segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Série São Francisco de Assis



FRANCISCO VAI À GUERRA
No ano de 1198, houve um conflito em Assis: a nobreza feudal, detentora do poder econômico e político, contra os comerciantes, classe emergente que lutava por seus direitos.

O pai de Francisco fazia parte desta classe.

O conflito foi assim: os comerciantes entraram em Assis, destruíram uma fortaleza, chamada Rocca Maggiori, símbolo do poder da nobreza feudal, e, com as pedras dela, fizeram uma muralha em torno de Assis.
Francisco certamente participou deste conflito, pois era filho de comerciante e já tinha 16 ou 17 anos.

Na época, os rapazes eram considerados de maior idade aos 14 anos.

Os nobres se refugiaram em Perusa, cidade próxima de Assis. Entre as famílias nobres que para lá haviam ido, estava a de Clara, que, em 1198, tinha 4 ou 5 anos de idade. Clara ficou em Perusa até 1204.



PALESTRA DE FREI VITORIO MAZZUCO,OFM NA 28º JORNADA FRANCISCANA


1. O QUE É CARISMA?
● Vem do grego “CHARIS” e tem múltiplos significados: - escutar uma convocação misteriosa - acolher como uma atração benevolente - alegria, realização, entrega, encanto, nobreza de ser, fascínio, brilho,vitalidade suave e forte
CARISMA = É UMA GRANDE INSPIRAÇÃO ORIGINÁRIA QUE FUNDAMENTA UM DETERMINADO MODO DE VIDA
● PARA A PALAVRA DE DEUS É:1 Cor 12,5 = “A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum”
● PARA A TEOLOGIA:
É graça como dom!
● PARA O FRANCISCANISMO:É viver e encarnar o Evangelho, como encontro pessoal com Jesus Cristo; transformar esta verdade em fraternidade e missão em proveito do povo de Deus e do Reino
Frei José Antonio,OFM e Frei Vitório Mazzuco, OFM


PARA O DOCUMENTO FRANCISCANO É:
A. DEUS E SUA GRATUIDADE: Ele é a fonte dos carismas e os distribui a quem, quando e como lhe aprouver: não há como merecê-los nem forçá-los, são gratuitos
B. O SER HUMANO E SUA SENSIBILIDADE:
Deus respeita a sensibilidade humana, que tem o poder de acolhida ou recusa,
de adesão ou fuga à graça
C. O TEMPO E SUAS VICISSITUDES:
o Carisma irrompe em diferentes épocas
e lugares, obedecendo a desígnios que desconhecemos, surpreendendo-nos
com inesperadas primaveras.
(“Reviver o Sonho de Francisco e Clara de Assis no chão da América Latina e do Caribe”, nº 3, pg. 7)
No coração da vida franciscana está a EXPERIÊNCIA DE FÉ em Deus, o encontro pessoal com Jesus Cristo, o beber nas Fontes Franciscanas (escritos e biografias), o modo de ser de São Francisco de Assis, sob qualquer aspecto que se revele a oração, fraternidade, obediência, pobreza, pureza de coração, minoridade e presença no meio da humanidade, como um Projeto de Vida
(cf. Doc. De Medellín, 1971, pg.11)

2. PECULIARIDADES DESTE CARISMA:
● O Evangelho não é livro, mas é Alguém
● Não é um acréscimo de bom conselho, mas uma Grande Intuição
● Não é ter o Evangelho apenas como um texto moral que reúne um conjunto de normas para uma conduta humana, mas é nele encontrar a Pessoa de Jesus Cristo
● Antes de ser doutrina, moral, política, mensagem de salvação e anúncio é = história de vida, retrato, presença de Jesus Cristo.
● Mais que a Regra de Vida é ENAMORAMENTO! É muito diferente observar uma lei ou uma forma de vida e apaixonar-se por Alguém! Uma coisa é AMAR, outra é apenas cumprir.
AMAR O SENHOR JESUS DE UM MODO TOTAL!
►Sua Natureza Divina na Existência Terrena = encarnação, eucaristia, paixão! Ele é Palavra, é Menor, Criança, Irmão, pobre, Vivo e Presente!
►Ele é Dom de Deus e Dom da Humanidade
Com Ele se aprende que EXISTIR é AMAR!
É ser um permanente beijo de Deus!
Ser feliz é saber-se amado!
● É ser hóspede da Providência e da Misericórdia. Sentir o mundo como uma casa.
● É ser Irmão e Irmã! Quem não se sente na irmandade não é franciscano. Ser irmão (ã) não é apenas um sentir afetivo, mas é consanguinidade, é corpo e alma que determina o ser do grupo. Não viver um ao lado do outro, mas sim um voltado para o outro. Não é pirâmide de relações, é círculo, é roda!
● Não é ter cargo, mas serviço
● Nosso único título é ser Irmão e Irmã!

