segunda-feira, 17 de maio de 2010

Capivari: Prefeitura inicia recape de ruas: trechos dos bairros Rossi e Centro já receberam o benefício


A Administração Luis Campaci e Júnior Pacheco iniciou na última sexta-feira (07) o recape de 36 trechos de ruas do município e pavimentação de mais de 10 ruas de Capivari. Os trabalhos foram iniciados por meio de uma empresa especializada que foi contratada pela Prefeitura para realizar os reparos necessários nos trechos de ruas mais problemáticos da cidade.

O levantamento destas ruas foi realizado pela administração municipal, a qual identificou os trechos de ruas que mais necessitavam da urgência do recape e as mais de 10 ruas que necessitam ser asfaltadas.

Confira os trechos de ruas que já receberam o recape:
- RECAPE DA RUA FIORAVANTE ROSSI – Bairro Rossi
Com início na Rua Franklina de Almeida Barros seguindo até confrontar com a Rua Monsenhor João Lopes de Almeida
- RECAPE DA RUA MONSENHOR JOÃO LOPES DE ALMEIDA – Bairro Rossi
Com início na Rua Fioravante Rossi seguindo até a Av. Belmiro Guitti
- RECAPE DA RUA DR. ANDRE ASSUMPÇÃO - Centro
Com início na Rua Padre Fabiano seguindo até a Rua Regente Feijó
- RECAPE DA RUA FERNANDO DE BARROS - Centro
Com início na Rua Coronel Delfino seguindo até a Rua Madre Valéria
- RECAPE DA RUA MADRE VALÉRIA - Centro
Com início na Rua Regente Feijó seguindo até a Rua Monsenhor João Lopes de Almeida
- RECAPE DA RUA PADRE FABIANO – Centro
Com início na Rua Madre Valéria seguindo até a Av. Marginal (Belmiro Guitti)
- RECAPE DA RUA REGENTE FEIJO - Centro
Com início na Rua Madre Valéria seguindo até a Av. Marginal (Belmiro Guitti)
- RECAPE DA RUA VICTORIO DAL FABBRO - Centro
Com início na Rua Padre Fabiano seguindo até a Av. Marginal (Belmiro Guitti).


“Uma de nossas prioridades é a melhoria da qualidade urbanística do município, sendo assim após iniciar o trabalho de base, como a construção de bocas de lobo, de galerias de águas pluviais, chegou a hora de melhorar as ruas de nossa cidade. Esta sendo um trabalho grande onde inicialmente 36 ruas serão recapeadas e mais de 10 serão asfaltadas. Os trechos mais críticos receberão o recape e outros trechos com buracos, mas menos críticos receberão uma operação tapa buraco de qualidade, com massa quente aplicada, inclusive já iniciada em diversos bairros da cidade”, explicou o Prefeito Luis Campaci.






 


A equipe Profissional, do Desportivo Brasil, sofreu o primeiro revés no Campeonato Paulista da Série B na tarde deste sábado, dia 15, ao ser derrotada pelo Paulínia, pelo placar mínimo de 1 x 0. O duelo, disputado no estádio Luiz Perissonatto, em Paulínia, foi válido pela 3ª rodada do Estadual.

Para o confronto diante do Paulínia, o técnico Waldemar Privati apostou na mesma escalação que havia vencido Elosport e Capivariano, por 3 x 0 e 4 x 0, respectivamente. A única alteração entre os titulares foi a entrada do goleiro Cristiano (ex-Rio Branco) no lugar do jovem Augusto. Porém, desta vez, o rubro celeste não repetiu a boa atuação dos dois primeiros jogos e acabou derrotado. O único gol da partida foi marcado pelo meia Gabriel, aos 6 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o DB ficou na 2ª colocação do Grupo 4, com 6 pontos, três pontos a menos que o líder Paulínia, agora com 9 pontos. O Desportivo volta a campo no próximo sábado, dia 22, para enfrentar o Sumaré, na Academia Traffic de Futebol, às 15h

Convênios para a Sáude de Porto Feliz

Boituva: Abertas inscrições para “Concurso Literário Regional 2010”

Está aberto o período para as inscrições do Concurso Literário Reginal 2010, o prazo vai até o dia 05 de agosto. O evento promovido pela prefeitura de Boituva, por meio da SETEC – Secretaria de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura – Biblioteca Pública Municipal tem o objetivo de incentivar a produção literária de Boituva e região.

