sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Capivari

Image
Na tarde do último domingo (03) o Prefeito Luis Campaci e o Vice Júnior Pacheco, acompanhados pelos Secretários Sueli Valarine Batagin e João dos Santos, receberam no gabinete da Prefeitura Municipal o Deputado Federal Mendes Thame (PSDB), que mais do que mostrar sua solidariedade, visitou Capivari para colocar-se a serviço do município para auxiliar na captação de recursos em benefício às famílias atingidas pelas enchentes.
A vinda do deputado foi intermediada pelo capivariano José Antônio de Almeida Pacheco.
O Prefeito Campaci relatou o trabalho que vem sendo feito em atendimento aos desabrigados, o trabalho de orientação, de socorro, de prestação de assistência às vítimas e de reconstrução dos locais danificados pelas cheias.
Thame, que estava acompanhado do Sr. José Roberto Ferreira, assessor do Prefeito da Cidade de Piracicaba Barjas Negri, disse que ao visitar Capivari, constatou um bom trâmite municipal junto à Casa Civil em São Paulo. “Nos últimos dias mantive contatos pessoais com Coronel Kita para acompanhar de perto a situação em Capivari e fiz gestões para que o município tivesse uma atenção especial do Governo do Estado”, afirmou.
Campaci apresentou a Thame as reivindicações do município para retirada das famílias das áreas de risco, bem como para o desassoreamento do Rio Capivari e seus afluentes, além do projeto para a construção do conjunto habitacional Santa Teresa d' Avila, que já tem um convênio assinado junto ao Governo do Estado para a construção de 323 moradias das quais 230 serão destinadas às famílias que vivem em áreas de risco. Para o início da construção destas casas, a Prefeitura Municipal aguarda apenas a emissão da ordem de serviço que deve partir do Governo do Estado pela CDHU, nesta quarta-feira, 06.
O Prefeito apresentou ainda um mapa do terreno adquirido pela administração em 2009 para a construção de pelo menos mais 400 residências e pediu especial apoio político do Deputado Thame para a concretização dos projetos habitacionais.
Sobre os programas de moradia, Mendes Thame afirmou que Capivari está num caminho bem claro e correto. “Este é o melhor depoimento que já ouvi sobre as diretrizes para a solução do problema das famílias que vivem em áreas de risco”, afirmou o Deputado após relato do Prefeito Campaci.
O Deputado Thame, com reconhecido trabalho em nossa região, em especial na área de meio ambiente e recursos hídricos, deixou Capivari com o compromisso de trabalhar para a conquista de melhorias para o município nas diferentes esferas governamentais.

Porto Feliz: crime horrível


Um crime nesta quinta-feira chocou cidade de Porto Feliz. Uma mulher foi morta dentro de casa. Mesmo preso no banheiro o filho dela, de 9 anos, viu tudo, e reconheceu o assassino.

Vizinhos, amigos e parentes tentavam entender o motivo de tanta violência.

O crime foi por volta das 13h. A dona de casa Cristiane Belinati, de 29 anos, estava em casa apenas com o filho. O marido, que é caminhoneiro, viajava a trabalho.

O assassino entrou e trancou o menino no banheiro, mas pela janela ele viu a mãe ser morta e queimada. E agora ele é a principal testemunha.

O autor do crime fugiu com o carro da família, mas foi identificado pelo menino. Segundo a polícia, é Rodrigo Aires Ferreira, um conhecido do casal. Ele já tem passagens por estupro e atentado violento ao pudor. O delegado não descarta a hipótese de crime sexual.

Tribunal Regional do Trabalho determina retirada da empresa Cosan de ‘lista suja’

Empresa foi incluída em lista de instituições que mantêm trabalho escravo.
Cosan entrou com ação no TRT para suspender inclusão no cadastro.

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região concedeu nesta sexta-feira (8)liminar (decisão provisória) em favor da Cosan, empresa produtora de álcool e açúcar, determinando que o Ministério do Trabalho suspenda a inclusão da empresa no Cadastro de Empregadores que mantêm trabalhadores em situação análoga à escravidão. O juiz substituto Raul Gualberto Kasper Amorim estabeleceu prazo de três dias para a exclusão da Cosan da "lista suja", sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Segundo o juiz, os indícios de irregularidades apontam para a responsabilidade de uma empresa que presta serviços para a Cosan. “As irregularidades que apontariam a configuração do trabalho escravo indicam sua prática por outra pessoa jurídica, não pela impetrante”, diz Amorim em seu voto. Ele ressalta ainda que há “apenas indícios e não conclusão inequívoca” de que a empresa cometeu o crime.

Na quarta-feira (6) , o Ministério do Trabalho divulgou a lista atualizada do Cadastro de Empregadores flagrados explorando mão-de-obra escrava no país. Revisada semestralmente, a relação, conhecida como "Lista Suja", conta com 164 empregadores infratores, entre pessoas físicas e jurídicas. A Cosan foi incluída no cadastro por ser uma das empresas que supostamente exploram trabalhadores. Em comparação à versão divulgada há seis meses, foram incluídos 12 novos empregadores e excluídos dez nomes.

Contratos cancelados

Por causa da inclusão na lista, a empresa de álcool e açúcar teve os contratos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cancelados. Segundo o BNDES, a decisão foi tomada depois que o banco tomou conhecimento da inclusão da companhia no cadastro.

“A celebração de novos contratos com o BNDES será condicionada à exclusão da companhia do referido cadastro”, disse o Banco, em nota.

A inclusão da Cosan na lista também provocou a reação do supermercado Walmart, que suspendeu temporariamente a compra de produtos da empresa. Em um comunicado o Walmart disse que é signatário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil e que reforçou o compromisso contra o trabalho escravo em um pacto pela sustentabilidade firmado em junho de 2009, em que ratifica a adoção de restrições comerciais às empresas e suas subsidiárias que utilizam de mão de obra escrava ou análoga à escravidão.

