quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tietê: Contribua para uma cidade mais limpa


A Prefeitura de Tietê, através da Secretaria de Transportes e Serviços Municipais, está instalando no bairro Povo Feliz contêineres que servirão para depósito de materiais inservíveis, recicláveis e entulho.

De acordo com Antônio Carlos Paludeto, secretário da pasta, a medida visa deixar o bairro mais limpo, organizado e bonito, entretanto, ressalta que todo material depositado nos contêineres deverá estar devidamente embalados em sacos plásticos, o que facilita seu recolhimento pelos coletores.
“A intenção é que agora o lixo não-orgânico não fique mais exposto nas calçadas ou terrenos do bairro, como forma de prevenir criadouros do mosquito da dengue e o aparecimento de animais peçonhentos “– afirmou Paludeto.
Porém, o secretário afirmou certa preocupação quanto ao uso correto no depósito dos materiais uma vez que, já nos primeiros dias, foi constado que ao invés de colocarem o lixo dentro dos contêineres, alguns moradores o deixaram fora ou a metros do local.
A Prefeitura agora conta com a colaboração dos moradores do bairro Povo Feliz quanto à correta utilização dos contêineres.

Em Portugual

Homilia do bispo do Porto na Missa do Corpo de Deus

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
- Por um mundo mais justo e fraterno!

Amados irmãos e irmãs, neste Corpo de Cristo que é a Santa Igreja:
Felicíssima coincidência faz com que nesta diocese e cidade estejamos a viver sucessivamente as características mais identificativas da piedade cristã-católica: visitou-nos o Santo Padre, visitou-nos Nossa Senhora de Fátima, na sua imagem peregrina, celebramos agora a permanente visita de Cristo Senhor nosso, no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Se, a 14 de Maio, o Sucessor de Pedro nos confirmou na fé e na missão, rodeado pela alegria e o assentimento duma multidão transbordante; se, na noite de 31 de Maio, o coração da cidade irradiou tanta luz na devoção à Mãe de Deus, que assim mesmo nos visitava e impelia a sermos, como Ela, visitadores do próximo: hoje, acolhemos de coração agradecido a oferta de Cristo, para O oferecermos a todos os que mendigam alimento da boca ou do espírito, na constante partilha do “pão que desce do Céu e dá a vida ao mundo” (cf. Jo 6, 33). Esta é a vida de Cristo, concebida e oferecida por Maria, esta a missão em que o Sucessor de Pedro nos confirmou: tudo recebamos então, com renovado acolhimento e compromisso.
Fatigado em extremo devia estar Abraão naquele dia, quando se aproximou de Salém… Muito generoso foi Melquisedec, rei da cidade e sacerdote do Altíssimo, que lhe ofereceu pão e vinho e o abençoou em nome do “Criador do céu e da terra”.

E aqui estamos nós hoje, celebrando a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no coração de outra cidade – a nossa cidade – trazendo fomes e cansaços, como os levava Abraão ao abeirar-se de Salém. E para recebermos do novo e eterno “Melquisedec” – Jesus Cristo, nosso Senhor – o pão e o vinho da sua oferta, bem mais excelente porque pessoal, sendo a si próprio que se entrega na vida e no sacramento.

Assim mesmo o lembrava São Paulo aos Coríntios, que já precisavam da advertência, por não retirarem da Eucaristia a consequência solidária que lhes competia. Lembra-lhes o Apóstolo que deviam guardar entre si uma comunhão correspondente à totalidade com que Cristo se dera e continuava a dar a todos e a cada um. Como dissera: “Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de mim”.

Memória viva da entrega de Cristo, memória perpetuada no testemunho de quem O recebia, com semelhante totalidade de acolhimento e oferta, sem restrições no afecto nem acepções de destinatários, pobres ou ricos, socialmente iguais ou distintos: assim devia realmente ser.

