sábado, 14 de abril de 2012

Passeata pede instalação de hospital público em Sorocaba, SP

 

Movimentos sindicais e assistenciais se reuniram para realizar o ato. Sessenta pessoas se reuniram no Centro na manhã deste sábado (14).

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Grupo se reuniu na praça Frei Baraúna para iniciar passeata (Foto: Adriane Souza/G1)
Grupo se reuniu na praça Frei Baraúna para iniciar passeata (Foto: Adriane Souza/G1)

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal, acesso à saúde é um direito de todos e dever do Estado. “A qualidade da saúde pública é degradante, empurrando a população para os planos de saúde”, afirma o sindicalista Tiago Almeida do Nascimento. Por esta razão, um grupo de aproximadamente 60 pessoas realizou uma passeata na manhã deste sábado (14) no Centro de Sorocaba (SP). O grupo faz parte do movimento que luta pela implantação de um Hospital Público Municipal.

“Não queremos falar mal da situação da saúde, mas nosso objetivo é pegar as coisas boas e torná-las ainda mais acessíveis à população, pois nem todas as pessoas têm condições de arcar com as despesas de um plano particular”, explica o sindicalista. Por volta das 10h, o grupo se organizou e caminhou de forma pacífica pelas ruas do Centro, voltando a se concentrar na praça Coronel Fernando Prestes, onde um ato público de conscientização seria realizado.

Psicóloga é membro de entidade que atua na área de saúde mental (Foto: Adriane Souza/G1)
Psicóloga é membro de entidade que atua na área
de saúde mental (Foto: Adriane Souza/G1)

Para todos
A psicóloga Lauren Archilla também participou da ação. Ela faz parte do Fórum da Luta AntiManicomial de Sorocaba (Flamas), que atua em prol de pessoas com problemas mentais.

“Os órgãos que cuidam das pessoas com problemas mentais não são genuinamente municipais, por isso acho a manifestação válida”, esclarece a psicóloga. Várias forças sindicais, partidos políticos, ONGs, cooperativas, grupos religiosos e associações estiveram presentes na passeata.

Saúde municipalizada
A passeata também tem como objetivo coletar cerca de 10 mil assinaturas para solicitar a implantação do Hospital Público Municipal na cidade. “Temos 16 mil assinaturas, mas precisamos de 25 mi, por isso a luta continua”, comenta o sindicalista Tiago.

Para as pessoas que estiverem interessadas em contribuir com sua assinatura, o abaixo-assinado está em pontos fixos: Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Vestuário, no prédio do Poupatempo, no Terminal Santo Antônio e no Cartório Eleitoral.

CSV desenvolve projeto de educação de trânsito nas escolas

 

AI/ Prefeitura de Porto Feliz

Foto

A iniciativa contemplará as escolas de educação infantil do município

A Coordenadoria de Sistema Viário (CSV) de Porto Feliz iniciou o projeto “Educação de Trânsito nas Escolas”, que tem o objetivo de desenvolver um trabalho sistemático de prevenção a acidentes de trânsito com os alunos da educação infantil, envolvendo os estudantes e a comunidade local.

A ação já foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Vilma Fernandes Antonio” e na EMEF “Luiza de Carvalho Pires”.

Os profissionais da coordenadoria desenvolvem diversas atividades com os alunos, como exibição de vídeos; palestras sobre o trânsito; pinturas, recorte e colagem relacionados ao tema, além do circuito “Cidade Mirim”, onde os alunos utilizam bicicletas para transitar em uma pista com sinalizações de trânsito, semáforo e faixas de pedestres. As crianças também recebem certificado de participação do projeto.

A iniciativa contemplará as escolas de educação infantil do município, com alunos da faixa etária de quatro a seis anos. A previsão é conscientizar aproximadamente 1.600 estudantes sobre a segurança no trânsito.

A Coordenadoria de Sistema Viário é vinculada à Diretoria de Segurança e Operações Comunitárias e atende pelo telefone (15) 3262-1222.

Prefeito de Porto Feliz participa de evento da Minha Casa, Minha Vida

 

Ele também esteve com a presidenta Dilma Rousseff.

AI Prefeitura de Porto Feliz

Foto

No evento, Maffei representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) - entidade da qual é vice-presidente para Assuntos de Segurança Pública

O prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, participou da audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano, no dia 11 de abril, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir o andamento da implantação de moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida” nos municípios com menos de 50 mil habitantes. No evento, Maffei representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) – entidade da qual é vice-presidente para Assuntos de Segurança Pública.

Na manhã de quinta-feira, dia 12, o prefeito participou ainda da cerimônia em que a presidenta Dilma Rousseff (PT) anunciou o investimento de R$ 2,8 bilhões na construção de moradias através do programa “Minha Casa, Minha Vida 2”, também para municípios com até 50 mil habitantes. No evento, Maffei representou os prefeitos da Região Sudeste.

'O ideal seria ter um padre para cada 10 mil pessoas', diz novo arcebispo

 

Dom Airton José dos Santos assume o cargo em Campinas neste domingo. Religioso adota cautela ao falar em temas como política e crise na saúde.

Fernando Pacífico Do G1 Campinas e Região

 

Dom Airton José dos Santos (Foto: Fernando Pacífico/ G1 Campinas)

Dom Airton José dos Santos assume o cargo neste domingo (Foto: Fernando Pacífico/ G1 Campinas)

Cauteloso ao tratar de temas como a crise política que culminou na eleição indireta para prefeito que teve como vencedor Pedro Serafim Júnior (PDT)  e a superlotação de pacientes no Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas, o novo arcebispo de Campinas (SP), Dom Airton José dos Santos, de 55 anos, informou nesta sexta-feira (13) que pretende valorizar a participação de jovens na igreja católica e estimular o surgimento de novos padres.
"O ideal é que tivéssemos um padre para cada 10 mil habitantes, mas são cerca de 7 mil religiosos (padres, bispos, diáconos e outros postos) para quase 2 milhões de habitantes. É pouco", informou sobre uma possível reformulação na distribuição do número de padres para as 89 paróquias existentes nas cidades de Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Um dos caminhos, segundo Dom Airton, é valorizar a realização da próxima Jornada da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ), em 2013.
No caso da administração de Campinas, Dom Airton resume que é dever de todo cidadão participar e contribuir na política. A igreja, define, visa "animar e acolher" as pessoas diante das dificuldades. "A nossa responsabilidade é enorme", pondera.

saiba mais

Outro ponto tratado pelo novo arcebispo foi a relação com as outras manifestações religiosas e culturais. "Será de colaboração e ajuda mútua. Mas antes preciso me apresentar para transmitir clareza e confiança", pondera ao ressaltar que precisa aprofundar o conhecimento sobre os desafios à frente da Arquidiocese. O primeiro compromisso terá início na terça (17), em Aparecida (SP), com a 50ª Assembleia Geral dos Bispos.


Saúde
Como novo grão-chanceler da PUC-Campinas, Dom Airton valorizou o trabalho de docentes, médicos e outros profissionais que trabalham atrelados à universidade e disse sentir-se motivado com os resultados e projetos. Questionado sobre o descaso da saúde pública, sobretudo refletido na superlotação de pacientes no Hospital Celso Pierro, ele atribuiu o problema à falta de mais lugares para atender à população. "Eu fui até lá (hospital) e vi que a preocupação é grande, existe dedicação, mas é muita gente para atender. A nossa população infelizmente não é educada para cuidar da própria saúde. Precisamos cuidar", ressalta.
Outro assunto polêmico tratado pelo novo arcebispo foi a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) em declarar que o aborto de fetos sem cérebro não é crime. "Defender uma visão não significa desrespeitar outras. O que nós cremos é que a vida humana começa na concepção", afirma.

Papa Bento XVI nomeia Dom Airton como novo arcebispo de Campinas (Foto: Arquidiocese de Campinas)
Papa Bento XVI nomeia Dom Airton arcebispo de Campinas (Foto: Arquidiocese de Campinas)

Posse
Ao tratar da cerimônia de posse, prevista para domingo (15), às 10h, no Liceu Salesiano, Dom Airton ressaltou que teve contatos pontuais com membros do clero e que pretende "ouvir muito e trocar experiências" antes de dar início ao trabalho. "Não tenho pressa, espero ficar pelo menos 40 anos", disse em bom humor. O tom foi mantido quando perguntado se existe um sonho de tornar-se papa ou ver alguma autoridade brasileira ocupar o posto.
A assessoria da Cúria Metropolitana estima que a cerimônia terá duração de pelo menos duas horas e deve ser prestigiada por cerca de 3 mil pessoas. Além dos prefeitos das nove cidades abrangidas pela Arquidiocese, a deputada estadual Celía Leão (PSDB), que representará o governador Geraldo Alckmin, também confirmou presença.


Sétimo no Cargo
Dom Airton José dos Santos é o 7º bispo e 5º arcebispo da Arquidiocese desde 1908. Ele foi nomeado em 15 de fevereiro pelo Papa Bento XVI e substitui Dom Bruno Gamberini, morto em agosto de 2011.

Boletim médico confirma lesões cerebrais em ator de Itararé, SP

 

O enforcamento provocou a redução do fluxo de sangue no cérebro. O ator continua internado em estado gravíssimo e respirando por aparelhos.

Gláucia Souza Do G1 Itapetininga e Região

 

Ator que representa Judas se enforca durante apresentação em Itararé, SP (Foto: Sandro Azevedo - Virtual Guia)
O enforcamento acidental provocou a interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro. Isso causou lesões cerebrais graves. (Foto: Sandro Azevedo - Virtual Guia)

Boletim médico divulgado pela Santa Casa de Itapeva (SP) na tarde desta sexta-feira (13) confirma lesões cerebrais no ator Tiago Klimeck, 27 anos, que sofreu enforcamento acidental em Itararé.

Segundo o boletim, as lesões foram provocadas por Isquemia Severa Encefálica Bilateral, ou seja, houve falta de fluxo sanguíneo no cérebro devido o enforcamento Consequentemente, faltou oxigênio.

De acordo com o boletim, Tiago Klimeck chegou ao Hospital com severa injuria cerebral por anóxia prolongada, causada por asfixia mecânica. Foi avaliado pela equipe médica dos setores de Urgência e Emergência, Terapia Intensiva, Radiologia e Neurocirurgia, quando foi optado para o tratamento de coma induzido, visto que não havia lesões que necessitassem de intervenção cirúrgica.

saiba mais

O coma induzido foi suspenso, mas ele manteve estado de coma profundo. Tomografias feitas posteriormente demonstram lesões pela falta de circulação do sangue.

No momento, o paciente permanece em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e continua recebendo oxigenação com a ajuda de aparelhos. Está sob o cuidado de médicos intensivistas, além da equipe de enfermagem especializada em UTI.

O caso
Na sexta-feira (6), Tiago Klimeck sofreu enforcamento acidental na cena da morte do personagem Judas Iscariotes. O jovem ficou aproximadamente quatro minutos desacordado até que alguém percebesse que ele estava realmente enforcado.

Durante 24 horas, 4 mil participam de caminhada em Sorocaba, SP

 

Das 23 equipes inscritas para o revezamento, 16 cumpriram a meta.
Projeto faz parte do calendário anual da cidade.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Grupo do Parque das Laranjeiras participa do evento (Foto: Tássia Lima/G1)
Grupo do Parque das Laranjeiras
participa do evento (Foto: Tássia Lima/G1)

Foi encerrada às 9h39 deste sábado (14) a 11ª edição das 24 Horas de Caminhada em Sorocaba, SP. De acordo com a organização do evento, cerca de 4 mil pessoas participaram da tradicional atividade, realizada na pista “Odilon Araújo”, no entorno do Paço Municipal.

Das 23 equipes inscritas para o revezamento, 16 cumpriram a meta e receberam troféus. No ano passado, 33 das 43 equipes inscritas completaram a prova. Entre os grupos premiados neste sábado, estavam a do Tiro de Guerra, Polícia Militar e o programa Escola Saudável da prefeitura.

As 24 Horas de Caminhada faz parte do calendário anual do Projeto Caminhada. Durante todo o ano, a prática regular desta atividade física, considerada a mais democrática de todas, é incentivada nas Unidades Básicas de Saúde (Ubs), Centros Esportivos e escolas da cidade, que possuem grupos de caminhada. Somente nas UBSs, cerca de 1.500 pessoas participam destes grupos.

Caminhada da Penha acontece no próximo domingo

 


O evento está em sua 14ª edição - Por: ARQUIVO JCS

No próximo domingo, dia 15, acontece a 14ª edição da tradicional Caminhada da Penha, em Votorantim. Ao todo serão 20 quilômetros percorridos, com concentração e saída a partir das 4h, na matriz da Paróquia São José, com destino à Serra de São Francisco. A programação da caminhada começa com uma oração na igreja São José, no bairro da Chave. Após a caminhada, que tem previsão para terminar por volta das 10h, haverá uma missa com a participação dos padres Fábio Ferreira e João Alampe.