O concurso será divido nas categorias Conto, Poesia e Crônica. A entrega do material literário deve ser feita no mesmo momento da inscrição, e o participante só poderá inscrever um texto em cada categoria.
Os interessados devem ter no mínimo 14 anos de idade e apresentar juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, o xerox do RG, CPF e comprovante de residência. Os menores de 18 anos devem apresentar os documentos de um responsável.
A Biblioteca Pública Municipal está localizada na rua José Conseição Holtz, n° 151 – Residencial Primo. As fichas de inscrições e o regulamento do concurso estão disponíveis no site www.boituva.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone (15) 3263-5312.

Capivari: Saúde


O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que pode acometer vários órgãos e sistemas do nosso organismo como os olhos, rins, sistema cardiovascular e nervoso, sendo, em associação com as doenças cardio- vasculares, a principal causa de óbito no mundo.

No Brasil estimasse que 7% da população apresente a doença, ou seja, cerca de 14milhões de brasileiros estão expostos as complicações do Diabetes que pode, alem de onerar o sistema de saúde pública com tratamentos de complexidade terciária como hemodiálise, transplantes, cirurgias cardíacas entre outros, trazer importante piora na qualidade de vida da nossa população.
Dentro desta verdadeira epidemia de Diabetes, dois dados estatísticos nacionais deixam o panorama ainda mais sombrio. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes menos de 25% dos pacientes com DM tipo 2 e 10% com DM tipo 1 apresentam-se com a doença controlada(hemoglobina glicada).
e cerca de metade dos diabéticos desconhecem serem portadores da doença,mostrando total ineficiência do sistema de saúde publica brasileiro.
Desde setembro de 2006 a Lei Federal 11.347/06 garante a todos os brasileiros, independente de raça, credo ou condição social, o direito de conseguir de forma gratuita as medicações essenciais e insumos (seringas, agulhas para aplicação, tiras reagentes e lancetas) para o tratamento da doença. Porem, como temos acompanhado pela imprensa e também por relatos de populares ,a referida lei não vêem sendo cumprida pelos nossos gestores , o que em muito contribui para reforçar os dados acima mencionados.
O problema maior não é o descumprimento da lei dos diabéticos no âmbito municipal, e sim saber que muito mais teria que ser feito à nível da esfera federal, como a ampliação das medicações fornecidas pelo SUS, criação de centros regionais de tratamentos multidisciplinares para portadores de doenças metabólicas e, sobretudo programas de prevenção de obesidade na faixa escolar como mudanças de hábitos alimentares e estímulos para a atividade física, que iriam impactar em importante redução na prevalência de Diabetes nas futuras gerações.
Chegou à hora de uma profunda mudança de comportamento da sociedade civil, que deve se mobilizar e fazer valer os seus direitos na mesma proporção e intensidade que lhe são cobrados os seus deveres, pois a ação do agente político não é um favor e sim obrigação com o cidadão e contribuinte de impostos.

Programação semanal

Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

17/05- Segunda-feira- 07h15 Missa no Cemitério - Grupo de Oração às 14h e Missa às 15h – 19h30 Missa (Dom do Entendimento)

18/05- Terça-feira- 15h Missa na Igreja S. Benedito – 19h30 Missa do Divino (Dom do Conselho)
19/05- Quarta-feira- Igreja fecha e secretaria abre normal – 19h30 Missa do Divino (Dom da Fortaleza) Aniversario do Pe. Toninho
20/05- Quinta-feira- 19h30 Missa do Divino (Dom da Ciência)
21/05- Sexta-feira- Confissões das 09h às 11h- 15h Missa na Matriz - 19h30 Missa do Divino (Dom da Piedade)
22/05- Sábado- 19h Missa do Divino (Dom do Temor de Deus) Grupo de Jovens às 20h30
23/05- Domingo- Missas 07h, 09h com Procissão e Benção das Roscas do Divino – 14h Tarde de Louvor, 17h Procissão e Missa do Divino Espírito Santo

Almoço da Festa do Divino 2010



Aconteceu hoje os primeiros eventos da festividade em louvor ao Divino Espírito Santo.


As 7hr ocorreram à concentração dos caminhões de lenha. Logo após as 8h a benção dos caminhões e desfile pelas ruas da cidade. Ás 09h30min deu-se inicio ao leilão de lenhas,garrotes e prendas no barracão do cemex. Das 12h às 14h aconteceu o almoço festivo, também no cemex. 