Solenidade de grande exigência é esta, amados irmãos e irmãs, porque se trata do coração da Igreja, que é Corpo de Cristo também. É insistência de São Paulo, aos coríntios e a outros, como a nós agora. Pouco antes do passo que escutámos, já ele tinha interpelado os mesmos coríntios: “O cálice de bênção, que abençoámos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão” (1 Cor 10, 16-17).

- Que grande é a responsabilidade de estarmos aqui, celebrando o Corpo e o Sangue do Senhor, amados irmãos e irmãs! Que enorme consequência deve ter, na vida que levarmos e no que fizermos dela. Se nos dispomos deveras a receber a única e total oferta de Cristo – que é a de si mesmo – como havemos de ser oferta também, àqueles que igualmente O recebem e a todos os que por Ele esperam, quer o saibam quer não. De nós O esperam, para que o Corpo de Cristo se alargue no mundo, convertendo a cidade em caridade!

Isto mesmo devemos ter em grande consideração e consciência, amados irmãos e irmãs: comungar o Corpo eucarístico de Cristo tem forçosamente de coincidir com a comunhão prática que exercitamos no seu Corpo eclesial. Não é mera devoção, no sentido fraco do termo; é grande responsabilidade, na acepção comunitária da Eucaristia. Pois no trecho de que foi tirada a segunda leitura desta Santa Missa, é precisamente à comunidade que São Paulo se refere, querendo-a unida e não dividida, apelando para isso à conformidade com Cristo eucarístico.

Sentia-se Paulo da desunião entre os coríntios: “… não posso louvar-vos: reunis-vos, não para vosso proveito, mas para vosso dano. Em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, há divisões entre vós…” (1 Cor 11, 17-18). Por isso mesmo lhes lembrava Cristo, que inteiramente se oferecera, para inteiramente ser recebido em adesão consciente e consequência prática.

Por se entregar, Cristo fez da morte vida, vida de quem O receba com igual disposição de morrer para si e viver para os outros, no Espírito de Cristo. Quem não entra nesta novíssima “lógica” da Eucaristia não está em condições de a receber e, se comunga sem conversão, de nada aproveita e mais se afasta. É ainda São Paulo a dizê-lo, sem poupar nas palavras nem na advertência: “… todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha. 

Assim, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Portanto, examine-se cada um a si próprio e só então coma deste pão e beba deste vinho; pois aquele que come e bebe, sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenação” (1 Cor 11, 28-29).   

Não nos dê isto receio nem reserva excessiva, em relação à Santíssima Eucaristia. Mas dê-nos muita seriedade e aplicação, no respeitante à verdade que queremos comungar. Como nos ensinou o Papa Bento XVI, o “Corpo” de Cristo cedo se assumiu em três acepções solidárias, nenhuma delas dispensável: “A Eucaristia é, pois, constitutiva do ser e do agir da Igreja. Por isso, a antiguidade cristã designava com as mesmas palavras – corpus Christi – o corpo nascido da Virgem Maria, o corpo eucarístico e o corpo eclesial de Cristo. Bem atestado na tradição, este dado faz crescer em nós a consciência da indissolubilidade entre Cristo e a Igreja. Oferecendo-Se a si mesmo em sacrifício por nós, o Senhor Jesus preanunciou de modo eficaz no seu dom o mistério da Igreja” (Sacramentum Caritatis, nº 15).

O Cristo que recebemos da Virgem Mãe é o mesmo que, ressuscitado, recebemos na Eucaristia, para com Ele formarmos um só corpo, entregue para a vida do mundo: - Que imensa verdade esta, amados irmãos e irmãs, que grande responsabilidade também, para sermos exactamente assim e nas actuais circunstâncias da cidade e do mundo, onde não faltam fomes e sedes, materiais e espirituais de toda a ordem!