Para a realização do evento, que faz parte do calendário do município, a Prefeitura está preparando toda a infraestrutura, como melhorias na estrada e manutenção do local, além de outras ações que serão realizadas no dia. Segundo o prefeito Carlos Augusto Pivetta, é um evento que a cada ano está recebendo mais participantes, além de ser um momento de reflexão e lazer.

De acordo com um dos organizadores, Paulo Roberto Ferreira Camargo, a Prefeitura vai disponibilizar ambulância com enfermeiro, brigada de incêndio, além da participação dos dois grupos de escoteiros da cidade, o Vuturaty e Airton Sena. "Esperamos a participação nesta caminhada que envolve ato de fé e aventura", disse.

Além do sacrifício da caminhada, o evento também tem seu lado solidário: o participante que se interessar em ter uma camiseta personalizada do evento, deverá doar 5 quilos de arroz e 1 quilo de feijão - os alimentos serão distribuídos entre entidades assistenciais. Para se ter uma ideia, em 2011 foram arrecadados mais de 4,7 toneladas de alimentos.

Os locais onde acontecem as trocas de camisetas por alimentos são: Mercado Jardim Clarice; FarmaLuz; Padaria do Parque; Supermercado Malucho; Jump Academia; VEC Escola de Inglês; Bom Bife; Paróquia São José; Supermercado Garcia; Paróquia Nossa Senhora Consolata; Rede Bom Lugar Vila Garcia; Rede Bom Lugar Vila Nova; Sapore Pizzaria Parque São João. Para mais informações: (15) 9788-2260.

DAQUI A POUCO: 2º dia da Novena de Santo Expedito com Pe. Isac

Foto: Pascom Arq. Sorocaba
28-12-07_padre-isac
Cenáculo da RCC em 2010 

 


foto: Pascom Tietê/ N.S. Ap.Pe Isac em tietê - foto Tania
Missa Carismática em Tietê em 2011 


Pascom Porto FelizDSCF2259 DSCF2277
16/07/2010 – Grupo de Oração Divina Aliança em Porto Feliz

 

Arquivo Pascom Porto Felizpe isac dozena n s ap 2011a pe isac dozena n s ap 2011
Dozena de N. S. Aparecida em 2011

 

Daqui a pouco na matriz Nossa Senhora Aparecida tem o segundo dia da Novena de Santo Expedito, como convidado o Padre Isac Isaías do Valle, que por quase 23 anos foi pároco da Paróquia Mãe dos Homens, realizando diversos trabalhos pastorais juntos à comunidade.

Participe, a partir da 19h, a matriz fica no bairro Cidade Jardim, rua Octávio de Moraes.

 

Concerto comemora os 139 anos da Convenção Republicana de Itu, SP

 

Corporação Musical União dos Artistas faz apresentação. Evento é realizado no domingo (15).

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Corporação Musical União dos Artistas se apresenta em Itu, SP (Foto: Renata Guarnieri/ Prefeitura)
Corporação Musical União dos Artistas se apresenta em Itu, SP (Foto: Renata Guarnieri/ Prefeitura)

Em comemoração aos 139 anos da Convenção Republicana, que aconteceu em Itu (SP) no dia 18 de abril de 1873, a Corporação Musical União dos Artistas realiza neste domingo (15), a partir das 11h, um concerto gratuito e especial em comemoração à data.
O Evento será realizado na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz). A Corporação Musical União dos Artistas, que completa 100 anos em maio deste ano, apresentará repertório especial, valorizando comemoração da Convenção de Itu. Ainda nas comemorações do aniversário da cidade,  Itu terá atividades especiais até o dia 18 deste mês.

Acompanhe a programação
14 de abril (sábado) – 20h30
Projeto Tom Natural – Gafieira Instrumental Paulistana Local: Praça da Independência (Largo do Carmo)

15 de abril (domingo) – 11h
Concerto da Banda União dos Artistas celebrando os 139 anos da Convenção de Itu
Local: Praça Padre Miguel (Largo da Matriz)

18 de abril (quarta-feira) – 10h
Mostra dos trabalhos da Oficina de Mediação do Museu Republicano Convenção de Itu com alunos da Escola Municipal Convenção de Itu.
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior, Rua Paula Souza, 664 – Centro

18 de abril (quarta-feira) – 19h30
Palestra “O imaginário liberal ituano no século XIX” – Professora Doutora Marly Theresinha Germano Perecin.
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior, Rua Paula Souza, 664

Mais de 115 mil pessoas se tornaram católicas nos EUA em 2011

 

Família de evangélicos recebe batismo catolico no rito tradiconal, parroquia da Assuncao, Morristown, NJ.jpg

Do total, mais 70 mil já haviam sido batizados na religião protestante

Washington (Sexta-feira, 13-04-2012, Gaudium Press) Segundo dados difundidos pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos, mais de 115 mil pessoas se tornaram católicas no país em 2011. Dessas, 43.335 eram adultos, que não eram batizados; e 72.859 pessoas que já haviam sido batizadas na religião protestante.

