quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CF da Juventude 2013 já possui lema


A Campanha da Fraternidade de 2013 terá como lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8). Essa foi a decisão do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) da CNBB, reunido na sede da entidade, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 21.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro,postou a informação em primeira mão em sua conta pessoal no twitter.




Fonte: Canção Nova

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude estarão em Sorocaba



Com a escolha do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora peregrinarão por todo o país. A peregrinação começou em 18 de setembro de 2011, quando ambos foram acolhidos na Arquidiocese de São Paulo.
Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão peregrinar pelo Brasil. A Arquidiocese de Sorocaba terá a honra e a alegria de receber a cruz da JMJ no dia 02 de outubro às 17h na Catedral Metropolitana. Padre André Sueiro, que acompanha a Pastoral da Juventude arquidiocesana, informa que uma grande massa de jovens de todas as paróquias deverão se concentrar na Praça Coronel Fernando Prestes nas primeiras horas da tarde, pois haverá shows e outras atrações antes e depois da Santa Missa.

Acolhida Cruz e do Ícone da JMJ em Sorocaba

17h: Chegada da Cruz e do Ícone - Espiritualidade de abertura.
17h20: Espiritualidade feita pelos jovens da Arquidiocese
18h00: Santa Missa presidida pelo Arcebispo
20h: Show com a banda Cia. do Senhor
Jornada Mundial da Juventude – História

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985. É um grande encontro que reúne dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa estabelece um tema.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas.
A Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1986, em Roma. A partir de 1987, e depois a cada dois anos, como regra geral, organiza-se a Jornada Mundial da Juventude em algum lugar determinado do mundo.

Contatos (secretaria paroquial)

Pe. Wagner Lopes Ruivo - Paróquia São José Operário
(15) 3232. 4007

Pe. André Sueiro – Paróquia Nossa Senhora da Piedade
(15) 3225. 2715

Pe. Alex Kyt – Paróquia Divino Espírito Santo
(15) 3221. 1295




Fonte: Arquidiocese de Sorocaba

Técnico do Desportivo Brasil pede garra para disputar a próxima fase


Ainda com chances de classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, o Desportivo Brasil busca inspiração na vitória da última rodada, diante do Barretos, por 1 a 0, fora de casa, para permanecer como postulante no Grupo 14. Ocupando a terceira posição, com quatro pontos, o clube de Porto Feliz está há apenas três do próximo adversário Guaçuano, podendo se igualar na chave.
Para o técnico do clube, André Prodes, os atletas precisam da mesma superação para engatar a segunda vitória seguida. “Esses três pontos vieram em um momento decisivo, pois sem eles nossa situação ficaria quase que irreversível. Ainda temos duas partidas e precisamos da mesma garra para vencê-las e não depender de ninguém. O Guaçuano é um grande adversário, porém vamos com tudo ratificar nossas chances de classificação”, ponderou.
O confronto entre Guaçuano e Desportivo Brasil acontece nesta quarta-feira (21), às 20h, no estádio Alexandre Augusto Camacho, pela quinta rodada do Grupo 14 da terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.



Fonte: Federação Paulista

PASTORAL DA CRIANÇA COMPLETA 28 ANOS

 

Neste mês de setembro, a Pastoral da Criança comemora 28 anos de existência.
A Pastoral da Criança nasceu em 1983, na cidade de Florestópolis, Arquidiocese de Londrina, norte do Paraná. Hoje, ela atua em todo o Brasil e em 19 países. "Uma missão de fé e vida, de solidariedade, de amor e de compromisso social voltada ao acompanhamento de crianças, gestantes e famílias em milhares de comunidades" – ressalta o site da entidade.
A coordenadora nacional da Pastoral da Criança desde 2007, Irmã Vera Lúcia Alto, reforça que "desde o começo da missão até hoje, percebemos o quanto a Pastoral da Criança cresceu, se fortaleceu e se expandiu. Por isso, devemos agradecer, nos alegrar, festejar. Contudo, é sempre bom refletir, avaliar, olhar para o passado e planejar o futuro".
Em sua mensagem para a ocasião, o Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, Dom Aldo di Cillo Pagoto, recordou a fundadora, Zilda Arns Neumann, que faleceu em 2010 no Haiti, em consequência do terremoto.
"Zilda Arns, há quase 30 anos, inovou com o serviço voluntário de prevenção, proteção e amparo à criança e à pessoa idosa. A Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa formam um conjunto de atividades de prevenção e assistência a ambas as esferas, correspondendo à verdadeira política de grande alcance e eficácia" – escreve Dom Aldo, que conclui:
"Contando com a Graça de Deus, levemos adiante a ação de evangelização e promoção da dignidade da vida humana ao celebrarmos os 28 anos da Pastoral da Criança, inspirando-nos no Carisma de Doutora Zilda, que a cada dia se demonstra mais atual, útil e necessário."

Autor: Rádio Vaticano