E é ainda com o Papa que quero insistir, do modo mais directo e prático: “Cada celebração eucarística atualiza sacramentalmente a doação que Jesus fez da sua própria vida na cruz por nós e pelo mundo inteiro. Ao mesmo tempo, na Eucaristia, Jesus faz de nós testemunhas da compaixão de Deus por cada irmão e irmã; […] as nossas comunidades, quando celebram a Eucaristia, devem consciencializar-se cada vez mais de que o sacrifício de Jesus é por todos; e, assim, a Eucaristia impele todo o que acredita n’Ele a fazer-se ‘pão repartido’ para os outros e, consequentemente, a empenhar-se por um mundo mais justo e fraterno” (Sacramentum Caritatis, nº 88).

Por um mundo mais justo e fraterno… Este mundo preciso e concreto, que nos toca aqui e agora, caríssimos irmãos e irmãs, de modo particularmente grave onde falte trabalho e sustento, saúde ou companhia. Aí seremos nós Corpo de Cristo alargado, como realmente o comungamos e adoramos na Santíssima Eucaristia, “fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima Santa Maria”. Entendendo cada vez melhor e até ser de vez, que só assim comungamos dignamente o Corpo e o Sangue do Senhor, precisamente se o fizermos no seu Espírito, que é outro nome de Deus Caridade.

É ainda São Paulo que, usando a mesma metáfora do “corpo”, aplicada à comunidade cristã, insiste na atenção aos mais frágeis, sempre prioritária: “quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários. […] Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior honra ao que dela carecia, para não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros” (1 Cor 12, 22.24-26).

Amados irmãos e irmãs: unidade e solidariedade, com especial atenção aos mais fracos e pobres, são características indispensáveis da vida eucarística e eclesial. E, da Igreja para a sociedade que igualmente integramos, assim há-de sê-lo agora, quando as pesadas circunstâncias económicas e financeiras que nos atingem devem ser ultrapassadas por todos segundo as possibilidades de cada um e não agravando excessivamente a subsistência daqueles que já não têm o suficiente para si e para os seus.

Ouvimos o Evangelho: chegaram os Doze ao pé de Jesus, preocupados com a multidão que O ouvia e já não tinha sustento. Mandou-lhes Jesus que lhe dessem eles mesmos de comer, o que os deixou perplexos, pois só tinham cinco pães e dois peixes… Então, depois de mandar sentar a todos, “Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e pronunciou sobre eles a bênção. Depois partiu-os e deu-os aos discípulos, para eles distribuírem pela multidão…”.
A narração é claramente eucarística, como veremos de seguida sobre o altar desta igreja. Em nome de Cristo, o sacerdote pedirá ao Espírito que faça do pão oferecido o alimento abundante “para a alma e para o corpo”. Depois, todos os que O podermos comungar devidamente transmitiremos à multidão o mesmo Cristo recebido, “para a vida do mundo”. Quando, logo à tarde, levarmos o Santíssimo Sacramento em procissão, bem pelo centro da nossa cidade, Ele próprio nos levará consigo, ao encontro de todos os que O esperam, nos mil e um apelos de hoje em dia. E assim a Eucaristia se faz missão, no envio e entrega de Cristo em nós ao mundo mais concreto, perto ou longe, segundo as urgências levantadas.

Amados irmãos e irmãs, permiti-me uma última alusão: ainda em Ano Sacerdotal, vejamos nos nossos padres a continuação daqueles discípulos a quem Jesus mandou distribuir os pães do milagre. Rezemos por eles, que também rezam por todos. É cada um deles uma oferta de Cristo, que lhe comunicou muito especialmente a sua paixão pelo povo, nascendo todos do “amor do Coração de Jesus”, segundo a definição certeira do Santo Cura d’Ars.

Como lemos noutro passo evangélico: “Contemplando a multidão, Jesus encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe’” (Mt 9, 36-38). A seguir, Jesus chamou doze discípulos, primeiros de tantos mais, para alargarem a sua missão salvadora (cf. Mt 10, 1 ss).


Roguemos então pelos sacerdotes, sinais vivos da compaixão de Cristo e primeiros distribuidores do seu “pão”, eucarístico e solidário. Pela sua acção, toda a comunidade cresce nos mesmos sentimentos de entrega e serviço. Concretamente, abnegadamente. E também assim, também por eles, o realismo do magnífico quadro que o Evangelho nos trouxe continuará presente: Jesus saciando a multidão pela força do Espírito e a colaboração dos Doze, desdobrados em muitos, “para a vida do mundo”.

Porto, Igreja da Trindade, 3 de Junho de 2010

Itu: Ituano comemora 63 anos de existência


Os torcedores do Ituano Futebol Clube tiveram um bom motivo para festejar no fim do mês de maio: o Galo de Itu completou 63 anos de existência. Apesar da comemoração e do clima de descontração no CT, a equipe segue treinando firme para a estreia na Copa Paulista, que acontece no dia 18 de julho.

Nos últimos dez anos, o Ituano foi campeão Paulista da 1ª divisão em 2002 e campeão Brasileiro da série C em 2003. Apesar disso, atualmente a equipe está fora da disputa do Campeonato Brasileiro. Neste ano, após garantir a permanência na 1ª divisão do Paulista, o Galo vai disputar apenas a Copa Paulista.
"Nosso objetivo é fortalecer o elenco para 2011. No ano passado tínhamos apenas três atletas nesta época do ano. Agora começamos a preparação com 17 atletas que disputaram o Paulista. Já teremos uma base para o ano que vem. É isso que precisamos”, destaca o administrador e ex-jogador do clube, Juninho Paulista.
Com o objetivo de reverter de vez o quadro negativo, o clube pretende fazer novos investimentos neste ano. “Estamos nos preparando e vamos formar as categorias de base para 2011. O Ituano terá as categorias sub 15 e sub 17”, finaliza.


Primeiro tropeço
O Ituano realizou o seu primeiro jogo treino na sexta-feira (28 de maio), no estádio Novelli Júnior, em Itu. A equipe estreou o ano com derrota, perdendo pelo placar de 2x1 para o Paulínia, equipe que disputa a Série B do Paulista. O único gol do Galo foi marcado por Anderson Ataíde.
“O importante neste momento é que já temos uma equipe completa. Diferente do ano passado quando começamos do zero”, se explicou o técnico Doriva. O time que começou o jogo treino teve a seguinte escalação: Saulo; Serginho, Rafael Alves, Jean Pablo e Ralph; Cássio, Sales, Alan e Ataíde; Daniel e Romão.
São 16 jogadores que disputaram o Campeonato Paulista que seguem trabalhando no Ituano. O zagueiro Rodrigão foi emprestado para o Guarani. Nesta fase, o técnico Doriva tem observado vários jogadores que foram indicados para compor o elenco. Depois de uma semana de avaliação em 54 atletas, apenas cinco foram aprovados e seguem sendo analisados.


FPF divulga tabela
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na segunda-feira, dia 10 de maio, os grupos que participarão da Copa Paulista 2010. O Galo de Itu aparece no Grupo 3, junto com Mogi Mirim, Paulista de Jundiaí, Rio Branco de Americana, União Agrícola Barbarense, União S.João de Araras, XV de Piracicaba e Red Bull (Campinas).
A primeira rodada da Copa Paulista acontecerá no dia 18 de julho. O Campeonato será disputado em cinco fases. Na primeira, as equipes jogarão entre si, em turno e returno. Classificam-se para a segunda fase as quatro equipes com a melhor colocação de cada grupo. As equipes classificadas para a terceira, quarta e quinta fases seguirão os critérios classificatórios de acordo com o regulamento do campeonato.

mensagem para você

Obrigado por ter dito algumas vezes o que eu realmente precisava ouvir em vez do que eu queria que você dissesse, e por ter me mostrado um outro lado a considerar.
Silvia Schmidt

  Obrigado por ser um amigo e tanto para mim.

