sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Você cuida dos outros, Deus cuida dos seus

Sexta-Feira, 24 de agosto

"Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família" (Atos 16,31).
Crer, hoje, não é apenas acreditar "de cabeça". Não é apenas acreditar que o Senhor nos manda realizar. Hoje o Senhor nos manda evangelizar! Hoje o Senhor nos diz, como disse a Paulo:
"Não temas! Fala e não te cales. Porque Eu estou contigo. Ninguém se aproxima de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade" (Atos dos Apóstolos 18, 9b-10).
Na sua casa, na sua família, na sua cidade, em seu país e também fora "um povo numeroso lhe é destinado". Vá trabalhar! Vá, não tenha medo, entregue-se ao trabalho do Senhor! Como eu já disse numa pregação: enquanto você cuida dos outros, Deus cuida dos seus. Creia nisso!
Deus é fiel e está com você. Enquanto você está nos grupos de oração, nas pastorais, nas ruas, cuidando e rezando pelos demais, o Senhor está em sua casa cuidando dos seus. Os grandes profetas realizaram maravilhas e fizeram a diferença por onde passaram porque acreditaram no Senhor e foram além de suas próprias aparentes capacidades.
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Estado de saúde do bispo emérito de Piracicaba, SP, é considerado 'crítico'

 

Dom Eduardo Koaik está internado desde sábado no Hospital Unimed. Religioso, que fez 86 anos na terça, luta contra um câncer desde 2007.

Do G1 Piracicaba e Região

 

A Diocese de Piracicaba (SP) divulgou nesta quinta-feira (23) que é considerado crítico o estado de saúde do bispo emérito Dom Eduardo Koaik, internado desde o último sábado (18) no Hospital Unimed. O bispo, que completou 86 anos de idade na última terça-feira (21), luta contra um câncer desde 2007. A doença afeta o couro cabeludo, os pulmões e o fígado. Ele já passou por quatro cirurgias, além de sessões de quimioterapia e radioterapia.

No hospital, Dom Eduardo é assistido pelos irmãos Elias e Yvonne Koaik, além de amigos e do padre Kleber Danelon, que o acompanha no tratamento médico desde janeiro de 2009. Dom Eduardo tornou-se o terceiro bispo diocesano de Piracicaba em 11 de janeiro de 1984 com a renúncia de Dom Aníger Melilo.

Ele administrou a Diocese por mais de 22 anos. Construiu os seminários teológico, filosófico e propedêutico, ordenou 34 padres diocesanos e 33 diáconos permanentes. Criou 17 novas paróquias, cinco quase-paróquias e dois santuários marianos, segundo a assessoria de imprensa da Diocese.

Renunciou ao cargo em 2002 por ter completado 75 anos e tornou-se bispo emérito de Piracicaba, onde vive no bairro São Dimas e atua como vigário na Paróquia Santa Cruz e São Dimas. "Dom Eduardo é um valente lutador que não se entregou ao câncer. É uma luta que já dura cinco anos", disse o atual bispo diocesano de Piracicaba, Dom Fernando Mason.

Dom Eduardo Koaik, bispo emérito de Piracicaba (Foto: Diocese de Piracicaba/Divulgação)Dom Eduardo Koaik, bispo emérito de Piracicaba, tem 86 anos (Foto: Diocese de Piracicaba/Divulgação)

tópicos:

Padre esfaqueado em Piracicaba tem alta médica após 5 dias de internação

 

Monsenhor Jamil Nassif Abib, 72, ficará em repouso doméstico por dez dias. Religioso foi atingido no tórax enquanto celebrava missa no último domingo.

Do G1 Piracicaba e Região

 

Monsenhor Jamil Nassif Abib foi esfaqueado na noite de domingo(19) em Piracicaba  (Foto: Reprodução / EPTV)Religioso foi esfaqueado na noite de
domingo (Foto: Reprodução/EPTV)

O monsenhor Jamil Nassif Abib, de 72 anos, esfaqueado na noite do último domingo (19) enquanto celebrava missa na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba (SP), teve alta no início da tarde desta sexta-feira (24). Por volta das 12h, os médicos retiraram o dreno colocado no tórax para estancar a hemorragia e liberaram o religioso, que ficará em repouso em casa pelos próximos dez dias, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Diocese de Piracicaba.

