terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Iperó




“Essa escola no Vileta vai ser muito boa, porque levar a criançada longe não é fácil. Quando chove faz tanto barro que a gente vai de chinelo e volta de tamanco!”. É com alívio e bom humor que Maria Gorete Gomes, moradora do Campos Vileta, recebe a construção de uma nova escola no bairro. Esta será a maior da cidade, com 15 salas de aula e capacidade para cerca de 400 alunos por turno.

A nova escola vai atender alunos do 1º ao 9º ano (Fundamental I e II), funcionando nos períodos de manhã e tarde. Maria espera que entre eles estejam suas duas filhas que estudam atualmente no 1º e 6º ano.

O prédio entrou em fase de acabamento, o que inclui instalação da cobertura, piso e aplicação de gesso. “A obra deve estar concluída entre o final de dezembro e o início de janeiro. Nossa previsão é que a escola esteja preparada para receber os alunos no início do ano letivo de 2010”, afirma o secretário de Obras. As aulas para os alunos da rede municipal começam em 04 de fevereiro.

A Prefeitura fez um investimento de mais de 1 milhão e 400 mil reais na escola, que vai ter pátio coberto, biblioteca, sala multiuso, sala dos professores, da administração e quatro banheiros. “Há espaço no terreno onde a intenção é implantar um futuro ginásio com quadra coberta e arquibancada”, continua o titular da pasta de Obras.

A unidade foi construída seguindo o moderno padrão arquitetônico encontrado nos prédios novos das escolas Zilma Thibes de Mello, Marinheiros Mariz e Barros (George Otterer), Roque Ayres de Oliveira (Bacaetava) e Elisa Moreira dos Santos (Centro). Esta é a terceira escola construída em George Oetterer nos últimos cinco anos.

Para Maria Eliene Souza Viana, também moradora do bairro e mãe de uma estudante, a escola nova dará mais tranquilidade. “Vai ser mais seguro para minha filha voltar para casa, já que a distância é menor, não tem que subir a avenida inteira”.

Fonte: Assessoria de Imprensa
http://www.cantodapaz.com.br/images/sao_francisco_chagas.jpg
Senso de Pertença
Série sobre o senso de pertença e sobre identidade do Franciscano Secular


Fraterna (Corresponsabilidade).

a – Pertença a Ordem.

Nossa pertença a OFS se fundamenta sobre a Profissão, o ato pelo qual somos solenemente comprometidos a “viver o Evangelho a maneira de são Francisco e mediante esta Regra confirmada pela Igreja”.

O artigo 30.1, das CCGG, diz: “Os irmãos são corresponsáveis pela vida da Fraternidade a que pertencem e pela OFS como união orgânica de todas as Fraternidades espalhadas pelo mundo”. Ou seja, os franciscanos seculares são membros de uma fraternidade local, mas pertencem a todas, na vida e na missão da corresponsabilidade.

Natal em Tatuí

http://www.ferias.tur.br/admin/cidades/9725/g_Matriz.jpg
A programação do Projeto “Natal Musical 2009”, desenvolvido pela Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude terá seu início na terça-feira, dia 1º, às 19h, na Praça Martinho Guedes. Haverá concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e apresentações do Coral Gotinhas de Amor e do Grupo de Dança Arco Íris, ambos da APAE de Tatuí. Além disso, serão acesas as luzes do “Pinheirão”.

As apresentações irão ocorrer entre os dias 1º a 26 de dezembro. Também será destaque a Caravana Coca-Cola, que irá percorrer as ruas do município distribuindo um mundo encantado aos moradores.

Outras atrações em dezembro, são: de 4 a 31 de dezembro, na Praça Martinho Guedes (Jardim da Santa), acontece a Feira de Artesanato da Santa; de 4 a 31 de dezembro, na Praça Paulo Setúbal, acontece a Feira de Artesanato do Barão e, de 10 a 23 de dezembro, no Centro Cultural Municipal (Praça Martinho Guedes nº 12), acontece o Bazar Solidário do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. Entrada franca.

Confira abaixo, a programação completa do “Natal Musical 2009”.

01/12 - Praça Martinho Guedes (Jardim da Santa) - 19h - Praça da Santa 19h00 – Coral Gotinhas de Amor e Grupo de Dança Arco-Íris (cadeirantes) da APAE Tatuí, Abertura Oficial da Programação de Natal, Iluminação do Pinheiro de Natal e a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí – Maestro Juliano Arruda.

02/12 - Praça da Matriz - 20h - Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro José Antônio Pereira.

03/12 - Ruas da Cidade - 19h - Caravana Coca Cola.

04/12 - Encerramento do Concurso de Decoração Natalina.

05/12 - Concha Acústica - Exposição de Veículos Antigos de Tatuí. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

06/12 - Concha Acústica - Exposição de Veículos Antigos de Tatuí. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

08/12 - Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - 19h30 - Missa em Louvor a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Município de Tatuí.

09/12 - Praça da Matriz - 19h - Coral Infantil do Colégio Objetivo, com regência de Maria Cristina Olivier Lima França.

09/12 - Praça da Matriz - 20h, Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos”, tendo como regente Cibele Sabione.

