sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Bento XVI: Comunicações Sociais, os jovens evangelizem o "continente digital"




Cidade do Vaticano, 23 jan (SIR) - Os "jovens católicos" sejam evangelizadores do "contexto digital", inserindo nela "o testemunho de sua fé".

Assim o Papa, na mensagem para a 43ª Jornada mundial das Comunicações Sociais, se dirige aos jovens crentes, exortando-os a "introduzir na cultura deste novo ambiente comunicativo e informativo os valores sobre os quais se apóia" a vida deles.

"Portanto, o anúncio de Cristo no mundo das novas tecnologias supões um seu aprofundado conhecimento para uma sua adequada utilização", escreve o Papa, pedindo aos jovens serem "arautos" de sua fé.

E termina: "A vós jovens, que quase vos encontrais em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete em particular a tarefa da evangelização deste 'continente digital'. Saibais assumir com entusiasmo o anúncio do Evangelho entre os vossos colegas".


Bento XVI: Comunicações Sociais, atenção à "qualidade dos conteúdos"



Cidade do Vaticano, 23 jan (SIR) -

Prestar atenção à "qualidade dos conteúdos" que as novas tecnologias "são chamadas a colocar ao grande público". É o convite que dirige Bento XVI aos que trabalham na comunicação digital, para que promovam "uma cultura do respeito, do diálogo, da amizade".

"Aqueles que trabalham no setor da produção e da difusão dos conteúdos da nova mídia - su blinha o Papa na mensagem para a 43ª Jornada mundial das Comunicações Sociais - devem sentir-se comprometidos no respeito da dignidade e do valor da pessoa humana": um compromisso que leva a "evitar a difusão de palavras e imagens degradantes para o ser humano, a excluir portanto o que alimenta o ódio e a intolerância, esvazia a beleza e a intimidade da sexualidade humana, aproveita dos fracos e dos indefesos".

Enquanto sobre "o diálogo entre as pessoas de diferentes Países, culturas e religiões" que possibilidade das novas tecnologias, o Pontífice lembra que este diálogo deve ser alicerçado "numa busca sincera e recíproca da verdade"; e os encontros na "nova arena digital", apontam e requerem, "para serem fecundos, formas honestas e corretas de expressão junto com um escuta atenta e respeitosa".


Bento XVI: Comunicações sociais, "não banalizar" o conceito de amizade




Cidade do Vaticano, 23 jan (SIR) -

"Não banalizar o conceito e a experiência de amizade", termo que "teve um renovado impulso no vocabulário das redes sociais digitais". Bento XVI, na mensagem pela 43ª Jornada mundial das Comunicações Sociais, lembra que a amizade "é uma das mais nobre conquistas da cultura humana" e que exatamente através dela "crescemos e nos desenvolvemos como seres humanos".

Portanto, "seria triste se o nosso desejo de incrementar e desenvolver on line as amizades se realizasse esquecendo a disponibilidade em favor da família, dos vizinhos e daqueles que se encontram na realidade de todo dia, no lugar do trabalho, na escola, no tempo livre". Além disso, "um obsessivo" desejo pela "conexão virtual" leva a pessoa a se isolar, "interrompendo a real inte ração social".

Por outro lado, "é gratificante ver o surgir de novas redes digitais que visam promover a solidariedade humana, a paz e a justiça, os direitos humano e o respeito pela vida e o bem da criação". Redes que "podem facilitar formas de cooperação entre os povos de diferentes contextos geográficos e culturais"; no entanto, "deve-se procurar que o mundo digital, em que estas redes estão inseridas, seja um mundo realmente acessível a todos".