domingo, 18 de outubro de 2009


Esta é uma séria que aborda a realidade da mulher na Idade Média.
Texto dividido em diversos dias, para leituras rápidas e não cansativas.


MulherFlor1.jpg (373×370)

A MULHER NA IDADE MÉDIA


Por AZEVEDO, Fernanda Carminati Zambrotti.

Apostolado Veritatis Splendor: A MULHER NA IDADE MÉDIA.


È claro que muitos poderiam questionar que na idade média havia ainda uma predominância masculina, claro, isso derivou dos séculos em que a sociedade marginalizou a mulher. Mas o que é interessante notar, e é incontestável frente aos fatos, é que Igreja lutou pela mulher, a educou como nunca antes: "Na Idade Média, algumas universidades, e, muito particularmente a universidade de Bolonha, tinham admitido, do século XII ao século XVII, algumas mulheres, e chegaram a oferecer cátedras de direito a diplomadas femininas como, por exemplo, Magdalena Buonsingnori, Betina Calderini e Bettesta Gozzadini."-(Sullérot 1970, p.l 10).

POR QUE O PECADO ATRAI TANTO?

POR QUE O PECADO ATRAI TANTO?








Por que o pecado atrai tanto?
Porque os homens por seus desvios e desencantos,
afastam-se do caminho do Senhor...
E enquanto o resultado atroz do pecado não vem...
continuam sua saga pérfida...
como um fogo fundido...
Ardendo em seus sentidos...
queimando suas entranhas...

E parecem insaciáveis...
no lodaçal da loucura que os tomou...
E assim aumentam o abismo de seus vícios...
Malefícios infernais...
Angústias...
Dores eternas da alma...
Perdição sem fim...
Maldição...
Nada mais...

O que dizer de tudo isso?
Não tenho palavras para expressar...
como vai acabar a vida se continuar assim...
Somente insisto que enquanto temos tempo...
podemos reverter o sofrimento terrível que está por vir...
Porque o devir de quem faz o mal...
É permanecer no mal que fez para sempre...

A não ser que num de repente...
volte-se arrependido,
compungido em seu coração...
para obter a salvação,
tão necessária na luta contra o mal...

Ó Senhor...
É sempre assim...
As criaturas nos levam para lugar nenhum...
Porque, nelas, tudo é efêmero...
Corriqueiro...
Passageiro...
e nunca satisfaz...
E onde fica a Paz?
Nessa situação?
Não sei...
Escafedeu-se...
Talvez, pra nunca mais...


Paz e Bem!

Igreja na Espanha

Mais de um milhão de espanhóis alagaram Madrid para defender a vida ante o aborto

.-

Dois milhões de pessoas, segundo a organização, e 1,2 milhões de pessoas, segundo a Comunidade de Madrid, secundaram ontem a manifestação convocada por 42 associações civis em Madrid contra o projeto de lei do aborto do Poder Executivo de José Luis Rodríguez Zapatero.

Entre os mais de cinqüenta representantes do Partido Popular presentes na marcha estavam o ex-presidente do Governo José María Aznar; a secretária geral do PP, María Dolores del Cospedal; o eurodiputado e ex-ministro do Interior, Jaime Maior Oreja; e a presidenta da Comunidade de Madrid, Esperança Aguirre. Por parte do PSOE, um vereador sevilhano, o segundo tenente de prefeito de Paradas, Joaquín Manuel Montero. Também assistiram à marcha representantes de várias confissões religiosas, mas nenhum bispo.

Depois das cinco da tarde, e com 21 graus de temperatura no centro de Madrid, os milhares de manifestantes começaram sua marcha desde a Porta do Sol com destino à Porta de Alcalá. O calor e a multidão foram os causadores de boa parte das mais de cinqüenta atenções sanitárias, a maioria por enjôos e quedas de tensão.

Os participantes, atrás de dois cartazes com as legendas 'Cada vida importa' --levada pelos representantes das 42 associações convocantes, à cuja cabeça está o presidente do Foro Espanhol da Família (FEF), Benigno Blanco-- e 'Mulheres contra o aborto' --que coordenam as jornalistas Cristina López Schlichting, Isabel San Sebastián, Isabel Duram, María Pelayo e María López, fundadoras da plataforma do mesmo nome, entre outras-- demoraram uma hora em chegar à Porta de Alcalá.