10/12 - Praça da Matriz - 19h - apresentação do Coral Juvenil do Colégio Adventista de Tatuí e do Coral Infantil da Escola Adventista Nosso Amiguinho.

10/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Encenação do Presépio de Sombras, com Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, coordenação Nancy da Silva Miranda Severino.

10/12 - Praça da Matriz - 21h - Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, coordenação Rosa Maria de Souza Cruz.

11/12 - Praça da Matriz - 20h - Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, com coordenação do músico Paulo Flores.

12/12 - Praça da Matriz - 11h - Big Band do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Sérgio Gonçalves de Oliveira.

12/12 - Praça da Matriz - 12h - “Reclame da Rosa de Cabriúna”, com a Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, com coordenação Carlos Ribeiro.

12/12 - Praça da Matriz - 14h - Teatro de Rua - “O Pinheiro de Natal” - Trupe Koskowisck da cidade de Sorocaba.

12/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Júlia Maria e Banda, com uma apresentação “Especial de Natal”.

13/12 - Praça Martinho Guedes (Jardim da Santa) - 10h - Caminhada de Natal.

13/12 - Praça da Matriz - 20h - Coral Infantil “Senna Tatuí” do NEBAM Ayrton Senna, com coordenação do professor Francisco Antônio de Souza Fernandes (Quincas).

14/12 - Praça da Matriz - 20h - Coral Infantil Nossa Senhora das Graças, com coordenação de Maria Eunice Rodrigues dos Santos Silva.

15/12 - Centro Cultural Municipal - 20h - Coro do Conservatório de Tatuí, com regência do maestro Cadmo Fausto.

16/12 - Praça da Matriz - 20h - Big Band do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Sérgio Gonçalves de Oliveira.

17/12 - Praça da Matriz - 19h - Grupo Seresta, com coordenação de Celina Fiúsa Araújo.

17/12 - Praça da Matriz - 19h - Comunidade Missionária Recado e Arte pela Vida.

18/12 - Praça da Matriz - 20h - Projeto “Criança na Banda”, com coordenação do maestro Marcelo Afonso.

19/12 - Praça da Matriz - 10h às 15h - Projeto Território Jovem, com coordenação Divisão de Juventude de Tatuí.

19/12 - Praça da Matriz - 16h - Banda Ternura Senna Tatuí, com regência do maestro Claudionor Alves de Oliveira.

19/12 - Praça da Matriz - 17h - Apresentação da Escola Music Center Cortez.

19/12 - Praça Santa Cruz - 20h - “Jesus é o Natal” Programação de Natal com Teatro e Música Organizado pela Paróquia Santa Cruz.

19/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Luz do Mundo - Igreja Presbiteriana Rocha Eterna.

20/12 - Início na Praça da Matriz e Término na Praça do Barão - 20h - “O Conto de Natal Tatuiano 2009”, com produção Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”.

21/12 - Praça da Matriz - 19h - Apresentação Cênica Ecos de Louvor da Igreja Presbiteriana e Coral Ecos de Louvor da Igreja Presbiteriana.

21/12 - Praça da Matriz - 20h30 - Orquestra de Monções de Porto Feliz, com regência do maestro Paulo Henrique.

22/12 - Praça da Matriz - 19h - Grupo Raio de Luz, com a Cantata de Natal “Um Pequeno Natal”, da Primeira Igreja Batista em Tatuí.

22/12 - Praça da Matriz - 20h - Grupo Seresteiros com Ternura, com coordenação de Maria Inês de Camargo Machado.

23/12 - Praça da Matriz - 19h - Divulgação dos Vencedores do Concurso de Decoração Natalina. Apresentação da Banda da Guarda Municipal Comunitária do Município de Santana de Parnaíba, com coordenação do Subinspetor Anderson Ismael dos Santos e regência de Anderson Araújo.

26/12 - Praça da Santa - 11h - Sorteio de Prêmio de Natal da Associação Comercial e Empresarial de Tatuí. Show Especial (a definir).

26/12 - Praça da Santa – 20h - Tom Natural - Jazz Band Cover Sinatra - projeto da Gás Natural São Paulo Sul.

Conselho Tutelar elegeu novos membros no domingo


Por A.I. Prefeitura de Porto Feliz



No último domingo, 29, foram eleitos cincos novos membros do Conselho Tutelar de Porto Feliz para os próximos três anos (2010, 2011 e 2012). A votação aconteceu na escola Coronel Esmédio e teve participação de mais de mil eleitores.

Os cinco titulares eleitos são:

Elisabeth Fernanda de Oliveira Barreiro (390 votos);

Rosangela Justino Pantojo (384votos);

Igor Jacob Hessel (299 votos);

Michele Alves de Oliveira Toledo (283 votos)

e Maria José Ramos Vital (282 votos).


Também foram eleitos cinco suplentes:

Ligia de Souza (264);

Jaqueline Batista da Silva (263);

Lídiane Portes de Almeida (258);

Regina Maria Campos Vieira (252)

e Paulo José Cazagrade (188).


O Conselho Tutelar é o órgão autônomo, responsável em promover e fiscalizar se os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estão sendo cumpridos.

