terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vaticano dá primeiro passo para a beatificação de João Paulo II


Cardeais e bispos aprovaram as 'virtudes heroicas' de Karol Wojtyla; beatificação pode ocorrer no próximo ano

Efe


João Paulo II poderá ser beatificado em 2010

Leonhard Foeger/Reuters - 21/06/1998

João Paulo II poderá ser beatificado em 2010

CIDADE DO VATICANO - Os cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos aprovaram as "virtudes heroicas do Servo de Deus" João Paulo II, primeiro passo em direção à beatificação, que pode ocorrer em 17 de Outubro de 2010. Diversos jornais italianos trouxeram essa informação nesta terça-feira, 17, e destacaram que só falta a assinatura do decreto pontifício reconhecendo tais "virtudes" pelo papa Bento XVI, o que deve ocorrer em meados de dezembro.

Após horas de discussões a portas fechadas, os 15 cardeais e os 15 prelados da chamada "Fábrica de santos" aprovaram o "positio", documentação relativa ao caso com mais de duas mil páginas. Devido ao caráter reservado da reunião o Vaticano não confirma oficialmente, embora fontes do próprio Vaticano tenham assegurado que de fato ocorreu.

O "sim" dos cardeais e bispos se une ao dos teólogos que já tinham expressado posição favorável ao reconhecimento das "virtudes heroicas" do papa polonês. Após a assinatura de Bento XVI, o processo continuará com a aprovação do milagre que levará à proclamação do beato de João Paulo II.

Embora tenham sido numerosas as curas inexplicáveis atribuídas pela intercessão de Karol Wojtyla, o postulador da causa, o sacerdote polonês Slawomir Oder, destacará a cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria de Parkinson.

Assim que for dado um sinal verde da comissão médica que estuda o caso e a aprovação do decreto que reconhece o milagre do papa, só faltará definir a data da beatificação. Levando em consideração os prazos técnicos, o jornal "La Stampa" afirma que até a metade de março de 2010 não será aprovado o milagre, ficando tarde assim beatificá-lo no quinto aniversário de sua morte, que ocorreu em 2 de abril de 2005.

A beatificação também não poderia ser feita nesta data porque 2 de abril é sexta-feira Santa. "La Stampa" assegura que a data será no dia 17 de outubro, um domingo, um dia depois do aniversário de sua eleição como papa, em 16 de outubro de 1978. O diário "Il Messaggero" acredita que possa ocorrer no dia 16 de outubro mesmo, apesar de ser sábado.

Em outubro de 2010, ocorre o Sínodo de Bispos para o Oriente Médio no Vaticano e nesses dias haverá numerosos cardeais e prelados em Roma, cidade que já se prepara, segundo disse recentemente seu prefeito, para o grande evento.

O processo que levará João Paulo II aos altares foi aberto em 28 de junho de 2005 e começou em Roma, cidade em que morreu e que foi bispo durante 26 anos e meio. A beatificação foi aberta por desejo de Bento XVI sem esperar passar os cinco anos da morte, como estabelece o Código de Direito Canônico.


fonte: AE

mensagem para o seu dia

O amor é uma loucura sensata, um fel que sufoca, uma doçura que conserva.
William Shakespeare


Zaqueu

Evangelho segundo S. Lucas 19,1-10.

Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Efrém (c. 306 – 373), diácono na Síria, Doutor da Igreja
Diatessaron, XV, 20-21 (a partir da trad. cf. SC 121, p. 277)

«Hoje veio a salvação a esta casa»


Rezava Zaqueu em seu coração: «Bem-aventurado aquele que é digno de receber este Justo em sua casa». Nosso Senhor disse-lhe: «Desce depressa, Zaqueu!» E este, vendo que o Senhor lhe conhecia os pensamentos, disse: «Se conhece os meus pensamentos, também conhece os meus actos». E foi por isso que declarou: «Se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais».

«Desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa». Graças à segunda árvore, a do chefe dos publicanos, a primeira árvore, a de Adão, cai no esquecimento, e também o nome de Adão é esquecido graças ao justo Zaqueu [...]: «Hoje veio a salvação a esta casa». [...] Pela sua obediência pronta, aquele que ontem não passava de um ladrão torna-se hoje um benfeitor; aquele que ontem era colector de impostos torna-se hoje um discípulo.

Zaqueu abandonou a lei antiga; subiu a uma árvore inerte, símbolo da surdez do seu espírito. Mas esta ascensão é o símbolo da sua salvação. Ele abandonou a sua baixeza, subindo à árvore para ver a divindade nas alturas. Nosso Senhor apressou-Se a convidá-lo a descer daquela árvore ressequida que era a sua antiga maneira de ser, a fim de que ele não permanecesse surdo. O amor a Nosso Senhor que nele ardia consumiu nele o homem velho, para nele moldar um homem novo.