A caida do Papa

Sem. Geovan Kuba, LC

Quando estamos perto do Papa sentimos uma emoção enorme. É o Vigário de Cristo na terra e estar perto dele é realmente emocionante.

Decidi ir à Missa do Galo. Era minha primeira vez, apesar de que já estou há um ano estudando aqui em Roma. Estava muito emocionado quando entrei na Basílica de São Pedro e me dei conta que estava justo ao lado da sacristia, por onde sairia o Papa. Os jovens que estavam comigo não podiam acreditar. Quando chegamos à Praça São Pedro pensávamos que já não podíamos entrar na Basílica pela quantidade de gente que estava esperando.

A Missa começou e vi os acólitos, companheiros meus no seminário, que encabeçavam a procissão. Como intuíamos, o Papa saiu justo por onde nos encontrávamos. A emoção tomou conta de nós. As câmeras fotográficas não tiveram capacidade suficiente para a quantidade fotos e vídeos que começamos a fazer. Tivemos a graça de que o Papa passasse a menos de um metro de nós.

Ele não tinha dado muitos passos quando escutamos gritos. Ao mesmo tempo já não conseguíamos vê-lo. Foi quando vi que ele estava no chão. Escutou-se um grande silencio na Basílica. A procissão parou. Os guardas levantaram o Papa rapidamente e lhe perguntaram se estava bem. Vi que fez um gesto positivo e começou a se arrumar ajudado pelo mestre de cerimônia. No momento, me deu um alivio. Perguntaram se ele queria continuar com a celebração. Quando o povo viu sua resposta positiva e que ele continuou caminhando em direção ao altar, começaram a aplaudir fortemente e se escutavam gritos de “Viva o Papa”.

Ver o Vigário de Cristo de perto é muito emocionante. No entanto vê-lo forte e decidido a levar nos ombros à Igreja nos faz sentir mais próximo ainda dele. O amor daquela gente pelo Papa foi contagiante aquela noite. Não houve nenhuma pessoa lá dentro que não aplaudisse.

A humildade que Bento XVI teve foi impressionante. Tenho certeza que ele queria nos dar uma lição. Ele é o Papa, uma pessoa importante no mundo. Mesmo este acontecimento não o impediu de continuar a procissão cumprimentando as pessoas. Na saída, pensei que ele já não iria cumprimentar ninguém, porque tivemos duas horas de Missa e ele já tem 82 anos de idade, além de ter caído e poder ter fraturado o braço como no verão. Grande surpresa eu tive quando ele começou a andar em nossa direção.

Nesse momento, aprendi outra lição de Bento XVI: o grande carinho e amor que tem pelas crianças. Ao nosso lado, havia uma criancinha que começou a chamar o Papa. Ele foi diretamente a ela e lhe deu a sua bênção. Recordei daquela frase do Evangelho: “Deixai que as crianças venham a mim e não as empeçam; porque daqueles que se fazem como eles é o Reino dos Céus” (Lc 18, 16).
Flamengo:
No início deste ano Porto Feliz está no centro das atenções na área esportiva. Além de ser uma das 23 sedes da Copa São Paulo de Futebol Junior, a cidade abriga de dias 6 a 15 a equipe do Flamengo, que fará sua pré-temporada na academia de futebol do Desportivo Brasil - Traffic.
Na Copa São Paulo de Futebol, a cidade recebeu partidas pelo grupo Q da competição que incluiu as equipes do Desportivo Brasil, Ceará, Figueirense e União Barbarense.
A última rodada da fase acontece no domingo, 10, quando jogam União Barbarense e Ceará às 14 horas e Figueirense e Desportivo Brasil às 16 horas. As partidas serão disputadas no estádio “Dr. Julien Fouque”, da Associação Atlética Portofelicense.
“Nosso objetivo é fazer de Porto Feliz um pólo de turismo esportivo e a vinda destas equipes para a cidade mostra que estamos no caminho certo”, disse a diretora de Esportes e Turismo do município, Regiane Bergamo.
“Este é um momento de análise para que a cidade se desenvolva cada vez mais neste sentido, contando com a parceria da iniciativa privada para que em 2014 Porto Feliz abrigue também uma seleção na Copa do Mundo”, finalizou.
Durante as partidas da Copa São Paulo, a Prefeitura através da Diretoria de Defesa do Cidadão realizou suporte e segurança de Jogadores e torcedores.
Futebol Internacional: Uma nota triste nesta sexta feira envolvendo a delegação de futebol do Togo, o ônibus que transportava a seleção rumo a Angola foi metralhado por rebeldes da região.
Dois Jogadores ficaram feridos e o motorista acabou morrendo no ataque, após o ataque os jogadores muito abalados e tristes não estão mais querendo disputar a principal competição do continente a Copa Africana de Nações. O ano não começou bem para o continente onde vai ser disputada a próxima Copa do Mundo, isso realmente é lamentável.
Os clubes da Inglaterra já estão pedindo a liberação dos jogadores de Togo que fazem parte das equipes inglesas preocupados com a violência que os jogadores ainda podem sofrer.
Copa Sub 15: Nesta quinta feira o time do Desportivo Brasil Sub15 entrou em campo pela primeira rodada da copa do brasil da categoria. A equipe estreou vencendo o Botafogo ( RJ) pelo placar de 1x0, a equipe volta a campo nesta sexta feira para enfrentar o Coritiba.
A competição está sendo realizada na cidade de Votorantim no estádio do SESI.
Bom começo para o time portofelicense.
Me ame quando eu menos mereço, pois é quando eu mais preciso.