3. ATUALIZAÇÃO DO CARISMA



Que o Serviço de Animação Vocacional revisite os nutrientes de nossa escolha. Há urgência de tomar consciência de nossa Vocação Franciscana e Missão em anunciar a Boa Nova a nossos contemporâneos.
►Não é verdade que exista uma crise vocacional. Não é verdade que faltem vocações!
A verdade é que não existe PAIXÃO pela VOCAÇÃO nos que estão dentro do Carisma.
● É preciso gerar uma nova cultura de Vida Franciscana. Levar ao mundo nosso jeito de viver com lucidez, criatividade, paixão, radicalidade, autenticidade, visão de futuro, diálogo fecundo com a pós-modernidade.
NOSSO CARISMA ESTÁ NA CASA DO MUNDO! Encher a terra com o Evangelho de Cristo!
● Que o nosso Carisma ajude a qualificar a humanidade: integridade, santidade, serviço, fraternidade, dimensão contemplativa, missionariedade (não é apenas ir, mas mergulhar)
● Deixar de lado medos e negatividades. Sair mais com uma generosa entrega. Curar-nos das nossas rotinas, cansaços, resignações, ciúmes e egoísmo asfixiante. Construir o futuro com os sonhos, de nossos santos e santas = Francisco, Clara, Isabel, Antônio, Galvão, Luís...
● O nosso futuro é o máximo de cuidado pelas nossas fraternidades.
● Superar fronteiras étnicas, religiosas, geográficas e preconceituosas
● Viver a simpatia e sermos muito simpáticos. Não rígidos demais, mas flexíveis e seguros.
“Se trata de oferecer uma resposta não de acomodação, nem de mediocridade, mas de uma vida renovada e fortalecida no essencial, de tal forma que reproduza a audácia, a criatividade e a santidade de Francisco de Assis”.
● Não somos um clube ou empresa, mas uma família espiritual. Num mundo fragmentado e conflitivo, a Fraternidade é um sinal profético enquanto não se fecha mas se abre a todas as pessoas, povos, à criação inteira e valoriza a igualdade e a diversidade. A Fraternidade é uma Boa Nova de familiaridade, amizade, esperança, respeito e mútua aceitação. Viver mais a sinceridade, confiança, alegria, sensibilidade, delicadeza, educação, humor, participação, aceitação, espírito festivo e o perdão.
● Mais solidariedade entre nós! Nenhuma fraternidade é auto-suficiente.
● Vamos encontrar novos jeitos e nova motivação para levar a Boa Nova. Hoje, temos muita gente batizada, mas pouco evangelizada; muita gente indo a cultos festivos, mas com fé frágil e vacilante e indiferente ao Evangelho.
● Ajudar mais nas Paróquias = elaborar um projeto pastoral paroquial na mística franciscana. Sair de uma pastoral de manutenção para uma pastoral missionária.
● Usem tudo o que puder = arte, música, literatura, rádio, televisão, internet...
● Uma evangelização menos clerical, mas com mais força dos leigos seculares e dos religiosos (as).
● Mais presença na Educação, que é um lugar privilegiado de encontro com a infância, adolescência e juventude, com o diálogo ecumênico e inter-religioso, um lugar de diálogo com a ciência e com a tecnologia.
● Nós somos o que há de vir! Não há futuro sem a nossa presença. Viver de tal forma o presente que o futuro seja apaixonante. Sempre há algo novo que aprender, algo valioso para dar.
● Ser Parábolas, viver de comunhão e de fraternidade, com forte sentido de pertença!


É TEMPO DE SONHAR! O pior que pode acontecer a uma pessoa é deixar de sonhar. Que sonhos?
►Uma vida franciscana mais contemplativa, aberta ao sopro do Espírito. Uma vida franciscana que se converta em grito profético do Absoluto de Deus, num mundo onde se multiplicam ídolos.
►Uma vida franciscana fiel às suas inspirações
►Uma vida franciscana corajosa e criativa! Que não abrace o medo, a passividade, a instalação e o conformismo.
► Uma vida franciscana que, como Francisco de Assis, capte a desumanização de nosso tempo e com coragem mova-se para a periferia, para a fronteira e abrace novamente os leprosos.
►Uma vida franciscana profética que se converta em paixão, em experiência fundante de vida, em urgente necessidade de anunciar o rosto misericordioso de Deus, a fraternidade, a reconciliação, a paz e a solidariedade. VAMOS SONHAR COM UMA VIDA FRANCISCANA QUE SE CONVERTA EM MEMÓRIA TESTEMUNHAL DA TERNURA DE NOSSO DEUS E DA FORÇA DO SEU ESPÍRITO!
► Uma vida franciscana samaritana num mundo de pessoas deixadas pelo caminho, feridas, meio mortas, violentadas e inseguras.
► Uma vida franciscana inserida, inculturada, exigente de desprendimento e de um grande amor pelas pessoas, uma vida franciscana GERADORA DE UMA CULTURA DE VIDA E GERADORA DA CIVILIZAÇÃO DO AMOR!
►Uma vida franciscana que ofereça espaços de encontro, de acolhida, de gratuidade, de festa, de partilhas serenas e alegres. UMA VIDA FRANCISCANA QUE SEJA MEMÓRIA PROVOCATIVA DO ANSEIO VITAL QUE ENVOLVE O CORAÇÃO DE TODA PESSOA FEITA PARA VIVER COM OS OUTROS, E NÃO À MARGEM DOS OUTROS!
►Uma vida franciscana pobre, um coração condividido na alegria, com diálogo, discernimento e querer de Deus.
►Uma vida franciscana lúcida, capaz de olhar distante, para ver o que muita gente não vê, cheia de imaginação e ousadia, capaz de comprometer-se na busca de formas alternativas de vida.
►Uma vida franciscana que, como Francisco, seja uma Primavera na Igreja = símbolo, sinal, parábola e profecia do Reino.
►Uma vida franciscana que caminhe despojando-se de tudo que a impeça de caminhar na direção de Francisco e tudo o que ele construiu há 800 anos. UMA VIDA FRANCISCANA QUE CRIE ODRES NOVOS PARA UM VINHO NOVO !!!
Uma vida franciscana que avance, sem nada de próprio, seguindo o Senhor da História, com um fogo e paixão que nos queime por dentro!
O SENHOR SABERÁ FAZER HOJE, GRANDES COISAS, COM OS HUMILDES DE CORAÇÃO, COMO AS FEZ, HÁ 800 ANOS, COM FRANCISCO E CLARA DE ASSIS!
PAZ E BEM
Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM


01421.jpg (527×431)

COMENTÁRIO SOBRE O AMOR


OLIVEIRA, Pesquisado por Emerson de. Apostolado Veritatis Splendor: COMENTÁRIO SOBRE O AMOR.

Aqui cita o Catecismo:

1827 - O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela caridade, que é o "vinculo da perfeição" (Cl 3,14); é a forma das virtudes, articulando-as e ordenando-as entre si; é fonte e termo de sua prática cristã. A caridade assegura purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à feição sobrenatural do amor divino.

1829 - A caridade tem como frutos a alegria, a paz e a misericórdia exige a beneficência e a correção fraterna; é benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão:

A finalidade de todas as nossas obras é o amor. Este é o fim, é para alcançá-lo que corremos, é para ele que corremos; uma vez chegados, é nele que repousaremos.

Em apoio à conclusão de que o amor é o maior dos frutos do Espírito de Deus, há as palavras de Paulo: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto que vos ameis uns aos outros; pois, quem ama o seu próximo tem cumprido a lei. Pois o código da lei...está englobado nesta palavra, a saber: `Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.' O amor não obra o mal para com o próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei." (Romanos 13, 8-10) Mui apropriadamente, o discípulo Tiago chama esta lei de amar o próximo como a si mesmo de "lei régia." —Tiago 2,8.

Existe testemunho adicional de que o amor é a maior qualidade? Sim, existe. Veja o que aconteceu quando um escriba perguntou a Jesus: "Que mandamento é o primeiro de todos?" Talvez esperasse que Jesus citaria um dos Dez Mandamentos. Mas Jesus citou de Deuteronômio 6:4,5 e disse: "O primeiro é: `Ouve, ó Israel: o Senhor, nosso Deus, é um só, e tens de amar ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força.'" Daí, Jesus acrescentou: "O segundo é este: `Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.' Não há outro mandamento maior do que estes." — Marcos 12,28-31.