É no sul do país onde há o maior número de conversões, recebendo o sugestivo nome de "boom", mas há batismo de adultos em todo o território. Na arquidiocese de Nova York, por exemplo, região nordeste, onde há cerca de 2,6 milhões de católicos, aproximadamente 1500 adultos foram batizados durante a vigília do dia da Páscoa.

Enquanto na parte sul, a Arquidiocese de Houston, que possui mais de 1 milhão de católicos, recebeu mais 2.400 integrantes e a Arquidiocese de San Antonio, teve acrescido em mais 1.165 pessoas sua população católica, que já é de 700 mil.

Segundo o site ReligiónEnLibertad, o Estados Unidos é definido como uma país "dinâmico" em matéria religiosa. Quase 45% da população adulta do país professa uma convicção religiosa diferente a de sua infância.


Com informações de ReligiónEnLibertad.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 14/04/2012

As várias aparições do Ressuscitado
Leitura Orante

Mc 16,9-15
Jesus ressuscitou no domingo bem cedo e apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. Ela foi contar isso aos companheiros de Jesus, pois eles estavam tristes e chorando. Quando a ouviram dizer que Jesus estava vivo e que tinha aparecido a ela, eles não acreditaram. Depois disso Jesus se apresentou com outra aparência a dois discípulos que iam caminhando para o campo. Eles voltaram e foram contar isso aos outros discípulos, e estes não acreditaram no que os dois disseram.
Por último Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto eles estavam à mesa, comendo. Ele os repreendeu por não terem fé e por teimarem em não acreditar no que haviam contado os que o tinham visto ressuscitado. Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.

Santa Ludovina

Santa Ludovina Contemplamos a vida de uma santa holandesa, nascida no ano de 1380, dentro de uma família materialmente pobre, mas riquíssima na espiritualidade.
Ludovina era muito vivaz e cheia de brincadeiras, como qualquer criança, mas trazia em si o chamado a uma consagração total ao Senhor. Antes dos 15 anos de idade recebeu muitas propostas de casamento, mas por amor a Jesus, recusou a todas para ser fiel a Deus, porque sua vocação era uma vida consagrada.
Ela descobriu o dom da virgindade, decidindo-se pelo celibato muito cedo.
Após sofrer um acidente no gelo, com apenas 15 anos, ficou praticamente paralisada. Uma cruz, que com a ajuda da família e de seu diretor, se uniu à cruz gloriosa de nosso Senhor. Ela deixou-se instruir pela ciência da cruz.
Incompreendida por muitos, foi acusada de mentirosa e de ser castigada por Deus. Ludovina deu a mesma resposta que Jesus deu no alto da cruz: a do amor e do perdão. Passou 7 anos sem comer nem beber nada. Recebia, como alimento, Jesus Eucarístico.
Em 1433 recebeu o prêmio da eternidade. Que na cruz de cada dia, nos unamos cada vez mais à cruz gloriosa de nosso Senhor.
Santa Ludovina, rogai por nós!

Começa festividades de Santo Expedito

 DSCF0665 DSCF0668 DSCF0681 DSCF0682 DSCF0687 DSCF0689 DSCF0691 DSCF0700 DSCF0701 DSCF0703 DSCF0707 DSCF0709 DSCF0714

Começou nesta sexta-feira (13), as Festividades de Santo Expedito, na capela que fica na avenida Getúlio Vargas. Nesta primeira noite, a celebração da Palavra foi dirigida pelo Diácono Valmir de Oliveira.

Fiéis, equipe de canto, liturgia da comunidade, participaram com muita devoção ao Santo Padroeiro, esteve presenta também o prefeito Cláudio Maffei. Na meditação da liturgia, o diácono explicou as leituras, a motivação das festividades e destacou alguns fatos importantes da vida e testemunho de Santo Expedito. "É agora que devemos buscar à Deus, é agora que devemos testemunhar, é isto que Santo Expedito testemunhou, é o agora que devemos viver com Deus" afirmou o diácono.

No final a comunidade agradeceu sua presença e o presenteou com uma lembrança.

 

fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação