânsito e Paço Municipal entre outros serviços públicos.

Entende-se por funcionário público todo aquele que mantém vínculos de trabalho com entidades governamentais, em cargo ou emprego nas entidades públicas, bem como suas respectivas autarquias e fundações de direito público.

A comunicação na Igreja


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlmEkmvI3dI581TT16pb77JQE7DFtzIJIi2iRbhTWYuzCuYItFeCKj2N7lN5qlMJcArKRVjTSwvWDOGfO4LmrFSv1oHy1cAr6Nj0vA3qo1ml2Q-l5wKMB1imry7s82opZi0Ik5yVZlNr8/s400/comunicacao.gif

Quando falamos de comunicação na Igreja não devemos pensar apenas nos meios: televisão, rádio, revistas, jornal, boletim, internet. Entendemos de maneira especial o processo de comunicação que a Igreja proporciona nos espaços de reflexão para as comunidades, as pastorais, os grupos, os movimentos..., nas diversas iniciativas que criam interação entre pessoas movidas pelos valores do Evangelho. Pensamos também na pastoral da acolhida, no encontro entre pessoas que vivem sua fé em comunidades. A Igreja entende comunicação enquanto meios e processos segundo a missão de Cristo, o verdadeiro Comunicador da vida de Deus. Sem a vivência concreta das propostas de Jesus Cristo, a Igreja não acontece, não se faz. Portanto, a Missão da Igreja é comunicação, proximidade de Deus com as pessoas, das pessoas com Deus e das pessoas entre si. Um meio privilegiado é a transmissão da fé pela palavra oral e escrita, juntamente com o testemunho de vida.

Quanto aos meios, as novas tecnologias: a televisão, o rádio, o cinema, a imprensa, a comunicação eletrônica do mundo moderno, já se tornaram indispensáveis na vida eclesial. Mais do que dar um juízo sobre os meios de comunicação social, a tradição da Igreja coloca-se a seu serviço. A sabedoria da Igreja pode evitar que a cultura da informação se transforme numa acumulação de fatos sem sentido. Há mais de 40 anos, o Documento do Concílio Vaticano II Inter Mirifica, já reconhecia aos meios de comunicação o poder de influenciar toda a sociedade humana, tanto para o bem, como para o mal. A Encíclica A Missão do Redentor, aponta o mundo das comunicações como "o primeiro areópago dos tempos modernos" (...). "A evangelização da própria cultura moderna depende, em grande parte, da sua influência" (RM 37c). Isso é ainda mais urgente, visto que o sistema neoliberal embalado pela globalização vem causando o aumento de grupos excluídos.


Não dá mais para pensar nossa Igreja sem internet, rádio, televisão, imprensa... É louvável que em pouco mais de 10 anos, setores da Igreja Católica no Brasil criaram 8 canais de televisão. Em 1997 as emissoras de rádio católicas eram mais de 300, sem falar dos inúmeros programas veiculados em emissoras comerciais. Contudo, precisamos nos perguntar seriamente se a mensagem difundida pela mídia católica está ajudando a formar os cristãos a ponto de se empenharem na evangelização da sociedade. Hoje, a imagem que a sociedade tem de nossa Igreja é construída pelos meios católicos que, infelizmente, ainda não deixam transparecer a pluralidade da fé que permeia toda a vida eclesial e do povo brasileiro. Parece refém da sociedade do espetáculo, uma das características da pós-modernidade, que privilegia a forma sobre o conteúdo.


Comunicar é muito mais do que uma sucessão de imagens ou palavras, sem nada acrescentar ou mudar no ser humano. A comunicação precisa expressar sentimento profundo e não uma simples e passageira emoção ou prazer. Devemos pensar numa comunicação muito mais duradoura, que não seja apenas um ritual momentâneo.


No interior da Igreja, membros de alguns grupos e movimentos têm procurado utilizar mais e melhor os meios de comunicação social e as redes de informática para a transmissão da fé. No entanto, sua atuação, às vezes, revela fraca comunhão eclesial e espírito de pastoral de conjunto na Igreja particular. Se a Igreja conseguisse unir os diversos grupos de mídia católica em torno de um projeto conjunto de evangelização ultrapassando o individualismo, o sectarismo e a própria concorrência, ela daria um exemplo de comunhão que por si só evangelizaria. "Pois onde dois ou três estiverem unidos em meu nome, eu estou aí no meio deles" (Mt 18,20).



Jaime Carlos Patias, imc *
Esta é uma séria que aborda a realidade da mulher na Idade Média.
Texto dividido em diversos dias, para leituras rápidas e não cansativas.
MulherFlor1.jpg (373×370)

A MULHER NA IDADE MÉDIA


Por AZEVEDO, Fernanda Carminati Zambrotti.

Apostolado Veritatis Splendor:A MULHER NA IDADE MÉDIA.