Paulo realmente não exagerou quando mencionou a fé, a esperança e o amor, e disse: "O maior destes é o amor." Mostrar amor resulta em boas relações com nosso Pai celestial e com outros, incluindo os membros da Igreja e de nossa família. O amor tem um efeito edificante sobre nós.

Fotos mensagens













Semana Bíblica «a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja»

Franciscanos Capuchinhos


Neste mês de Setembro, celebramos o mês da Bíblia. Aqui em Porto Feliz, acontece já à alguns anos a Semana Bíblica, promovida pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.


Aqui em nosso blog, queremos promover um série com alguns tópticos pertinentes:

Por uma nova organização eclesial

“Temos lutado para que haja bons agentes da pastoral bíblica, que sejam devidamente instruídos”, afirma Frei Herculano. Depois de formadas, essas pessoas deviam ser credenciadas oficialmente como “Ministros da Palavra de Deus”; o mesmo, aliás, deveria acontecer com os catequistas, afirma. As paróquias deveriam insistir na formação bíblica, pelo menos tanto como na liturgia, como diz a Dei Verbum 21.

Actualmente, as comunidades têm apenas um “único agente da Palavra e de todos os ministérios”, que é o seu pároco. “Mesmo que não saiba, mesmo que não tenha jeito pedagógico, ele tem tudo, faz tudo, manda tudo, pode tudo e ensina tudo.” E depois, há os “voluntários”: “Quando são precisos catequistas, pergunta-se: ‘Quem é que se oferece?’. “Isto é pouco sério”, afirma o biblista, que conclui: “Estamos num deserto ministerial”.

As comunidades deveriam apostar na formação das pessoas que transmitem e ensinam a Bíblia. “Mas, a partir de cima, não se vê nenhuma iniciativa acerca do assunto.”

Os Franciscanos Capuchinhos têm tentado aumentar os conhecimentos da palavra de Deus, através de cursos bíblicos, Cursos para Animadores da Palavra, Semanas Bíblicas Nacionais, edições bíblicas, revista Bíblica, etc. Muitas vezes, porém, as pessoas regressam às suas paróquias e não são bem aceites: “Ouvem-se expressões do género: ‘Um leigo, o que é que sabe?’No entanto, por vezes, ele pode exercer determinadas actividades pastorais melhor do que um padre, porque tem outra pedagogia e, sobretudo, porque é, talvez, melhor aceite, na medida em que é um leigo entre leigos”.

“Os padres e os próprios leigos ainda têm o grande pecado do clericalismo, que já deveria ter passado à História; e que está a prejudicar altamente a Igreja”, conclui.

mensagem para você

Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros.
M. Taniguchi

Se Deus não realizar seu desejo, é que ele tem algo melhor a te oferecer.


Conheça sua escola - Escola Municipal de Música de Porto Feliz




Acontece hoje, dia 28 de setembro até sexta-feira dia 02 de outubro, a Semana do Projeto conheça sua escola:

Segunda-feira
Começou de manhã a abertura


Alunos dos Professores:
Gisele
Sônia
Andreia
Marcelo



Tarde:
Alunos tocarão violino, Violão e Piano.

Dos Professores:
Anderson
Fábio
Tânia
Elizandra
e Andréia



Noite
Alunos apresentarão
instrumentos de Sopro, Violino e

Apresentação da Orquestra de Violões
coordenada pelo diretor da Escola, o Tuto.


Paz e Bem

segunda-feira

http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/images/SFrancisco.jpg
2ª Semana Franciscana pela Paz
De 27/09 à 04/10 de 2009


Segunda-feira a NOITE
No Centro Catequético
(ao lado da Igreja Mãe dos Homens):

Apresentaremos um trabalho com os mais necessitados,
que poderá ser feito em casa, com seu grupo de amigos,
colocando aquilo que você é como doação.


segunda-feira

http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/images/SFrancisco.jpg
2ª Semana Franciscana pela Paz
De 28/09 à 04/10 de 2009



Do dia 28 de Setembro
até o dia 02 de Outubro:


Na Casa da Cultura,

http://www.temmais.com/Upload/cidade/cidade/5157/Album/casa_da_cultura.jpg
Das 8h às 11h e das 13h às 17h

Venha conferir nossa exposição!