Neste período, as visitas estarão restritas ao bispo diocesano, Dom Fernando Mason, e a padres e familiares, segundo a Diocese. O monsenhor permaneceu internado durante cinco dias na Santa Casa de Piracicaba para se recuperar do ferimento a faca, que atingiu o lado esquerdo do tórax. Ele também sofreu um corte na cabeça ao cair após ser atingido durante a celebração. Conforme a Diocese, o monsenhor não deve dar entrevistas durante o repouso.

Na noite de domingo (19), minutos após o ataque dentro da igreja, a Guarda Municipal prendeu Luiz Fernando Gonçalves, de 24 anos, pelo atentado. Segundo fiéis que acompanhavam a missa, o rapaz entrou pela porta lateral da igreja, ficou cinco minutos observando os quadros na parede e, sem motivo aparente, correu pela capela e esfaqueou o padre, que no momento estava na parte de baixo do altar conduzindo o sermão.

Problemas psicológicos
Preso em flagrante, o rapaz está no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Piracicaba e vai responder por tentativa de homicídio. Aos guardas municipais, o rapaz disse que esfaqueou o padre "por ordem de Deus". Em entrevista ao G1 Piracicaba e Região, a mãe do rapaz, a faxineira Maria dos Anjos Gonçalves, de 65 anos, disse que
Gonçalves sofre com problemas psicológicos desde 2010 e que, inclusive, a ameaçava de morte. Ela relatou que dormia com a porta do quarto trancada para se prevenir de um ataque do próprio filho.

Padre é esfaqueado na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba (Foto: Leandro Cardoso/G1)Padre foi esfaqueado durante missa na Catedral de Santo Antônio no domingo (Foto: Leandro Cardoso/G1)

'Não tinha ideia', diz ator de Beakman sobre influência na carreira de jovens

 

Apresentação do ator ocorre no prédio de Ciências Médicas da Unicamp. Para conseguir o primeiro lugar, estudante chegou com 3h de antecedência.

Do G1 Campinas e Região

 

Ator Paul Zaloom, que interpreta o protagonista no programa 'O Mundo de Beakman' (Foto: Virgginia Laborão/ G1 Campinas)Paul Zaloom, protagonista de  'O Mundo de Beakman', na Unicamp  (Foto: Virgginia Laborão/ G1 Campinas)

Acolhido por centenas de estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ator Paul Zaloom, mais conhecido pelo papel de protagonista na série educativa 'O Mundo de Beakman', exibida nos anos 90, entrou no auditório do prédio de Ciências Médicas ao som da música tema do programa às 21h45 desta quinta-feira (23).
Antes da palestra, ele disse ao G1 que fica lisonjeado por saber que jovens decidem seguir na ciência por sua causa. "Eu não tinha ideia de que isso acontecia. Me faz chorar de alegria", afirma o Zaloom. No total foram inscritos 600 estudantes para as duas palestras do ator.

Ator Paul Zaloom, que interpreta o protagonista no programa 'O Mundo de Beakman' (Foto: Virgginia Laborão/ G1 Campinas)Ator ficou entusiasmado com o público na
universidade (Foto: Virgginia Laborão / G1)

O ator de 62 anos mostrou entusiasmo ao tratar da recepção feita pelo público brasileiro. Além disso, citou Einstein para reiterar a importância de incentivar a formação de 'freethinkers'. "É importante ter senso de humor para despertar interesse e fazer com que as pessoas consigam aprender. Não apenas os cientistas, mas os professores também podem se reiventar", em alusão a frase clássica, ‘’This is not magic, is Science!’’ (Não é mágica, é ciência!).

'Beakman Live!'
Ao entrar no palco, o ator percebeu que estava sem microfone. Para brincar com as pessoas, disse que veio no avião tomando caipirinha. Depois, na primeira parte da série, ele fez perguntas sobre morcego e interagiu com a plateia.

saiba mais

A tentativa de equilibrar dois garfos em um palito de dente falhou. "Vocês são cientistas, sabem que às vezes não funciona [experiência] de primeira", justificou.

