domingo, 26 de abril de 2009

mensagem para iniciar bem a sua semana


Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.
Amir Klink




Toda segunda na Igreja Matriz
Nossa Senhora Mãe dos Homens
tem Plantão de Oração, começa as
13 horas, antes da Missa as 15 horas

Paz e Bem

Emaus Sorocaba


Notícias do Emaus, movimento da Igreja voltado para formação de jovens.
em breve estaremos publicando maiores informações e novidades.



Vai começar nos dias 30/04 à 03/05 o 63º curso de Emaús masculino.

Lembrando que no dia 30 (quinta-feira)
os cursistas sairão da igreja de Santa Rosália, às 18hs.
Como sabemos, é importante a presença de todos durante à acolhida aos cursistas.
Aqueles que puderem estar lá um pouco antes, para poderem receber os cursistas,
com muita animação, são muito bem vindos.

Na sexta-feira (1 de maio) acontecerá a missa de rogações às 20h no CAP (Av. Eugênio Salerno, 60).
Vamos orar por nossos irmãos que estarão trabalhando no curso e por todos os cursistas.


E aguardem que tem novidades do Emaus para Porto Feliz!!!!

Notinhas de Porto Feliz


Em nossa cidade vai se realizar na terça-feira (28), a I Conferência Municipal de Segurança e Audiência Pública de discussão do Projeto de Lei 556/07, que propõe a compensação das cidades com unidades prisionais. A organização é da Prefeitura, por meio da Diretoria de Defesa do Cidadão. O debate será feito no auditório da Câmara Municipal, às 19h30.
De acordo com o diretor de Defesa do Cidadão, Urias de Oliveira, a conferência trará um diagnóstico das cidades que possuem presídios para serem debatidos os impactos provocados.
No evento, estão confirmadas as presenças dos deputados estaduais Ana Perugini, autora do projeto de lei 556/07, Hamilton Pereira e Vanderlei Siraque.

Telecentro
A Prefeitura de Porto Feliz, através da Diretoria de Promoção Social, inaugurou nesta sexta-feira, 24, o Telecentro Comunitário.

Desenvolvido em parceria com o Governo Federal, a sala de informática ficará no prédio da Diretoria de Promoção Social, na rua Ademar de Barros, 529. São dez computadores para uso geral e um servidor. Todos equipados com internet banda larga.
Ficarão à disposição o acesso à banda larga e o curso de informática básica. O curso terá duração de quatro a cinco semanas, com suporte para 70 alunos. A idade mínima para uso dos serviços do Telecentro Comunitário é de 14 anos.




Internação Domiciliar

Em nossa cidade, desde ano passado, temos a internação domiciliar para pacientes
pacientes com câncer e seqüelas de AVC, com objetivo de oferecer conforto e comodidade para pacientes e familiares.


O programa está locado no posto de Saúde do Centro, na Rua Rui Barbosa, e conta com enfermeira e auxiliar de enfermagem, além de fisioterapeuta e nutricionista. O atendimento é feito através de pré-agendamento que pode ser feito na própria unidade pelo telefone 3261-5313 ou na Diretoria de Saúde no 3262-3738.

Atualmente, o programa tem 24 pessoas cadastradas e atendidas semanalmente.




Colinas
Assutou bastante desta vez, as explosões feitas pela segunda vez, no trecho em que na duplicação da Marechal Rondom, tem uma grande rocha no caminho. Segundo relatos, teve gente que ficou nervosa, pernas que bambearam, e muito medo. Pois desta fez foi muito mais forte as explosões, e ocorreram mais cedo que a anterior, que foi as 16h semana passada, as de sabado (ontem), foram 15h30m. Mas o comunicado entregue aos moradores é de 15h.

Paz e Bem, feliz e santo Domingo do Senhor

Notinhas da Região




Monte Mor
Monte Mor figurou novamente entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas que mais geram postos de trabalho, segundo apontam informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e
Emprego.
No município foram realizadas 486 admissões contra 465 demissões, registrando um saldo positivo de 21 vagas. Monte Mor ficou atrás apenas de Campinas, com 401 vagas, e Paulínia, com 301.
“Essa informação mostra que estamos no rumo certo. Focamos nosso trabalho em qualificar a mão-de-obra e gerar empregos. Com fé em Deus, vamos obter sucesso nesse projeto”, comemorou o prefeito Rodrigo Maia Santos.
De acordo com os dados do Caged, os setores que mais contrataram foram serviços, construção civil e agropecuária. Em janeiro o município também figurou positivamente no ranking de geração de postos de trabalho, com 182 vagas.




