domingo, 23 de outubro de 2011

Segunda: COMUNIDADE MONSENHOR SECKLER SE MOBILIZA

 

A mobilização contra às possivéis mudanças na escola estadual Monsenhor, tem ganhado espaço no mundo digital, como no artigo abaixo da professora Simone Mota Almeida, efetiva na escola, atualmente ela é diretora na escola municipal Profº Domingos de Marcos. No orkut, facebook e twitter, alunos e ex-alunos tem se manifestado contrários às mudanças.

Segundo o artigo da professora, uma manifestação nesta segunda-feira às 12h acontecerá, além de manifestações na próxima sessão da Câmara dos Vereadores de Porto Feliz no dia 25, às 20h30m.

Nos últimos dias estamos vivendo momentos decisivos e importantes para o destino da Escola Monsenhor Seckler. Fundada em março de 1950 a escola formou a maioria dos porto-felicenses e está guardada nos corações das pessoas.
Dizem que "quem vive de passado é museu" e que "devemos estar aberto ao novo", concordo com tudo isso, mas para dar espaço ao novo é preciso que tenhámos confiança naquilo que está por vir, o que não acontece com os projetos para a educação do governo do estado de São Paulo. Na minha última postagem elenquei algumas das inúmeras mudanças propostas que não duraram nada, isso porque elas sobrevivem somente a gestão do secretário(a), muda-se, e os projetos são outros, infelizmente. Isso ocorre em todas as esferas (federal, estadual e municipal), porque cada um quer mudar a história da Educação e acha que sempre possui uma fórmula perfeita.

Voltando ao Monsenhor Seckler, acredito que o projeto não dará certo porque a escola não possui a estrutura necessária para o que estão tentando fazer e fatalmente após dois anos, que é o tempo de durabilidade de todo o projeto, ficará abandonada e seu prédio deteriorando com o tempo, como já aconteceu com inúmeros espaços importantíssimos em Porto Feliz, que acabaram em nada!

Quando houve a municipalização de algumas escolas as mesmas e toda sua comunidade saíram ganhando em estrutura, materiais e seus professores efetivos não perderam nada com isso, porém a história aqui é outra, segundo recentes informações os professores seriam todos deslocados a Escola Pedro Fernandes, os excedentes para a Cel. Eugênio (Bambú) e assim por diante. Certamente quem sai é quem tem menos tempo de serviço, assim "mexeria" com a vida de quase todos os professores da rede estadual que trabalham no município!

O que entristece é saber que algumas pessoas, mesmo sabendo dos riscos e que simplesmente a questão da estrutura basta para o fracasso do projeto, apoiam o projeto e dizem que o ensino tem má qualidade. Concordo que o ensino precisa melhorar, mas, Educação é compromisso de todos. Será que enquanto profissional da educação eu estou fazendo a minha parte? Será que enquanto aluno eu cumpri o meu papel, ou simplesmente "baguncei" as aulas tirando até o direito dos meus colegas de aprenderem?

Importante é que várias reuniões já aconteceram, os alunos estão mobilizando um protesto para segunda-feira às 12 horas. Pais, alunos, professores e comunidade escolar, estarão presentes na sessão de câmara do dia 25, terça-feira onde o ex-vereador e professor da Escola Monsenhor Seckler Prof. Miguel Arcanjo ocupará a tribuna livre para sensibilizar a classe política, enfim as ações estão acontecendo.

fonte:http://simonemotaalmeida.blogspot.com/2011/10/um-pouco-mais-do-porque-dizer-nao.html?spref=tw

Nota da Pascom: reproduzimos este texto que se posiciona contrariamente às possivéis mudanças na escola. O mesmo espaço é garantido para quem quiser enviar um artigo assinado, manifestando opinião favorável.

Missa do Crisma da paróquia Mãe dos Homens


Foi realizada na manhã deste domingo, dia 23 a missa do Crisma da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.
A santa missa foi realizada as 9h da manhã, onde cerca de 100 crismandos receberam o sacramento do crisma, no qual foi presidida pelo arcebispo metropolitano da arquidiocese de Sorocaba Dom Eduardo Benes de Salles Rodrigues.
Dom Eduardo contou com o auxilio do Padre Antonio Carlos Fernandes (Pe.Toninho), os diáconos Silvio, Paulo, Benedito e diácono Roney da paróquia São João Batista, ministros da eucarisita e também dos coroinhas da paróquia Mãe dos Homens. Os cantos ficaram por conta do ministério Adoradores do Senhor.
A igreja estava lotada de fiéis, dos padrinhos e familiares dos crismandos. Em sua homilia Dom Eduardo destacou a importância dos 10 mandamentos, e comentou a importância do sacramento do Crisma.
Após a homilia Pe.Toninho renovou as promessas batismais dos jovens, onde logo após a renovação os 100 crismandos juntamente com os padrinhos receberam o sacramento do crisma através de Dom Eduardo que contou com o auxilio do Pe.Toninho.
Antes da benção final Pe.Toninho agradeceu a todos os catequistas pelo grande trabalho que realizam na paróquia, e logo após a benção final os crismandos tiraram uma foto de recordação juntamente com Dom Eduardo.


























































Fotos e Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 23/10/2011

Amarás teu próximo como a ti mesmo

Mt 22,34-40


Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então se reuniram, e um deles, um doutor da Lei, perguntou-lhe, para experimentá-lo: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Ele respondeu: "'Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento!' Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: 'Amarás teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos".