domingo, 23 de maio de 2010

Boituva atende 70 adolescentes no programa “Ação Jovem”

A cidade de Boituva possui hoje 70 adolescentes que estão recebendo incentivos do programa “Ação Jovem”. Este é um programa do Governo do Estado de São Paulo e é voltado para jovens de 15 a 24 anos de idade.

O Programa repassa uma bolsa mensal diretamente ao jovem, no valor de R$ 60,00 como incentivo para a conclusão da escolaridade básica. Isso possibilita aos jovens a continuação do aprendizado para seu desenvolvimento pessoal e para sua inserção no mercado do trabalho.
Para conseguir este benefício, o jovem deve pertencer a família com renda de meio salário mínimo por pessoa, ter frequência escolar mínima de 85%, aprovação escolar em todo período, frequência nas atividades complementares realizadas pela escola e, caso seja gestante, comprovar a frequência nas consultas pré-natal.
A Secretaria de Ação Social faz o controle para que os participantes cumpram com as exigências. Além disso, todo mês é marcada uma reunião para realização de palestras com estes alunos. O período de permanência no programa é de um ano, podendo ser prorrogado por até dois períodos iguais, desde que o jovem continue atendendo aos critérios.
A cidade tem um limite para atender 70 jovens, porém, quem tiver interesse no programa deverá procurar a Secretaria de Ação Social para entrar na lista de espera. Todo mês, alunos são desligados do programa, ou por não cumprimento das regras, ou por atingir o tempo limite. Por isso, a rotatividade é grande e sempre novos jovens são integrados ao projeto.




Boituva: Biblioteca Ramal do bairro Novo Mundo já recebeu mais de 600 visitas


A Biblioteca Pública Municipal de Boituva ramal no bairro Novo Mundo inaugurada no dia 30 de abril, já recebeu mais de 600 visitas, com uma média diária de 60 usuários. A maioria deles são crianças e adolescentes que procuram o acervo para realizar pesquisas escolares.

Para colocar em funcionamento o sistema digitalizado de catálogo e empréstimos de livros, já estão cadastrados 840 volumes de literatura infantil e infanto-juvenil e foi iniciado o cadastramento dos títulos de romance e ficção que já serão disponibilizados para empréstimos a partir do próximo dia 24.
O horário de funcionamento da Biblioteca ramal é de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para efetuar um empréstimo o usuário deve apresentar uma cópia do RG e comprovante de residência, os menores de 13 anos devem apresentar também os documentos de um responsável.
A Biblioteca ramal é uma implantação da Prefeitura de Boituva por meio da SETEC – Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura - Divisão de Cultura, com os recursos recebidos do Governo do Estado de São Paulo por intermédio do coordenador do programa “SP: um estado de Leitores”, José Luis Goldfarb.




Bolsa Família de Boituva investe na qualidade de atendimento


O “Programa Bolsa Família” está investido, em parceria com a Secretaria de Ação Social e Cidadania, na qualidade do atendimento e na melhora da estrutura. Estas medidas são para aperfeiçoar e proporcionar o atendimento personalizado e dinâmico aos beneficiários do Programa Bolsa Família em Boituva.

Segundo Claudemir Afonso Lucchetta, Coordenador Técnico do PBF, diariamente mais de 50 usuários são atendidos. Para otimizar esses atendimentos, o Programa passa por uma série de melhorias. Entre as modificações, houve a capacitação de funcionários, que entre outros cursos, participaram de um treinamento promovido pelo MDS – Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na cidade de Sorocaba.
O Programa Bolsa Família investiu na aquisição de novos equipamentos eletrônicos com auxílio do repasse financeiro do Índice Geral de Desenvolvimento.
Para o próximo semestre está prevista ainda uma outra grande conquista. Está previsto que o Programa Bolsa Família passará a atender em novo local, mais amplo e moderno. O Programa beneficia atualmente 1.118 famílias.


A obra do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, “Matinas do Menino Deus”, será executada pelo Coral Vozes de Itu no dia 23 de maio, às 11 horas, na Igreja do Carmo, em Itu. O evento contará com a participação da Orquestra Maestro Tristão junto com os solistas Eliane Aquino e Thiago Pinheiro.

A obra foi escrita em latim e transcrita, há alguns anos, na UNICAMP pela pesquisadora Lenita Nogueira - responsável pelo Museu Carlos Gomes, de Campinas. A revelação desta obra está sendo feita pelo Museu da Música de Itu, junto com o SESC Sorocaba e o SINCOMÉRCIO de Itu, que realizam uma série de apresentações da obra pelo interior paulista ao longo de 2010.
Segundo a coordenação do Museu, o objetivo do concerto é “divulgar a obra musical do mais antigo compositor da cidade de Itu”. O evento faz parte das comemorações da 8ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
À frente do coro, orquestra e solistas, o regente ituano, Vinícius Gavioli, comandará o espetáculo, que reúne cerca de cinquenta músicos. Dialogando com a música polifônica, o cantor Felipe Boni fará os trechos do Canto Gregoriano.
Segundo a curadora do Museu da Música, professora Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, a recuperação do material significa “devolver à comunidade ituana uma patrimônio que lhe pertence e, na medida de sua revelação, dá sentido à existência da geração atual, enquanto elemento da identidade cultural”.


