sábado, 14 de abril de 2012

Passeata pede instalação de hospital público em Sorocaba, SP

 

Movimentos sindicais e assistenciais se reuniram para realizar o ato. Sessenta pessoas se reuniram no Centro na manhã deste sábado (14).

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Grupo se reuniu na praça Frei Baraúna para iniciar passeata (Foto: Adriane Souza/G1)
Grupo se reuniu na praça Frei Baraúna para iniciar passeata (Foto: Adriane Souza/G1)

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal, acesso à saúde é um direito de todos e dever do Estado. “A qualidade da saúde pública é degradante, empurrando a população para os planos de saúde”, afirma o sindicalista Tiago Almeida do Nascimento. Por esta razão, um grupo de aproximadamente 60 pessoas realizou uma passeata na manhã deste sábado (14) no Centro de Sorocaba (SP). O grupo faz parte do movimento que luta pela implantação de um Hospital Público Municipal.

“Não queremos falar mal da situação da saúde, mas nosso objetivo é pegar as coisas boas e torná-las ainda mais acessíveis à população, pois nem todas as pessoas têm condições de arcar com as despesas de um plano particular”, explica o sindicalista. Por volta das 10h, o grupo se organizou e caminhou de forma pacífica pelas ruas do Centro, voltando a se concentrar na praça Coronel Fernando Prestes, onde um ato público de conscientização seria realizado.

Psicóloga é membro de entidade que atua na área de saúde mental (Foto: Adriane Souza/G1)
Psicóloga é membro de entidade que atua na área
de saúde mental (Foto: Adriane Souza/G1)

Para todos
A psicóloga Lauren Archilla também participou da ação. Ela faz parte do Fórum da Luta AntiManicomial de Sorocaba (Flamas), que atua em prol de pessoas com problemas mentais.

“Os órgãos que cuidam das pessoas com problemas mentais não são genuinamente municipais, por isso acho a manifestação válida”, esclarece a psicóloga. Várias forças sindicais, partidos políticos, ONGs, cooperativas, grupos religiosos e associações estiveram presentes na passeata.

Saúde municipalizada
A passeata também tem como objetivo coletar cerca de 10 mil assinaturas para solicitar a implantação do Hospital Público Municipal na cidade. “Temos 16 mil assinaturas, mas precisamos de 25 mi, por isso a luta continua”, comenta o sindicalista Tiago.

Para as pessoas que estiverem interessadas em contribuir com sua assinatura, o abaixo-assinado está em pontos fixos: Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Trabalhadores das Industrias de Vestuário, no prédio do Poupatempo, no Terminal Santo Antônio e no Cartório Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz