As sopas podem ser ricas em fibras, vitaminas e minerais.
Do G1 Itapetininga e Região
Comente agora
Com a queda de temperatura e a proximidade do inverno, a mudança de alguns hábitos é inevitável, como banhos mais rápidos, uso de roupas mais pesadas e manter as portas e janelas fechadas.
Outra situação que também muda é a alimentação, e uma boa pedida para o frio são as sopas, que além de ajudar a manter o corpo aquecido, pode ser muito nutriente.
Muitos pais usam as sopas, com indicação de um pediatra, para alimentar seus bebês, conhecido o teor nutritivo desses pratos. De acordo com a nutricionista Tatiana Polivato, o enriquecimento nutritivo se deve a muitos vegetais que podem ser aproveitados para fazer caldos e sopas sem perder o valor nutricional. Alguns até melhoram suas propriedades quando cozidos, como o tomate e a abóbora, que são ricos em licopeno, uma substância antioxidante, que ajuda a combater o envelhecimento.
saiba mais
As sopas, geralmente, possuem ingredientes com muitas fibras, propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais. Devido ao baixo teor calórico, comparado com outros tipos de pratos, é a especialidade preferida de quem está em dieta, além de manter o corpo hidratado.
A nutricionista explica que para uma sopa ser completa e nutritiva, ela deve combinar os grupos alimentares, contendo verduras, legumes e carnes. “Com a chegada do frio, diminui o consumo de saladas, mas com a sopa, esse consumo pode ser mantido”, conta.
Além das hortaliças, a sopa também tem que ter carboidratos, como a batata ou arroz, ou carboidratos integrais, como a aveia ou a quinoa, que são ricas em fibras, ajudando na saciedade, diminuição do colesterol e controle de glicemia.
Sopas e caldos podem ser bastante nutritivas, além de ajudar a aquecer o corpo durante os dias frios. (Foto: Reprodução)
Outro item que deve estar presente no prato é a proteína. “Pode usar carnes magras ou brancas”, diz a nutricionista. As proteínas vegetais também devem estar presentes. “Elas podem ser encontradas no feijão, ervilha ou lentilha, deixando assim a refeição completa, podendo substituir uma refeição pela sopa, sem perdas nutritivas".
O importante é aproveitar as dicas nutricionais e inovar nas receitas, juntando às sopas ingredientes do gosto de cada um.
Confira algumas dicas para usar em receitas:
- A beterraba combinada com o iogurte contribui para melhorar a imunidade.
- O farelo de aveia preparado com cenoura ou couve-flor tem função anticolesterol, mas o ideal é cozinhar os legumes no vapor antes do preparo.
- O caldo feito com batatas e ervas, como salsão, alho poró e nabo, é um ótimo revitalizante.
- A abóbora cozida com gengibre e a mandioquinha com aspargos também são antioxidantes.
- A sopa de soja com espinafre pode ajudar na desintoxicação do corpo.