sábado, 6 de março de 2010

HOJE: reunião do Movimento dos Focolares em Porto Feliz!

Acontece hoje no Centro Catequético, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, a reunião Mensal do Movimento dos Focolares em Porto Feliz. Fiéis das três paróquias participam!

Grupo de oração jovem de Porto Feliz: HOJE

logotipo usado no retiro de Carnaval pelos jovens de Porto Feliz
 

Grupo de Oração neste sábado continua com o Seminário de Dons e Santificação
 

Tema: Dom da Ciência
Momento de condução da oração será realizado pela jovem Elisângela e a para Proclamar a Palavra de Deus a serva Camila.
 

Casa dos Simpsons


Missa Carismática!

Aconteceu nesta terça-feira dia 02 de março, na Igreja Matriz Mãe dos Homens, a Missa mensal da RCC de Porto Feliz, conhecida como Missa Carismática!



 

 


As Missas Carismáticas tiveram início e alcançaram ápice sob comando do Pe Isaac, período em que poucos lugares realizavam Missas para a RCC, pessoas de toda as cidades da região e de outras dioceses rumava até Porto Feliz, sempre na primeira terça-feira de cada mês!

Com o tempo, a maioria de todas as cidades já possuem Missas Carismáticas! Atualmente Pe Isaac está na Igreja Santa Rita em Sorocaba e Pe Toninho assumiu a Paróquia Mãe dos Homens de Porto Feliz. Desde então, o Pe Toninho com todo carinho e abertura mantém esta tradição na realização das Missas Carismáticas.

Série Dia Internacional da Mulher - Parte 2

A Bíblia pela ótica feminina


Frei Betto


A menina marcava as páginas onde estavam impressas aquelas leis absurdas com a intenção de, mais tarde, arrancá-las. 0 pai explicou-lhe que era inútil, havia muitos outros livros com as mesmas leis. quisesse mudá-las, teria de convencer as pessoas que faziam leis.


Lida por esta ótica, a Bíblia revela a igualdade entre homens e mulheres e denuncia a leitura machista que pretende derivar dos desígnios de Deus instrumentos de dominação, como a interdição de acesso das mulheres ao sacerdócio e ao episcopado, e a preponderância masculina sob o pretexto de que Eva foi criada a partir da costela de Adão — quando a natureza não deixa dúvidas de que todo homem nasce do corpo de uma mulher.


0 evangelista Mateus aponta, na árvore genealógica de Jesus; cinco mulheres. Tamar, Raab, Rute e Maria; e de modo implícito, a mãe de Salomão, aquela "que foi mulher de Urias". Não é bem uma ascendência da qual um de nós haveria de se orgulhar.

Em sua atividade pública, Jesus se fez acompanhar pelos Doze e por algumas mulheres: Maria Madalena; Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes; Susana e várias outras. Portanto, o grupo de discípulos de Jesus não era propriamente machista. Além disso, Jesus freqüentava, em Betânia, a casa de suas amigas Marta e Maria, irmãs de Lázaro.


O primeiro milagre de Jesus foi para atender ao pedido de uma mulher, Maria, sua mãe, preocupada com a falta de vinho numa festa de casamento em Canã.

Escolhido por Jesus para ser o primeiro Papa, Pedro era casado.


Em nosso país, destacam-se Ana Flora Anderson, Teresa Cavalcanti, Wanda Deifelt e Athalya Brenner. O Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) há anos forma, pelo Brasil afora, homens e mulheres dos setores populares em novos métodos de interpretação bíblica, pondo fim ao monopólio clerical e machista.
Descobrir que a mulher ocupa na Bíblia lugar e importância iguais aos do homem é questionar as igrejas que, às vésperas do terceiro milênio, insistem em reservar aos homens as funções de poder. E, por tabela, subverter os valores desta sociedade que considera a direção política um talento masculino e a questão social um derivativo da primeira dama, e ilustra sua publicidade televisiva e as páginas das revistas com mulheres que se prestam a ser reificadas, reduzidas ao mero apelo de consumo material e simbólico e, no entanto, queixam-se quando tratadas pelos homens como objetos descartáveis.


Frei Betto (Carlos Alberto Libânio Christo),(1945) quando jovem frade dominicano esteve envolvido com as lutas revolucionárias de seu tempo, com a política e a arte. Militante de esquerda, simpatizante da luta armada, se dividia entre os estudos de filosofia, o jornalismo e a assistência de direção de José Celso Martinez Corrêa na histórica montagem de O rei da vela, pelos idos de 1967. É escritor consagrado, com inúmeros livros de sucesso, dentre eles "Fidel e a Religião", coletânea de entrevistas com o líder cubano. O texto acima foi publicado no jornal "O Globo", de 28/07/2000.

