sexta-feira, 17 de julho de 2009

série fraternidade e minoridade


Fraternidade e Minoridade

Por Fr. Almir Guimarães, ofm

16. E quando o irmão peca eu o procuro. Penso nele é claro, quero que saia das trevas, mas penso sobretudo em mim porque se me distancio do irmão, mesmo do pecador, falho em minha própria vocação e não respondo ao chamamento que me foi feito. Minha vocação só se explica com a frase de Francisco: “O Senhor me deu irmãos...” Não existe franciscano sozinho. O irmão é fundamental para que eu continue um cristão franciscano. Ressoa sempre aos nossos ouvidos aquela frase do Gênesis: “Onde está o teu irmão, o que fizeste dele?”


série Dr Antoninho: segurança


Hoje vamos falar, de segurança, como que é importante este item que somente valorizamos quando realmente precisamos num momento de perigo e acidente.


Vamos fazer relatos baseados em fotos, que não podem ser desmentidas ou questionadas.






Neste trecho, podemos notar, que no pedaço da Canalização do córrego, por utilização de pneus, tém vários trechos, como este que não possue grade de proteção e nem mesmo a cobertura da planta Pingo de Ouro como é conhecido. Como que se esta planta seria o suficiente para dar segurança.





Proxima a Ponte no cruzamento de quem vem do cemitério Velho e vai para o Tenis Clube. Nos dois lados, não tem grade de Proteção, nem mesmo o pingo de ouro.

Lembramos, que esta avenida é caminho de acesso a duas grandes escolas, a Municipal Coronel e a estadual Monsenhor Seckler.





Também podemos registrar, que na Ponte Nova da Avenida Dr Antoninho, somente tem muro de proteção unicamente no trecho de cobertura sobre o córrego que vem da Vila Angélica. Antes e depois, é sem proteção, alto e perigoso a todos os pedestres que se descuidarem.


Quanto mais se caminha em sentido a Ponte Nova, permanece estreita a calçada, e cada vez mais alto em relação ao córrego e mais perigoso uma possivel queda. Não tem nem pingo de ouro crescendo.



Esta placa, que fica após a rodoviária, sentido Sid Nyl, está totalmente abalada após um forte temporal, que no verão acometeu Porto Feliz, está com parafuso soltos, madeira tortas, parte desprendida, na foto podemos muito bem ver a situação da Placa.





Desmoronamento que está indo em direção a Avenida Dr Antoninho





Esta duas últimas fotos, é inegavel a contundência das ferragens expostas, nos pontos de despejo da água pluviais. Aguas de chuvas coletas nas boca de lobo, e transportadas pelas galerias de subsolo. Detalhe, os dois pontos, estão próximos a calçadas. E tem mais pontos assim.



Segurança é prevenção, e isto representa cercar-se de dispositivos preventivos, para evitar qualquer tipo de perigo ou iminência.


Paz e Bem!!!

Sessão de Camara de Vereadores

17ª Sessão Ordinária


Aprovado

Crédito especial na contadoria da Prefeitura, no valor de R$ 128 mil, para fazer frente as despesas com a conclusão da construção do prédio da Polícia Militar.

Capitão Kleber Vieira Pinto à Câmara, veio pedir apoio da Casa para o projeto. "Nossa população clama por mais segurança. Vamos nos unir e lutar para que essa questão seja resolvida", disse a vereadora.




Moção nº 28/2009 – parabenizou a Igreja Presbiteriana Independente pelos seus 95 anos. Miraci registrou a importância do trabalho social realizado pela Igreja e lembrou do seu coral que já abrilhantou algumas sessões da Câmara.

Moção nº 30/2009 – Marco Antonio Campos Vieira lembrou o aniversário de 10 anos da Banda Bandeirantes e do saudoso maestro Romário. "


Presidente Odélio pediu para que o Executivo ajude as bandas da cidade que passam por dificuldades. "Espero que todos os vereadores me ajudem nessa tarefa", concluiu



Tribuna Livre

Vereador Daniel Fernandes, salientou as emendas que deputados de seu partido (PSC) tem feito por Porto Feliz: deputado federal Régis de Oliveira e deputado estadual Said Mourad.

Marco Antonio Campos Vieira agradeceu o Executivo que atendeu sua indicação para instalação de lombadas no Jardim Vante. Aproveitou para pedir que o Executivo estabeleça um horário fixo para o tráfego de caminhões no centro da cidade.