Relíquias de Dom Bosco já estão no Brasil - 17/11/2009



Relíquias de Dom Bosco já estão no Brasil A cidade de Guarapuava, no Paraná, é a primeira cidade do Brasil a receber a urna com as relíquias de Dom Bosco. As atividades começaram na manhã desta segunda-feira, 16, com uma carreata que conduziu as relíquias pelos bairros da cidade até a Obra Social Dom Bosco, onde o Bispo de Guarapuava, Dom Giovanni Zerbini, presidiu a Santa Missa em honra ao santo.

“É uma satisfação imensa receber aqui no Brasil aquele que foi e continua sendo o pai dos adolescentes e jovens”, comemora o ecônomo provincial da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre (RS), padre Renato dos Santos, que também é o coordenador da peregrinação da urna na região sul do país. Padre Renato relata ainda a emoção na chegada da urna ao Brasil, na noite deste domingo, 15, acompanhada por uma carreata desde da Cidade do Leste, no Paraguai, até Foz do Iguaçu (PR), de onde foi transportada para Guarapuava.

Neste momento, a urna está na Catedral de Nossa Senhora de Belém para veneração e visitação pública. De lá, retorna para a Obra Social para uma Missa com a juventude, às 21h. Em seguida, a urna prossegue para a Paróquia São João Bosco, onde os fiéis poderão visitar as relíquias durante a vigília luminosa que terminará na manhã desta terça-feira, 17.

O ecônomo provincial ressalta ainda a importância desta visita para o Brasil e para o povo de Deus: “É realmente um momento de graça, um momento de Deus na nossa vida, porque termos a graça de receber um santo entre nós é algo extraordinário”.

A próxima cidade da região sul a receber a visita da urna é Ponta Grossa (PR), nesta terça-feira, de onde segue para as demais cidades da Inspetoria de Porto Alegre.

A peregrinação da urna acontece em todos os países onde está a Congregação Salesiana, em preparação ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. Após Porto Alegre, as relíquias vão percorrer as inspetorias de São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Recife e Manaus.

Confira o itinerário da urna nas cidades Inspetoria de Porto Alegre:

17/12 - Ponta Grossa (PR)
18 e 19/12 - Curitiba (PR)
20/12 - Joinville (PR)
21/12 - Massaranduba (SC)

22 e 23/12 - Itajaí (SC)
24/12 - Ascurra (SC)
25/12 - Rio do Sul (SC)

26/12 - Santa Rosa (RS)
27/12 - Bagé (RS)

28/12 - Rio Grande (RS)

29 a 01/12 - Porto Alegre (RS), inlcuindo a Obra Social de Viamão.

MCC Porto Feliz

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiy_L4zFuhk5GODGWmP5UAWCx3Bk2BrImA6vu7FmvLkNtN0eSvO3pPqbOVgmgWqJhJ-gE8g75BsnD9gcJrtO0CxIQQSslgVHVzN4srDvRR47GZDwaRSS-NSpQGxt9dFv5_84pF8pPoB-fk/s320/simbolo+cursilho.jpg

Carta Mensal Novembro/2009 - 01/11/2009

Carta MCC Nov/09 – (123ª)

“Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. Pois está na Escritura: “Sereis santos porque eu sou santo” (1Pd 1,15-16).



Meus muito amados leitores e leitoras, sempre presentes na minha oração e na Eucaristia cotidiana: Motivado pelo tema sobre o qual os convido a refletir nesta carta, permitam-me estender, fraternalmente, a cada um e a cada uma de vocês a mesma saudação de São Paulo quando, ainda na Grécia (Corinto), cheio de uma santa ansiedade, desejava ardentemente (cf. Rm 1,15) visitar a comunidade cristã de Roma: “A vós todos que estais em Roma, amados de Deus e santos por vocação: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo” (Rm 1,7). A celebração litúrgica de Todos os Santos no dia primeiro de novembro convida-nos a refletir sobre uma realidade de nossa fé à qual, talvez nem sempre, damos a devida atenção não obstante ser ela fundamental para a nossa vivência cristã. Por isto, esta nossa reflexão, embora breve, poderá ocupar-nos todos os dias deste mês de novembro. Trata-se da santidade. Acompanhemos atentamente alguns pontos que, sem dúvida, tornarão mais acessível a nossa peregrinação rumo à santidade.