Os assistentes levavam pôsteres com as frases: 'Zapatero: Sua mãe disse sim', 'Não ao aborto'. 'Tenho 11 filhos', 'Mamãe tenho muitas vontades de te abraçar', 'Aborto, extermínio silencioso: Governo culpado', 'Viva a mãe que te deu à luz, 'Aborto: o maior genocídio, mas nenhum governo da Espanha o quis impedir', 'Logo dirão, que somos cinco ou seis" ou 'Paremos o holocausto do século XXI'. Os jovens e as garotas de 16 anos eram os que mais cantavam e gritavam: 'Aborto não, aborto não, vida sim, vida sim' e 'Tenho 16 e digo não'.

Bandeiras da Espanha, bandeiras com o logotipo da manifestação e bandeiras vermelhas da plataforma Direito a Viver (DAV) deram cor à marcha, junto a balões vermelhos e grandes bolas da DAV que passavam de pessoa em pessoa, balões de outras cores de diversas associações pró-vida e globos de hélio amarelo que serviram para elevar a faixa gigante com o lema 'Cada vida importa' (de 60 por 20 metros).

Muitos dos convocados vestiam as camisetas oficiais da manifestação, que tinham adquirido previamente a três euros (preço de custo). Também houve quem acudiu disfarçado, como um jovem que pintou a cara de negro e levava um pôster que dizia: 'Não caia no lado escuro'. Além disso, as organizações pró-vida repartiram diversos material de suas associações entre o público, como por exemplo, os 'Bebês-Aído', um boneco que representa um feto de 12 semanas.

Para financiar a marcha, cujo custo se situa ao redor dos 130.000 euros, os voluntários passaram 500 cofres entre os manifestantes e continuamente se animava desde os megafones a fazerem donativos de um euro mandando uma mensagem de celular ao número 7745 com a palavra 'VIDA'.

"Desproteção" da Mãe e do Não-Nascido

Os cartazes chegaram por volta das seis da tarde à Praça da Independência, onde tocavam canções como 'Life is life' (Opus), 'Vida a vida' (Coldplay) ou 'Revolução' (Amaral) a um forte volume graças aos 30.000 watts de potência. Em um cenário orientado para a Praça de Cibeles, haviam falado por volta dessa hora várias pessoas que narraram testemunhos sobre o aborto, as quais coincidiram em qualificar de "drama" o aborto, e também falaram sobre sua decisão de dar à luz.

Depois de tomar a palavra o jornalista da Cadeia 100 Javi Neve, apresentador do ato, que assegurou que é "a maior manifestação da história da Espanha", dirigiu-se ao público o ator Eduardo Verástegui, que explicou o papel principal que tem o homem no aborto. Então se celebrou um ato em memória das vítimas do aborto. Enquanto o silêncio reinava na Porta de Alcalá, Pedro Alfaro tocava para a ocasião no violoncelo o 'Prelúdio Cello Suíte 1 em G Maior', de Bach, enquanto 5.000 globos brancos voaram sobre as cabeças dos assistentes.

O manifesto da marcha foi lido então pelas jornalistas Cristina López Schlichting, Isabel Duram, e Isabel San Sebastián, da plataforma 'Mulheres contra o aborto'. As associações convocantes, às quais se aderiram outras 288 nacionais e internacionais, pediram ao Governo a retirada do Projeto de lei que estabelecerá o aborto livre nas primeiras 14 semanas da gravidez. Durante a leitura, alguns manifestantes gritaram "Zapatero demissão, Zapatero demissão".

Para os manifestantes, a iniciativa do Governo suporá "a desproteção total das duas vítimas do aborto: o menino não nascido, que carecerá de todo amparo jurídico, e a mulher, empurrada ao aborto sem alternativas possíveis".

Segundo o juízo dos organizadores, a nova lei "privará a mulher de seu direito à maternidade", "não fará nada por evitar abortos e crescerá quantitativamente o imenso fracasso que é sempre um aborto provocado".