Cláudio dos Santos agradeceu o Presidente Odélio e os companheiros Gerão e Coquinho pela ajuda que têm dado no atendimento aos munícipes com catarata. "

José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão) falou sobre o pregão publicado na Tribuna das Monções sobre o fornecimento de alimentação aos jovens esportistas durante os Jogos de Interior em São Roque: R$ 36 mil. "

É um absurdo o que está acontecendo com o dinheiro público. Estão contratando atletas de fora. Recebi carta de um cidadão reclamando disso. Vou fazer um requerimento solicitando explicações sobre essa verba. Vamos investigar e esclarecer esse assunto".


José Antonio Queiroz da Rocha (Coquinho) voltou a falar sobre o estado do Centro de Controle de Zoonoses.

"Tenho recebido pedido de várias pessoas para que sejam tomadas providências para a melhoria daquele Centro. Peço ao Prefeito que envie um projeto para essa Casa e que resolva esse problema. É importante que os animais sejam bem atendidos e tratados".

Aproveitou para pedir ao Presidente e a Mesa Diretora para que estudem o horário de funcionamento da Câmara. Que a Casa fique aberta das 8 às 16 horas sem interrupção, pois muitas pessoas procuram os vereadores na hora do almoço.

"Esta Casa é uma instituição pública e tem que atender o povo". Odélio argumentou que o horário já estava estabelecido quando assumiu, mas que a Mesa Diretora, junto com os demais vereadores, irá solucionar essa questão.

Coquinho encerrou sua fala pedindo ao Prefeito para que abra a Biblioteca também aos sábados para atender os estudantes que só podem utilizá-la naquele dia.


Roberto Brandão lembrou do aniversário do colega Daniel Fernandes e das assessoras Daiane e Fabiana. Concordou com Coquinho sobre o horário da Câmara que precisa ser alterado, mas argumentou que houve uma melhora qualitativa . Sobre o monitoramento através de câmeras disse que o Diretor do Direito do Cidadão está empenhado em escolher o melhor e mais adequado sistema para Porto Feliz.

Ednilson de Jesus Macedo também agradeceu a visita do Capitão Kleber e em nome dele elogiou toda a PM. Também parabenizou a Igreja Presbiteriana pelos seus 95 anos, por seus trabalhos sociais e elogiou seus corais. Finalizando, retrucou a fala de Gerão sobre a contratação de atletas de outras cidades. "O jogador Kaká é brasileiro e joga na Europa. Não acho isso errado. Será que Porto Feliz não pode contratar? A Prefeitura preza pela sua contabilidade e nós, além do Tribunal de Contas, estamos aqui para fiscalizar".

Presidente Odélio encerrou a sessão informando e convocando a todos para uma reunião com a Associação Comercial a ser realizada no próximo dia 22, quarta-feira, às 14 horas.


mensagem para o seu dia

Sabedoria é dom de Deus.




“Se Deus espera com paciência, não espera sempre. Pois, se o Senhor sempre nos esperasse, ninguém se condenaria”


(Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XVII, Ponto I).

Série Dr Antoninho



A avenida Dr Antonio Pires de Almeida, começou a ser feita no fim da década de 70, e desde então nunca foi concluída.


Na Gestão de Erval, com o Diretor de Obras Públicas, Antonio César Miranda, iniciou-se um projeto pioneiro de Canalização.

Como o reaproveitamento é complicado, foi-se destinado que pneus inutilizados fossem reaporveitados para um trecho estratégico do córrego pinheirinho.

Na época, foi noticiado na região, e outros prefeitos e vereadores da região vieram acompanhar a obra. Houve também problemas na obra, que teve alguns deslizamentos que foram corrigidos e nunca mais se repitiram.

Porém houve a troca de Prefeito, o projeto não teve mais andamento, assim como na própria gestão de Erval, não teve continuidade sob alegação da Lei de Responsabilidade Fiscal e a crise do fundo de participação dos municípios que diminuiu.

O que vemos desde o primeiro mandato de Maffei, uma certa e aparente despreocupação com este trecho. Aonde podemos encontrar mato, lixo e acumulho de areia.





Mato crescendo entre os pneus



Sujeira enroscasda no encanamento que corta o córrego e no pilar da ponte da rotatória




Mananilha "enfeitada por mato ao seu redor"




Mato do começo ao fim, embora tenham recentemente feito uma poda nos pingo de ouro somente, ignorando-se o mato!