Rafard
Visitando visitou alguns comércios instalados na beira da Rodovia Genaro Vigorito, local em que se pretende construir o presídio, e recolheu opiniões dos proprietários que, por unanimidade, disseram ser contra a decisão do governador.
Desde 1983, a barraca da família de Clóvis Belo oferece aos turistas e viajantes um local agradável, frutas, doces, caldo de cana e outros produtos caseiros.

Com uma boa clientela, Belo diz que não sabe se o presídio prejudicará suas vendas, mas afirma ser contra a sua construção. “Sou contra esse presídio. Não queria nem que tivesse ladrão, quand

to mais presídios. Não vejo nenhum benefício para a cidade”, revela.

A proprietária da barraca “Cantinho do Céu”, Sueli Jacomasse Belo, diz que não é a favor, mas não afirma se isso atrapalhará ou não as suas vendas. “Não gosto de criticar. Sei que na cadeia há pessoas culpadas, mas há inocentes também. Provavelmente o presídio irá atrapalhar, de certa forma, não só Porto Feliz, mas Rafard e Capivari também. Entretanto, prefiro não julgar, gosto de sempre olhar os dois lados da moeda”, explica.

A barraca existe há cinco anos e oferece frutas, doces caseiros, licores, vinhos, tempero, mel, entre outros, grande parte feitos por Sueli. Até mesmo as frutas são cultivadas, em sua maioria, pela família.

A proprietária diz que tem fregueses de Sorocaba, Americana, Campinas, Rafard, Capivari e outras cidades da região, e, com satisfação, revela que seus produtos já foram enviados à Europa.

Ao lado do “Cantinho do Céu”, o restaurante, mais conhecido como “Bar do Belo”, também recebe fregueses de diversas cidades da região. Assim como os outros entrevistados, o gerente do local, Alexandre Belo, diz ser terminantemente contra o presídio. “Sou contra pela cidade ser pequena e junto com o presídio vem um monte de porcarias. Não vejo nenhum benefício e acho que vai atrapalhar sim o meu comércio, mas, vai atrapalhar ainda mais Porto Feliz”, desabafa.



Capivari
Em reunião com integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Capivari, Polícia Civil, Conselho Tutelar, diretores da Educação, Cultura e Turismo, Esportes, Assistência Social, Saúde, Divisão do Trânsito, Guarda Civil Municipal de Capivari e de Rafard, foi firmado uma parceria para a realização da III Semana da Segurança, de 08 a 15 de maio.

A Semana terá abertura no dia 08 (sexta-feira), às 20h, na Câmara Municipal, contará com palestras para os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino ministradas pelo Conselho Tutelar. Haverá também simulações de acidentes e de resgates feitas pelo Corpo de Bombeiros de Capivari.Na segunda-feira (11), ainda na Câmara Municipal e também no Centro Cultural “Julio Henrique Raffard”, haverá continuidade das palestras, com participação da Polícia Militar.

Nos dias 12, 13 e 14, as palestras serão dirigidas pelo Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal de Capivari, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Guarulhos e pelo Departamento de Saúde.



Itu
Itu terá uma nova cara. O grandioso projeto imobiliário “Itu Novo centro”, que compreende um investimento superior a R$ 50 milhões no município, chega para erguer um novo centro à cidade, em linha com as principais capitais do mundo. Lá estarão reunidos empresas dos variados segmentos, comércios, serviços, residências, além de um parque público e a nova sede da Prefeitura de Itu.
Além de Itu, o empreendimento “Itu Novo centro” receberá investidores de São Paulo e de diversas cidades do interior, dentre elas: Sorocaba, Campinas, Indaiatuba, Porto Feliz, Boituva, Cerquilho, São Roque, Votorantim, Jundiaí, Jarinú, Salto, Itupeva, Cabreúva e Jacaré (Distrito de Cabreúva).



Salto

O valor do reajuste na tarifa de água imposto pelo prefeito Geraldo Garcia que, em alguns casos ultrapassa os 50%, recebeu críticas de todos os vereadores que participaram da sessão ordinária de quarta-feira (22).

Para os edis, a situação vivida pela população saltense não foi levada em conta pelo Executivo que, decreta o aumento em um momento em que o desemprego é crescente e as empresas não possuem segurança para manter os empregos.

Dentre os legisladores que criticaram a postura do governo, Willhes (PV) foi o que mais argumentou, chegando a dizer que o aumento foi elaborado na “calada da noite”, sem que os efeitos para a população tivessem sido levados em conta.

Sobre a possibilidade de impedirem que o prefeito cometa tal ato, os edis afirmaram que não possuem ferramentas para isso, já que o chefe do Executivo impôs o aumento por decreto.

