VOTORANTIM
Aabriu diversos curso a população: de biscuit, pintura em telas ou em tecidos, e ainda, de corte e costura e para tênis de mesa feminino para todas as idades. Prafeitura que investe em educação, seu povo ganha e o município cresce.
CAPIVARI
A prefeitura envia 180 mil reais por mês ao Pronto Socorro e está tendo muitas reclamações por falta de médicos. Já tem gente indo para Rafard e receber atendimento médico adequando. Vereadores estão cobrando.
Iperó
Para otimizar o emprego de medicamentos no Sistema de Saúde de Iperó, foi criada pela Prefeitura local a Comissão de Farmácia e Terapêutica. Formada no início do ano, a Comissão conta com dois médicos, dois farmacêuticos, um assistente social e uma enfermeira. "A Comissão trabalha para racionalizar a assistência farmacêutica, achando um ponto de equilíbrio entre a prescrição dos médicos e os protocolos do Ministério da Saúde", afirma o secretário de Saúde iperoense. Os protocolos são diretrizes do Ministério sobre o tratamento das doenças.
O trabalho da Comissão inclui a análise dos protocolos e dos remédios atualmente usados. A equipe vai ajudar na constante revisão da lista de remédios fornecidos pelo Município, atenta aos medicamentos pouco utilizados e às demandas da população. "É um trabalho dinâmico, pois a todo momento novos remédios entram no mercado e os protocolos do Ministério também sofrem alterações. Os demais médicos da rede também estão convidados", conclui o secretário.
IPERÓ 2
Crianças iperoenses também participaram do projeto "Vá ao Cinema", uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura local. Os alunos da rede municipal de ensino assistiram aos filmes na sala de cinema em Boituva, em quatro sessões diárias. Em 2009, foram incluídos todos os alunos da rede municipal, inclusive do ensino infantil, creches, alunos da Apae e EJA (Educação de Jovens e Adultos), somando um público de mais de 5.200 estudantes. Foram 560 alunos visitando a sala de cinema diariamente.
SALTO
Na avaliação da Secretaria da Cultura e Turismo, os objetivos da “Paixão de Cristo”, ocorrida nos dias 4 e 5 de abril, na praça XV de Novembro, foram ultrapassados, se considerada a performance apresentada e o público reunido. Os monitores de turismo conseguiram registrar a presença de visitantes de doze diferentes cidades.
Segundo apurou a Secretaria, pessoas de Itu, Indaiatuba, Sorocaba, Campinas, São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Bernardo, Jundiaí, Valinhos, Osasco e Americana vieram para Salto especificamente para assistir à encenação.
Alguns dos momentos aplaudidos da 15ª edição do evento foram: a apresentação do menino Jesus e a Santa Ceia. Judas entregou Jesus com um beijo na boca. No final o diretor José Roberto Orlandini foi parabenizado pelo acontecimento.TATUI
A cooperativa de materiais recicláveis denominada "Renascer", conhecida atualmente como Cooperativa de Reciclagem Tatuí, vai expandir seus trabalhos. Com quase quatro anos de existência, a Cooperativa surgiu como uma alternativa de renda para os 31 trabalhadores que antes não tinham qualquer condição de higiene e garantia de emprego. "No mês de janeiro deste ano, cada cooperado conseguiu receber cerca de R$ 600, porém em razão da crise o preço dos materiais caiu e esse valor diminuiu em fevereiro", destaca o presidente da Cooperativa, Oscar Vieira Neto.
Visando conscientizar a população, aumentar o volume dos reciclados e manter o salário dos integrantes da Cooperativa, serão também iniciadas alternativas para ampliar o número de bairros que farão parte da coleta. Segundo Neto, a coleta envolve cerca de 70% da área urbana da cidade, totalizando 110 toneladas de lixo reciclável por mês. Entre os processos de recolhimento, destaca-se a coleta de porta em porta e em indústrias, passando pela triagem, prensa e, por fim, o destino às indústrias de reciclagem.
Hoje em dia, a Cooperativa está localizada no km 113,3 da Rodovia Antônio Romano Schincariol, onde funcionava a antiga empresa Fersol. O local possui uma estrutura adequada para os trabalhadores, que antes atuavam em lixões e na coleta irregular.
SOROCABA
O prefeito Vitor Lippi pediu aos secretários Fernando Furukawa (Finanças), Januário Rena (Administração) e Rodrigo Moreno (Recursos Humanos) um plano de contenção de gastos. O documento será entregue até sexta-feira ao prefeito.
De acordo com Rodrigo Moreno, deverá ocorrer novo contingenciamento (retardamento na execução de parte da programação de despesa prevista na lei orçamentária). “Isso é para manter a execução orçamentária em níveis aceitáveis”.
Na quinta-feira o prefeito Vitor Lippi assinou um decreto para equilibrar as contas no valor de R$ 10,5 milhões. A suspensão dos investimentos ocorreu devido ao recuo de 11% na arrecadação prevista para o primeiro trimestre deste ano.