Entre as atribuições do órgão, está receber a comunicação dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; determinar matrícula e freqüência obrigatória em estabelecimento de ensino fundamental; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças ou adolescentes; atender e aconselhar pais ou responsáveis, aplicando medidas de encaminhamento a programas de promoção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico, tratamento de dependência química; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança e encaminhar ao Ministério Público as infrações contra os direitos de crianças e adolescentes.


A Prefeitura é responsável por garantir a infraestrutura do Conselho Tutelar, como aluguel de prédio, equipamentos, transporte, pagamentos de água e luz. Também cabe ao Governo Municipal o pagamento dos salários dos conselheiros.


Datas comemorativas


Dezembro

01
Dia do Casal
Dia do Imigrante
Dia do Numismata
Dia do tratado de Santo Idelfonso (1777)
Dia Mundial da Luta Contra a AIDS
02
Dia da Astronomia
Dia do Samba
Dia do Sambista
Dia Nacional do Relações Públicas
Dia Pan-Americano da Saúde
03
Dia Internacional dos Deficientes Físicos
04
Dia do Orientador Educacional
Dia do Pedicuro
Dia do Trabalhador em Minas de Carvão
Dia Internacional da Câmara Júnior
Dia Mundial da Propaganda
05
Dia da Cruz Vermelha Brasileira
Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social
08
Dia da Justiça
Dia do Cronista Esportivo
Dia Nacional da Família
09
Dia do Cronista
Dia do Fonoaudiólogo
10
Dia do Palhaço
Dia Universal dos Direitos Humanos
11
Dia do Agrimensor
Dia do Arquiteto
Dia do Engenheiro
Dia do Evangelho
Dia do Tango
13
Dia do Cego
Dia do Lapidador
Dia do Marinheiro
Dia do Pedreiro
Dia Nacional do Ótico
14
Dia do Engenheiro de Pesca
Dia do Ministério Público
15
Dia do Esperanto
Dia do Jardineiro
16
Dia do Reservista
Dia do Teatro Amador
19
Dia do Paraná
20
Dia da Bondade
Dia do Mecânico
21
Dia do Atleta
Dia dos Artistas Profissionais
Início do Verão
23
Dia do Vizinho
24
Dia do Órfão
Dia Universal do Perdão
25
Natal
26
Dia da Lembrança
28
Dia da Marinha Mercante
Dia dos Salva-Vidas
31
Dia da corrida de São Silvestre, em São Paulo
Dia da Esperança
Dia das Devoluções

mensagem para você

A vida não se mede por quantas vezes se respira, mas sim pelos momentos que lhe cortam a respiração.


Procure sorrir mais.


Tal mãe, tal filho

Foto: Pier Paolo Cito/AP

Foto: Pier Paolo Cito/AP

Foto: Pier Paolo Cito/AP

Teatro



Festival de Teatro
O III Festival de Teatro na Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” será promovido nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.
As peças são encenadas por 40 alunos, de 8 a 20 anos, da Oficina de Teatro “O Show Não Pode Parar”, da Estação das Artes.
“É a oportunidade dos alunos mostrarem o trabalho desenvolvido na oficina durante todo o ano”, diz a supervisora da Estação das Artes, Luciana Rosa de Almeida.
Na abertura, sexta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h30, será apresentado um musical dos anos 60, 70 e 80.
No sábado, 5, duas peças serão encenadas a partir das 19h30. “O Crime”, de Christian Gurtiner, e “Urso”, de Anton Tchekhov. A censura é de 12 anos.
No domingo, 6, a partir das 19 horas, acontecem as peças “Quem Casa, Quer Casa”, de Tatiana Belinski, e “Esta Propriedade Está Condenada”, de Tennesse Williams. Como convidados, os alunos da EMEF “Vereador Carlos Roberto de Oliveira” apresentam a peça “A Verdadeira História da Cinderela”, com direção de Rosana Moraes. No encerramento, apresentação da esquete “A Namorada Vaidosa”, Pedro Bandeira.
A entrada é gratuita. Quem quiser pode levar um quilo de alimento não-perecível que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.
A Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado” fica na Othoni Joaquim de Souza, s/nº, no centro da cidade.
Oficina de Teatro
A Oficina de Teatro da Estação das Artes é coordenada pela professora de teatro, Luciana Rosa de Almeida. Possui hoje 180 alunos, de 8 a 20 anos.
As aulas acontecem diariamente no horário das 8h30 às 10 horas, 13h30 às 14h30, 15 horas às 16h30 e 19h30 às 21 horas.
A participação é gratuita e as inscrições são feitas no começo do ano para a formação das turmas. Mais informações pelos telefones (15) 3262-4901 ou 3261-2126.

Confira a Programação
> Dia 4 – Sexta-feira – 19h30 – Musical dos anos 60, 70 e 80
> Dia 5 – Sábado – 19h30 – O Crime / Urso
> Dia 6 – Domingo – 19 horas – Quem Casa, Quer Casa / Esta Propriedade Está Condenada / A Verdadeira História da Cinderela / A Namorada Vaidosa.