O cardápio do almoço foi arroz, virado, carne de porco e saladas variadas. O almoço foi totalmente gratuito.


Estava à venda nas barracas churrasco de carne, espeto de frango, refrigerante, sorvete, churros e muito mais.


Muitas pessoas estiveram presentes prestigiando e colaborando com a tradicional festa do Divino. 



Confiram as fotos do almoço:












Igreja Adventista do Sétimo dia em Porto Feliz

Aconteceu no dia 14 de maio o dia do projeto Impacto Esperança

Envolvendo os alunos da Escola Adventista de Porto Feliz, ele foram à praça Matriz de Porto Feliz, abordando a população e entregando material que continha sementes de Crotalária, que indiretamente ajuda no combate a Dengue. Acompanharam de perto o pastor Elkean Aragão e o diretor Joel Claudino da escola adventista. O evento visa enviar uma mensagem de esperança e amor para toda a comunidade. E com os alunos, tem objetivo de formá-los com cosciência solidária, ecológica e cristã.


No sábado dia 16, membros da Igreja Adventista fizeram visitação das casas e entregaram esta revista (foto acima), levando uma boa mensagem de fé, amor e esperança.

www.esperanca.com.br

Em Porto Feliz, a Igreja Adventista possui dois templos 
e uma retransmissora de TV, do Canal Novo Tempo, canal UHF 53

Judaísmo (II)

Etimologia


O termo "judaísmo" veio ao português pelo termo grego Ιουδαϊσμός (transl. Iudaïsmós), que, por sua vez, designava algo ou alguém relacionado ao topônimo Judá - em grego Ιούδα (transl. Iúda), e em hebraico יהודה (transl. Yehudá).
 
Origem e história do judaísmo


A Grande Sinagoga (Velká synagoga) Plzeň, República ChecaA história do judaísmo é a história de como se desenvolveu a religião principal da comunidade judaica que, ainda que não seja unificada (ver Religiosidade judaica), contém princípios básicos que a distingue de outras religiões. De acordo com a visão religiosa o judaísmo é uma religião ordenada pelo Criador através de um pacto eterno com o patriarca Abraão e sua descendência. Já os estudiosos creem que o judaísmo seja fruto da fusão e evolução de mitologias e costumes tribais da região do Levante unificadas posteriormente mediante a consciência de um nacionalismo judaico.

Ainda que seja intimamente relacionada à história do povo judeu, a história do judaísmo se distingue por enfatizar somente a evolução da religião e como esta influenciou o povo judeu e o mundo.

Ramificações do judaísmo

O Muro Ocidental em Jerusalém, Israel, é o que resta do Segundo Templo.Nos dois últimos séculos, a comunidade judaica dividiu-se numa série de denominações; cada uma delas tem uma diferente visão sobre que princípios deve um judeu seguir e como deve um judeu viver a sua vida. Apesar das diferenças, existe uma certa unidade nas várias denominações.

O judaísmo rabínico, surgido do movimento dos fariseus após a destruição do Segundo Templo, e que aceita a tradição oral além da Torá escrita, é o único que hoje em dia é reconhecido como judaísmo, e é comumente dividido nos seguintes movimentos:

Judaísmo ortodoxo - considera que a Torá foi escrita por Deus que a ditou a Moisés, sendo as suas leis imutáveis. Os judeus ortodoxos consideram o Shulkhan Arukh (compilação das leis do Talmude do século XVI, pelo rabino Yosef Karo) como a codificação definitiva da lei judaica. O judaísmo ortodoxo exprime-se informalmente através de dois grupos, o judaísmo moderno ortodoxo e o judaísmo haredi. Esta última forma é mais conhecida como "judaísmo ultraortodoxo", mas o termo é considerado ofensivo pelos seus adeptos. O judaísmo chassídico é um subgrupo do judaísmo haredi.

Judaísmo conservador - fora dos Estados Unidos é conhecido por judaísmo Masorti. Desenvolveu-se na Europa e nos Estados Unidos no século XIX, em resultado das mudanças introduzidas pelo Iluminismo e a Emancipação dos Judeus. Caracteriza-se por um compromisso em seguir as leis e práticas do judaísmo tradicional, como o Shabat e o cashrut, uma atitude positiva em relação à cultura moderna e uma aceitação dos métodos rabínicos tradicionais de estudo das escrituras, bem como o recurso a modernas práticas de crítica textual. Considera que o judaísmo não é uma fé estática, mas uma religião que se adapta a novas condições. Para o judaísmo conservador, a Torá foi escrita por profetas inspirados por Deus, mas considera não se tratar de um documento da sua autoria.