Semana do meio ambiente em Porto Feliz 2010

A Prefeitura de Porto Feliz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável promove de 4 a 11 de junho a décima edição da Semana do Meio Ambiente.

O tema deste ano será “Ecocidadania e Sustentabilidade: uma cidade que respeita a natureza colhe um futuro melhor”, e conta com programação variada. 

A abertura oficial será na sexta-feira, 4, às 20h, na praça dr. José Sacramento e Silva (Matriz) com a entrega da medalha ecológica. Na sequência começa a 1º Exposição Regional de Orquídeas, organizada em parceria com a Associação Orquidofila de Porto Feliz. A exposição vai até o dia 6, das 9h às 18h. 

No sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá trilha ecológica e visita ao Jequitibá Histórico com o grupo Ecológico Bandeirantes e Missa na igreja Matriz.

A programação inclui também o projeto Tendas do Saber, que de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, estará na praça da Matriz. O projeto busca despertar a conscientização de alunos e população sobre cuidados com animais peçonhentos, posse responsável de cães, coleta e reciclagem de lixo eletrônico e óleo de cozinha.

Na segunda-feira, 7, às 19h, no Espaço Cultural Olair Coan, a Lanxess lança em parceria com a Prefeitura o projeto Ciclo Verde. Na sequência acontece palestra com a promotora de Justiça Renata Lucia Mota Lima de Oliveira Rivitti e com o ambientalista Gabriel Bittencourt, sobre Meio Ambiente.

A Semana de Meio Ambiente 2010 terá ainda plantio de mudas às margens do Ribeirão Avecuia, passeatas ecológicas, oficina e teatro. A realização da Semana tem apoio da iniciativa privada.
 
 
Confira a programação:

Dia 4 (Sexta-feira):ABERTURA OFICIAL DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
ENTREGA DA MEDALHA ECOLÓGICA 2010
Horário: 20h
Local: Praça da Matriz
1ª EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS – ABERTURA
Parceria com a Associação Orquidófila de Porto Feliz
Horário: 21h às 22h30
Local: Praça da Matriz

Dia 5 (Sábado)
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
VISITA AO JEQUITIBÁ HISTÓRICO E TRILHA ECOLÓGICA
Participação: Grupo Ecológico Bandeirantes
Horário: 8h
Local: Bairro Xiririca 

1ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DE ORQUÍDEAS
Horário: 9h às 21h
Local: Praça da Matriz
Palestra: 14h - Noções Básicas para Cultivo de Orquídeas – Gilmar de Souza
MISSA
Horário: 19h
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

Dia 6 (Domingo)CAMINHADA ECOLÓGICA
HAVERÁ REVOADA DE 1000 BALÕES BIODEGRADÁVEIS COM SEMENTES
Horário: 9h
Percurso: Terminal Rodoviário, Av. Dr. Antonio Pires de Almeida e ruas do centro da cidade
1ª EXPOSIÇÃO REGIONAL DE ORQUÍDEAS
Horário: 9h às 18h
Local: Praça da Matriz

Dia 7 (Segunda-feira)
PROJETO NOSSA PRAÇA
Participação Especial: Projeto Jovem Aprendiz
Horário: 10h
Local: Praça Pedro Trentim

TENDAS DO SABER
Temas:
ANIMAIS PEÇONHENTOS – 
POSSE RESPONSÁVEL DE CÃES – 
COLETA E RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO E DO ÓLEO DE COZINHA - 
DOAÇÃO DE MUDAS

Horário: 9h às 16h
Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva

LANÇAMENTO DO PROJETO CICLO VERDE
PARCERIA COM EMPRESA LANXESS
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Olair Coan
PALESTRA
Tema: Meio Ambiente
Palestrantes: Dr. Renata Lucia Mota Lima de Oliveira Rivitti – Promotora de Justiça e do Meio Ambiente de Porto Feliz e Gabriel Bittencourt - Ambientalista
Horário: 19h45
Local: Espaço Cultural Olair Coan 