Depois das sete da noite, Benigno Blanco fechou o ato em nome de todas as associações convocantes da plataforma 'Cada vida importa', pedindo aos políticos que escutem "o clamor da rua" sobre a nova Lei do Aborto. "O direito à vida é muito importante. Deve ser protegido. Uma sociedade sã e humana não pode conviver com uma lei permissiva do aborto, nem com a atual, nem com a anunciada, nem com nenhuma delas", disse. A manifestação concluiu, tal como estava previsto, às 19.15h.

Dia Mundial das Missões, neste domingo



Dia Mundial das Missões Dom Eugenio de Araujo Sales
Cardeal Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro





Uma instituição manifesta vitalidade pelo seu crescimento. A força expansiva é sinal positivo, prova que não está afetada pela ação desagregadora da morte. A estagnação ou inércia já são indício de declínio.

A Igreja, embora, protegida pelas promessas do Senhor, tem experimentado, na sua dimensão temporal, períodos diversos.

O Dia Mundial das Missões fala da tarefa de evangelizar, que nos foi imposta pelo Salvador.

Convém lembrar que o impulso na propagação da Mensagem redentora não é dirigido somente a terras distantes ou a meios descristianizados, mas deve também manifestar-se nas nossas paróquias, em nossas comunidades, onde é constatada uma real presença da Igreja de Jesus Cristo.

O Dia Mundial das Missões relembra essa universalidade, meta a atingir e agentes a empregar.

O Dia Mundial das Missões une a Igreja Universal em torno de um ideal: a vitória de Cristo no mundo. Essa causa “não se limita às necessidades materiais ou mesmo espirituais que se exaurem no âmbito existencial temporal, mas na salvação transcendente que se realiza no Reino de Deus. Este Reino está também neste mundo e em sua história e é força de justiça, paz, verdadeira liberdade e respeito pela dignidade de todo ser humano”, nos diz o Santo Padre Bento XVI em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2009.

Ocupemos nosso lugar na vanguarda ou na retaguarda, mas sempre no seio de Cristo, que é sua Igreja. Se aí estivermos, quando formos chamados, poderemos responder: “presente!” E essa resposta há de perdurar por toda a eternidade.

Notinhas da Igreja


Missas/celebração de domingo à noite:


Nossa Senhora Aparecida 18h
Igreja Santa Rita 19h30m
Igreja São José e São Bento 19h30m

Igreja Mãe dos Homens 19h

Igreja São João Batista 19h



Segunda-feira

Missa na Capela do Calvário no Cemitéiro velho 7h15m
Grupo de Oração Bom Pastor 13h Igreja Mãe dos Homens
15h Missa na Igreja Mãe dos Homens
19h30m Hora Santa na Capela do Colégio as 19h30m
19h30m Reunião da Fraternidade São Maximilano Kolbe (Movimento de Assis)
19h30m G. O. Jesus Caminho Verdade e Vida/RCC Ig N S das Graças

Igreja Nossa Senhora Aparecida, secretaria Paroquial atendimento as 13h




Terça-feira
15h Missa na Igreja de são Benedito
19h30m Missa na Capela do Colégio São José
19h30m G.O. Sagrada Familia/RCC Igreja N S Aparecida
19h30m G.O. S F de Assis/RCC Igreja São Francisco de Assis
19h30m G.O. Fonte de Água Viva Igreja Mãe dos Homens




Fé e Política
Pe Chico está engajado em constituir um grupo forte e perseverante para a Pastoral de Fé e Política. Ele está acionando o Movimento dos Focolares de Itu, que está fazendo uma formação a respeito. O Movimento dos Focolares tem engajamento na Política.




Junfec
Os trabalhos continuam com os Mms multiplicadores missionários do Emaús. A idéia é colocar um casal de Porto Feliz, para acompanhar esta Pastoral Jovem, que se reunem as 17h de cada sábado na igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida.



Vamos lá…

convite

Jornada Jovem dos Focolares
Vai acontecer no domingo dia 25, a jornada jovem do Movimento dos Focolares. Encontro que conta com jovens de outras religiões também, e jovens católicos de toda parte do Brasil.
Informações Sara 3262 2290




Entrevista
Na Canção Nova, aconteceu uma entrevista com os Frei Vitório Mazzurco e Frei Antonio Moser, falando de São Francisco de Assis e do texto Reencantar a Vida. O programa foi em Pauta.