1. O que podemos entender por santidade? Santidade nada mais é do que caminhar para a busca da perfeição, guiados pelo Espírito Santo de Deus na prática do Evangelho, da Boa Notícia que Jesus veio anunciar à humanidade. E onde podemos encontrar a raiz da santidade? A raiz da santidade está no batismo: “A condição do discípulo brota de Jesus Cristo como de sua fonte pela fé e pelo batismo e cresce na Igreja, comunidade onde todos os seus membros adquirem igual dignidade e participam de diversos ministérios e carismas. Deste modo, realiza-se na Igreja a forma própria e específica de viver a santidade batismal a serviço do Reino de Deus” (Doc.de Aparecida 184). No texto “Sou católico – Vivo minha fé” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – encontramos a seguinte pergunta: “Que significa ser santo?”. E esclarece: “Pelo Batismo, recebemos a graça de Deus e a Santíssima Trindade vem habitar em nós. Somos templos do Espírito Santo e devemos conservar sempre Deus em nós, abrindo-nos sempre mais a Ele, deixando que sua graça nos transforme (cf. 2Cor 6,16). Assim, vamos nos assemelhando cada vez mais ao Deus Santo. Isto é certamente fruto dos nossos esforços, mas é, sobretudo, dom da graça do Espírito Santo” (pag. 146). Creio serem palavras estas suficientes para uma correta compreensão do termo e santidade e, sobretudo, de sua prática.

2. A santidade é privilégio de alguns ou de algumas? Ai está uma conquista ao alcance de todos os batizados pois é o próprio Deus que nos chama à santidade: “Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a sermos santos (cf.Ef 1,4-5). O texto de São Pedro lá encima é suficientemente claro no que diz respeito ao chamado de Deus, isto é, à vocação de todos os batizados para a santidade. E a motivação não poderia ser mais forte e convincente: “Sereis santos porque eu sou santo”. Aliás, este chamado já está presente no Antigo Testamento (Levítico, 11,44s.). Com outras palavras Jesus nos diz a mesma coisa: “Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Uma certa tradição católica mal interpretada tem-nos insinuado que santo ou santa é somente aquele ou aquela que está colocado sobre os altares por terem alcançado o heroísmo das virtudes. De fato, eles levaram até as últimas conseqüências sua resposta ao chamado de Jesus. Portanto, como eles puderam alcançar a santidade cada um de nós também pode. E pode quando, fortalecido pelo Espírito Santo e cheio de coragem, você responde “sim, eu quero, eu posso”! Ao dizer-nos “Sede perfeitos” Jesus nos está mostrando um novo projeto de vida que, pouco a pouco, devemos levar á perfeição, à mesma “perfeição do Pai celeste”. Não há, pois, que desanimar, sejam quais forem os obstáculos e os desafios. O Documento de Aparecida (DA), citando também palavras do Papa Bento XVI, lembra aos que “vivem em Cristo”, isto é, a todos os seus discípulos missionários: “Dos que vivem em Cristo se espera um testemunho muito crível de santidade e de compromisso. Desejando e procurando essa santidade não vivemos menos, mas melhor, porque, quando Deus pede mais, é porque está oferecendo muito mais: “Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo!” (DA 352).


3. É possível ser santo nos dias de hoje? Quase tudo na sociedade do nosso tempo sinaliza a anti-santidade: a injustiça que já entrou na mentalidade das pessoas, o consumismo exagerado e, até, irracional, a violência sem fronteiras, a vingança, o ódio, a discriminação, a quase absoluta ausência do perdão, etc.. Em muitos pontos do DA os nossos Pastores, os Bispos da América Latina e do Caribe, insistem sobre a urgência da santidade para todos os que desejam ser seguidores de Jesus, seus discípulos missionários. Todo o Capítulo IV do DA é dedicado à “Vocação dos discípulos missionários à santidade”. Em todas as circunstâncias de sua vida (social, profissional, familiar, política ou religiosa), mesmo nas mais adversas, o seguidor de Jesus – leigos, leigas e consagrados - encontramos abertas as possibilidades para alcançarmos a santidade. São Pedro nos adverte: “tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder”. Cito apenas um dos pontos do DA quando, no parágrafo 148, ao referir-se à missão do cristão no mundo, assim se expressa: “Ao participar desta missão, o discípulo caminha para a santidade. Vive-la na missão o conduz ao coração do mundo. Por isso, a santidade não é uma fuga para o intimismo ou para o individualismo religioso, muito menos um abandono da realidade urgente dos grandes problemas econômicos, sociais e políticos da América Latina e do mundo e, muito menos, uma fuga da realidade para um mundo exclusivamente espiritual”. Ser santo ou santa é aspirar, respirar, transpirar e partilhar uma espiritualidade encarnada em todos os momentos da vida e durante a vida inteira.