Dia 8 (Terça-feira)
DIA DO RIBEIRÃO AVECUIA
OFICINA TÉCNICA
Tema: Arte - Educação Ambiental no Ensino Formal
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Centro de Educação Ambiental

TENDAS DO SABER
Temas: ANIMAIS PEÇONHENTOS – POSSE RESPONSÁVEL DE CÃES – COLETA E RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO E DO ÓLEO DE COZINHA - DOAÇÃO DE MUDAS
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva

Dia 9 (Quarta-feira)
TENDAS DO SABER
Temas: ANIMAIS PEÇONHENTOS – POSSE RESPONSÁVEL DE CÃES – COLETA E RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO E DO ÓLEO DE COZINHA - DOAÇÃO DE MUDAS
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva

PASSEATA AMBIENTAL
Participação: Escola Municipal Coronel Esmédio e Colégio Porto dos Bandeirantes
Horário: 14h
Saída: Praça Dr. José Sacramento e Silva
Percurso: Ruas do centro da cidade

MUTIRÃO DA SACOLINHA SUSTENTÁVEL
Horário: 18h
Local: Supermercado Paulistão

Dia 10 (Quinta-feira)
TENDAS DO SABER
Temas: ANIMAIS PEÇONHENTOS – POSSE RESPONSÁVEL DE CÃES – RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO E DO ÓLEO DE COZINHA - DOAÇÃO DE MUDAS
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva

AÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Teatro interativo com temática socioambiental 
Participação: Moradores da Cidade dos Velhinhos
Horário: 9h
Local: Cidade dos Velhinhos

AÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Ação: Plantio de 200 mudas
Participação: APAE, Escola Zilda Tomé e atletas do Desportivo Brasil
Horário: 14h30
Local: Academia Traffic de Futebol

Dia 11 (Sexta-feira)
PROJETO NOSSA PRAÇA
Participação: Formandos do 9º ano - Escola Municipal “Vereador Carlos Roberto de Oliveira” 
Horário: 10h e 14h30
Local: Escola Municipal Vereador Carlos Roberto de Oliveira  

PEDÁGIO AMBIENTAL
Entrega de folder educativa, lixeira de carro, chaveiro e sacola sustentável
Horário: 13h
Local: Av. Capitão Joaquim Floriano de Toledo

MUTIRÃO PARA PLANTIO DE MUDAS
Plantio de mudas de espécies nativas na mata ciliar do Ribeirão Avecuia
Participação: Instituto Refloresta – Prefeitura Municipal – SAAE – Escolas “Prof. Domingos de Marco” e “Prof.ª Luiza de Carvalho Pires”
Horário: 9h às 11h e 13h30 às 15h30
Local: APA Avecuia

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

Evangelho segundo S. Lucas 9,11-17.

Mas as multidões, que tal souberam, seguiram-no. Jesus acolheu-as e pôs-se a falar-lhes do Reino de Deus, curando os que necessitavam. 
 
Ora, o dia começava a declinar. Os Doze aproximaram-se e disseram-lhe: 
«Despede a multidão, para que, indo pelas aldeias e campos em redor, encontre alimento e onde pernoitar, pois aqui estamos num lugar deserto.» 
 
Disse-lhes Ele: 
«Dai-lhes vós mesmos de comer.» 
 
Retorquiram: 
«Só temos cinco pães e dois peixes; a não ser que vamos nós mesmos comprar comida para todo este povo!» 
 
Eram cerca de cinco mil homens. Jesus disse aos discípulos: 
«Mandai-os sentar por grupos de cinquenta.» 
 