Judaísmo reformista - formou-se na Alemanha em resposta ao Iluminismo. Rejeita a visão de que a lei judaica deva ser seguida pelo indivíduo de forma obrigatória, afirmando a soberania individual sobre o que observar. De início este movimento rejeitou práticas como a circuncisão, dando ênfase aos ensinamentos éticos dos profetas; as orações eram realizadas na língua vernácula. Hoje em dia, algumas congregações reformistas voltaram a usar o hebraico como língua das orações; a brit milá é obrigatória e a cashrut, estimulada.

Judaísmo reconstrucionista: formou-se entre as décadas de 20 e 40 do século XX por Mordecai Kaplan, um rabino inicialmente conservador que mais tarde deu ênfase à reinterpretação do judaísmo em termos contemporâneos. À semelhança do judaísmo reformista não considera que a lei judaica deva ser suprema, mas ao mesmo tempo considera que as práticas individuais devem ser tomadas no contexto do consenso comunal.

Para além destes grupos existem os judeus não praticantes, ou laicos, judeus que não acreditam em Deus mas ainda assim mantêm culturalmente costumes judaicos; e o judaísmo humanístico, que valoriza mais a cultura e história judaica.

Pratique esportes!!!

 
A população portofelicense pode, a partir do dia 17 de maio, se inscrever nas quatro modalidades esportivas oferecidas na Coordenadoria de Esportes, que a partir desta data terá sua sede transferida para a rua Santa Cruz, 450, Vila Pinheirinho. Os novos esportes são: ginástica artística, ginástica rítmica, capoeira e tênis de mesa.

De todas elas, a Ginástica Artística é voltada para crianças de 6 a 10 anos de idade, enquanto que para as demais modalidades os treinamentos começam a partir dos 6 anos de idade.
 
Horários
A Ginástica Artística será oferecida às segundas (das 8h às 10h e das 14h30 às 16h), terças (das 8h30 às 10h e das 13h30 às 16h30), quartas (das 8h às 10h) e quintas (das 13h30 às 16h30).

Já a Ginástica Rítmica terá atividades às segundas (das 16h às 18h), quartas (das 14 h às 18h), quintas (das 9h30 às 11h) e nas sextas (das 8h às 10h30 e das 14h às 18h).


A Capoeira será desenvolvida às segundas (das 8h30 às 10h30, das 14h às 17h e das 19h às 22h), quartas (das 8h30 às 10h30, das 14h às 17h e das 19 às 22h) e aos sábados (das 14h às 17h).


O Tênis de Mesa realizará seus treinos às terças e quintas (das 7h30 às 9h, das 9h às 10h30, das 13h30 às 15h, das 15h às 16h30, das 18h às 20h e das 20h às 22h) e aos sábados (das 8h30 às 11h). 
 
Outras modalidades
A Coordenadoria de Esportes mantém ainda treinamentos para atletismo, futsal masculino e vôlei masculino.
O Atletismo, que realiza treinamentos no Centro Municipal de Exposições (Cemex), atua às segundas, terças e quintas (das 8h30 às 10h20 e das 14h30 às 17h).
O Futsal masculino, na quadra da Escola São José, acontece às terças (das 20h às 22h), quartas (das 20h15 às 22h) e quintas (das 18 às 20h e das 20 às 22h).
O Vôlei masculino ocupa a quadra da escola “Monsenhor Seckler” para os treinos às segundas (das 19h às 21h). O feminino é realizado na quadra do Colégio Porto dos Bandeirantes às terças (das 17 às 21h) e sábados (das 14 às 18h).

O Corpo de Bombeiros de Porto Feliz atendeu a 32 ocorrências entre os dias 5 e 11 de maio. Foram 14 resgates, incluindo acidentes de trânsito e emergência clínica, oito incêndios, sendo em mato, veículos e edificações e dez Trabalhos de Atendimento à Comunidade (TACs). 

Desde sua instalação em Porto Feliz, em outubro de 2007, o Corpo de Bombeiros já atendeu 2.872 ocorrências.

O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é o 193.