A Rainha Branca de Castela governava a França ao mesmo tempo em que educava seus inúmeros filhos, foi uma grande monarca, mas primeiramente, foi uma exímia mãe, formando seus filhos para a Coroa e para Deus; para que fossem bons como Senhores do povo, e ainda muito melhores como servos de Deus. Não é de se estranhar que no rebento de uma mãe tão zelosa, contem-se muitos santos; um de santidade heróica reconhecida pela Igreja, e que hoje brilha na glória dos Altares, o grande São Luiz IX.

Pais perdem a guarda de filhos obesos



Esta semana, um casal da cidade de Dundee, na Escócia, perdeu na Justiça o recurso para reaver a guarda dos filhos, de 3 e 4 anos. Os pais, cujos nomes não são divulgados por motivos legais, estão sendo punidos porque as crianças caminhavam perigosamente para a obesidade mórbida, assim como os outros 4 irmãos mais velhos (a família está na foto ao lado). Aos 3 anos, a criança pesava 25 quilos. O irmão mais velho, de 12, tem 100 quilos.

Fundo de Quintal trás seu ritmo à Boituva Boituva receberá no próximo dia 1° o consagrado grupo de samba Fundo de Quintal, o show será no Centro de




Boituva receberá no próximo dia 1° o consagrado grupo de samba Fundo de Quintal, o show será no Centro de Eventos “Francisco Gianotti” as 21 horas. O grupo formado no final da década de 1970 se destaca no cenário nacional com diversos sucessos, e trás para a cidade de Boituva o gingado característico do samba para alegrar a população, a abertura do show fica por conta do grupo Samba B.


O evento, que conta com o apoio da Prefeita de Boituva, disponibiliza a meia-entrada para estudantes, idosos, militares, ou doadores de 1kg de alimentos não perecíveis que serão doados para a campanha de natal do Serviço de Obras Sociais de Boituva.


O evento possui pontos de vendas em Boituva, Tatuí, Cerquilho, Iperó, Tietê, Sorocaba e Porto Feliz. O interessados podem entrar em contato pelos telefones (15) 3263-1175/ 7835-3894.

11ª Exposição de Artesanato em Boituva espera receber 15 mil pessoas

http://www.itatiba.sp.gov.br/arquivos/Artesanato-local.jpg
foto ilustrativa

Começa na próxima sexta (30), as 20 horas, a 11ª Exposição de Trabalhos Artesanais de Boituva, que se estende até o dia 15 de novembro. A mostra será no Centro de Eventos “Francisco Gianotti”. Ao longo do período, os visitantes podem conhecer o artesanato local de segunda a sexta das 14 as 21 horas, e aos finais de semana e feriados das 9 as 21 horas. O público estimado é de 15 mil pessoas durante todos os dias.

Haverá praça de alimentação e apresentações todos os dias. Para quem quiser conferir as apresentações enquanto apreciam o talento dos artesãos, os shows começam todos os dias as 19h30, as atrações serão: “Banda Santa Cecília”, “Paulinho e Daniel”, “Edinho e Alessandro”, “Samba B”, “Fundação Crescer Criança”, “Luiz Antônio e Eduardo”, “Grupo Arte em Movimento”, “Coral do NUTI”, “Jacira Camargo e Convidados”, “Coro Municipal de Boituva”, “Urias e convidados”, “Cleyton Piestley”, “Cleide Regina”, “Grupo Camara”, e “Moura e Alexandre”.

Esse evento é uma realização do Fundo Social de Solidariedade de Boituva, com o apoio da Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, SOS - Serviço de Obras Sociais. Entrada Franca.

parte 3




Confissões de uma freira moderna

A VISÃO EVOLUTIVA DE TEILHARD


Em que a vida religiosa influi no mundo? Teilhard de Chardin, S.J., esclareceu esta pergunta, ao compreender o cristianismo dentro de um universo evolutivo. O que nós fizermos e as decisões históricas que forem tomadas, diz ele, influenciarão na gênese de Cristo. Cristo é o objetivo do universo, a nova criação, o futuro do que chegaremos a ser. Todos os que forem batizados em Cristo devemos nos abandonar em amor e descermos para a solidariedade com a terra. Chardin observou que não há nada profano no mundo para aqueles que sabem olhar.

O universo é santo


porque se baseia na Palavra de Deus.


É Cristo,


o que vive,


quem chegará a ser.

Durante muitos anos eu me perguntei se as religiosas teriam lido mal os sinais dos tempos. No entanto, à medida que refleti sobre o mistério de Deus, cheguei a acreditar que o universo evolutivo se move para frente parcialmente, porque as religiosas estão trabalhando nas trincheiras da humanidade, entre os pobres, os oprimidos, os marginalizados. Hoje em dia as religiões do mundo estão tendo um papel mais ativo na síntese de uma nova consciência religiosa. As mulheres do L.C.W.R. arriscaram suas vidas na consecução da autêntica Encarnação e proclamaram profeticamente que o amor de Deus não pode exterminar nem terminar. Continuam lutando pela mudança de sistema em benefício dos oprimidos.