Assim procederam e mandaram-nos sentar a todos. Tomando, então, os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os aos discípulos, para que os distribuíssem à multidão. 
 
Todos comeram e ficaram saciados; e, do que lhes tinha sobrado, ainda recolheram doze cestos cheios.

Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano, Doutor da Igreja
Orações


«Eis o pão que os anjos comem transformado em pão do homem; só os filhos o consomem» (Sequência da festa)


Deus todo-poderoso e eterno, eis que me aproximo do sacramento do Teu Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Doente, venho ao médico de Quem a minha vida depende; manchado, à origem da misericórdia; cego, ao fogo da luz eterna; pobre e desprovido de tudo, ao Senhor do céu e da terra.

Imploro, pois, a Tua generosidade imensa e inesgotável a fim de que Te dignes curar as minhas enfermidades, lavar as minhas manchas, iluminar a minha cegueira, compensar a minha indigência, cobrir a minha nudez; e que assim possa receber o pão dos anjos (Sl 77, 25), o Reis dos reis, o Senhor dos senhores (1Tim 6, 15), com todo o respeito e humildade, toda a contrição e devoção, toda a pureza e fé, toda a determinação de propósitos e a rectidão de intenção que a salvação da minha alma exige.

Permite, peço-Te, que não receba simplesmente o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, mas toda a força e eficácia do sacramento. Deus cheio de doçura, permite-me receber de tal maneira o Corpo do Teu Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, este corpo material que Ele recebeu da Virgem Maria, que mereça ser incorporado no Seu Corpo místico e fazer parte dos seus membros.

Pai cheio de amor, permite que eu possa um dia contemplar de rosto descoberto e por toda a eternidade este Filho bem amado que me preparo para receber agora sob o véu que convém à minha condição de viajante. Ele que, sendo Deus, vive e reina Contigo na unidade do Espírito Santo pelos séculos e séculos. Amen.

Capivari: Relatório final das Unidades Básicas de Saúde


Após visita nos Postos de Saúde, onde conversamos com profissionais da área da saúde e com usuários do sistema, chegamos à conclusão de que a situação das unidades básicas do setor, bem como do Posto Central é muito preocupante.

Temos a relatar que em determinados dias da semana não se encontra o profissional médico nas UBS´s e quando se tem constatamos ser por apenas meio período, como segue abaixo:

Posto de Saúde do Castellani (segunda-feira não tem médico, quarta, quinta e sexta-feira não há atendimento médico na parte da tarde e de terça-feira não há atendimento na parte da manhã)

Posto de Saúde do Engenho Velho (sexta-feira não há atendimento médico e de segunda, terça, quarta e quinta-feira não há atendimento na parte da tarde).

Posto de Saúde do Padovani (quinta-feira não há atendimento médico e de segunda, terça, quarta e sexta-feira não há atendimento pela manhã)

Posto de Saúde do São João (terça e sexta-feira não há atendimento médico e de segunda não há atendimento na parte da manhã e na quarta e quinta-feira não há atendimento a tarde)

Posto de Saúde do Porto Alegre (quinta e sexta-feira não há atendimento médico e segunda e terça-feira não há atendimento no período da manhã e de quarta no período da tarde)