4. Que caminhos conduzem à santidade e que critérios devem ser utilizados para sermos santos? Chegar à santidade é um projeto de vida, isto é, se quisermos ser santos, é necessário traçar planos para a caminhada assumindo este compromisso com determinação e sem desanimar, aceitando desafios e empregando todos os esforços a fim de alcançar o objetivo. Jesus nos adverte que “Quem perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10,22b; 24,13; Mc 13,13). O itinerário é o próprio Jesus que nos facilita ao anunciar as bem-aventuranças que, ao mesmo tempo, são critérios para avaliar se algum discípulo missionário está caminhando de verdade para a santidade. Portanto, meu irmão, minha irmã, consulte a “tabela” das bem-aventuranças e confira, passo a passo, se você está no caminho certo para a santidade: felizes os pobres, os aflitos, os mansos de coração, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os perseguidos por causa da justiça... Já descobriu quanto você já percorreu nesta peregrinação e em que estágio desta “bem-aventurada tabela” você se encontra?


Concluo lembrando que a busca da santidade, o esforço e a dedicação para alcançá-la traz para todos os verdadeiros discípulos missionários de Jesus a indescritível alegria de poder conviver com o maior mistério da nossa fé que é conviver com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a alegria de ser um santo peregrino em busca da pátria definitiva (cf.Hb 13,14). E, meu irmão, minha irmã, não esqueça o velho e sempre oportuno e estimulante provérbio: “Um santo triste é um triste santo!”. Que Maria, Aquela em quem “o Senhor fez maravilhas” de santidade, acompanhe nossos passos guiando-nos pela mão até o abraço definitivo do Pai, o Justo e Santo! Abraça-os com carinho, o irmão e amigo,

Pe. Jose Gilberto Beraldo

Assessor Eclesiástico Nacional

Animais



Atendendo à pedidos, que andaram cobrando por publicações

que contenham animais como protagonistas...


Mosteiro de São Bento, de Sorocaba, completa 350 anos e ganha medalha nacional



Fachada do Mosteiro de São Bento Sorocaba.

O Mosteiro de São Bento, em Sorocaba, interior paulista, completa 350 anos em abril de 2010 e para marcar a data, a Casa da Moeda vai cunhar uma medalha nacional.

O desenho da medalha será definido com base em material iconográfico que será enviado à Casa da Moeda. Serão apresentadas algumas opções e a escolha caberá a representantes da instituição homenageada. O plano é envolver a comunidade na indicação do layout vencedor.

As medalhas terão versões em ouro, prata e bronze, mas a tiragem ainda não foi definida.

Após o lançamento que será no mês de abril, as moedas serão colocadas à venda visando à arrecadação de recursos para a restauração do prédio.

O conjunto arquitetônico representado pelos claustros e pela Igreja de Sant’Anna, está sendo restaurado desde 2004 com doações da população. O restauro inclui imagens, pinturas, mobiliário e outras obras de arte.

O mosteiro foi construído em 1660, seis anos após a fundação da vila, e a cidade formou-se em volta do edifício. É provavelmente o único mosteiro beneditino do país a conservar o prédio original, com grossas paredes de taipa. Outros mais antigos, como os de São Paulo, Salvador (BA) e Olinda (PE), foram substancialmente modificados por reformas e novas edificações.

Deus está do nosso lado

O comandante em chefe das Forças Armadas colombianas, general Freddy Padilla de León (foto), foi recebido por S.S. Bento XVI. Segundo o “Diário Las Américas”, Padilla de León declarou:


“Os esforços e sacrifícios das forças armadas colombianas estão sendo recompensados. [...] Não se pode esquecer que a fé católica é um dos principais suportes que nos acompanham na busca da paz e da ordem institucional na Colômbia”. Acrescentou que “as numerosas e arriscadíssimas” operações militares contra a guerrilha marxista-leninista das FARC são confiadas ao Sagrado Coração de Jesus.

“Como se pode ver nos resultados da luta contra o terrorismo, está demonstrado que Deus está ao nosso lado, e a Ele pedimos todos os dias, com devoção, que nos dê ânimo para conseguir nossos objetivos pelo bem da Colômbia e da comunidade internacional”.

___________________

Agência Boa Imprensa


Franciscanas Palavras


Francisco de Assis é:
um fervor da vida,
uma comunhão universal,
uma intensa fraternidade.
Frei Vitório

Hipopótamos matam crocodilo na Tanzânia

Grupo reage ao atace de um jacaré que iria atacar um fêmea com os seus filhotes.

Hipo00


Hipo01


Hipo02


Você está no Blog Em Movimento.

Somos do interior de São Paulo, apostolado de leigos católicos, retratamos a Igreja,

a nossa cidade e região. Clique aqui e conheça-o.