Fila de espera
A
espera para a abertura de três horas não foi o suficiente para desanimar os estudantes de verem o 'Beakman'. O mestrando em química Hugo Richard, de 29 anos, era o primeiro da fila. Ele chegou por volta das 18h e espera uma apresentação saudosista e quer ser chamado no palco para participar de alguma experiência. “Assistia quando era criança e Beakman aumentou minha curiosidade para a escolha da minha profissão”, afirma.

A segunda apresentação de Beakman em Campinas está marcada para às 14h nesta sexta-feira (24), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas. Além do show, Paul Zaloom terá uma sessão de autógrafos às 18h, no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Os bilhetes podem ser adquiridos por R$ 60.
A apresentação faz parte da 11ª Semana de Química na universidade é voltada aos estudantes da área e promove minicursos, palestras, exposições, painéis de pesquisa e mesas de discussão.

Beakman interage com o público na Unicamp (Foto: Virgginia Laborão / G1 Campinas)Ator de Beakman interage com o público na Unicamp   (Foto: Virgginia Laborão / G1 Campinas)

Apae de Sorocaba promove ‘balada’ para alunos na Semana da Deficiência

 

Cerca de 120 jovens e adultos participaram do evento. Atrações seguem até o dia 30 de agosto.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Apae, Associação de Pais e Alunos Excepcionais, de Sorocaba (SP) preparou uma programação diferente para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 30 de agosto.
A comemoração envolve, além de ações educativas, muita diversão e entretenimento para os alunos. Nesta terça-feira (21), a atração foi diferente: uma balada animou a turma.

A festa teve pista de dança e eles mostraram que gostam e sabem dançar. Cerca de 120 jovens e adultos, trocaram a escola pela danceteria. Esta foi uma forma que a entidade encontrou para mostrar que eles merecem diversão.
Nos pés de cada um, as coreografias estavam ensaiadas e as letras das músicas na ponta da língua. A oportunidade de se divertir em uma pista de dança é rara e, por isso, a diversão foi garantida.
As crianças rebolam, batem palma, fazem “passinhos”, dançam em dupla e se empolgam. Teve criança que até esqueceu que estava em uma cadeira de rodas.

Confira o restante da programação:

27/08 – Tarde com alunos menores, no Buffet Infantil Be Happy.
28/08 – Comemoração na APAE Sorocaba - Rua Ubirajara, 528, Vila Gabriel
30/08 – Café com empresários de Sorocaba e região

Apae de Sorocaba promove ‘balada’ para alunos na semana da Deficiência (Foto: Reprodução TV Tem)Apae de Sorocaba promove ‘balada’ para alunos na semana da Deficiência (Foto: Reprodução TV Tem)

'Semana da pessoa com deficiência' é realizada em Itapetininga, SP

DSCF7499

Até a próxima terça-feira (28) serão realizadas palestras e exposições.
Os eventos são promovidos pela APAE da cidade.

Do G1 Itapetininga e Região*

Comente agora

Começam nesta terça-feira (21) as atividades da 'Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla' em Itapetininga (SP). As ações são promovidas pela APAE. Entre as atividades estão previstas palestras e exposições.

Confira a programação

 

Dia 25
19h - Jantar beneficente com apresentação da peça ‘Pinóquio’, encenada por alunos da APAE no Clube Venâncio Ayres (informações sobre convites pelos telefones (15) 3273-1302 / 3273-2375).

Dia 27
9h – ‘Intercâmbio Educativo’ – APAE recebe visita de estudantes de escola particular

Dia 28
9h – ‘Intercâmbio Educativo’ – Alunos da APAE visitam escola da cidade.

Tiete: Imagem de Cristo em parque é pichada com desenho obsceno

 

A ação de vandalismo foi no oratório do Lago da Serra, em Tietê (SP). Monumento foi limpo por funcionário de empresa que confeccionou o painel.