Mulher que tentou vender gato com piercing foi julgada


gatos_piercing

ESPECIAL DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres 


    A cada dia 8 de março, as mulheres ganhavam uma flor ou um presentinho do chefe. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se completamente. A celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada e era mesmo ridicularizada pelo cinema e pela televisão, na antiga Tchecoslováquia. Após o colapso da União Soviética, o MDŽ (Mezinárodní den žen, "Dia Internacional da Mulher" em tcheco) foi rapidamente abandonado como mais um símbolo ridicularizado do antigo regime. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu, sendo revitalizado pelo movimento feminista da década de 1960.
    1975 foi designado como o Ano Internacional da Mulher, e a partir de 1977, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional da Mulher.

Porto Feliz: meio ambiente!

 Foto



A bacia hidrográfica do Ribeirão Avecuia, em Porto Feliz, recebeu mais de 30 mil mudas de árvores nativas no ano de 2009, plantadas pela Ong Ecoar Florestal e a Prefeitura da cidade. Desde sua criação o projeto Muda Avecuia plantou mais de 43 mil plantas às margens da bacia.

Os números foram apresentados no dia 1º de março, pelo engenheiro florestal da ONG Paulo César de Souza.

De acordo com o engenheiro florestal, no ano passado, o plantio aconteceu em dezessete propriedades vizinhas ao Avecuia, e teve participação de servidores municipais, funcionários da Ecoar e voluntários. O programa Muda Avecuia visa recuperar a mata ciliar ao longo do ribeirão e seus afluentes.

Além do plantio, o programa é responsável pela manutenção permanente das áreas plantadas e identificação e sensibilização dos proprietários rurais sobre a importância do plantio das mudas. As atividades são coordenadas pela Diretoria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.


Árvores cadastradas
Atualmente, a ONG Ecoar Florestal tem três mil árvores cadastradas em seu banco de dados. A iniciativa, pioneira na região, possibilita conhecer a espécie, localização e a época de frutificação e produção de sementes.
O Viveiro Municipal produz cerca de quarenta mudas de árvores por ano, que além de plantio às margens do Ribeirão, são utilizadas para doação a proprietários rurais com interesse em reflorestar suas propriedades.

O Viveiro é mantido pela Prefeitura através da Diretoria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e fica ao lado da Estação de Capitação de Água Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) na estrada Volta do Poço.


Rádio Conquista de Porto Feliz!

 Foto


O prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei e o chefe de gabinete, Eric Zorob, receberam a visita dos diretores da Rádio Conquista, Ronaldo Castilho e Levi Rodrigues, no dia 03 de março.

Os diretores informaram ao prefeito a concessão obtida pela emissora junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Desde novembro a radio comunitária está no ar na frequência FM 105,9.

Os representantes da rádio aproveitaram a ocasião para colocar a emissora à disposição do Governo Municipal para veiculação de informações de interesse público.

“Queremos que a rádio seja a ligação entre população e Poder Público”, explicaram os diretores.


Relacionamento com os leitores

Acompanhando o crescimento de nossa audiência, também verificamos as matérias mais visitadas de nossas páginas:

Primeiro lugar:

Segundo Lugar:

Terceiro Lugar:

Quarto Lugar:

Quinto Lugar:

O primeiro lugar, realmente foi uma notícia muito trágica, em virtude de todos os estragos que atingiram nosso vizinhos Capivarianos. Uma honra é ter como segundo lugar, a questão da Dengue, algo que nossas autoridades em Porto Feliz estão evitando falar. O terceiro lugar chamou atenção de letiroes regionais. O quarto lugar é uma felicidade, onde nossos irmãos evangélicos leram e repassaram aos outros irmãos. Esta mesma matéria não criou nenhum mau estar para os católicos, alías foi até elogiado pelo espaço e coragem de publicar!

O quinto lugar é uma postagem sobre Nossa Senhora de Lourdes, com fotos da antiga gruta. Todos estão ansiosos para ver como vai ficar a gruta!


Se fóssemos somar diversas publicações de um mesmo assunto, a Semana Querigmática seria isoladamente a matéria mais visitada!

Agradecemos a todos e Deus Nosso Pai!

Santa Clara - rogai por nós!