Ainda sobre a questão da ausência de atendimento médico, constatamos que na maioria dos postinhos existe um limite de consultas destes profissionais que consideramos ser insuficiente para atender a demanda, recaindo os serviços, na maioria das vezes, ao Pronto Socorro Municipal, que fica sobrecarregado com a alta procura. Percebemos também que não há oferta de profissional médico do Programa Saúde da Família na UBS do do Alto do Castellani, bem como na UBS do Padovani.
Na questão estrutural da maioria das unidades de saúde a situação deixa a desejar, ou seja, não existem salas de arquivo e nem informatização do sistema, os computadores estão obsoletos, em algumas unidades sequer existem computadores, não temos sala específica para vacinação, falta de manutenção em paredes, o que tem ocasionado infiltrações e o aparecimento de umidade, bem como de trincas.
Na maioria das unidades falta local apropriado para o almoxarifado, portas e sanitários em boas condições, bem como ventilação adequada. Notamos ainda que nas UBS´s onde existe o Programa de Saúde da Família não se tem veículo disponível diariamente, ocorrendo o revezamento do automóvel entre as equipes que atendem nas unidades de saúde.
No posto de saúde central, a sala de inalação está em situação nada agradável. Não possui sistema de som para chamada de pacientes, não possui segurança ou guarda municipal, não se tem ambulância de plantão, a sala de coleta de sangue vem sendo dividida com o almoxarifado, o que consideramos inadequado para o bom funcionamento da unidade. Nota-se também que não existem placas de identificação de atendimento, bem como falta de identificação dos servidores.
Chegamos a conclusão de que o baixo número de atendimento nos postinhos faz com que o pronto socorro se sobrecarregue, o que dificulta o atendimento e deixa a população perplexa em não encontrar o profissional médico nas unidades de bairro.
Há, portanto, um cenário desolador uma vez que vários problemas têm afetado o serviço de saúde pública municipal, tornando o setor um grande alvo de reclamações. Cremos que as propostas elencadas no Plano de Governo do atual prefeito sejam colocadas em prática (aumento do horário de atendimento dos postos de saúde dos bairros e exigência de rigoroso cumprimento dos horários de trabalho por parte dos médicos, independentemente do número de consultas), bem como se estabeleça, ou seja, divulgado se existir um calendário determinando as reformas nas unidades necessitadas, para que o sistema possa atender a população de forma rápida e eficiente.










Fonte: Nossojornal.com

Grupo de Oração faz Seminário em Porto Feliz

O Grupo de Oração Divina Aliança, da Renovação Carismática Católica de Porto Feliz, que se realiza todas as sextas-feira na comunidade Santa Cruz da Paróquia São João Batista!

O Seminário é um determinado período de tempo, em que o grupo de oração trata de certos temas numa direção, neste caso, o foco é a família, toda uma programação foi estruturada com o intuito de trabalhar com as famílias de Porto Feliz.

Conheça a programação:

Seminário para Famílias Grupo de Oração Divina Aliança Porto Feliz -SP


Tema: "Creia no Senhor Jesus, que será salvo Tu e Tua Família"

Primeira noite!
Sexta-feira dia 04 de junho a partir das 19h30m
ADORANDO JESUS EM FAMÍLIA
pregadores: Nitemar e Mirian

Segunda noite!
Sexta-feira dia 11 de junho 19h30m
ESPÍRITO SANTO ABENÇOA E SANTIFICA NOSSA FAMÍLIA
Pregadores: Milton e Agda

Terceira noite!
Sexta-feira dia 18 de junho 19h30m
JESUS SENHOR E SALVADOR DE NOSSAS FAMÍLIAS
Pregadores: Juliana Cristina e Alan


Última noite!
Sexta-feira dia 25 de junho 19h30m
PERDÃO E AMOR NA UNIÃO DA FAMÍLIA
Pregadores: Pedrinho e Ivonete

assembleia da RCC 2010
Iara (de cinza) e Cibeli (de azul) no centro da foto

Iara Tavares Azevedo Rodrigues da Silva, coordenadora do Grupo de Oração, faz um  convite pessoal a todos que não conhece, e também aos que já frequentam, mesmo que seja outro grupo de oração, para que venha experienciar esta Graça de Deus nas Famílias. Momentos de louvor, oração, animação, pregações, e também faz questão de ressaltar que o grupo possui uma equipe de Evangelização Infantil, que atenderão os casais que vierem acompanhado de seus filhos.

Cibeli Marteli Coan, é a auxiliar de coordenação do Grupo de Oração Divina Aliança!

Dúvidas, basta ligar para Iara 3261 2182 - 7812 1180