Gláucia Souza Do G1 Itapetininga e Região

 

Funcionário da Prefeitura fez a limpeza do painel. (Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Tietê)Funcionário da empresa que desenvolveu o painel fez a limpeza do local. (Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Tietê)

A imagem de Cristo em um painel no oratório do parque Lago da Serra, em Tietê (SP), foi alvo de vandalismo na madrugada da quarta-feira (22). No painel de seis metros de altura os vândalos desenharam um pênis. Já ao lado da figura foi escrita a frase “Vinde a mim as crianças”. Para a prefeitura, a mensagem dá conotação de pedofilia ao ato de vandalismo.

A pichação foi descoberta por uma moradora que foi até o oratório. (Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Tietê)A pichação foi descoberta por uma moradora que
foi até o oratório. (Foto: Divulgação / Pref. de Tietê)

A ação foi comunicada à prefeitura por uma moradora que foi até o local. Funcionário da empresa responsável pela confecção do painel conseguiu fazer a limpeza e eliminar a pichação.

O secretário de Turismo, Celso Amorim, afirmou que não será feito boletim de ocorrência, já que não há informações sobre quem teria cometido a ação.

Outros casos
O parque já foi alvo de outros casos de vandalismo. Em maio deste ano,
três patos foram mortos degolados em uma área próxima ao oratório do Lago.

No primeiro registro foram encontradas as vísceras, penas e a cabeça. Dias depois, o caso se repetiu, mas apenas as cabeças das aves foram encontradas.

O painel com a imagem de Cristo foi pichada com desenho obsceno (Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Tietê)O painel fica no parque Lago da Serra.
(Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Tietê)

O secretário de Turismo afirmou que pedirá apoio à polícia para intensificar a ronda noturna na área.  "Apesar da iluminação, os atos de vandalismo são efetuados durante o período da noite, quando o parque fica deserto. Estudamos ainda projeto para instalar dispositivos de segurança no local, entre eles câmeras. Esse projeto deverá ser encaminhado a partir de 2013", afirma.

Celso Amorim pede que os moradores vizinhos à área ajudem a monitorar o parque. "Quem perceber algo anormal nas imediações deve entrar em contato imediatamente com a Guarda Municipal pelo telefone 199 ou na Secretaria de Turismo através do telefone (15) 3282-8606", orienta.

Após surto de catapora, crianças são vacinadas em creche de Sorocaba

 

Pouco mais de 140 crianças são vacinadas. Vacinação na UBS do bairro Éden vai até a próxima sexta-feira.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Vigilância Epidemiológica promove um bloqueio após um surto de varicela, mais conhecida como catapora, em uma creche no bairro Éden em Sorocaba (SP). Pouco mais de 140 crianças estão sendo vacinadas.

No posto de saúde do bairro, 165 doses da vacina contra a varicela foram disponibilizadas pela Vigilância em Saúde. Crianças que tiveram contato com alunos doentes ou que ainda não contraíram a doença precisam ser vacinadas.  A vacina é indicada a partir dos nove meses, em casos que há o contato com a varicela e pode ser dada até os 12 anos, em uma dose única.

A dona de casa Josiene Martins da Silva conta que a catapora contaminou boa parte das crianças da família. “Pegou meu sobrinho, passou para os meus dois filhos e outras duas crianças que eu cuido pegaram também”, comenta.

A vacina da catapora não faz parte do calendário de vacinação da rede pública de saúde, mas a Vigilância Epidemiológica orienta para que as unidades de ensino informem sobre o aparecimento de casos da doença. “Qualquer escola de educação infantil, com crianças de até seis anos, a partir do primeiro caso de catapora tem que informar a Vigilância Epidemiológica para que a gente inicie a ação de bloqueio nas crianças que nunca tomaram a vacina e nunca tiveram a doença”, alerta Renata Caldeira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica  .

A vacinação na Unidade Básica de Saúde no bairro Éden vai até a próxima sexta-feira (24). O telefone de contato da vigilância para notificação das escolas é (15) 3229-7300.

As unidades de ensino devem informar a Vigilância Epidemiológica sobre os casos da doença (Foto: Reprodução / TV Tem)As unidades de ensino devem informar a Vigilância Epidemiológica sobre os casos da doença (Foto: Reprodução / TV Tem)