Boituva

Reunião realizada com o intuito de debater a importância de se formar um grupo de representantes do município a fim de buscar melhorias e possíveis soluções no âmbito da habitação, tendo em vista a carência desse setor na cidade.
O ponta-pé inicial foi o incentivo do Governo Federal em disponibilizar verba por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), para custeio da empresa que deverá ser contratada por meio de processo licitatório, para realizar o mapeamento da cidade, o que será imprescindível para cadastrar a população, pois o projeto não abrirá espaço para pessoas que não são do município.
Durante a reunião foi confirmado o apoio do Poder legislativo ao executivo na nova “empreitada”. A próxima reunião foi agendada para dia 28 de abril, às 17 horas, na sede da Secretaria de Ação Social e Cidadania.



Boituva 2

Show do Trabalhador
Organizador: Divisão de Eventos


Data de início: 01/05/2009
Local: Centro Municipal de Eventos Av. Pereira Ignácio s/n - Centro

Entrada Franca
A partir das 20 hs
Banda Virada do Século
Praça de Alimentação


Sorocaba
O jornalista Milton Neves foi homenageado dia 23 na Câmara de Sorocaba com o título de cidadão sorocabano.

A homenagem foi proposta pelo vereador Carlos Cezar (PTB), que considera importante o trabalho do jornalista na área esportiva, além de sempre divulgar as equipes do futebol sorocabano.



Simbolos - O crucifixo de Sao Damiao


O Crucifixo de São Damião foi pintado no século XII por um desconhecido artista da Úmbria, região da Itália.

A pintura é de estilo romântico, sob clara influência oriental: o pedestal sobre o qual estão os pés de Cristo pregados separadamente; e de influência siríaca: a barba de Cristo; a face circundada pelo emoldurado dos cabelos; a presença dos anjos e cruz com a longa haste segurada na mão, por Cristo (só visível na pintura original), no alto, encimando a cruz.

O Crucifixo original de São Damião está guardado com grande zelo pelas irmãs Clarissas, na Basílica de Santa Clara de Assis, e é visitado por estudiosos, devotos e turistas do mundo todo. É um monumento histórico franciscano e universal.

Outros dados• Sem o pedestal, o Crucifixo original mede dois metros e dez centímetros de altura e um metro e trinta centímetros de largura.

• A pintura foi feita em tela tosca, colada sobre madeira de nogueira.
• Naquele tempo, nas pequenas igrejas, o Santíssimo não era conservado, isto é, a Eucaristia não era guardada mas, consumida no dia. Por isso, supõe-se que Crucifixo foi pendurado no ábside sobre o altar da capela, no centro da Igreja.
• Provavelmente o Crucifixo permaneceu na Igreja de São Damião até que as Irmãs Pobres, em 1257, o levaram consigo à nova Basílica de Santa Clara. Guardaram-no no interior do coro monástico por diversos séculos. No ano de 1938, a artista Rosária Alliano restaurou o Crucifixo
com grande perícia, protegendo-o inclusive contra qualquer deterioração.
• Desde 1958 ele está sobre o altar, ao lado da capela do Santíssimo, na Basílica de Santa Clara, protegido por vidro. Descrição detalhada da pintura

Descobre-se, à primeira vista, a figura central do Cristo, que domina o quadro pela sua imponente dimensão e pela luz que sua esplêndida e branca figura difunde sobre todas as pessoas que o circundam e que estão todas vivamente voltadas para Ele.

Esta luz vivificante que brota do interior de sua Pessoa (Jo, 8,12) fica ainda mais destacada pelas fortes cores, especialmente o vermelho e o preto. Também impressiona este Cristo ereto sobre a cruz e não pendurado nela, com os olhos abertos, olhando o mundo.

Apresenta ainda uma auréola de glória com a cruz triunfante oriental em vez de uma coroa de espinhos, porque tornou-se vitorioso na paixão e na morte. Aparecem os sinais de crucificação e as feridas sangrentas mas o sangue redentor se derrama sobre os anjos e santos (sangue das mãos e dos pés) e sobre São João (sangue do lado direito). Cristo se apresenta vivo, ressuscitado (Jo 12,32), de pé sobre o sepulcro vazio e aberto (indicado pela cor preta), visível por trás. Com as mãos estendidas, Cristo está para subir ao céu (Jo 12,32).

A inscrição acima da cabeça de Cristo, "Jesus Nazarenus Rex Judaeorum" Jesus Nazareno Rei dos Judeus é também própria do Evangelho de João. Sobre a inscrição, está a ascensão em forma dinâmica, na figura do Cristo ascendente, com o troféu da cruz gloriosa na mão esquerda (só visível na pintura original) e com a mão direita para a mão do Pai, no céu.