As congregações poderão desaparecer, mas os caminhos inscritos na história pelas mulheres religiosas do Vaticano II são nada menos que os surtos evolucionários de um novo futuro.

Tal como observou Teilhard, o sofrimento e o sacrifício são partes do processo de evolução. As estruturas isoladas têm que dar lugar a uniões mais complexas. Viver com um espírito evolutivo significa renunciar às velhas estruturas e comprometer-se com novas estruturas quando chegar o momento. A terra e o céu novos prometidos por Deus não virão a nós se nos isolarmos do mundo ou formarmos guetos católicos. Não se abrirá com o triunfo do poder eclesiástico. Chegará quando seguirmos as pisadas do Crucificado, descendo para as escuridões da humanidade e elevando-se ao poder do amor. Este é o caminho para uma nova criação, simbolizada por Cristo.

Cremos que o que aconteceu entre Deus e o mundo em Cristo aponta para o futuro do cosmos. Esse futuro implica uma transformação radical de realidade criada através do poder unificador do amor de Deus. Ser um portador de Cristo significa concentrar-se na profundidade interna do amor. É o amor que põe carne no rosto de Deus, é o amor o que faz o Cristo viver; o amor é o poder do futuro e o desenvolvimento de Cristo. A História não recordará o que Ele eescreveu, onde morou ou como rezou, mas sim como um católico concilium ou communio. No ocaso da vida seremos julgados somente por amor.

Autor: Ilia Delio, O.S.F., das Irmãs Franciscanas de Washington, é professora e decana do departamento de estudos espirituais na Washington Theological Union

Cerquilho inaugura SESI

http://www.sortimentos.com/sp/sao-paulo-agenda-sesi-sp-projeto-viagem-teatral-2009.jpg

Novo Sesi

Outro dia noticiamos o Sesi que se erguerá em Boituva, e inagurou o novo Centro Educacional Sesi de Cerquilho será inaugurado na quinta-feira, 24 de setembro, às 15h30, à rua Antonio Modanez, 111, Jardim São Francisco, com presença de Paulo Skaff, presidente do Sesi, do prefeito Du Pilon e autoridades municipais. Também esteve por lá o prefeito de Tietê.


Parabéns


Entrevista com vereador Marquinhos/PT



No sábado dia 24 de outubro de 2009, em sua edição 957, do Jornal impresso semanalmente, o JP Porto, a entrevista feita com o vereador. De antemão, já damos parabéns, pois na imprensa local, falta muito estes espaços para autoridades e personalidades de Porto Feliz. Destacaremos alguns trechos interessantes.


Surgimento do interesse político:
O Carlinhos do PT, foi uma das melhores pessoas que eu coheci...
Carlinhos me incentivou e me filiou ao Partido, o Partido dos Trabalhadores.


Assessoria:
Eu preciso de uma pessoa que (me) dê transparência na câmara e que trabalhe e me ajude.
(já) fiz quase trezentas indicações... a cidade está indo, e a cidade andou muito.
O segredo de tudo isso é trabalhar, trabalhas e trabalhar.



Prioridades:
Eu me dedico bastante na parte social...
Quero fazer jardins periférics, uma para o o Jardim Vante e outro nas Casas Populares...
(e nestes jardins/projetos para os jovens) que eles façam aula de música, aula de judô, e outro projetos...
quadras pistas de skate, playground para crianças... e tenho projetos na parte ecológica..
Por exemplo, tem a estrada da cana, que liga a ponte velha com a ponte nova, que há dez anos, e quase à 14 anos que eu cuido junto com alguns moradores, já plantamos mais de quinhentas árvores lá...
todas as cidades na região tem um parque ecológico, e o meu sonho é fazer o primeiro parque ecológico do Tietê com pista de caminhada, tem quase mil assinaturas.



Como está o meio politico portofelicense:
Escuto de comentários da população, (que) está sendo uma das grandes câmara do município, transparente, cada vereador com o seu estilo, com muita harmonização política, sem brigas, eu já chegei a assistir algumas câmar aqui e fora daqui, que parecia um circo para o povo que está vendo isso é uma vergonha.



Desenvolvimento
A parte de educação acho que foi desenvolvida bastante...



À desenvolver:
Se resolver como instância turistica...
A falta de escolas profissionalizantes...



Lidando com o Povo:
A função do vereador que trabalha é ouvir a população em todos os bairros.



E a possibilidade de Porto Feliz passar de 9 para 13 vereadores:
Particularmente eu tenho acompanhado esse debate pela televisão, eu acho que, para a cidade de Porto Feliz, por ser uma cidade pequena, dez vereadores era o suficiente, porque vereador não é cabide de emprego, nem profissão, é uma opção de vida.


Paz e Bem