Detalhes sobre a obra
Nos anos de 1960 o musicólogo brasileiro Regis Duprat, ao promover um grande levantamento da música brasileira, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), deparou-se com uma obra não só inédita, mas desconhecida dos meios musicais brasileiros. Trata-se das “Matinas do Menino Deus”, escritas em Itu pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, para a novena do Natal - possivelmente na primeira metade do século XIX.


Orquestra Maestro Tristão Mariano
A Orquestra Maestro Tristão Mariano surgiu em 2009, através da iniciativa do Instituto Cultural de Itu em ter um grupo de músicos profissionais como parte do trabalho de revitalização da música ituana.
É formada por jovens músicos integrantes também da Orquestra Antunes Câmara, grupo que tem participado de vários eventos na cidade de Itu, como a restauração da Missa de Réquiem, escrita em 1865, por Tristão Mariano da Costa e recuperado, em 2008, por iniciativa do Museu da Música. Seu regente é Vinícius Gavioli.











Novos mini-centros esportivos

Foto

Os bairros Jardim Vante, Jardim Morumbi, Rafael Alcalá e Residencial Porto Feliz receberão novos minicentros esportivos. A construção das novas unidades se dará por etapas, conforme declaração de Rodnei Bergamo, Secretário de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação.

Na primeira, está incluída a obra do minicentro do Rafael Alcalá, já iniciada. Neste bairro, os moradores terão à disposição campo e tanque de areia, playground e sanitários.

O município investirá aproximadamente 600 mil reais nos quatro minicentros. A verba vem do Ministério do Esporte do Governo Federal, através do programa Esporte e Lazer na Cidade e conta ainda com contrapartidas do município. “A cidade contará com quatro novas praças para práticas esportivas, proporcionando espaços para lazer e entretenimento à população”, diz o Secretário.


Demais minicentros
No Jardim Vante serão construídas quadra poliesportiva, playground, tanque de areia e sanitários. O Jardim Morumbi receberá quadra poliesportiva, playground e sanitários, enquanto no minicentro do Residencial Porto Feliz serão construídos pista de skate, playground, tanque de areia e sanitários.


Domingo de Pentecostes

No domingo festejaremos Pentecostes, completam-se cinqüenta dias da ressurreição de Jesus. Quase dois meses depois que Jesus se foi, nós encontramos seus discípulos trancados no cenáculo, por medo dos judeus.

Apesar do evangelista João não mencionar neste evangelho, nós sabemos que, conforme Atos dos Apóstolos (2,1-11), no cenáculo também estavam algumas mulheres, inclusive Maria a Mãe de Jesus. Outro fato que deve ser ressaltado, é que eles se encontravam em oração.

João faz questão de dizer que o medo estava presente entre eles. Não sabiam o que poderia lhes acontecer se fossem descobertos pelos judeus. A única certeza que tinham é a de que eles não iriam, de forma nenhuma, assumir publicamente que eram cristãos.
Jesus chega como quem não quer nada, entra sem fazer alarde, coloca-se no meio deles e diz: "A paz esteja com vocês"! Pronto… mudou o clima do ambiente, a alegria é geral. Os discípulos ficaram alegres ao verem o Senhor.
Jesus trouxe consigo o Espírito Santo e o entregou aos apóstolos. O medo e a insegurança foram jogados pela janela. O temor que paralisava suas pernas, simplesmente desapareceu.

Essa é a verdadeira paz. Paz é liberdade, é coragem, é a busca permanente da vida plena. Paz é doação, é a luta por justiça e dignidade. Paz, um nome tão pequeno, mas que guarda dentro de si toda mensagem de Jesus.

Paz é o resumo de tudo. Na palavra paz está contido todo evangelho, por isso Jesus nos deseja a paz. Apesar de não serem sinônimos, é impossível separar a paz do amor: a paz é fruto da justiça. E, o amor é incompleto sem a paz.

Jesus entra, deseja-lhes a paz e faz algumas recomendações. Manda que continuem a sua missão. A mesma missão que o levou à morte. Mas, como enfrentar aquela multidão que eliminou o Mestre? – se perguntavam.

O medo era enorme, mas ao receberem o Espírito Santo, transformam-se totalmente. Abrem as portas, escancaram as janelas, nada temem, nada os assusta. Publicamente falam com destemor e sabedoria.
Assim é a obra do Espírito Santo. Ela faz maravilhas nos seguidores de Jesus. Opera transformações radicais naqueles que se entregam aos seus cuidados. Age em nossa vida e em nosso dia-a-dia. O Espírito Santo se faz presente através dos seus sete dons.

A festa de Pentecostes nos leva a concluir que o Espírito Santo dá vida e dinamismo à comunidade cristã. Sob a ação do Espírito todos falam a mesma língua, os irmãos se entendem e se unem em torno do mesmo Pai. A covardia é substituída pela coragem na pregação do evangelho, a tristeza dá lugar à alegria, e as atividades são alicerçadas no amor e na paz de Jesus.

Coragem, evangelizador(a)! Uma coragem, sem limites! É isso que Jesus espera de cada um de seus discípulos. Você é convidado, eu também. Todos somos convocados a levar aos povos a Boa Nova de justiça e de paz.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  -  autor: Jorge Lorente)