Do alto, a mão direita do Pai acolhe o seu Filho, circundado dos anjos (e santos) na glória celeste. As cores vermelha e púrpura são símbolos do divino; o verde e o azul, do terrestre. Para "ver" bem o conjunto da pintura, deve-se realmente parar diante do Crucifixo pois, ordinariamente, olha-se a imagem somente, de longe, como "turistas".

À direita do corpo de Cristo, aparecem as figuras de Maria e João, intimamente unidas, enquanto Maria indica o discípulo predileto com a mão direita (Jo 19,26). À esquerda, estão as duas mulheres, Maria Madalena e Maria de Cléofas, primeiras testemunhas da ressurreição (Jo 19,25). E, embora Maria, à direita e Maria Madalena, à esquerda, ergam a mão direita no rosto em sinal de dor, nenhuma das outras pessoas próximas, manifesta expressão de sofrimento profundo mas uma adesão cheia de fé ao Cristo vitorioso, Salvador.

À direita das duas mulheres vê-se o centurião com a mão erguida, olhando para o Crucifixo. Com esse gesto está a dizer: "Verdadeiramente este é o Filho de Deus". Sobre os ombros do centurião aparece a cabeça de uma pessoa em miniatura, cuja identidade se discute: poderia ser o filho do centurião, curado por Jesus (Jo 4,50) ou um representante da multidão ou ainda, o autor desconhecido da pintura.
.

Aos pés de Maria e do centurião, vê-se o soldado chamado Longino que, pela tradição, com a lança traspassa o lado de Jesus e, o portador da esponja, chamado de Estepatão, segundo a tradição (Jo 19,29). Ambos estão voltados para o Crucifixo.

Debaixo das mãos de Jesus, à direita e à esquerda, encontram-se dois anjos com as mãos erguidas, em intenso colóquio. Parecem anunciar a ressurreição e ascensão do Senhor. As duas pessoas, à extrema direita e esquerda, parecem anjos ou talvez mulheres que acorrem ao sepulcro vazio.

Aos pés de Jesus a pintura original encontra-se muito deteriorada. É provável que seja: São Damião, São Rufino, São João Batista, São Pedro e São Paulo. Acima da cabeça de São Pedro, está a figura do galo (só visível na pintura original), a lembrar a negação de Pedro a Cristo (Jo 13,38; 18, 15-27). As pessoas aos pés de Jesus têm a cabeça erguida para o alto, expressando a espera do retorno glorioso do Senhor, no juízo. Deste Crucifixo descrito em detalhes, Francisco teve uma inspiração "decisiva" para a sua vida, diz Caetano Esser.

Passamos a descrevê-la porque é deste fato que se originou a admiração que hoje temos ao Crucifixo de São Damião. O Crucifixo fala a FranciscoO jovem Francisco encontrava-se numa crise espiritual, cheio de dúvidas e trevas. "Conduzido pelo Espírito", entra na igrejinha de São Damião, onde se prostra, súplice, diante do Crucifixo. Tocado de modo extraordinário pela graça divina, encontra-se totalmente transformado. É então que a imagem de Cristo Crucificado lhe fala: "Francisco, vai e repara minha casa que está em ruína".

Francisco fica cheio de admiração e "quase perde os sentidos diante destas palavras". Mas logo se dispõe a cumprir esse "mandato" e se entrega todo à obra, reconstruindo a igrejinha. Depois pede a um sacerdote, dando-lhe dinheiro, que providencie óleo e lamparina para que a imagem do Crucifixo não fique privada de luz, mas em destaque naquele santuário. A partir de então, nunca se esqueceu de cuidar daquela igrejinha e daquela imagem.

Francisco parecia intimamente ferido de amor para o Cristo Crucificado, participando da paixão do Senhor, de quem já trazia os estigmas no coração e mais tarde, em 1224, receberia as chagas do Cristo em seu próprio corpo.

Segundo Santa Clara, está visão do Crucifixo foi um êxtase de amor radiante e impulso decisivo para a conversão de Francisco. Entre os estudiosos ainda existe uma dúvida a ser esclarecida: ao ouvir o Cristo do Crucifixo, Francisco pensa na igrejinha material de São Damião.

Mas nada impede de se pensar que se trata do "templo de Cristo no coração de Francisco e nos corações dos homens".

Enfim, a própria oração de Francisco diante do Crucifixo de São Damião sugere antes a reparação "espiritual" da casa do Senhor, crucificado no coração. Tanto que ele pede especialmente pelas três virtudes teologais (fé, esperança e amor) para poder cumprir esse "mandato" de Cristo.


Por Frei Vitório Mazzuco