Dom Eduardo Koaik está internado desde sábado no Hospital Unimed. Religioso, que fez 86 anos na terça, luta contra um câncer desde 2007.
Do G1 Piracicaba e Região
A Diocese de Piracicaba (SP) divulgou nesta quinta-feira (23) que é considerado crítico o estado de saúde do bispo emérito Dom Eduardo Koaik, internado desde o último sábado (18) no Hospital Unimed. O bispo, que completou 86 anos de idade na última terça-feira (21), luta contra um câncer desde 2007. A doença afeta o couro cabeludo, os pulmões e o fígado. Ele já passou por quatro cirurgias, além de sessões de quimioterapia e radioterapia.
No hospital, Dom Eduardo é assistido pelos irmãos Elias e Yvonne Koaik, além de amigos e do padre Kleber Danelon, que o acompanha no tratamento médico desde janeiro de 2009. Dom Eduardo tornou-se o terceiro bispo diocesano de Piracicaba em 11 de janeiro de 1984 com a renúncia de Dom Aníger Melilo.
Ele administrou a Diocese por mais de 22 anos. Construiu os seminários teológico, filosófico e propedêutico, ordenou 34 padres diocesanos e 33 diáconos permanentes. Criou 17 novas paróquias, cinco quase-paróquias e dois santuários marianos, segundo a assessoria de imprensa da Diocese.
Renunciou ao cargo em 2002 por ter completado 75 anos e tornou-se bispo emérito de Piracicaba, onde vive no bairro São Dimas e atua como vigário na Paróquia Santa Cruz e São Dimas. "Dom Eduardo é um valente lutador que não se entregou ao câncer. É uma luta que já dura cinco anos", disse o atual bispo diocesano de Piracicaba, Dom Fernando Mason.
Dom Eduardo Koaik, bispo emérito de Piracicaba, tem 86 anos (Foto: Diocese de Piracicaba/Divulgação)
tópicos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz